Sistemático: Edição 1259 – 25/08/2005


Notícias



ATI PARTICIPA DE MISSÃO A CUBA

No período de 2 a 9 de julho, a UFMG enviou uma delegação à Cuba, para visita à Universidad de las Ciencias Informáticas. A delegação foi composta por Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor de Tecnologia da Informacão; Wagner Meira Júnior, Leonardo Chaves Dutra da Rocha, Wilton Speziali Caldas, do DCC.

Na visita à Universidade de las Ciencias Informáticas, a missão da UFMG foi recebida por Melchor Gil Morell, Reitor da Universidade; Renier Pérez García, Diretor de Informatizacão; Denis García, Diretor de Gestão Tecnológica; Beatriz Aragón Fernández, Diretora de Relacões Internacionais e Sergio Tamayo, vice-decano da Faculdade.

Durante a visita, os membros da UFMG participaram de atividades de instalação da distribuição do Linux Libertas e das seguintes palestras:

– apresentação Institucional da UFMG, realizada pelo prof. Márcio Bunte;
– conferência sobre a experiência do uso do software livre na UFMG, e estratégia de migracão;
– conferência sobre desenvolvimento de aplicacões em software livre, aplicações Web e aplicações Multimedia.

Além das palestras, aconteceram reuniões de intercâmbio com especialistas e administradores da Rede UCI e várias reuniões de trabalho versando sobre temas como: software livre, pós-graduação, realização de trabalhos conjuntos e ações futuras.

GRUDE CADA VEZ MAIS PERTO DOS 20 MIL USUÁRIOS

Neste mês de agosto de 2005, o número de usuários do Grude ultrapassou a marca histórica de 19 mil usuários. Destes, mais de 15 mil ativaram o e-mail. As previsões para janeiro de 2006 são de mais de 23 mil usuários.

A cada mês, mais e mais pessoas da comunidade UFMG iniciam o uso dos sistemas do Grude, fato comprovado pelo grande crescimento dos últimos três meses, nos quais mais de 2 mil pessoas aderiram ao sistema. No último levantamento, pode-se destacar o crescimento de 16,76 % no número de usuários das unidades fora do campus Pampulha.

Várias aplicações já usam a autenticação do Grude, e a tendência natural é de que os principais sistemas da universidade passem a usar este meio centralizado de autenticação.

O CECOM e LCC continuam trabalhando rotineiramente a fim de garantir a qualidade e segurança do serviço.

BU REALIZA ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE NO FIM-DE-SEMANA

Neste sábado, dia 27 de agosto, a Biblioteca Universitária fará a atualização da versão do software gerenciador da base de dados bibliográficos da UFMG – Pergamum. Para que esta atividade seja executada, será necessário que a base de dados bibliográficos fique fora do ar durante toda a manhã.

As atualizações anteriores foram executadas durante a semana, e foram detectados os seguintes problemas no processo:

– reclamação de usuário quanto à paralisação em horário de aula;
– impossibilidade do bibliotecário de atualizar as máquinas, pois estavam atendendo os usuários;
– várias máquinas não foram atualizadas, gerando metodologias inadequadas;
– erro do servidor da biblioteca setorial durante a execução das metodologias;
– impossibilidade de suporte adequado do Setor de Automação da BU em dia útil.

Para evitar a repetição desses problemas, a alternativa encontrada foi que o serviço fosse realizado em um sábado. Será, então, necessária a presença de um servidor em cada biblioteca, para executar as atualizações nos equipamentos locais.

Para que o serviço ocorra de forma tranqüila, rápida e segura, estarão de plantão equipes da Biblioteca Universitária, CECOM e do Pergamum. Pelo CECOM, participarão Antônio Eustáquio Rodrigues e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC.2

CECOM DESENVOLVE FORMULÁRIO PARA O SAST

O SAST solicitou ao CECOM a criação de um formulário eletrônico para ser utilizado pela Junta Médica Federal nos diversos procedimentos que envolvem a saúde do trabalhador da UFMG. O formulário, desenvolvido na plataforma Notes, pelo estagiário Tiago Alisson Xavier da Silva, e denominado Perícia Médica, foi colocado em uso em 4/8/2005, passando a fazer parte da base de Formulários Institucionais da UFMG.

FUNCIONÁRIO DO CECOM OBTÉM CERTIFICAÇÃO LINUX

O funcionário Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC, foi aprovado nos exames para certificação nível 1 em Linux, aplicados pelo LPI (Linux Professional Institute), instituto que serve à comunidade Linux e aos usuários, fabricantes e desenvolvedores de software de código aberto, no intuito de aumentar e apoiar o uso profissional deste software em todo o mundo. O LPI procura também melhorar as habilidades e recursos dos profissionais desse ambiente, oferecendo serviços e definindo padrões de alta qualidade e largamente acessíveis.

