Sistemático: Edição 1260 – 01/09/2005


Notícias



NOVO SISTEMA DA PÓS-GRADUAÇÃO É APRESENTADO AOS COLEGIADOS DE CURSO

O novo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação da UFMG foi apresentado, nesta última terça-feira, dia 30/08, aos coordenadores, sub-coordenadores e secretárias dos colegiados dos cursos de pós-graduação selecionados para fazerem parte do primeiro grupo de programas que será treinado para utilização do novo sistema.

O evento, que aconteceu na sala de Sessões do 4o andar da Reitoria, contou com a presença do vice-reitor, prof. Marcos Borato Viana, que abriu a solenidade salientando a importância do desenvolvimento do projeto deste novo sistema. A seguir, o pró-reitor de pós-graduação, prof. Jaime Arturo Ramirez, iniciou a apresentação dando ênfase aos benefícios que o novo sistema proporcionará à administração institucional dos programas da pós-graduação . Já com foco nos aspectos mais operacionais, as apresentações seguintes foram divididas em três partes: o CECOM, através do seu vice-diretor, Gilmar Lima Guimarães, discursou sobre características técnicas de engenharia de software implementadas no projeto; a PRPG, por intermédio de sua assessoria acadêmica, representada pelas funcionárias Zélia Pires da Silveira e Maria Dolores Diniz, apresentou toda a parte de programa Capes, orientadores, curso e currículo; e, por fim, a diretora do DRCA, sra. Ana Lúcia Ribeiro Diniz, apresentou as novidades com relação ao registro, matrícula e histórico do aluno. O prof. Jaime Arturo Ramirez procedeu então o encerramento do evento.

Todo desenvolvido com tecnologia baseada em interface Web, a fim de prover acesso ao usuário através de qualquer navegador da internet e com total segurança, o novo sistema além de incluir diversas novas funcionalidades na orientação e acompanhamento da vida acadêmica do aluno, foi projetado na concepção da necessária vinculação do aluno a um curso, cujo currículo vigente indicasse os parâmetros de integralização e conclusão do curso, além das atividades acadêmicas da área de concentração e da linha de pesquisa do aluno.

Quanto ao cronograma de implantação, a meta é, ao longo deste 2o semestre, implantar o sistema para teste de produção, em todos os programas de pós-graduação da Universidade. Assim, a partir do início do próximo semestre letivo (1o semestre de 2006), o atual sistema, em uso desde o início dos anos 90, será definitivamente substituído pelo novo sistema. Os programas de pós-graduação que foram convidados a participarem deste primeiro grupo de treinamento são: Administração, Ciência Animal, Ciência da Computação, Ciência da Saúde da Criança e do Adolescente, Cirurgia, Engenharia Elétrica, Estudos Lingüísti-cos, Filosofia, Odontologia e Parasitologia.


A apresentação do novo sistema


Carlos Alfeu e Gilmar Guimarães com a equipe desenvolvedora do sistema: Igor, Diogo, Thiago, Roberto, Mário, Beatriz, Raimundo e Denise

ANALISTA DO CECOM FAZ PALESTRA NA ESTATÍSTICA

Amanhã, dia 2/9, às 9h30, Aleixina Maria Lopes Andalécio, da DAC, fará uma apresentação sobre sua dissertação de mestrado para os alunos do 6o. período do curso de Estatística do ICEx/UFMG, a convite do professor Sebastião Lira Filho, do Depto de Estatística. A dissertação, defendida em julho de 2004, teve como título “O uso de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação no desenvolvimento da pesquisa em Ciências Sociais: possibilidades e competências” e a apresentação servirá para colocar os alunos do curso em contato com ferramentas e serviços como bancos de dados de referências bibliográficas, coleta de dados mediada por computador, análise de dados auxiliada por computador e publicação em meio eletrônico.

PRORH OFERECE CURSO DE WORD

A ProRH, em parceria com o CECOM, está oferecendo um curso de Word II para fun-cionários da Universidade.

