Sistemático: Edição 1258 – 18/08/2005


Notícias



NOVAS TECNOLOGIAS SÃO TEMA DE PALESTRA NO CECOM

Gustavo Prado, diretor de TI da QA Consulting, esteve no CECOM nesta quarta-feira, 17 de agosto, para fazer uma apresentação da empresa, do produto QA mail-safe e de alguns tópicos da tecnologia de redes wireless.

A apresentação foi agendada pela Divisão de Redes de Comunicação, que convidou administradores de rede da UFMG interessados na montagem de acessos wi-fi em suas unidades.

O produto QA mail-safe é um servidor de e-mail, com suporte a anti-spam e interface para os antivírus mais comuns do mercado. Ele permite a configuração, via web, de “listas brancas” e “listas negras” de servidores de e-mail, assim como a configuração de regras anti-spam, pe-ríodo de quarentena de mensagens, aviso a remetentes e destinatários de mensagens barradas e definição do intervalo para geração de mensagens com o resumo das mensagens que cada destinatário teve barradas, com um link para desbloqueio. O produto se assemelha à solução utilizada no servidor anti-vírus/anti-spam da UFMG e poderá ser colocado em teste pelo CECOM.

A apresentação sobre tecnologia wireless incluiu um resumo da evolução dos produtos, protocolos e padrões, soluções adotadas pela empresa em alguns clientes e discussões sobre problemas específicos dos presentes.

PRORH DIVULGA PRÓXIMOS CURSOS DE INFORMÁTICA

A ProRH, em parceria com o CECOM, oferece treinamento em Informática para funcionários da UFMG, nas seguintes datas:

– Curso Excel II
– Turma 01: no período de 18 a 26/08/05, com aulas diárias, de 13h30 às 16h30, na Sala de aula 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria. Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

– Curso Informática Instrumental – Turma 06: de 17/08/05 a 21/09/05, com aulas em dias alternados (segunda, quarta e sexta-feira), no horário de 13h30 às 16h30, na Sala de Aula da Imprensa Universitária. Instrutora: Edir Cabral de Lacerda Ferreira.

– Curso Word II – Turma 04: de 29/08 a 06/09/2005, com aulas diárias, no horário de 13h30 às 16h30, na Sala de aula 2 do CECOM. Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

– Curso Lotus Notes
: de 31/08 a 02/09, com aulas diárias, no horário de 08h30 às 11h30, na Sala de Aula da Imprensa Universitária. Instrutor: Antônio Eustáquio Rodrigues.

TEM INÍCIO CURSO DE INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

Dentro do programa de treinamento de Informática organizado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos em parceria com o CECOM, teve início ontem, dia 17, o curso de Informática Instrumental.

Estão participando do treinamento os seguintes funcionários: Eliana Morais Viana (Escola de Veterinária), Eliton Márcio Chagas (Faculdade de Farmácia), José Antônio Quintanilha da Silva (Museu de História Natural), Lea de Jesus Pereira (Faculdade de Odontologia), Lucas Rocha da Costa (Instituto de Ciências Exatas), Márcia Inês Amaral Nunes (Depto. de Recursos Humanos), Marlene de Souza da Silva (Depto. de Administração de Pessoal – Cruz Vermelha) e Poliane Soares Pessoa (Depto. de Recursos Humanos – Cruz Vermelha).

A instrutora é Edir Cabral de Lacerda Ferreira e as aulas, que vão até 21 de setembro, estão sendo realizadas na Sala de Aulas do DRH na Imprensa Universitária.

DCC CONCEDE BOLSAS DE EXTENSÃO PARA FUNCIONÁRIOS DO CECOM

O Depto. de Ciência da Computação concedeu duas bolsas para o curso de extensão “J2SE” para os funcionários João Carlos Lages e Márcio da Costa Viana, do Centro de Computação.

O curso será oferecido no período de 12 de setembro a 17 de de outubro/2005, de segunda a quinta-feira, no horário de 19:00 às 22:00, no ICEx.

