Sistemático: Edição 1251 – 23/06/2005


Notícias



DUPLICADA A VELOCIDADE DE ACESSO DA FACE E ENGENHARIA À REDE UFMG

A ATI – Diretoria de Tecnologia da Informação – e o CECOM monitoram rotineiramente a carga de utilização dos links de dados que interligam as unidades localizadas fora do Campus Pampulha à rede UFMG. Periodicamente, possíveis pontos de estrangulamento de tráfego são avaliados para se buscar a melhoria do serviço prestado.

Esse acompanhamento freqüente permite que as velocidades contratadas junto ao fornecedor atual, que é a Telemar, sejam ampliadas quando necessário e viável financeiramente.

Na semana passada, após esforço conjunto com a Proplan para adequação dos recursos orçamentários existentes, foi duplicada a velocidade de comunicação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Engenharia. Ambas passaram de 1Mbps para 2Mbps. Esta nova velocidade já está ativa e à disposição dos usuários das duas unidades.

Encontra-se em andamento a implantação de novo link para o Campus da Saúde que também duplicará a velocidade atualmente disponível.

Veja ao lado como está a topologia das unidades localizadas fora do Campus Pampulha.

NÚMERO DE USUÁRIOS E MICROS NA REDE ADMINISTRATIVA CONTINUA EM CRESCIMENTO

Em 1995 foi inaugurada a rede local do prédio da Reitoria, que foi a primeira rede administrativa montada fora do CECOM. Depois do investimento feito em sua infra-estrutura de cabeamento, equipamentos de distribuição e servidor de arquivos, a administração passou a priorizar a montagem de redes equivalentes servindo outros prédios.

Hoje, o serviço atende a Reitoria e aos prédios da BU, Unidade Administrativa III, DPFO e DSG. Além desses o serviço se expande para o SAST (na Unidade Administrativa II), ao Campus 2000, a INOVA e ao Almoxarifado Central.

Ao lado podemos checar como vem evoluindo o número de usuários e micros conectados a estas redes ao longo dos últimos anos. Conforme vem sendo divulgado em O Sistemático, estes indicadores, e outros, estão publicados no site do CECOM em http://www.cecom.ufmg. br/co_numeros. shtml.

CECOM E LCC APRESENTAM PALESTRAS EM ENCONTRO DA ATI

O Encontro de Suportes Locais da ATI, realizado pelo LCC e CECOM no dia 16 de junho, com as equipes de suporte das unidades de UFMG com o intuito de aumentar a integração de seus componentes, entre si e com a equipe do Grude, teve a apresentação das palestras:

Software livre para uso administrativo: a opção do Centro de Computação da UFMG, por Aleixina Maria Lopes Andalécio

Uso de Diretórios LDAP na UFMG, por Daniel Borges de Figueiredo Santos.

Representando o CECOM, além de Aleixina, estiveram presentes: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

Os próximos encontros serão realizados nos dias 15 de setembro e 10 de novembro, no Auditório 4 do ICEx, sempre às 16:00.


Xina em sua apresentação


Daniel apresentando sua palestra

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MAIO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de maio, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.038.023
40.253
614.054
1.692.330
7.233.773
8.916.103

As médias diárias durante o mês de maio foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
33.485
1.298
19.808
54.591
233.025
287.616


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– “Meu Stearman é um biplano fabricado em 1941 para a marinha dos EUA, usado durante a Segunda Guerra Mundial como avião de treinamento. Biplano é um avião de duas asas – ou como diz o meu neto, de quatro, porque duas todos têm. O meu é aberto e tem duas cabinas separadas, uma atrás, para o piloto, e outra à frente, para o instrutor ou passageiro. Um espelho retrovisor, instalado no montante das asas, permite que piloto e passageiro se vejam mutuamente.” Leia e conheça a história do Correio Aéreo Nacional em http://www.correioaereo.com.br/.

– Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar: muita sede, vontade de urinar diversas vezes e perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual. Saiba mais em http://www.diabetes.org.br/#.

