Sistemático: Edição 1249 – 09/06/2005


Notícias



CECOM PUBLICA INDICADORES DE DESEMPENHO DE 2004

O CECOM está publicando em seu site, no endereço
números, os números e gráficos relativos aos seus principais indicadores de desempenho relativos ao ano passado.

Estas atividades de coleta e divulgação são realizadas pelo CECOM há quase duas décadas e, além de auxiliarem no planejamento do órgão, permitem o registro histórico de seus serviços.

A partir desta edição de O Sistemático, parte destes indicadores será aqui publicada com uma resumida interpretação sobre o comportamento de seus números.

Como estréia, é mostrado abaixo o volume de utilização do computador LX5320, que sedia sistemas desenvolvidos originalmente para a arquitetura mainframe, em plataformas Unisys e SADS. Este ambiente tecnológico, dominante até meados da década passada, veio gradativamente perdendo seu status no conjunto dos serviços mantidos pelo CECOM. Isto ocorreu em razão do desenvolvimento e implantação de novos sistemas em ambientes cliente/servidor e Web.

Conforme mostra o gráfico, esta queda acentuada vem desde 1997. Houve uma recuperação no ano de 2002, em função da popularização do acesso via web aos dados dos alunos da graduação. Entretanto, com a implantação do IAG, que é a nova aplicação destinada aos alunos e utiliza plataforma de software independente do mainframe, o volume de transações voltou a cair, chegando em 2004 ao mesmo patamar do ano de 1992.

DSG E CECOM PROMOVEM NOVO TREINAMENTO DO SICPAT

No período de 15 a 21 de junho (excetuando-se sábado e domingo), o DSG e o CECOM estarão promovendo um novo treinamento para os principais usuários do novo Sistema de Controle Patrimonial da Universidade – o SICPAT. O principal objetivo desse treinamento é ensinar boas práticas na utilização do sistema. Serão enfatizadas algumas técnicas e mesmo dicas que permitam uma maior produtividade, focando no aumento da eficiência de execução de diversas funcionalidades do sistema. O usuário terá oportunidade de executar na prática os recursos do sistema, avaliando a sua nova perfomance.

Além disso, como o desenvolvimento da versão 2 do SICPAT terá início em agosto próximo, serão discutidas e colhidas sugestões para implementação nessa nova versão.

O DSG está entrando em contato com os responsáveis das Unidades Gestoras e montando as respectivas turmas. O treinamento acontecerá na sala de aula 2 do CECOM, localizada no subsolo do prédio da Reitoria, sempre no horário de 09 às 12 horas. O responsável pelo treinamento é Carlos Roberto Alves Rodrigues, da Divisão de Aplicativos e Sistemas do CECOM.

CECOM AMPLIA CAPACIDADE DE SERVIDOR DE ARQUIVOS

Nesta quarta-feira, dia 08/06, foi feita a ampliação da memória do servidor de arquivos UA2, que atende ao DPFO, SAST e Campus2000. Este equipamento estava apresentando constantes problemas de falta de memória, principalmente para executar a descompactação de arquivos, o que poderia corromper alguns deles. O servidor possuía 512 MB de memória, que foram ampliados para 1024 MB.

A atualização foi realizada por Márcio da Costa Viana, da DAC.

CECOM PARTICIPA DO 6.º FÓRUM INTERNACIONAL SOFTWARE LIVRE

Durante o período 1 a 4 de junho de 2005, foi realizado o 6o Fórum Internacional Software Livre, na PUC-RS, em Porto Alegre. Aleixina Maria Lopes Andalécio e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC, participaram do evento, onde, além da apresentação do artigo escrito em co-autoria pelos dois e Fernando Frota Machado de Morais, assistiram a várias palestras de interesse do CECOM.