O curso, que teve início no dia 29 de agosto e será encerrado no dia 06 de setembro, conta com a participação dos funcionários: Afonso Geraldo Silva (Escola de Engenharia) , Aline de Jesus Dias (Instituto de Ciências Biológicas), Gláucia Fernandes Pinto Silva (Faculdade de Educação), Juliana Alves dos Santos Olivieira (Instituto de Ciências Exatas), Maria de Lourdes Macedo (Escola de Belas Artes), Rose Aparecida Botelho Rodrigues Accacio (Instituto de Geociências), Sônia Mara Pacheco (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), Valdete Lopes (Escola de Música) e Valéria Aparecida da Silva (Depto. de Contabilidade e Finanças).

O treinamento está sendo realizado no horário de 13h30 às 16h30, na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, e o instrutor é Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).

UFMG E PBH ASSINAM CONVÊNIO PARA CONSTRUÇÃO DE MORADIA PARA SERVIDORES

A UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte assinaram, na manhã desta terça-feira, 30 de agosto, convênio de cooperação que prevê a construção de moradias para servidores de ambas as instituições.

As obras utilizarão recursos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), criado por lei federal de 2001, que beneficia funcionários públicos com renda familiar de até seis salários mínimos. O Programa é gerenciado pela Caixa Econômica Federal.

A cerimônia de assinatura do documento reuniu, na UFMG, a reitora Ana Lúcia Gazzola, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Dimas Wagner Lamounier, além de secretários municipais, assessores e pró-reitores da UFMG. Também participaram do evento servidores técnico-administrativos da Universidade.

Conjuntos habitacionais – O PAR prevê a criação de conjuntos residenciais a serem habitados por funcionários da Universidade e da Prefeitura. Em cadastramento preliminar realizado na UFMG, 531 servidores manifestaram interesse em participar do Programa. O convênio prevê ações conjuntas para definir a classe de funcionários da PBH a serem inscritos, bem como o processo seletivo dos candidatos.

Outros passos previstos no convênio são a localização de terrenos, a definição do tipo de construção e a escolha, entre as construtoras cadastradas junto à Caixa Econômica Federal, da empresa que será contratada para realizar o serviço. (Fonte:http://www.ufmg.br/online/arquivos/002110.shtml).


Vice-Reitor MArcos Borato, Prefeito Fernando Pimentel, reitora Ana Lúcia Gazzola e superintendente da CEF,
Dimas Wagner Lamounier


Funcionários da UFMG assistem à palestra


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Dicas úteis de educação para pais e educadores você vai encontrar em http://sitededicas.uol.com.br/index.htm. Os assuntos são variados, e incluem dicas de informática na escola e em casa. A diversidade de temas tratados no site é intencional, e oferece ao educador um material que pode ser útil à sua atualização.

– A judoca Aline Barros, com apenas dezenove anos, já é Campeã Pernambucana, Brasileira e Sul Americana na categoria Júnior e vice-Campeã Sul Americana na categoria Sênior. Saiba mais em http://www.alinebarrosjudo.com.br/.

– Degustar a produção de cachaça da região de Paraty e exercitar o paladar na 8ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Essas são algumas das opções da agenda do mês de agosto em http://www.cidadeshistoricas.art.br/.

– Fundado em 1997, o GibIndex (http://www.gibindex.com/gx.php) é o mais antigo portal brasileiro exclusivamente dedicado às histórias em quadrinhos. Este não é um portal de notícias (embora eventualmente traga algumas), sendo focado na popularização, estudo e preservação da história dos quadrinhos, seus autores, personagens e editoras.

