Sistemático: Edição 1255 – 21/07/2005


Notícias



DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS ACERTAM INFORMAÇÕES PARA CADASTRO DO INEP

O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP do Ministério da Educação deu início, neste 1º Semestre de 2005, à realização de um Cadastro de Docentes, com previsão de periodicidade semestral. A responsabilidade pela preparação deste cadastro, na UFMG, está a cargo da DAI – Diretoria de Avaliação Institucional, dirigida pela Profª Maria do Carmo de Lacerda Peixoto.

Tendo em vista atender ao prazo estipulado para o primeiro envio, algumas informações de campos não obrigatórios não puderam ser inseridas, por não estarem disponíveis no Sistema INA, que foi a fonte primária utilizada para a preparação dos dados enviados.

Para atingir o objetivo do preenchimento completo e correto do cadastro neste segundo semestre, a DAI, com o apoio do CECOM, preparou um aplicativo para agilizar e simplificar a atualização dos dados desejados pelo INEP. Este aplicativo é o CADINEP, que está disponível no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, podendo ser acessado no menu “Aplicativos e Sistemas”, na opção “Acadêmicos”. A senha de acesso ao CADINEP é a mesma utilizada pelas secretarias para uso no INA.

As atividades de checagem e atualização dos dados dos docentes estarão a cargo das secretarias dos departamentos acadêmicos e devem ser encerradas até o dia 15 de agosto. Os dados modificados já estarão refletidos automaticamente nas bases de dados do sistema INA. As principais complementações que estão sendo necessárias dizem respeito à titulação do docente.

Em caso de dúvida na utilização do aplicativo, é possível a utilização do serviço de helpdesk, acessível por e-mail e disponível na página do aplicativo no site do CECOM. Assim como no INA, esta atividade está a cargo de Luiz Eduardo Corrêa Pereira, coordenador do Sistema INA/OPUS, da Proplan.

A DAI tem procurado esclarecer que o correto preenchimento destes dados permitirá a utilização desse instrumento em outras situações, eliminando outros processos de digitação de dados, como é o caso dos processos de avaliações de curso, quando as mesmas informações de todos os docentes precisam ser repassadas ao INEP e geram sobrecarga de trabalho para os coordenadores de colegiados.

No CECOM o desenvolvimento e implantação do CADINEP estão a cargo de Maximiliano Luiz Souza Guimarães, com a coordenação de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

 

PREGÃO DE TELEFONIA LOCAL ADIADO PARA AGOSTO

Conforme noticiado no Sistemático no 19, de 16/06/2005, o Pregão de telefonia local, previsto para o dia 29 de junho/2005, foi adiado para o dia 10 de agosto.

Esse adiamento foi necessário para melhor esclarecimento aos proponentes de alguns pontos da planilha de preços.

O Edital já está disponível no Comprasnet (http://www.comprasnet.gov.br) e no site do CECOM (www.ufmg.br/dti/cecom).

Outras informações poderão ser obtidas na DAA – Divisão de Apoio Administrativo do CECOM.

MANUTENÇÃO NO SERVIDOR PERGAMUM SERÁ AMANHÃ

Nesta sexta-feira, dia 22/7/2005, será feita a instalação de um disco no servidor Pergamum, que abriga o catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Para permitir a execução dos procedimentos necessários a essa manutenção, que incluem a salva de segurança dos dados armazenados no servidor, o sistema ficará indisponível a partir das 13 horas. Correndo tudo conforme planejado, o sistema poderá ser usado novamente na manhã do sábado, dia 23/7.

O trabalho será realizado pela empresa fornecedora do servidor e acompanhado por Emerson Henrique Kfuri Pereira e Antônio Eustáquo Rodrigues, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).