Na manhã do dia 1o de junho, dentro do I Workshop de Software Livre na Universidade – WoSLU2005, na Sessão Técnica II, cujo tema era Infra-estrutura e Serviços, foram vistas as seguintes apresentações:

Rede UNIFESP – Infra-estrutura de serviços baseada em software livre: Paulo Bandiera Paiva, Rafael Vinicius Daré Giusti, Salete Regina Espósito, Meide Silva Anção, Daniel Sigulem – UNIFESP.

Chasque: o correio eletrônico da UFRGS migrando para software livre: Alexandre Marchi, Bárbara dos Santos Flores, Eduardo Horowitz, Leandro Fortes Rey, Rafael Tonin, Tallitha Winckelmann de Campos – UFRGS.

Migração de Soluções Corporativas de Alto Custo (aquisição e atualização) para o Netfilter/Iptables no Firewall Principal da Rede UFRN: Ricardo Kléber Martins Galvão, Carlos Gustavo Araújo da Rocha, Helder Jean Brito da Silva, Saulo Farias Falcão, Aluízio Ferreira da Rocha Neto – UFRN.

Já na parte da tarde, a Sessão Técnica III teve como tema Sistemas de Apoio, onde foram apresentadas as seguintes palestras:

Sistema Web de Gerenciamento do Seminário de Iniciação Científica da UFOP: Álvaro Guarda, Lucília Figueiredo Camarão, Marcus Rodrigues Magalhães, Roberto Sávio Júnior – UFOP.

Um Ambiente Colaborativo para Confecção de Horários de Aulas no Ensino Superior: Jeferson Pistori, Hemerson Pistori, Conceição Aparecida Galves Butera, Antônio Augusto Mira Filho – Universidade Católica Dom Bosco.

Planos de Avaliação Via Web: Paulo César Sousa, Magno Santana, Aline Guarato, Fernando Queiroz, Autran Macedo – UFU.

O conjunto das apresentações mostrou que as universidades estão buscando alternativas ao software proprietário e deixou clara a necessidade de uma maior troca de informações entre elas, pois várias ferramentas que estão sendo desenvolvidas isoladamente são de interesse comum.

Encerradas as palestras, foi realizado um painel sobre estratégias e modelos de desenvolvimento cooperativo de software livre para a administração universitária.

Nos demais dias do evento, foram assistidas outras palestras, que versaram sobre os seguintes assuntos: lançamento do sistema de inventário CACIC, capaz de fornecer um diagnóstico do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição, tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware etc.; painel As Mulheres do Software Livre; configuração segura do serviço de e-mail via Postfix; Zabbix – uma poderosa ferramenta de monitoramento de redes; banco de dados PostgreSQL 8 – Livre, poderoso e multiplataforma; Migração de mão única: migrando seus usuários de maneira responsável; Apache em sites de alto tráfego: aspectos internos de performance/escalabilidade; comparação do desempenho entre bancos de dados de código aberto; Thin clients and Linux – The Linux terminal server project; e perícia computacional forense em servidores Linux.

O 6.º Fórum Internacional Software Livre foi encerrado às 18:30 do sábado, 04/06.


Xina e Emerson na terceira fila

SOFTWARE LIVRE PARA USO ADMINISTRATIVO: A OPÇÃO DO CENTRO DE COMPUTAÇÃO DA UFMG

O governo federal tem orientado os órgãos a ele subordinados a migrarem para o ambiente de software livre. O artigo Software Livre para uso administrativo: a opção do Centro de Computação da UFMG, de autoria de Aleixina Maria Lopes Andalécio, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Fernando Frota Machado de Morais, e apresentado no I Workshop de Software Livre na Universidade, em 1o de junho/2005, em Porto Alegre/RS, descreve as ações que estão sendo implantadas pelo Centro de Computação da UFMG, visando a substituição de software proprietário por plataformas de software livre.

Leia o artigo na íntegra aqui

DAP DIVULGA CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DA TITULAÇÃO PARA O ENQUADRAMENTO

O Depto. de Administração de Pessoal da UFMG (DAP) divulgou os critérios para a análise da titulação apresentada pelos servidores para a segunda fase do enquadramento.

