Sistemático: Edição 1256 – 28/07/2005


Notícias



DUPLICADA A VELOCIDADE DE ACESSO DO CAMPUS SAÚDE À REDE UFMG

A ATI – Diretoria de Tecnologia da Informação – e o CECOM monitoram rotineiramente a carga de utilização dos links de dados que interligam as unidades localizadas fora do Campus Pampulha à rede UFMG. Periodicamente, possíveis pontos de estrangulamento de tráfego são avaliados para se buscar a melhoria do serviço prestado.

Após esforço conjunto com a Proplan para adequação dos recursos orçamentários existentes, foi duplicada, esta semana, a velocidade de comunicação da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas. Agora, todo o Campus da Saúde está passando de 2Mbps para 4Mbps, sendo que essa nova velocidade já está ativa e à disposição dos usuários das duas comunidades.

A velocidade de 2Mbps é o limite possível a ser contratado da Telemar, que é o atual fornecedor deste serviço à universidade. Os 4Mbps, agora disponíveis, são na verdade dois links de 2Mbps, interligados ao mesmo roteador, a quem cabe realizar o balanceamento de carga entre os dois. Neste momento, cada um dos links está apresentando uma carga de 1,4Mbps em momentos de pico. Isso demonstra o quanto a velocidade anterior estava restringindo o uso da rede. Os picos atuais devem ser elevados com o reinício do período letivo.

Para viabilizar este novo link, além do trabalho da equipe da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), foi necessário o apoio das equipes técnicas de TI da Medicina e Hospital das Clínicas.

Veja abaixo como está a topologia das unidades localizadas fora do Campus Pampulha.

CECOM DÁ CONTINUIDADE AO PROCESSO DE AVALIAÇÀO INTERNA

Até o final da próxima semana, o CECOM deverá encerrar o seu processo interno de avaliação semestral, referente ao primeiro semestre de 2005. A etapa de auto-avaliação dos funcionários e de avaliação realizada pelas chefias está sendo concluída com a realização de reuniões entre as chefias e suas respectivas equipes. Também todas as insatisfações, críticas e sugestões assinaladas nos questionários enviados aos usuá-rios, e que retornaram dentro do prazo, estão sendo analisadas pelas divisões competentes e pela diretoria.

O objetivo é que o CECOM tome ciência dos problemas apontados, responda aos seus usuários e, o mais importante, tome providências internas para minimizar, ou mesmo, sanar esses problemas.

ENCERRADO O CURSO DE JAVA DO DCC

O Depto. de Ciência da Computação realizou, no período de 11 a 26 de julho, o curso de extensão Introdução à Programação Java para usuários de editores de textos e planilhas eletrônicas; desenvolvedores Web (web designers); programadores iniciantes; programadores em linguagem script.
Participaram do curso os funcionários do CECOM João Carlos Lages e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da DAS (Divisão de Aplicativos e Sistemas), Márcio da Costa Viana e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC (Divisão de Atendimento e Con-sultoria).

PRORH OFERECE CURSO DE EXCEL

A ProRH, em parceria com o CECOM, está oferecendo um curso de Excel Básico para funcionários da Universidade.

O curso, que teve início no último dia 25 e será encerrado amanhã, dia 29, conta com a participação de: Aline de Jesus Dias (Instituto de Ciências Biológicas), Diego Malta Rangel (Depto. de Desenvolvimento de Recursos Humanos), Elisabeth José Gonçalves (Depto. de Serviços Gerais), Elza Maria Santos (Escola de Belas Artes), Heloísa Aurora Bellico Pires da Costa (Pró-Reitoria de Pós-Graduação), Leonardo Barbosa Lima Gouvêa (Faculdade de Farmácia). Maria Inês de Paila Ferreira (Museu de História Natural), Michele Rios Eugênio (Gabinete) e Rosana Lopes da Silva (Museu de História Natural).

O treinamento está sendo realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no horário de 08:30 às 11:30, e o instrutor é Helvécio Cossenzo Pinto, da Divisão de Controle do Processamento (DCP).