POP-MG TERÁ MANUTENÇÃO PREVENTIVA NA PRÓXIMA SEMANA

Na próxima terça-feira, dia 26 de julho, entre 6:00 e 7:00 da manhã, todos os equipamentos das empresas operadoras de telecomunicações presentes no Centro de Operações do POP-MG serão desligados para substituição de um no-break, que sofrerá manutenção preventiva. Como consequência, a conexão à Internet via RNP da UFMG ficará indisponível durante esse período.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você gosta de Cartoon, visite o banco de dados CartoonStock (http://www.cartoonstock.com/ ) e faça uma pesquisa de 60 mil cartuns com ilustrações. São mais de 290 artistas de todo o mundo que se dedicam a este trabalho. São trabalhos publicados nas páginas e revistas como The New York, The Times e The Guardian etc. Vale a pena conferir se você gosta de cartoon ou admira este trabalho. (Site em Inglês)

– Duna é uma uma obra da literatura, uma série de romances de Frank Herbert. A página http://www.dreamersofdune.com/ foi criada pelos fãs que já leram a sua obra. A partir desta obra foi feito um filme que foi dirigido por ninguém menos que David Lynch. (Site em Inglês)

– Conheça a aventura de Alvinho, um menino de 8 anos e sua turma: a gata Fleur (sensível e inteligente), o cão Latão (enorme e medroso), dois gatos vira-lata (malandros e extremamente engraçados) e o vilão Sr. Topetudo. Vá até http://www.aprocuradeumamigo.com/.

– A página http://www.greatquestionsof history.com/ traz informações sobre os grande temas dos EUA. A Indepedência Americana era inevitável? São 21 temas interessantes do maior pais do mundo. (Site em Inglês)

– Para você que é estudante de física ou gosta do assunto, aponte seu navegador para http://www.fearofphysics.com/ e aprenda mais sobre o assunto. São desenhos feitos a mão ilustrando o assunto abordado e são muito simples. (Site em Inglês)

– Que o programa Photoshop é poderoso tudo mundo sabe. Agora, com uma ferramenta na mão e criatividade, você pode fazer trabalhos profissionais e até de muito bom humor. Na página Wroth1000 (http://www.worth1000.com/cache/contest/contestcache.asp?contest_id= 5717&display=photoshop#entries), pode-se usar e abusar deste produto. (Site em Inglês)

– O Google Earth (Earth = Terra, o planeta, em Inglês) é uma espécie de navegador global com informações geográficas mundiais. É muito interessante porque usa recursos de mapas e imagens de satélite e é possível ver um local específico do planeta Terra. Para fazer download e instalar no seu computador é só apontar o seu navegador para Google Earth em http://earth.google.com/.

GOOGLE COMPRA AKWAN INFORMATION TECHNOLOGIES

No endereço http://www.google.com.br/press/pressrel/akwan.html, foi divulgada notícia, no dia 20/07/2005, sobre a compra pela Google da Akwan Information Technologies, transcrita a seguir:

Empresa de tecnologia brasileira se tornará o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Google na América Latina – O Google Inc., criador de uma das ferramentas de busca mais premiadas no mundo, anunciou a aquisição da Akwan Information Technologies, empresa latino-americana líder em tecnologia de busca sediada no Brasil. Os termos do acordo não foram revelados.

A Akwan Information Technologies, que foi criada por um grupo de professores da Universidade Federal de Minas Gerais, fornece serviços de busca para usuários finais e empresas no Brasil e é responsável pelo site de buscas www.todobr.com.br. Com essa aquisição, a Akwan Information Technologies se tornará o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Google na América Latina e permitirá à empresa americana aumentar seus esforços de engenharia e recrutamento em toda a região. Os usuários do site de busca da Akwan, http://www.todobr.com.br, serão direcionados para o domínio brasileiro do Google, http://www.google.com.br.

“A equipe, tecnologia e produtos da Akwan são um excelente complemento aos nossos esforços para oferecer a melhor experiência de busca aos nossos usuários e parceiros em todo o mundo, em cada idioma e país.” afirma Alan Eustace, vice-presidente de engenharia do Google. “Vislumbramos um grande potencial para o Google em toda a América Latina , tanto em termos de recrutamento de talentos locais quanto na expansão de nossos serviços na região.”