O objetivo do curso é capacitar o aluno a utilizar a linguagem JAVA no desenvolvimento de aplicações e de applets. O curso apresenta uma visão geral da linguagem JAVA, incluindo os conceitos básicos de orientação por objetos, a sintaxe dos principais comandos, a construção de interfaces gráficas, uma visão geral das principais APIs, a utilização de bancos de dados e outros aspectos relevantes da linguagem. Ao final do curso, o aluno será capaz de desenvolver pequenas e médias aplicações utilizando a programação orientada a objetos em JAVA.

INSCRIÇÕES AO VESTIBULAR 2006 SE ENCERRAM AMANHÃ

Desde o dia 7 de agosto, estão abertas as inscrições ao Vestibular 2006 da UFMG, que oferece 4.674 vagas em seus 48 cursos de graduação. Os interessados têm até o dia 18 para se inscrever pela internet. Quem preferir realizar a inscrição nas agências dos Correios, o prazo vai até 19 de agosto. O manual do candidato custa R$ 15 e a taxa de inscrição é de R$ 103.

As provas da primeira etapa do concurso acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro, em Belo Horizonte, Barbacena, Contagem, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. A segunda etapa será realizada, de 9 a 16 de janeiro de 2006, apenas na capital mineira e em Montes Claros.

Os candidatos que se inscreveram no Programa de Isenção da Taxa do Vestibular (PITV) podem conferir a relação dos pedidos aprovados na página eletrônica da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve): www.ufmg.br/copeve. No momento da inscrição, basta aos isentos comprar o manual do candidato e apresentar, nos Correios, a carta de deferimento da taxa de isenção enviada pela UFMG ou, na internet, digitar o código específico de seu processo.

Mais informações sobre o Vestibular podem ser obtidas pelo telefones (31) 3209-9000, 3499-4408, 3499-4409 e na página eletrônica da Copeve na Internet: www.ufmg.br/copeve.
(
Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002041.shtml).

PRORH PROMOVE I ENCONTRO DAS CHEFIAS DOS TRABALHADORES ADOLESCENTES

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, através do Depto. de Recursos Humanos, promoveu no último dia 17, na Faculdade de Educação, o I Encontro das Chefias dos Trabalhadores Adolescentes do Programa de Proteção e Orientação ao Trabalhador Adolescente (PORTA).

A programação do encontro contou com as palestras:

– Abertura e apresentação do Programa de Proteção e Orientação ao Trabalhador Adolescente (PORTA), que é um convênio firmado entre a UFMG e a Cruz Vermelha Brasileira/MG, com João César de Freitas Fonseca, Pró-Reitor Adjunto de Recursos Humanos;

– Mudanças na Adolescência e Adolescente Trabalhador apresentado pela Dra. Nathayl Elisa Mucci, médica do Setor de Saúde Adolescente do Hospital das Clínicas, e Júlia Amélia Soares Baeta, psicóloga do HC;

– Participação do Depto. de Recursos Humanos no PORTA com a pedagoga Rosânia Maria da Silva e a assistente social Maria do Carmo Gonçalves Vieira Junqueira.
Representando o Centro de Computação, esteve presente ao encontro Márcia Regina Lemos, diretora da Divisão de Apoio Administrativo.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JULHO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de julho, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total geral
940.892
11.160
75.871
1.707.923
5.439.636
7.147.559

As médias diárias durante o mês de julho foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total geral
30.351
360
24.383
55.094
175.472
230.566


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Sony dá boas-vindas! Aposte no seu talento e paticipe do 6º Concurso Regional de Fotografia Digital. Concorra a câmeras digitais, viagens e outros prêmios. Participe do concurso inscrevendo-se no site http://www.sony.com.br/concurso/index.html. Fotografe e envie suas fotos! Elas podem levar você longe… A inscrição é até o dia 14 de outubro.