– Felizmente, na Internet, não há problema de espaço. Segundo Kleber Mendonça Filho, ele não tem que se preocupar com deadlines, os textos podem ser mudados de acordo com o humor e amadurecimento, além de permanecerem no ar indefinidamente. Pensando nisso, surgiu a idéia de montar um site com boa parte do que ele vem escrevendo desde que assumiu a posição de crítico de cinema do Jornal do Commercio, no Recife, em setembro de 97. Há também textos de outras épocas, no período em que trabalhou no JC entre 1993 e 1994. No CinemaScópio, você poderá encontrar entrevistas, matérias (textos jornalísticos) e artigos (reflexão), links de recomendação e duas sessões destinadas especificamente às salas de cinema. Veja tudo isso em http://cf.uol.com.br/cinemascopio/.

– O Instituto Virtual de Doenças Neurodegenerativas do Estado do Rio de Janeiro (IVDN) é uma rede de promoção de pesquisa, ensino e divulgação científica na área de Doenças Neurodegenerativas e outras patologias associadas à neurodegeneração. O objetivo do site http://www.ivdn.ufrj.br/kb_ivdn_v01_00_index.htm é divulgar para não-especialistas informações sobre doenças neurodegenerativas, noticiar avanços científicos relacionados, comentar informações veiculadas pela grande imprensa, informar sobre pesquisa realizada no país, e oferecer contatos de instituições especializadas, grupos de apoio e outros de utilidade para pacientes, familiares, estudantes e outros interessados.

– Gerenciar melhor o tempo é um dos maiores desafios deste mundo cada vez mais caótico. Antes de partir para uma melhor administração de nossas atividades pessoais e profissonais, é preciso identificar o motivo do mal aproveitamento do dia. As causas podem ser muitas: perfeccionismo, dificuldade de dizer não, falta de planejamento etc. Melhore a sua vida visitando o endereço http://www.organizesuavida.com.br/.

– Afinal como você define o seu pai? Aponte seu navegador para Yahoo/pai (http://br.yahoo.com/pais/pai_boleiro.php) e veja algumas definições de pais que muitos filhos têm.

– Fique ligado em tudo que vai rolar na Copa da UEFA 2005/06 em http://pt.uefa.com/index.html. São reportagens novíssimas, atualizadas em tempo real com todos os times e jogadores que participarão deste campeonato. A página é em Português/Portunhol. Dê um download no protetor (http://pt.uefa.com/fanzone/freebies/screensavers/index.html) de tela da copa da UEFA. As atualizações são online e as notícias estarão fresquinhas na telinha do seu computador.

– Publicação do Jornal Folha de São Paulo: pessoas que tenham interesse em aprender a usar o sistema Braille poderão fazê-lo gratuitamente pela internet. O curso está disponível no site http://www.braillevirtual.fe.usp.br/ do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo).

– Pegue uma carona no BBC Movies (http://www.bbc.co.uk/movies/) e explore o portal da rede inglesa BBC dedicado à produção audiovisual. Assista às transmissões de trailers dos lançamentos do cinema, produções do cinema inglês, da própria BBC e vídeos caseiros (One-Minutes Movies). (Site em Inglês)

– Uma página com transmissões de trailers dos principais lançamentos dos cinemas e totalmente em Português é o Cineclick. Viage no mundo do cinema, vá até http://cineclick.virgula.com.br/trailers/ e pronto!

 


CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 30/08/2005, notícias sobre o orçamento do governo para as áreas de ciência e tecnologia, transcritas a seguir:

Aumentam as receitas dos fundos setoriais. E o contingenciamento – As receitas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) devem crescer 38,5% em 2006, em comparação com as deste ano, de acordo com a previsão do Ministério da Ciência e Tecnologia para o projeto de lei orçamentária, a ser encaminhado ao Congresso Nacional até amanhã, 31. Em 2006, se confirmada a previsão do MCT, entrarão R$ 2,135 bilhões de novos recursos no FNDCT, que engloba todos os recursos dos fundos setoriais, mas nem tudo será destinado ao P&D: o governo vai aumentar em 59,9% o contingenciamento dos recursos dos fundos setoriais. Com isso, do total a ser arrecadado pelo FNDCT, apenas R$ 829,4 milhões serão liberados para investimento em P&D, um aumento de 14,9% em relação ao valor autorizado para este ano. O restante, R$ 1,245 bilhão, ficará retido em “reserva de contingência”. Neste ano, a previsão inicial era de R$ 1,541 bilhão, elevada para R$ 1,667 bilhão pelo Congresso – R$ 901 milhões contingenciados.