“Tornar-se parte do time de engenharia de busca global do Google, concentrando o desenvolvimento de produtos inovadores para a América Latina e para o mundo, é o motivo de grande entusiasmo e confiança para a Akwan”, revela Berthier Ribeiro-Neto, antigo diretor executivo da Akwan e atual diretor de engenharia do Centro de P&D do Google América Latina. “A tecnologia e os recursos do Google nos permitirão fortalecer ainda mais a relação com os nossos clientes de modo a continuar oferecendo os serviços de alta qualidade”, afirma.

O Centro de P&D do Google no continente é a mais recente ampliação do número de centros de pesquisa da empresa em todo o mundo, os quais incluem: Tóquio (Japão), Zurique (Suíça), Bangalore (Índia), Nova Iorque e Mountain View (Estados Unidos). Como em todas as suas unidades de pesquisa e desenvolvimento, o Google continuará a procurar os melhores talentos no Brasil e na América Latina para fazer parte da equipe em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para uma lista completa das vagas em aberto do Google, acesse http://www.google.com.br/jobs.
Sobre o Google Inc.
As inovadoras tecnologias do Google conectam milhões de pessoas em todo o mundo com informações diárias. Fundado em 1998 pelos estudantes de doutorado da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, o Google é hoje um dos buscadores mais valorizados no mundo. O programa de publicidade direcionada do Google gera negócios para empresas de todos os tamanhos, com resultados significativos, além de disponibilizar seu imenso know how sobre a internet para os usuários. O Google tem sede no Vale do Silício (Califórnia) e escritórios por toda a América do Norte, Europa e Ásia. Para mais informações, acesse: http://www.google.com.br.

As inscrições para o Programa Bolsa Pré-Vestibular estarão abertas de 25 a 29 de julho de 2005, na página eletrônica da ProRH (http://www.ufmg.br/prorh ) ou no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH) na Unidade Administrativa III (DAP). Para inscrição, são necessários carteira de identidade e contra-cheque de julho de 2005.

A ProRH vai distribuir 80 bolsas no valor mensal de R$ 130,00 além de parcela única de R$ 100,00 para inscrição nos exames. Servidores que ainda não participaram do programa terão preferência na concessão de bolsas. O programa é destinado, exclusivamente, a servidores efetivos e ativos da UFMG. A portaria sobre o projeto está disponível no endereço eletrônico http://www.ufmg.br/prorh/programas_bolsapre.shtm.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no 28, de 25/07/1985, publicou notícias sobre a apresentação do seminário Arquitetura e Funcionamento do Burroughs 6700, seminário Teleprocessamento, o 5o Seminário de Microcomputadores na Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outras. A notícia que se destacou foi:

IMPRESSORA GRÁFICA
O Setor de Software da Divisão de Tecnologia e Suporte já efetuou os primeiros testes das características gráficas da impressora Mônica EI6010 com a placa 8, adquirida pelo CECOM.
Um primeiro conjunto de rotinas, para suporte das futuras aplicações gráficas, já foi programado e testado.
Com a colaboração do Setor de Hardware foi possível ligar a impressora em mais de um equipamento (Cobra 305, QI 800 e DGT 1000).



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Marcus Vinicius Duarte Teixeira, no dia 22; Cidiney José da Silva, no dia 25; e Haroldo Alves, no dia 27. Os parabéns para os ex-ceconianos: Fátima Daniel de Sales e Luiz Fernando Costa, no dia 21; José Eduardo Azevedo Carvalho (Zédu Desenhista), no dia 23; e João Paulo Rodrigues da Costa, no dia 25.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em março de 2004, O Sistemático publicou fotos da comemoração do aniversário de 18 anos de Michele Marie Ribeiro Perpétuo e 17 anos de Samuel de Freitas. A comemoração foi realizada no dia 17 de março/2004, com bolo de nozes, pudim, pão de queijo e refrigerantes. Nesta edição, são publicadas mais fotos da festa que contou com a presença maciça dos ceconianos. As fotos são de autoria de Antônio Carlos Souza Lima Júnior que, na época, era estagiário da DAA.


O bolo de nozes


A mesa com pão de queijo, bolo, pudim e refrigerantes


Michele


Samuel


Michele, Frota e Carla