– Legal! Nos Estados Unidos uns caras conseguiram fazer o console portátil da Sony, o PSP (PlayStation Portable), rodar o Windows 95 e o Linux usando o emulador Bochs. Se funciona eu não sei, mas se você quiser saber mais é só acessar a página http://www.hacker.co.il/psp/bochs/. (Site em Inglês)

– No CECOM (Centro de Computação da UFMG) tem alguns aficcionados por fotografia. Eu conheço um que relaxa quando está fotografando. Na página http://www.oureyes.net/, lembrei-me desse meu amigo, e encontrei centenas de fotos produzidas por pessoas em todo mundo. É um espaço virtual para os apreciadores de lindas imagens. Aproveite e exponha o seu trabalho. É só enviar uma amostra de seu trabalho e aguardar a aceitação de seu portfólio. Tem algumas fotos da cidade de Praga que são lindas. (Site em Inglês)

– Muito legal é a página http://www.citybrazil.com.br/ onde você encontra informações sobre todos os estados do Brasil, além de todas as microrregiões e cidades de cada estado. Tem também informações sobre cultura, folclore, gastronomia, lazer, história, turismo, personalidades e comércio.

– Site de Portugal que serve como um Portal da língua Portuguesa. Você pode digitar palavras e conhecer os seus mais diversos significados, além de poder encontrar sinônimos para as mesmas. Esta funcionalidade não é compatível com todos os browsers. Vá até http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx.

– Em http://www.arquivo.com.br/, você acessa pela Internet o banco de dados de Campanhas Publicitárias e pode fazer pesquisas dinâmicas e versáteis, em todas as categorias ou nas categorias de seu interesse. Você pode pesquisar por categoria, data, anunciante, veículo, mídia, praça, etc. E com um clique você vê a imagem da campanha publicitária, na tela do seu computador.

– Os sites do Portal http://www.edukbr.com.br/ são coordenados por educadores experientes, a serviço de professores e jovens de todo o Brasil. Navegue gratuitamente e alimente seu conhecimento diário, trocando informações, pesquisando e aprendendo.

– Meninada e adultos! Fiquem por dentro do que rola na Câmara dos Deputados em http://www.plenarinho.gov.br e não percam a oportunidade de usar o dicionário para aquelas palavras difíceis que os políticos costumam usar e às vezes nem eles sabem. Além de debates e notícias, vocês vão saber quem são os deputados e o que fazem. Saibam um pouco de cada um, a história da Câmara, informações e curiosidades sobre o nosso país, além de joguinhos. Vale a pena conferir!

– O objetivo maior do jornal Saindo do Escuro é transmitir a mensagem de que existem saídas para enfrentar as diferentes formas de estados de ansiedade, tão característicos do nosso cotidiano atual, e que muitas vezes traz enormes sofrimentos, transtornos e limitações às vidas de tantas pessoas. Veja em http://www.jornalsaindodoescuro.com.br/.

O site VerVoce.com.br (http://www.vervoce.com.br/) é um serviço de VídeoChat que permite ao convidado ou assinante ver, ouvir e falar com muita gente dentro de salas públicas ou criadas por assinantes, com ou sem senha para entrar na sala.

– Dois Americanos e um Inglês resolveram aproveitar o serviço do Google que exibe fotos detalhadas da Terra, via satélite, e criaram uma página chamada Goggle Sightseeing (http://www.googlesightseeing.com). Aponte seu navegador para lá e veja vários pontos turísticos do mundo.

