Sistemático: Edição 1254 – 14/07/2005


Notícias



CECOM TESTA SISTEMA DE INVENTÁRIO DE PARQUE COMPUTACIONAL

A DAC está testando o sistema de inventário CACIC (Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais), capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional de uma organização e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. O sistema, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento e pela Dataprev, também pode fornecer informações patrimo-niais e a localização física dos equipamentos, histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

Dando continuidade aos testes, será feita, primeiramente, a instalação do cliente do sistema, que coleta as informações, nos micros do CECOM. Isso será feito de forma automática, mas um dos itens exige a intervenção do usuário, que é a informação do nome da Seção. Assim, será exibida uma janela, onde devem ser selecionados: a entidade Universidade Federal de Minas Gerais, o órgão Centro de Computação – Administração e preenchido o campo Seção com o nome completo da divisão. Após esses procedimentos, deve-se clicar em Gravar Informações.

Se os resultados dos testes se mostrarem satisfatórios, esse trabalho será estendido a todos os micros da Rede Administrativa da UFMG.

 

DEMANDAS RELACIONADAS A SISTEMAS IMPLANTADOS CONTINUAM EM CRESCIMENTO

Além das atividades de desenvolvimento de novos sistemas e aplicativos, é atribuição da equipe da DAS executar atividades de manutenção dos sistemas implantados, de extração de dados das bases institucionais e emissão de relatórios esporádicos. Estas atividades são sempre solicitadas pelos usuários responsáveis pela gerência de cada um dos sistemas implantados, estejam eles desenvolvidos para arquitetura Web, cliente/servidor ou mainframe.

Compatibilizar o desenvolvimento de novas soluções para a universidade, com a manutenção das já existentes, não é tarefa fácil para a equipe, principalmente se considerarmos que as reduções quantitativas de pessoal permaneceram constantes ao longo da última década, sem a devida reposição, seja pela suspensão de concursos, em alguns momentos, mas principalmente pelo baixo salário inicial da carreira de nível superior, que inviabiliza novas contratações.

A evolução das solicitações de serviço para as atividades de manutenção dos sistemas implantados, de extração de dados das bases institucionais e emissão de relatórios esporádicos pode ser vista no gráfico abaixo. A queda ocorrida até 1998 coincide com o início do desenvolvimento de sistemas cliente/servidor e o congelamento do desenvolvimento em ambiente mainframe. O pico de 1999 tem a ver com a execução de adaptações referentes ao bug do ano 2000. Desde então, o crescimento vegetativo se deve ao aumento do número de sistemas e aplicativos implantados e que estão em funcionamento.

Conforme vem sendo divulgado em O Sistemático, estes indicadores, e outros, estão publicados no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_numeros.shtml.

PRORH OFERECE CURSO DE LOTUS NOTES

A ProRH, em parceria com o CECOM, está oferecendo um curso de Lotus Notes para funcionários da Fafich/UFMG.

O curso, que teve início no último dia 11 e será encerrado hoje, dia 14, conta com a participação de: Ângela Maria Liberal, Elizabete Maria de Amorim Felicíssimo, Fernando Luiz Pereira França, Jader dos Reis Sampaio, Magna Cristina de Oliveira, Maria da Conceição Santos, Marta da Piedade Ferreira, Thiago Augusto Hernandes Rocha e Zuleica Reis Soares.

As aulas estão sendo realizadas na sala do DRH, na Imprensa Universitária, no horário de 13:30 às 16:30, e o instrutor é Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

Alexandre Henrique Cardoso, estagiário da Divisão de Apoio Administrativo (DAA), pediu demissão do quadro do CECOM no dia 05 de julho.

Alexandre entrou para o CECOM em fevereiro de 2005, atuando como Webdesign, responsável pela manutenção da página do CECOM na Internet e junto à Redação de O Sistemático.

 

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

Com a saída de Alexandre Henrique Cardoso, o CECOM contratou para ocupar a vaga o aluno Thiago Souza Ribeiro.

Thiago é aluno do curso de Comunicação Social e está lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA) desde o dia 11 de julho/2005, onde vai atuar junto à Redação de O Sistemático e na manutenção do site do CECOM.


Informativo



UFMG CONVIDA PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE LICENCIAMENTO DO PARQUE TECNOLÓGICO DE BH

A Escola de Veterinária da UFMG sedia, nessa quinta-feira, 14 de julho, de 19:00 às 21:00, audiência pública destinada a fornecer subsídios à concessão de licença de implantação do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

A reunião, de caráter consultivo, é aberta à participação da população e se constitui em uma das etapas do processo de licenciamento ambiental para o empreendimento.