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Fantástica Fábrica de Chocolate acaba de chegar aos cinemas em sua segunda versão. Dirigida por Tim Burton (Johnny Depp no papel principal), a página oficial do filme (http://pdl.warnerbros.com/wbmovies/charlie/flashsite/) é muito bem feito e tem história, personagens e trailler. Aproveite e veja a galeria de fotos. (Site em Inglês)

– Se você é ligado em Cinema e/ou TV, não deixe de visitar a página do Yahoo Cinema (http://br.movies.yahoo.com/)! Lá tem sinopses dos principais filmes em cartaz no Brasil e os próximos lançamentos aqui na terrinha da cuecas endolaradas. Vale a pena conferir esta página repleta de informações e cultura.

– Associação Aldeias Infantis SOS (http://www.aldeiasinfantis.org.br/quemsomos/index.html) é uma entidade internacional sem fins lucrativos, que visa dar às crianças uma oportunidade de viver em um lar de verdade, tendo sua educação orientada por uma mãe social, e convivendo com outras crianças, como uma família.

– Navegue por mais de 1900 curiosidades do site http://www.portaldascuriosidades.com/index.php Veja: Animais, Comida, Ciência, História, Invenções, Personalidades, Recordes, Sexo, Transportes, Viagens, Universo etc.

– O site Cidades@ (http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php) é uma poderosa ferramenta para se obter informações sobre todos os municípios do Brasil. Você poderá acessar diretamente os dados de cada município através do campo de busca no canto superior direito ou clicando em cada UF, para depois escolher a cidade.

– Se está querendo conhecer uma nova linguagem de programação com recuros para Web não perca a oportunidade e aponte o seu navegador para Keplerproject (http://www.keplerproject.org). A linguagem Lua apresenta uma série de componentes desenvolvidos de forma colaborativa. O servidor Xavante e o LuaZip (para ler diretamente arquivos zipados sem precisar extraí-los), além de LuaJava (de dentro da qual se pode lançar comandos Java) e outros. (Site em Inglês)

– Se você gosta de criar novidades para animais aproveite e crie novos animais a partir de um. O legal aqui é juntar várias partes de diferentes animais para criar uma besta nova e diferente. Vá até http://www.beastblender.com. (Site em Inglês)

Dicas do Thiago Ribeiro:

– Site em Inglês, mas muito rico pois funciona como um minicentro de ciência. Aqui são expostos projetos de crianças e idéias ousadas de pessoas consideradas grandes promessas na área científica. Um divertido arquivo de idéias para serem desenvolvidas pelos internautas é o ponto alto do site. Endereço: http://www.halcyon.com/sciclub.

– O site http://library.thinkquest.org/27152/res/museum/museum_g.htm é um imenso museu de paleontologia na Internet. A ciência que estuda os fósseis e dinossauros é interessante não só para quem trabalha no ramo, mas para quem não faz a menor idéia do que seja um tiranossauro. Aqui você conhece toda a história dos animais e sua extinção. No link para Oriland, um grande mapa se abre, como se fosse um parque dos dinossauros – sem qualquer alusão ao filme.

– Você já teve que entregar algum trabalho e não tinha nem idéia do que escrever ? Pois então seus problemas acabaram! Através do site http://www.padrelevedo.hpg.ig.com.br/lerolero/LeroLero.html, você pode dizer muito, sem, na verdade, dizer nada. Este fabuloso gerador de “lero-lero” é capaz de escrever mais de 200 frases se você digitar apenas o título da obra. Vale a pena conferir o link.

UFMG APOSTA EM NOVOS PROJETOS

O jornal Hoje em Dia divulgou, no dia 22 de julho/2005, a notícia UFMG aposta em novos projetos, transcrita a seguir:

“O anúncio da venda, na última quarta-feira, da empresa mineira Akwan Information Technologies – que atua com desenvolvimento de ferramentas para a Internet – para a gigante americana Google é visto como mais uma comprovação de que o estado é um ‘celeiro’ de conhecimento tecnológico. Antes dela, outras como a PWM do Brasil, de Santa Rita do Sapucaí, Biobrás, em Montes Claros, e produtos como a ferramenta de metabusca Miner, todos criados com o conhecimento local, já tinham atraído a atenção de investidores estrangeiros e angariado recursos milionários para sua região. E o potencial de Minas nesse setor não pára por aí. O Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de onde saiu grande parte desses projetos de sucesso, tem novas apostas para um futuro que pode estar próximo: a Smart Price, organização que atua com precificação em comércio eletrônico, e o sistema Metasys, para computadores mais populares.