– Chegou a hora da festa mais aguardada no calendário da Capital do Forró. O festejo junino na cidade de Caruaru se destaca pela sua grandiosidade, animação e variedade de atrações. O visitante que escolher Caruaru, no Agreste do Estado de Pernambuco, poderá assistir as apresentações de bacamarteiros, de quadrilhas matutas tradicionais. Veja em http://www.pernambuco.com/diversao/sao_joao/2005/.

– Lá nos EUA existe um instituto especializado em gramados. São dicas de como escolher a melhor grama para seu terreno, como regar e etc. Visite o endereço
http://www.turf grasssod.org/lawninstitute/. (Site em Inglês)

– Se você gosta de tirar alguns arcodes e quer cifra da mais nova música do Coldplay ou quem sabe a antiga do Pixies para tocar no violão, agora não precisa mais comprar nas bancas aquelas famosas revistinhas de tablaturas. Consulte milhares de músicas cifradas em http://www.chordie.com/. O Eustaquio do CECOM, que toca violão, vai gostar dessa dica. (Site em Inglês)

O Mercado Eletrônico (http://www.me.com.br), que surgiu em 1994, é o primeiro portal de negócios business to business a oferecer serviços e soluções para compras empresariais através de ambiente eletrônico para empresas de grande, médio e pequeno porte. Líder em volume de negócios na América Latina, o marketplace promove 20 mil transações diárias, conectando online cerca de 37 mil empresas compradoras e fornecedoras. No grupo de investidores atuais estão Citibank, GP Investimento, Opportunity e Redan.

– Genius foi a reprodução eletrônica da brincadeira “Simon Says” (Siga o mestre…, no Brasil), virou um “must have” nos 80 por aqui. A Disco e suas fortes luzes da pista de dança estavam em alta nos EUA, exatamente por isso, o Simon (“Simon Says…”) foi lançado no Natal de 78, em uma casa noturna de Nova Iorque, a inesquecível Studio 54, point Disco da cidade. Vários artistas da Disco apareciam na propaganda original, sempre dentro de uma casa noturna, jogando o Genius (na verdade, o Simon) e dançando Disco, e as luzes no ritmo da música… isso conquistou o público na época. Visite o endereço http://www.anos80.com.br/more_fun_to_compute/genius.swf.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na primeira quinzena de junho, as seguintes notícias:

PC da Apple com chip Intel chega em 2006 (06 de junho/2005) – O primeiro computador da Apple equipado com chip da Intel chega ao mercado no próximo ano. A informação foi dada hoje por Steve Jobs, CEO da Apple, durante Conferência Mundial de Desenvolvedores, que está sendo realizada em São Francisco, nos EUA.
Jobs confirmou a decisão da Apple de abandonar o uso em suas máquinas do processador PowerPC, desenvolvido pela IBM em parceria com a Motorola. O Mac Mini deverá ser o primeiro produto a embutir o chip da Intel. A fabricante estima que até o final de 2007 toda sua linha de computadores estará baseada na nova plataforma.
Durante o anúncio da mudança, Jobs disse que a tecnologia Intel ajudará a Apple a criar o melhor computador para os próximos dez anos. O executivo aproveitou a ocasião para mostrar uma versão do sistema operacional Tiger rodando na arquitetura Intel.

HP cria selo contra fraude de suprimento (08 de junho/2005) – A HP criou um novo selo de segurança contra falsificações dos cartuchos de toner e jato de tinta da sua marca. A medida tem como objetivo proteger os clientes e parceiros contra produtos pirateados.
O novo selo foi desenvolvido com recursos sofisticados de segurança e, segundo a HP, é à prova de falsificação. O logotipo azul da fabricante estampado no selo muda de cor quando a caixa do produto é girada de um lado para o outro.
Além de observar o selo nos produtos, o consumidor deve avaliar outros itens para saber se um cartucho é pirateado, como qualidade, preço, embalagem e tempo de uso do produto.