Para a análise da educação formal, que engloba o ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Residência Médica, Especialização, Mestrado e Doutorado, a cópia do título deverá: conter o carimbo de “confere com o original” da Seção de Pessoal da Unidade de lotação do servidor; não conter rasuras; conter o timbre da instituição que assinou os títulos; possuir a tradução e a validação, feita por instituição nacional, se emitido em língua estrangeira.

Deverão ser observados que Histórico Escolar, declaração ou certidão somente poderão ser aceitos se contiverem os termos: “concluiu em…”, “colou grau em…”, “defendeu monografia/dissertação/tese em…”. Apesar da UFMG possuir alguns servidores que foram enquadrados por determinação judicial no cargo de Secretário Executivo, sem a apresentação do título de graduação em qualquer área, a apresentação de qualquer título de graduação não poderá ser aceita pois não excede as exigências mínimas do cargo. Os cursos de educação formal que extrapolem o requisito básico de escolaridade do cargo ocupado pelo servidor, somente serão aceitos se o mesmo possuir, no mínimo, quatro anos de Serviço Público Federal.

Quanto à análise dos cursos de capacitação, a cópia do certificado deverá: conter o carimbo de “confere com o original” da Seção de Pessoal da Unidade/Órgão de lotação do servidor; não conter rasuras; conter o timbre da instituição que assinou os títulos.

Com referência a estágio, somente será aceito o estágio extra curricular e/ou estágio profissional; serão aceitos somente os certificados de conclusão de cursos de línguas estrangeiras e não de módulos; não serão aceitas disciplinas isoladas em cumprimento à determinação do MEC; os cursos de atualização devem ser validados, se a carga horária atender à legislação; simpósios, congressos, seminários e workshops somente serão aceitos se conterem os requisitos descritos.

As declarações não serão aceitas. Assim, o DAP encaminhará expediente para todas as Unidades e Órgãos informando àqueles servidores que apresentaram declarações de curso com a carga horária mínima exigida para cada nível de capacitação previsto na Lei n° 11.091/95, que o prazo final para apresentação do certificado correspondente é 31/07/2005. Conforme determina a legislação, não poderão ser somadas as cargas horárias dos cursos de capacitação.

Somente serão aceitos os cursos de treinamento realizados após o ingresso do servidor no Serviço Público Federal até a data de sua aposentadoria.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Em 1999 foi criada a categoria de “medicamentos genéricos” pelo governo federal com o objetivo de implantar uma política de preços mais condizentes com a realidade sócio-econômica do Brasil. A Lei 9.787, Lei dos Genéricos, foi sancionada em 10 de fevereiro de 1999 e regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 10 de agosto de 1999, com a publicação da resolução 391/99. Em 3 de fevereiro de 2000, foram registrados os seis primeiros medicamentos genéricos do país. Veja em http://www.consultaremedios.com.br/. Dica do Nilson, do CECOM.

– Quer aprender Alemão? No endereço http://www.dw-world.de/dw/0,1595,2594,00.html você tem um curso on line oferecido gratuitamente pela Deutsche Welle nos níveis básico, intermediário e na versão “alemão para negócios”. Para você que deseja estudar sozinho em casa, vai encontrar lições para download em PDF e arquivos em MP3 para treinar o ouvido e a pronúncia. Fora isto, a página oferece notícias diárias do Programa de Rádio Alemão em leitura clara e pausada(em MP3).

– Se você tem gosto musical parecido com o de outra pessoa, então conheça o Audioscrobbler (http://www.audioscrobbler.com). Uma vez instalado no seu computador, ele registra as músicas que você escuta, envia para um servidor e compara com o repertório de outras pessoas e aí faz recomendações personalizadas de músicas e artistas de que você deverá gostar. Aproveite e impressione. Todos os plugins do Audioscrobbler são código aberto. (Site em Inglês)

– A finalidade do Wikcionário (http://pt.wiktionary.org/wiki/P%C3%A1gina_ principal) é descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições e descrições em português, falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas em todo o mundo (Veja: Wikcionário: Versões da língua portuguesa).