De acordo com o chefe do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Alberto Laender, a universidade tem mais de 20 anos de tradição em projetos de pesquisas voltadas para o mercado. “Com o excelente resultado alcançado pela Akwan, que surgiu a partir de uma tese de mestrado, agora estamos colocando todas as nossas fichas nesses dois outros empreendimentos”, ressalta, observando que a empresa de Belo Horizonte Syst Internacional até se aliou ao projeto para comercializar o Metasys. Para ele, o diferencial dos profissionais mineiros está em unir o trabalho acadêmico com o resultado aplicado. “Essa mentalidade, de junção da competência técnica com o capital e a oportunidade prática, vem de um modelo que existe no Vale do Silício, nos Estados Unidos. É diferente de fazer pesquisa de prateleira”, complementa o consultor de empresas de Tecnologia da Computação, Ivan Moura Campos, um dos antigos sócios da Akwan.

Ele lembra ainda que o próprio Google veio de um projeto semelhante: foi elaborado por dois estudantes da Universidade de Stanford e acabou ganhando as proporções atuais, tornando-se o maior site de buscas do mundo e um dos líderes da Bolsa de Valores americana. O presidente da Fir Capital, Guilherme Emrich, ex-sócio capitalista da empresa vendida para o Google, acrescenta que Minas Gerais também inova no fato de faculdades terem participação acionária nos produtos e empresas criados por meio delas. “A UFMG, por exemplo, era sócia da Akwan, através do seu Fundo para Desenvolvimento de Pesquisas (Fundep), o que é um movimento de modernismo, também seguindo padrões americanos”, ressalta Emrich.

O empresário era dono de uma das empresas que saíram das salas de aula da UFMG, a Biobrás. A fábrica, que iniciou suas operações em 1976, surgiu de trabalhos da Escola de Medicina sobre enzimas. Há três anos, foi vendida para a dinamarquesa Novo Nordisk, líder mundial no segmento de diabetes. Desde então, a multinacional investe US$ 230 milhões na empresa. ‘O fator primordial para atrair essas empresas é a qualidade da nossa mão-de-obra em tecnologia e biotecnologia’, garante Emrich. Antes da Biobrás, em 1999, o Miner, oriundo de uma tese de mestrado de um aluno da universidade, foi adquirido pelo UOL.

Site de buscas foi a vitrine

O detalhamento sobre o projeto do Google, maior site de busca do mundo, para seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na América Latina, que será sediado em Belo Horizonte, ainda não está definido. A multinacional irá utilizar o conhecimento da empresa mineira Akwan, adquirida por eles por um valor não revelado. A expectativa, de acordo com o chefe do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, Alberto Laender, é de que o Centro seja instalado, em caráter definitivo, no Parque Tecnológico que está sendo estruturado em um terreno da Federal, na Região da Pampulha. ‘Seria a âncora do empreendimento. Até lá, outro local ainda está em estudo”, garante.

Ainda não se sabe também o número de novas vagas que serão geradas com o projeto da empresa norte-americana de aumentar sua atuação no continente. Até o momento, a Akwan, que tem quatro anos de idade e está localizada na Avenida Abraão Caram, em frente à UFMG, conta com 30 pesquisadores. “O número de empregos deverá ser imensamente maior”, aposta o empresário Guilherme Emrich, ex-sócio capitalista da corporação mineira, criada por um grupo de professores da UFMG: seis sócios-fundadores e mais dois gestores de fundo de capital de risco. Ela fornece serviços de busca para usuários finais e empresas no Brasil, como UOL e IG, na área médica e ferramentas de clipping. Sua grande vitrine é o site de buscas Todobr.com (http://www.todobr.com.br). Agora, os internautas que tentarem acessar esse endereço, serão automaticamente encaminhados para o Google.

Para o professor Nívio Ziviani, um dos fundadores da Akwan, a aproximação com o Google foi natural. “A empresa tinha interesses em criar um centro de pesquisa e desenvolvimento na América Latina. A opção pela Akwan deve-se à sua forte presença na região e ao desenvolvimento, aqui, de tecnologia compatível com a mundial”, declara. Segundo ele, fazer parte da equipe da multinacional representa grande oportunidade de crescimento para a empresa mineira, além de gerar empregos que exigem alto nível de qualificação. Inicialmente, a Akwan Information Technologies manterá seus clientes que, depois, também passarão para o Google. Para a empresa americana, a Akwan irá desenvolver ferramentas de busca e de mídia, um dos pontos fortes do site internacional.”