Cresce uso da internet nas classes D e E (08 de junho/2005) – A penetração da internet nas classes D e E subiu para 11% no mês de maio, segundo dados da 17ª Pesquisa Internet POP, realizada pelo IBOPE Mídia. Na última medição realizada em abril o uso da web nessas classes estava em 7%.
A pesquisa foi realizada de 21 de abril a 6 de maio em nove regiões metropolitanas com mais de 17 mil pessoas acima de 10 anos. Os principais locais utilizados pelos internautas de classe D e E para acesso à internet são escola, trabalho e casa de amigos ou parentes.
Apenas 4% dos entrevistados disseram acessar a rede de suas casas. Essa é uma característica específica dessa parcela de internautas, já que no total da população a navegação por meio do computador de casa é a que teve maior incidência.
O levantamento do IBOPE também revela que 16% dos entrevistados conhecem o serviço VoIP por computador. Do universo entrevistado 24% dos que utilizam acesso discado disseram que têm intenção de contratar internet de banda larga.

Intel e Nokia tentam acelerar tecnologia WiMax (10 de junho/2005) – A Nokia e a Intel anunciaram hoje um acordo de cooperação para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de acesso banda larga sem fio WiMAx.
As duas gigantes vão trabalhar em cima do padrão IEEE 802.16e para criação de uma plataforma aberta, capaz de entregar serviços em alta velocidade para os usuários dos mais variados dispositivos móveis.
Elas tentarão mostrar para as operadoras de telecomunicações que a tecnologia de acesso WiMAx é uma alternativa para a expansão das redes 3G. Os trechos que não podem funcionar com as tradicionais estações radiobase de celular seriam atendidas por WiMAx.

Cai o número de sites de espiões virtuais (13 de junho/2005) – A quantidade de sites de espiões virtuais, que tentam roubar dados dos internautas com envio de e-mails falsos, apresentou uma pequena queda em abril. O número passou de 2.902 domínios em março para 2.854.
Os Estados Unidos foi o país que hospedou o maior número de sites de phishing em abril, segundo o relatório do Anti-Phishing Working Group (APWG), incluindo pequisa do Websense Security Labs, que foi divulgado hoje.
Apesar de o número de sites de pescadores de senhas na internet ter reduzido, o estudo mostra que os relatos de phishing aumentaram de 12.883 para 14.411 em abril, mantendo a tendência de crescimento em 2005.
De acordo com o estudo, o grande alvo de scam no mês de abril foram as cooperativas de crédito. A pesquisa revela que os crakers estão mudando a estratégia de ataque, evitando instituições populares ou de grande porte.

Windows 2000 continua popular nas grandes empresas (15 de junho/2005) – O suporte da Microsoft aos usuários do Windows 2000 já tem data prevista para acabar: será no próximo dia 30 de junho. Mesmo assim, quase metade dos computadores de empresas estão equipados com este sistema operacional em todo mundo.
Segundo uma pesquisa realizada pela AssetMetrix Research Labs, no primeiro trimestre de 2005, o Windows 2000 estava presente em 48% das máquinas corporativas. Uma taxa de somente 4 pontos percentuais mais baixa que a registrada no primeiro trimestre de 2003, quando 52% dos computadores de empresas rodavam com esse sistema operacional. A maior taxa de utilização se concentra dentro das grandes companhias, onde o Windows 2000 detém 50% de participação.
Já nas pequenas empresas, com menos de 250 computadores, o Windows XP é o mais popular. Pelo levantamento, a presença do XP nas empresas disparou de 6,6% em 2003 para 38% hoje.
A pesquisa mostra ainda que antigos sistemas, como o Windows 95 e o Windows 98 continuam vivos nas companhias, mas com uma fatia de 5%, bem menor que os 28% registrados em 2003. O Windows NT também perdeu popularidade, caindo de 13,5% para 10% nas redes corporativas mundiais.