– Uma dica enviada pelo Eugênio, do CECOM, e que vale a pena pensar no futuro como empreendedor: O Sebrae oferece aos atuais e futuros empreendedores, uma “Matriz de Soluções Educacionais”, que traz um conjunto de cursos para orientá-los na abertura e administração de um pequeno negócio conforme sua necessidade e interesse. Os temas dos cursos são independentes, mas estão interligados garantindo um aprendizado contínuo (Básico, Intermediário, Avançado). Como um vagão de trem, cada curso vai se encaixando com os anteriores já feitos e são baseados nos seguintes focos temáticos: Gestão, Finanças, Recursos humanos, Mercado, Produção, Liderança e Empreendedorismo. Visite http://educacao.sebrae.com.br/.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no 31, de 14/08/1985, publicou notícias sobre o curso Data Star, instalação de micros na sala de aulas, curso de Teleprocessamento, curso de Algol, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

ESTÁGIO NO SETOR DE CONTROLE
Por solicitação do Depto. de Pessoal da UFMG, o Setor de de Controle de Produção do CECOM está oferecendo um estágio ao funcionário Antonino Bosco de Andrade Oliveira daquele departamento.
O estágio teve início no último dia 08 no turno da tarde, com 3 horas de treinamento diário e vai ter a duração de 6 meses.
Partindo dessa idéia e visando maior integração do CECOM com a comunidade usuária, o Setor de Controle de Produção resolveu elaborar um Plano de Estágio no sentido de oferecer, oportunamente, aos demais departamentos usuários administrativos, um treinamento na área de controle.

VISITA AO CECOM
Estiveram em visita hoje ao CECOM, dois analistas do CNPq-SELEP, acompanhados de Maria Helena, do Conselho de Pesquisas da UFMG. O objetivo da visita foi o de conhecer o Sistema de Cadastro de Pesquisas da UFMG. Os visitantes foram recebidos por José Eduardo Valle Santos e Fernando Frota Machado de Morais e, na oportunidade, foi feita uma demonstração do programa de consulta aos arquivos do sistema, sendo dadas breves explicações sobre o seu funcionamento.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Heitor Mota Belisário de Moraes, hoje, dia 18; José Bernardino Reis, no dia 20; Eduardo Henrique Lima e Zélia Miranda Kiliminik, no dia 21; Tarcísio Antônio Lopes, no dia 22; Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 23; Luciano de Errico e Carlos Alberto Barbosa França, no dia 24.

VISITA DE CANDIDATOS À REITORIA:
Este ano, serão realizadas eleições para os cargos de Reitor e Vice-reitor da universidade. Assim, na quarta-feira da próxima semana, 24 de agosto, às 10h30, O CECOM será visitado pelos candidatos Ronaldo Pena e Heloísa Starling. Em função da reforma do 8o andar, o encontro será na sala de aulas 1, no subsolo.

FORMATURA:
A colação de grau dos formandos em Letras da PUC MG será realizada no dia 23 de agosto, às 20h, no Teatro Sesiminas, à rua Padre Marinho no 60, Santa Efigênia. Entre os formandos está a ex-ceconiana Adriana Aparecida de Melo. O Sistemático, em nome de todos, envia as felicitações.

MAIS FORMATURA:
A Redação recebeu o comunicado da formatura de Thiago Gabriel Diniz, estagiário da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), no último dia 16. Thiago se formou em Ciência da Computação pela UFMG. O Sistemático envia os parabéns.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Como no CECOM todos gostam de comemorar os aniversários, além de lanches especiais sempre tem um lugar para os almoços festivos. Em 2004, no dia 18 de março, a turma da DAA (como sempre!) organizou um almoço de comemoração dos aniversários de Michele Marie Ribeiro Perpétuo e Samuel de Freitas. Na oportunidade, foram convidados os ex-ceconianos Hélio Teixeira da Costa e João Paulo Rodrigues da Costa. Com um cardápio de fazer inveja a muita gente, todos comeram bem e ainda sobrou para o dia seguinte.

As fotos são de autoria da Lelé e do Leão.


Michele e João Paulo


Rubens, Márcia, Michele, Timé, Beth, Elizângela e Alda


Alda, Lelé, Rosa, Rubens, Márcia e Michele


Michele, Timé, Beth, Elizângela, Alda, Samuel e Xina


Michele, Beth, Alda, Helinho e Samuel


Márcia, Elizângela e Alda