LISTA DE ISENTOS DA TAXA DE INSCRIÇÀO AO VESTIBULAR 2006 SAI NO DIA 1o. DE AGOSTO

Está prevista para a próxima segunda-feira, 1º de agosto, a divulgação dos nomes dos candidatos isentos da taxa de inscrição ao Vestibular UFMG 2006. O benefício se destina às pessoas que comprovam, através do envio da documentação exigida pela Universidade, a impossibilidade de arcar com a despesa, que neste ano é de R$ 103. A lista dos beneficiados estará disponível no endereço eletrônico da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve):http://www.ufmg.br/copeve.

Nesta edição do Programa de Isenção da Taxa do Vestibular (PITV), a Copeve deferiu 18.958 pedidos, o que corresponde a 65,7 % dos 28.907 inscritos. Desse total, 12.891 candidatos receberão isenção total e outros 6.067 a parcial, correspondente a 50% do valor da taxa. Os índices mantêm-se estáveis se comparados aos resultados do último Programa, quando, de um total de 29.021 inscritos, foram deferidos 18.591 pedidos, ou 64% do total de candidatos. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/001947.shtml)

 

INSCRIÇÕES AO VESTIBULAR DA UFMG 2006 ACONTECEM EM AGOSTO

As inscrições ao Vestibular 2006 da UFMG serão realizadas, pela internet, de 7 a 18 de agosto e, nos Correios, de 8 a 19 de agosto. As provas da primeira etapa do concurso acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro, em Belo Horizonte, Barbacena, Contagem, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa.

A segunda etapa será realizada, de 9 a 16 de janeiro de 2006, apenas na capital mineira e em Montes Claros. O manual do candidato custa R$ 15 e a taxa de inscrição é de R$ 103. Aos isentos, basta comprar o manual do candidato e apresentar, nos Correios, a carta de deferimento da taxa de isenção enviada pela UFMG ou, na internet, digitar o código específico de seu processo. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/001947.shtml)

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 22 de junho de 2004, Aleixina Maria Lopes Andalécio fez a defesa pública de sua dissertação do mestrado na Escola de Ciência da Informação. Uma semana antes do grande dia, Xina fez um teste do tempo que gastaria na sua apresentação, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo. A Lelé e o Marcelo Bassoli, representantes de O Sistemático, compareceram e ficaram um pouco. Mas, o Eustáquio permaneceu até o fim, cronometrando o tempo. As fotos são de autoria de Marcelo Bassoli e Eustáquio.


Testando!


Testando!


Lelé e Marcelo


Xina


Eustáquio

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no 29, de 01/08/1985, publicou notícias sobre a seleção de bolsistas para o Setor de Programação da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, freqüência de pessoal do CECOM, realização do seminário Teleprocessamento, produção do Sistema Burroughs 6700, entre outras. A notícia que se destacou foi:

BOLETIM INFORMATIVO DA REITORIA
O Boletim Informativo da Reitoria da UFMG foi reconhecido pelo Conselho Universitário, em 14 de junho, como órgão oficial da instituição. Com o número 601, o BI já circulou em sua nova fase, com uma alteração no seu logotipo, onde a expressão da Reitoria foi substituída por da Universidade.
A Sala de Imprensa está fazendo uma campanha de assinaturas no âmbito interno da UFMG. Portanto, os funcionários do CECOM que quiserem se tor ar assinantes do BI poderão dar seus nomes no Setor de Treinamento e Divulgação ou procurar diretamente a Sala de Imprensa.
A distribuição do BI é feita através do sistema de malotes da Universidade, por via postal e pelo sistema de entrega direta da Seção de Protocolo e Expediente da Reitoria.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diva Corrêa Vieira, no dia 31. E os parabéns para os ex-ceconianos: Eliane Pawlowiski, no dia 31; Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua (DCC), no dia 1o de agosto; Iracema Alves Torres e Evandro de Paula Godoy, no dia 04.

TABLADO:
O campus Pampulha está ganhando esta semana uma nova estrutura, que servirá de palco a solenidade inédita, na manhã do próximo sábado, dia 30 de julho. Pela primeira vez, a formatura de alunos de graduação da UFMG acontece ao ar livre. A solenidade, preparada pelos 162 formandos de Medicina, será no bosque entre a Reitoria e a Escola de Música. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/001957.shtml)