O desenvolvimento do Projeto BH-TEC é fruto de parceria institucional entre a Universidade Federal de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte, o Governo do Estado de Minas Gerais, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

O Parque Tecnológico pretende ser pólo na geração de pesquisa e novas tecnologias, em Belo Horizonte, através da cooperação entre universidade e empresas. Ele vai abrigar laboratórios de pesquisa, empresas de serviço e outras, cujo produto final seja baseado em tecnologia avançada – como as do setor de biotecnologia e de tecnologias de informação. A expectativa é que o empreendimento promova benefícios permanentes, como a geração de emprego e o aumento da renda em Belo Horizonte e região metropolitana.

O BH-TEC será implantado no terreno da UFMG, localizado à rua Professor José Vieira de Mendonça, que se inicia na interseção com a avenida Presidente Carlos Luz, e ocupará parte do quarteirão delimitado por essas duas vias e pela marginal do Anel Rodoviário/rodovia BR 262.

Em obediência à legislação brasileira, foram elaborados o Estudo de Impacto Ambiental- EIA e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental- RIMA, com vistas ao licenciamento ambiental do empreendimento. O EIA e o RIMA foram encaminhados ao Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMAM, que concedeu a Licença Prévia, conforme o Certificado de Licença Ambiental nº. 979/05, recomendando a realização de Audiência Pública para a que a comunidade possa tomar conhecimento e acompanhar o processo de licenciamento ambiental do Parque Tecnológico.
(Fonte: Site da UFMG, http://www.ufmg. br/online/arquivos/001844.shtml)

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– No início do mês de julho, a Fundação Dorina Nowill para Cegos iniciou sua Campanha do Livro Braille que tem como slogan “Ajudar um cego a ler está nas nossas mãos”. A campanha tem criação da McCann-Erickson e conta com a participação da apresentadora Ana Maria Braga. O filme será veiculado com exclusividade pela TV Globo, emissora que transmite a novela América, que aborda a deficiência visual como uma de suas temáticas sociais. Veja em http://www.fundacaodorina.org.br/br/inicio.asp.

– A mais nova coletânea de tiras, cheia de micagens e macaquices, você encontra em http://www2.uol.com.br/niquel/.

– A World Wild Foundation (Wildfinder) em http://www.worldwildlife.org/wildfinder/, é um banco de dados com mais de 30.000 espécies de animais, entre eles pássaros, mamíferos, répteis e anfíbios. Com fotos, nome científico e informações sobre sua atual situação no mundo, com algumas já extintas, a idéia do projeto é a conservação dos poucos animais existentes. Eu fui procurar os animais existentes em Belo Horizonte e para minha surpresa existe uma cidade com este nome em Angola e Portugal. (Site em Inglês)

– Se você tem barba e bigode hilárico ou conhece alguém assim, inscreva-se no concurso de barbas e bigodes que vai acontecer (World Beard and Moustache Champion-ships) este ano, em outubro, na cidade de Berlim, na Alemanha. Os concursos anteriores foram realizados na Noruega, Suécia e nos EUA. São centenas de participantes com aqueles bigodes e barbas e a única coisa que você vai fazer é rir. Vá até http://www.worldbeardchampionships.com/. (Site em Inglês)

– Uma super produção em cartaz nos cinemas é Batman Begins. Com uma página oficial em Portugês (http://www.br.warnerbros.com/batmanbegins/?fromsite=batman begins_US) , você fica sabendo de tudo que rola no filme e o melhor é que é feita com software Flash e muito criativa. A página é sombria igual aos filmes do Batman mesmo. Tem sinopse, traillers, entrevistas e comentários.

– O cantor Kenny Rogers deve ser uma celebridade mesmo. Dezenas de americanos assumem a forma do cantor de country e viram clone do artista. Veja em http://www.menwholooklikekennyrogers.com/.

– Um Blog super legal é do O Confeiteiro. Além de falar sobre Rock e o último mega Show Live 8, tem várias receitas de mousse.
O autor é formado em confeitaria pela escola Senai Barra Funda e é especialista em preparo de alimentos para animais. Vale a pena conferir em http://www.oconfeiteiro.blogger.com.br/.

– Para vocês que estão ligados no mundo, eis um atalho bem interessante: clique no endereço http://www.indekx.com e, depois, na bandeira do país que desejar. Depois, clique no jornal de sua preferência e abrirá a edição atualizada de cada um dos jornais. São 29 países ao redor do mundo. É um mundo de informações. Vale a pena guardar o endereço. (Dica de Valdir Vasconcelos, da Telemar)

COPEVE DIVULGA VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR 2006

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) informa que já está disponível, em sua página na Internet, o edital do Vestibular 2006 da UFMG. De acordo com o documento, a taxa de inscrição ao concurso foi definida em R$ 103 e o custo do Manual do Candidato é de R$ 15. Este ano, a inscrição será aberta no dia 7 de agosto, pela Internet, e finaliza no dia 18. Quem preferir se inscrever nas agências dos Correios poderá fazê-lo de 8 a 19 de agosto.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/001846.shtml)