As provas foram realizadas no dia 23/7/2005 e o resultado foi divulgado na última semana.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A volta ao trabalho das mães após o parto é o tema do site Amigas do Peito (http://www.amigasdopeito.org.br/). Este tema costuma ser uma das fases mais difíceis depois da adaptação inicial de amamentação. Mães, pais e famílias ficam divididas entre começar logo a alimentação complementar ou adiar a separação mãe-bebê.

– Sabe aqueles testes psicológicos utilizados em pacientes para que eles digam o que estão vendo nos desenhos? Agora tem uma página com os testes e você poderá baixar para o seu computador e utilizar à vontade. Vá até http://www.inkblottestwallpaper.com/. (Site em Inglês)

– Muito legal é a página Bad Fads (http://www.badfads.com) com fotos antigas e roupas que hoje são totalmente bregas aos olhos dos mais novos. São roupas e acessórios que usamos naquela época. No link platform shoes tem um desenho de um Black Power com aquela plantaforma de sapato. (Site em Inglês)

– Se você estava acostumado a assistir o Pânico na TV, agora você pode também assistir na Internet. Os caras invadiram a praia virtual e as loucuras continuam as mesmas. Veja em http://www.paniconainterne.com.br.

– O brasileiro Alexandre Ribeiro, 38 anos, entrou para a história do triathlon mundial ao conquistar, em novembro de 2003, na ilha de Kailua-Kona, em Big Island, Havaí, o título do Campeonato Mundial de Ultraman, considerado o maior desafio de triathlon de resistência do planeta. O site de Alexandre Ribeiro (http://www.alexandreribeiro.com.br/) é muito legal e criativo.

– Os cães gostam de música? Cães com pedigree – O que é? Para que serve? Por quê os cães deitam de barriga para cima? Será que são mesmo carnívoros? Por quê os olhos dos cães brilham no escuro? Quer saber mais? Visite o endereço http://www.premierpet.com.br/.

– A empresa Air France (http://www.airfrance.com.br) oferece dicas de turismo sobre os destinos servidos por suas frotas, hospedagem, restaurantes, atrações turísticas imperdíveis, compras, vida noturna, mapas, telefones úteis, tempo, eventos, hora e transporte local.

– A página da KLM Brasil (http://www.klmbrasil.com.br) também oferece dicas de eventos, arte, vida noturna, acomodação e atrações para quem vai viajar à Holanda, e City Guide, com as principais dicas de 30 cidades européias atendidas pelos vôos da companhia.

– Dráuzio Varella é médico cancerologista, formado pela USP. Nasceu em São Paulo, em 1943 e foi um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou Química durante muitos anos. No início dos anos 70, trabalhou com o professor Vicente Amato Neto, na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de imumologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao INAMPS. Saiba mais em http://www.drauziovarella.com.br/index.asp.

– Se você quer criar um buscador personalizado com o seu nome, nome da sua namorada, mãe etc., aponte o eu navagedor para o Google e faça a festa (http://www.logogle.com/). Após você definir o nome do seu buscador, copie e cole o link gerado como página principal do seu navegador. Você pode fazer o mesmo no Yahoo.

– A água está presente em muitos momentos da nossa vida: em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes; em nossa alimentação, quando comemos, cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e verduras ou preparamos sucos. Para trabalhos de escola vá até http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/agua.htm.

– Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura (http://www.futura.org.br/geracaofutura/oficina.htm) é uma série de atividades voltadas para a formação técnica, troca de idéias, experimentação e exibição de novos produtos audiovisuais. Duas vezes ao ano, sempre no período das férias escolares, 15 jovens são selecionados para participar no Canal Futura de seminários, palestras, workshop de câmera, edição e videografismo, conhecendo de perto como funciona um canal de televisão.

– A expressão “acessibilidade”, presente em diversas áreas de atividade, tem também na informática um importante significado. Representa para o nosso usuário não só o direito de acessar a rede de informações, mas também o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos. Vá até http://www.acessobrasil.org.br/.


CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 23/08/2005, notícias sobre software livre e comprasnet, transcritas a seguir:

O governo mantém a opção pelo sistema –
A política do governo em favor do software livre não será afetada pela possível saída de Sérgio Amadeu da presidência do ITI, nem pela administração de Dilma Roussef na Casa Civil. De acordo com o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, o uso do software livre continua como prioridade estratégica do governo por economicidade e para a redução da dependência tecnológica do país. Na avaliação de técnicos do governo, o software livre tende a avançar mais agora na gestão de Dilma Roussef: ao contrário de José Dirceu, que delegou a tarefa de defender a bandeira a Sérgio Amadeu, dizem que Dilma gosta de assumir o comando, além de ter um perfil mais executivo. Embora reconheça que a migração para software livre poderia estar mais avançada – foi prejudicada por trocas de ministros, pela complexidade dos grandes sistemas estruturadores, e porque o governo é multifacetado -. Santanna ressalta que a estratégia de implementação “tem que ser aderente à capacidade de execução”do governo. O processo, defende ele, precisa começar pelos servidores e pela disseminação do conhecimento entre os analistas e técnicos de informática. Os funcionários paulatinamente serão convencidos a usar o novo sistema. “Não se faz migração por decreto, é preciso conquistar as pessoas e não impor”, afirma. Essa é, segundo Santanna, a principal divergência entre ele e Sérgio Amadeu. A migração brusca nas estações de trabalho geraria, afirma Santanna, uma enorme pressão no help desk e poderia “desacreditar o software livre”.

A previsão é de 1,2 mil pregões este mês – O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, diz que estão agendados 1.200 pregões eletrônicos para este mês, no ComprasNet. Até janeiro, segundo ele, a média de pregões no portal era de 80 por mês. O crscimento do uso do pregão nas compras públicas de bens e serviços comuns, diz Santanna, é um exemplo de que o trabalho de convencimento dá bons resultados na mudança da cultura do setor público. “É um processo sem trauma”, afirma. O uso do pregão, lembra ele, começou com debates e treinamento e dentro de 90 dias se tornará obrigatório nas compras de Estados, municípios e entidades, com recursos repassados pela União. Quem quiser pode preencher o contrato de adesão no site do ComprasNet e utilizar o sistema em seus pregões. Segundo Santanna, os ministérios do Planejamento e da Fazenda vão definir um plano de adesão gradual ao sistema de pregão.

FATURAMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL CHEGA A R$ 974 MILHÕES NO SEMESTRE

O Globo Online, de 22/08/2005, divulgou a notícia Faturamento do comércio eletrônico no Brasil chegou a R$ 974 milhões no semestre, diz pesquisa, transcrita a seguir:

Pesquisa sobre a evolução do comércio eletrônico no Brasil, divulgada nesta segunda-feira pelo e-bit, indica que, no primeiro semestre, o faturamento das lojas virtuais brasileiras chegou a R$ 974 milhões, cerca de 30% a mais do que o registrado em igual período de 2004, quando somou R$ 745 milhões. Em todo o ano passado, o e-commerce brasileiro faturou R$ 1,8 bilhão.

Em 2002, as vendas chegaram a R$ 850 milhões e, em 2003, a R$ 1,18 bilhão.
De acordo com a 12ª edição do relatório trimestral “Web Shoppers”, o principal responsável pelo crescimento do setor no período foi a expansão da base de consumidores, que cresceu 20%. Ao final de junho de 2005, pelo menos 4 milhões de pessoas já tinham feito alguma compra em alguma loja virtual brasileira.

A cada compra, indica a pesquisa, foram gastos, em média, R$ 297, registrados principalmente no Dia das Mães e no Dia dos Namorados. O volume de pedidos acompanhou o faturamento e cresceu 30%, atingindo pouco mais de 3 milhões de consumidores nos seis primeiros meses do ano.

No ranking dos produtos mais vendidos, a categoria de Títulos de CD, DVD e Vídeo continuou liderando, com 22% de participação, mas um pouco menor que de janeiro a junho do ano passado, quando a participação foi de 27%.

O segundo lugar da lista foi ocupado pela categoria Livros, Jornais e Revistas, com 17% das preferências, seguido pelos Eletrônicos (12%).

Levando-se em conta a existência de um maior número de datas comemorativas no segundo semestre em relação ao primeiro, o setor espera faturar cerca de R$ 2,3 bilhões em 2005.

Em 2004, com cerca de 3 milhões de adeptos do e-commerce, o setor gerou 5,6 milhões de pedidos. Em 2005, com o aumento da base de consumidores, a projeção é de que as lojas virtuais fechem o ano com 1,6 milhão de pedidos a mais, ou seja, 7,2 milhões de pedidos ao longo dos 12 meses.

O e-bit é uma empresa de pesquisa e marketing online criada para auxiliar empresas a atrair, manter e rentabilizar clientes, aumentando a utilização da internet como canal de relacionamento.