– Se você quer saber a diferença de baterias de íon de lítio, não fique ai quebrando a cabeça. Aponte seu navegador para Greenbatteries
(http://store.greenbatteries.com/libafa.html) e saiba tudo sobre elas. (Site em Inglês)

– Não deixe a árvore morrer.Uma árvore por dia é o projeto da SOS Mata Atlântica onde você se cadastra e podem fazer o plantio simbólico de uma muda por dia. A doação será feita por empresas ligadas ao projeto ou interessadas em manter as nossas florestas. Veja em http://www.clickarvore.com.br.

– A campanha Água Para a Vida, Água Para Todos é uma iniciativa do WWF-Brasil com o objetivo – a longo prazo – de mudar a visão da sociedade brasileira para que ela deixe de considerar a água apenas como um bem a ser consumido e passe a entender que água é suporte para a vida. Vá até http://www.wwf.org.br/agua/.

– This is rock and roll!!! O puro rock dos anos 60, 70, 80, 90 e outras épocas, estão nesta página. Lá você encontra informações sobre a sua banda preferida, os últimos lançamentos e ainda pode fazer compras de obras raras dos maiores gênios da música. Apesar de ser em Inglês, vale a pena dar uma passadinha em http://www.allmusic.com/.

CARTILHA ORIENTA COMPRAS NA INTERNET

O Globo Online, de 07/06/2005, divulgou a notícia Cartilha orienta compras na internet, transcrita a seguir:
Comprar pela internet é muito rápido e, algumas vezes bem mais barato, mas é preciso ter cautela para não levar prejuízo e fazer negócio com empresas que não respeitam os contratos. Uma cartilha lançada nesta terça-feira pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) ensina o consumidor a se precaver dos maus negócios. A cartilha foi batizada de e-Consumidor, fica no endereço
http://www.camara-e.net/e-consumidor/com , e orienta como identificar uma loja virtual segura, que cuidados tomar com senhas e dados pessoais e como efetuar pagamentos seguros, entre outras questões.

– A cartilha é um grande passo para o comércio eletrônico brasileiro, que vem crescendo quase 50% ao ano nos últimos tempos. É preciso levar o conhecimento ao usuário para que a experiência online seja totalmente segura – afirmou Cid Torquato, diretor executivo da Câmara.

O coordenador do subcomitê de relações de mercado da Camara-e.net, Marco Aurélio Brasil, disse que muitas pessoas hesitam em comprar pela internet por medo de fraudes. No entanto, segundo ele, os próprios consumidores poderiam evitar os prejuízos se fossem mais cautelosos na hora da compra. Brasil afirmou que alguns consumidores são lesados porque não prestam atenção em pequenos detalhes que denunciam a falta de idoneidade da empresa que está ofertando o produto. É preciso, por exemplo, identificar o fornecedor antes de passar a senha do cartão de crédito.

– Parece básico, mas algumas pessoas não fazem isso. Na hora da compra, é preciso também verificar se o cadastro de segurança aparece no canto direito da tela. Se deve ainda proteger os dados pessoais. Alguns dados pedidos pelos sites de compras e vendas são absurdos e não tem a ver com a negociação – afirmou Brasil.
Entre outras dicas para as compras em lojas virtuais estão a escolha de uma senha segura, que nada tenha a ver com datas de aniversários de familiares, verificação da política da loja quanto à entrega, forma de pagamento e garantia do produto, além da condição de troca. Também não se deve colocar senhas de bancos em e-mails recebidos no computador e manter o registro de tudo, inclusive dos anúncios de venda. Nos sites de compras e vendas o melhor a fazer é esgotar todas as dúvidas sobre os produtos através dos campos de perguntas e respostas.