CLIPPING PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 21/06/2005, notícia sobre a reforma ministerial, transcrita a seguir:

As mudanças podem impactar a área de TI – A crise do governo, que resultou na saída do chefe da Casa Civil, José Dirceu, deve provocar novas quedas no primeiro escalão, pode impactar a área de TI. A primeira dúvida é em relação à opção do governo pelo software livre, sustentada principalmente por José Dirceu. Ele mantinha Sérgio Amadeu no ITI com poder para defender o software livre em nome do governo. Com isso, a opção pelo software livre virou política oficial do governo e conquistou adeptos em diversos órgãos, embora a migração ainda esteja atrasada. No governo, e até no movimento do Software Livre, todos dizem que “tudo vai depender de quem for para o lugar de José Dirceu”. O movimento em defesa do software livre começou a se mobilizar para defender a permanência de Sérgio Amadeu, mas ele pediu que aguardassem, pois na posse do novo chefe da Casa Civil, Dirceu deve se pronunciar a respeito. Embora diga a amigos que tem vontade de voltar para São Paulo, Sérgio Amadeu deve continuar no ITI, pelo menos por enquanto, com o apoio da setorial do PT. José Dirceu mantinha pessoas de sua confiança também em outras áreas. É o caso de Clarice Copetti, na vice-presidência da TI da Caixa, que deve permanecer. A situação também parece tranqüila no Serpro, comandado por pessoas de confiança do minstro da Fazenda, Antônio Palocci. Já na Dataprev, mudanças são esperadas, com a possível saída do ministro da Previdência Social, Romero Jucá. Em relação aos Correios, tudo é incerto. Eduardo Medeiros,depois de assegurar que os projetos não seriam afetados pelas denúncias de corrupção, perdeu o cargo. A ECT continua sendo comandada por uma diretoria interina.

CLASSIFICADOS

Vende-se: Receiver Denon AVR-2802, Rádio AM/FM, SACD (Super Áudio CD), DVD-A (DVD-Áudio), Dolby Prologic II, Dolby Digital, DTS, DTS Neo, vários DSP’s, manuais, semi-novo, por 1600,00 (SACD e DVD-A são tecnologias de ponta em termos de áudio e padrões que estarão substituindo o CD).

Tratar com Carlos Roberto, telefones 3499-4017, 9666-4922, e-mail carlos@ufmg.br.

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 24,de 27/06/1985, publicou notícias sobre palestra no CECOM, avaliação de desempenho, 17o Festival de Inverno, contratação da programadora Cristiane Maria Nunes, Festa Junina da Assufemg, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVA SISTEMÁTICA DE TRABALHO NO SAU

Após algum tempo, foi apresentada pelo analista do SAU, Luiz Henrique Loureiro dos Santos, a nova sistemática de prestação de serviços e controle de projetos do Setor de Apoio ao Usuário do CECOM.
Tal medida, sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, vai permitir um preciso levantamento e composição de custos por parte do CECOM fornecendo subsídios para gerenciamento interno e sensibilizando o usuário sobre custos reais envolvidos, evitando-se desperdício/abuso no uso destes recursos.

SELEÇÃO PARA PROGRAMADOR
O resultado da seleção realizada entre bolsistas do CECOM para preenchimento de uma vaga de programador foi divulgado na última segunda-feira, dia 24. O primeiro colocado foi Carlos Gonçalves da Cruz, bolsista da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas.



Eventos



MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O aniversário de O Sistemático não passou em brancas nuvens. Pelo menos, três bolinhos enfeitaram a mesa da sala do café do 8.º andar no dia 16 de junho, com todas edições do jornal ao longo destes 28 anos à mostra para consulta. Na próxima edição serão publicadas mais fotos da comemoração. As fotos são de autoria de Alexandre Cardoso.


Gerson, Xina e Lelé


Todas as edições encardenadas de O Sistemático

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Juliano Dantas Santos, no dia 27 e Carlos Roberto Alves Rodrigues, no dia 28. Os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; José João Teixeira, no dia 24; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; José Eduardo Valle Santos (Zédu), Ângela Lage Ribeiro e Ambrósio Alves Moreira Filho, no dia 26; e Vicente Tadeu Lopes Buono, no dia 30.