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 05/07/2005, notícia sobre legislação, transcrita a seguir:

O governo quer exigir pregão para as compras com recursos da União – A pedido do ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, e do presidente Lula, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação preparou um decreto, já enviado à Casa Civil, obrigando Estados, municípios e ONGs a usar o pregão, preferencialmente o eletrônico, nas compras e contratos que forem pagos com repasses da União por meio de convênios. São 42 mil convênios, nas áreas de educação, merenda escolar, saúde e segurança pública, perfazendo R$ 52 bilhões por ano. O novo decreto consolida uma tendência do governo federal de comprar por pregões, não só por economia, mas também como forma de dar transparência às licitações públicas. No dia 1o entrou em vigor outro decreto, que tornou obrigatória, no governo federal, a compra de bens e serviços, cujos produtos sejam padronizados, por pregão. Conforme já antecipado pela TI & Governo, esse decreto inclui desde material de escritório até a manutenção de bens móveis, além de micros, impressoras, suprimentos e serviços de telefonia. O governo estima que há redução de 31,5% nas compras por pregão. Na semana passada, também foi lançado o portal de compras de medicamentos, que registra informações sobre os medicamentos e materiais hospitalares adquiridos pelo governo, e poderá ser consultado por todos os órgãos públicos.

 

ÔNIBUS INTERNO CIRCULA COM HORÁRIO DE FÉRIAS

Desde o dia 04 de julho, o Circular Interno – Campus Pampulha, o branquinho, está atendendo à comunidade universitária de acordo com o quadro de horários de férias. O itinerário e os horários (correspondentes à linha C) podem ser consultados no site da UFMG (http://www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml) e são os seguintes:.

Horário: Manhã – 06:20 – 07:00 – 07:50 – 08:35 – 09:35 – 10:20 – 11:05 – 11:50
Tarde – 12:35 – 13:20 – 14:05 – 14:50 – 15:50 – 16:50 – 18:00

Itinerário: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – Fafich – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III (Laboratório de Química/DP/DRH) – Unidade Administrativa II (SAST/Fundep) – Ceu – Veterinária – Educação Física – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica (CPDEE) – Energia Nuclear (CNEN) – Mecânica – Colégio Técnico – Química – Ciências Exatas – Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Faculdade de Educação – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.

O retorno ao horário normal ocorrerá a partir do dia 01 de agosto de 2005.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais um lote de fotos tiradas no dia 16 de junho/2005, data da comemoração dos 28 anos do jornal do CECOM, realizada em meio a reforma do 8o andar. As fotos são de autoria de Alexandre Cardoso.


Michele e Ronaldo. Ao fundo Bia e Beth


Gilmar, Mário, Denise, Raimundo e Beth


Gilmar e Michele. Ao fundo: Bia Regininha e Dôra


A mesa com os bolos e as edições de O Sistemático


Lelé e as edições encadernadas de O Sistemático


Beth, Ronaldo, Otto, Denise, Gilmar e Regininha



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no. 27, de 18/07/1985, publicou notícias sobre II Encontro Mineiro de Informática, a atuação do CECOM na SBPC, nova impressora do CECOM, seminário Arquitetura do B6700, obras na cobertura do prédio da Reitoria, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVOS FUNCIONÁRIOS DO CECOM
A UFMG contratou para o Centro de Computação o programador Luiz Flaviano dos Santos no último dia 11. Luiz Flaviano está lotado no Setor de Programação da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas onde já atuava como bolsista desde setembro de 1984.
O funcionário Haroldo Alves foi contratado pela UFMG a partir do dia 03 de julho, lotado no Setor de Serviços Gerais da Divisão de Apoio Administrativo, onde já está prestando seus serviços.

 



Eventos



FESTA JULINA DA REITORIA SERÁ HOJE

Será realizada hoje, dia 14 de julho, de 17:00 às 23:00 no CTG – Centro de Tradições Gaúchas, a “2ª Festa Julina” dos servidores do prédio da Reitoria. A festa será no mesmo formato das festas anteriores, ou seja, sem acompanhantes. Para isto, a CAC – Coordenadoria de Assuntos Comunitários – solicitou o repasse, via e-mail, da relação dos servidores e estagiários lotados em cada Setor.

O Centro de Tradições Gaúchas fica localizado ao lado do posto de gasolina, da Av. Antônio Carlos, em frente à entrada da UFMG, na rua de acesso ao bairro Jaraguá.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Alfredo Ventura dos Anjos, hoje, dia 14. Os parabéns para os ex-ceconianos: Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Simone Lopes de Moura e Adelaide Maria Coelho Baeta, no dia 19; Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Fátima Daniel de Sales, Luiz Fernando Costa e Roberto Gadelha Pinheiro, no dia 21.