– Também é bom verificar se o preço do produto não está muito abaixo do valor de mercado e verificar o histórico de negociação do anunciante. Por exemplo, há quanto tempo as pessoas estão no site oferecendo os seus produtos. Também é bom saber a possibilidade de pagar o produto na entrega – disse Brasil.
Segundo o coordenador da Camara-e.net, o consumidor também deve verificar a titularidade e o local da conta bancária do vendedor. Não é bom depositar o dinheiro do produto em conta poupança, cuja abertura nos bancos é mais fácil e não necessita de tanta exigência de documentos. É bom ainda procurar o contato do vendedor por um telefone fixo.

– Acredito que uma cartilha como essa impulsione as vendas. Quanto mais protegido estiver o consumidor mais compras ele fará pela internet – disse Brasil.
Segundo a Câmara Brasileira, o comércio eletrônico movimentou em 2004 R$ 7,5 bilhões (inclui vendas de automóveis e pacotes de turismo). Torquato disse que as vendas cresceram 48% neste primeiro semestre. Somente as vendas de bens de consumo atingiram R$ 2,1 bilhões nos primeiros meses do ano (em 2005 vão ultrapassar os R$ 3 bilhões).

– Os grandes bancos, as administradores de cartões de crédito e os provedores têm níveis de segurança excelentes, quase que perfeitos. Agora, o consumidor precisa ter mais cautela para fazer compras na internet, precisa deixar a preguiça de se informar. Não se faz negócio com gente que não se conhece – disse.
Segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as empresas idôneas poderão ganhar uma selo de qualidade que estará exposto no site de vendas.

SITES PORMOGRÁFICOS GANHARÃO DOMÍNIO EXCLUSIVO, O "XXX"

O Globo, de 02/06/2005, divulgou a notícia Sites pornográficos ganharão domínio exclusivo, o ‘.xxx’, transcrito a seguir:

Os sites com conteúdo pornográfico estão prestes a ganhar um domínio exclusivo, o que possibilitaria o bloqueio deles pelos usuários. Assim como os domínios “.com” e “.org”, os endereços de sites com pornografia seriam seguidos por “.xxx”. A proposta de criar o domínio foi aprovada pela Icann, Organização Não Governamental (ONG) internacional responsável pelos endereços na internet.

Esses sites vão ser estimulados a mudar de domínio, mas a migração vai ser totalmente voluntária. Embora alguns sites pornográficos já tenham mostrado interesse na troca, espera-se resistência de parte deles, por exemplo, por causa da necessidade de se alterar um endereço que pode já estar consolidado com o público.

A decisão representa uma grande mudança de postura da ONG. A proposta foi formulada pela primeira vez há cinco anos e até agora tinha sido rejeitada pela Icann. A ONG alegava que seria difícil exigir a mudança e determinar quais sites usariam o domínio.

Além disso, ela imaginava que sites de orientação sexual ou de ajuda a vítimas de abuso sexual poderiam ter que migrar para o novo endereço e, com isso, terem o acesso restringido. Com a não obrigatoriedade da migração, esses problemas serão resolvidos.

Em 2000, a Icann aprovou sete novos domínios para atender indústrias específicas ou interesses de determinados grupos. No começo deste ano, foram oficialmente aprovadas as terminações “.travel” e “.jobs”. Recentemente, a Icann passou a avaliar uma segunda lista de novos domínios.

O “.xxx” é o último domínio aprovado. A ONG agora está negociando com a ICM Registry, que propôs a idéia, os detalhes de funcionamento e a tecnologia por detrás dele. Em nota, a ICM Registry disse que o novo domínio “ajudaria a proteger crianças da exposição a pornografia online”. A terminação “xxx” pode estar disponível ainda neste ano.