O e-bit gera diariamente informações detalhadas sobre comércio eletrônico, a partir de dados do próprio consumidor online após a efetivação de compra em cerca de 440 lojas virtuais.

Já o relatório “Web Shoppers”, de iniciativa do e-bit, analisa as evoluções do comércio eletrônico, as mudanças de comportamento e preferências dos consumidores.

FRAUDES COM O USO DA INTERNET CRESCEM 1.313% NO 2o TRIMESTRE

O Globo divulgou, no dia 22/08/2005, a notícia Fraudes com o uso da internet crescem 1.313% no 2º trimestre, transcrita a seguir:
As fraudes pela internet cresceram 1.313% em todo o país no segundo trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2004, de acordo com levantamento do governo federal. Os dados do Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet Brasileira (Cert.br) – criado por decreto da Casa Civil em 1995 – demonstram também que, em relação ao primeiro trimestre de 2005, as fraudes cresceram 259%. Números apurados pelo órgão mostram que o crescimento desse tipo de crime tem sido constante a cada trimestre desde 2003.
Em abril, maio e junho deste ano foram notificados 7.942 casos contra 562 no segundo trimestre de 2004. Já nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano foram 2.213 registros.

Esses números mostram que as fraudes pela internet já representam 45% de todos os incidentes de segurança que acontecem on-line no Brasil e são registrados pelo Cert.br. As fraudes mais comuns são as bancárias (quando um hacker captura a senha do internauta); o furto de números de cartões de crédito e violação de direitos autorais, que é a disponibilização indevida de filmes, músicas, programas de computador e etc. para download ou venda em sites.


UFMG ASSINA CONVÊNIO COM A PBH

Está marcada para o dia 30 de agosto, a solenidade de assinatura do Convênio de Cooperação do Programa de Arrendamento Residencial – PAR, entre a UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, com interveniência da Caixa Econômica Federal. O convênio objetiva a promoção da casa própria para funcioná-rios da Universidade e será assinado pela Reitora, profa. Ana Lúcia Almeida Gazzola, e pelo Prefeito de Belo Horizonte, Fernando Damata Pimentel.

A solenidade está marcada para as 10h, na Sala das Sessões, 4o andar do prédio da Reitoria.
.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no. 32, de 22/08/1985, publicou notícias sobre o novo Plano de Cargos e Salários, Concurso Público na UFMG, V Simpósio sobre Desenvolvimento de Software Básico, Curso de Algol, Curso Operação do Sistema B6700, realização da Quinta Escola de Computação na UFMG, seleção de bolsistas para o CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE LINHA DISCADA
O Setor de Software e o Setor de Hardware estão dando continuidade aos testes de ligação entre micro e o B6700, através de linha discada. Para tanto, está utilizando um modem de resposta automática fabricado pela Digitel. O teste inicial consta da ligação de um micro Apple, localizado no centro da cidade, através do telefone normal da Reitoria, ramal 1475.
Espera-se que, em breve, o know-how adquirido possa ser repassado à comunidade usuária interessada em tal tipo de conexão.

ENCONTRO SOBRE TELEPROCESSAMENTO NA SUCESU
A SUCESU-MG, dando prosseguimento ao seu Programa de “Troca de Experiências”, vai realizar no dia 28 de agosto, um encontro sobre Teleprocessamento. Na oportunidade, serão apresentadas as experiências das empresas interessadas abordando temas como administração geral, planejamento e tecnologia de teleprocessamento.
O Centro de Computação pretende apresentar uma palestra sobre a sua experiência em Comunicação Micro/Burroughs, através de Luiz Ricardo de Faria e Silva e Aleixina Maria Lopes Andalécio.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, no dia 28; e Roberto Simone Maciel Júnior, no dia 1o. de setembro. Os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Nívio Ziviani (DCC), no dia 27; Francimara Teixeira Garcia, no dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31; e Elizângela de Souza Prado, no dia 1o. de setembro.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 15 a 23 de março de 2004, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) promoveu um treinamento interno de Word e Excel para funcionários do CECOM, ministrado pelo Eugênio. Participaram do treinamento: Alfredo, Antônio Carlos, Elza, Helvécio, Luiz Eugênio, Márcio Viana, Rubens, Cristina e Wilton, além de Ana Lúcia, do DRCA.

As fotos são de autoria de Antônio Lima.


Antônio Carlos, Alfredo, Cristina e Helvécio


Eugênio, Alfredo e Antônio Carlos


Helvécio, Leão e Ana Lúcia


Eugênio e Alfredo


Elza, Rubens, Antonio Carlos e Cristina


Alfredo, Cristina, Helvécio e Leão