CLASSIFICADOS

Vende-se PC completo com placa de video NVIDIA geforce fx5200, 128mb; memória ram 512MB DDR 333; monitor 17 polegadas samsung syncmaster 753v (semiplana); processador athlon xp 1700+ (k7); hd 40gb; leitor de dvd/gravador de cd LG; joystick logitech dual action gamepad; fone de ouvido com microfone USB; placa mãe ASUS A7S333; placa de rede VIA; driver de disquete; 5 entradas USB, compativel com USB 2.0; teclado ABNT, pS/2; mouse optico USB; estabilizador line R 300 marca APC; caixinhas de som.

Falar com Carol através dos telefones 97220694 ou 34978290.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 22, de 13/06/1985, publicou notícias sobre a seleção interna para o cargo de Programador do CECOM, a visita de alunos do curso de Cobol da Escom às instalações do CECOM, recomendações da Presidência da República, novidades no SSR – Serviço de Subsistência Reembolsável da UFMG, o retorno do analista Marcos Aurélio Nunes de Morais, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

TELEFONE NO SETOR DE ANÁLISE
A sala da chefia do Setor de Análise da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas está com o telefone interno 143, que foi instalado esta semana. Na sala estão os analistas Gilmar Lima Guimarães (chefe do setor) e Fernando Frota Machado de Morais.

NOVO FUNCIONÁRIO DO CECOM
Alexandre Castor de Oliveira Pires foi contratado pela UFMG, lotado no Centro de Computação, a partir do dia 10 de junho. Alexandre Pires já iniciou suas atividades no Setor de Hardware da Divisão de Tecnologia e Suporte.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Wilton Campos, hoje, dia 09; Lísia Rocio de Abreu, no dia 12; e Maria Aeda Viveiros, no dia 14. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marco Antônio Vasconcelos, no dia 10; Aléxia Loureiro Araújo, no dia 12; Antônio Carlos Cortez e Silva e Ignês Amorim de Almeida, no dia 13; Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14; Adriana Lima Leonel, no dia 15; e Antônio Pedro Lima Santos, no dia 16.

QUARTA DOZE E TRINTA – 25 ANOS DE CULTURA E ARTE

Na próxima semana não percam a peça teatral “Chico Rosa”, que narra um hipotético encontro entre Noel e Chico Buarque. Dia 15, no auditorio da Reitoria.

O Projeto Quarta Doze e Trinta é uma realização da Diretoria de Ação Cultural e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG e patrocínio da NOSSACOOP – A Nossa Cooperativa de Crédito.

UFMG PROMOVE O II DOMINGO NO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

A UFMG estará promovendo no dia 12 de junho uma programação especial para o Segundo Domingo no Museu de História Natural e Jardim Botânico. No mês de junho, em homenagem ao Meio Ambiente, será apresentado um espetáculo de teatro com temática ambiental, o GAIA.

Na programação constam:
Exposições – aberta durante todo o dia: Mineralogia, Arqueologia, Paleontologia, Física e Química.

10:30 – Caminhada pela Mata
10:30 – Sala dos Morcegos (Verdades e Mitos)
11:00 – Funcionamento do Presépio Pipiripau
11:30 – Experiências no Espaço de Química
12:30 – Sala dos Morcegos (Verdades e Mitos)
14:30 – Caminhada pela Mata
14:30 – Experiência no Espaço de Química
15:00 – Funcionamento do Presépio Pipiripau
15:30 – Sala dos Morcegos (Verdades e Mitos)
16:00 – Espetáculo Teatral – GAIA

A inscrição para a caminhada deverá ser feita com o monitor, no Presépio (número mínimo de 05 pessoas). Duração média de 1 hora.

Durante todo o dia,os visitantes contam com uma barraca de comida e uma barraca de artesanato dos funcionários do Museu.

O valor do ingresso é de R$3,00. Funcionários da UFMG e colaboradores da Fundep, crianças menores de 5 anos e adultos maiores de 65 ano têm isenção da taxa de ingresso.