A esperança de mais recursos para C&T está no Congresso – O orçamento global do MCT para 2006, de R$ 4,838 bilhões, aumentará 10,8% em relação ao de 2005, considerando a previsão original feita pelo governo no orçamento. Ressalte-se que, pelo orçamento em vigor aprovado pelo Congresso, correspondem ao MCT recursos de R$ 5,128 bilhões. A esperança de aumentar os recursos para ciência e tecnologia está no Congresso. A Lei de Diretrizes Orçamentárias, já aprovada, pr exemplo, proíbe o governo de contingenciar mais de 40% das receitas do FNDCT, do Funttel e do Fust. Se o dispositivo não for vetado pelo presidente Lula, automaticamente os recursos liberados para o FNDCT saltarão para mais de R$ 1,2 bilhão. O limite para o contingenciamento dos recursos para ciência e tecnologia foi negociado no Congresso pelo deputado Eduardo Campos (PSB-PE), quando era ministro da Ciência e Tecnologia. O assunto foi discutido com o Ministério da Fazenda, que teria concordado também com outras restrições previstas no projeto de lei de regulamentação do FNDCT. O que não estava previsto inicialmente era a obrigatoriedade de liberação também de parte do dinheiro doo Fust, uma fonte de recursos até hoje só usada para ajudar a fazer superávit nas contas públicas. No caso dos fundos setoriais, mesmo se o presidente vetar, ele enfrentará novas pressões: na regulamentação do FNDCT, em tramitação no Senado, os parlamentares estabeleceram um cronograma de redução gradual do contingenciamento. Em cinco anos, acabaria totalmente o contingenciamento.

 

SAST INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES NO CAMPUS SAÚDE

A solenidade de inauguração das novas instalações do SAST – Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador – no Campus Saúde, aconteceu ontem, dia 31, à Alameda Álvaro Celso, 175 – 7o. andar. A solenidade contou com a presença da Reitora da UFMG, Profa. Ana Lúcia Almeida Gazzola, a Pró-Reitora de Recursos Humanos, Profa. Elizabeth Spangler Andrade Moreira, e o Coordenador do SAST, Dr. Ricardo José Reis.

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no. 33, de 29/08/1985, publicou notícias sobre sugestões para a proposta do Plano de Cargos e Salários, levantamento patrimonial no CECOM, participação do CECOM na Olicomp – Olimpíada da Computação, curso de fotografia da Escola de Belas Artes, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

ENCONTRO SOBRE TELEPROCESSAMENTO NA SUCESU
Luiz Ricardo de Faria e Silva e Aleixina Maria Lopes Andalécio apresentaram ontem uma palestra na Sucesu/MG, dentro do Programa de Troca de Experiências. A palestra proferida pelos representantes do CECOM, Comunicação de Dados, descreveu as ligações micro/Burroughs, micro/micro e micro/mini, desenvolvidas pelo Centro de Computação.

SELEÇÃO DE BOLSISTAS
O resultado final da seleção de bolsistas para as duas vagas no Setor de Programação da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, foi divulgado no início da semana. Os novos bolsistas do CECOM são: Andréia Cardoso Alves, aluna do 6o período do curso de Ciência da Computação, e Ricardo Kawencki, aluno do 4o período do curso de Engenharia Civil. Eles vão iniciar seus trabalhos no Centro de Computação no dia 02 de setembro.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Roberto Simone Maciel Júnior, no dia 1o. de setembro; Edir Cabral de Lacerda Ferreira, no dia 02; e Renato Machado Righi, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Elizângela Souza Prado, no dia 1o.; Cláudia Machado Valente, no dia 03; Leandro de Souza Costa, Vânia Márcia Paiva Pacheco e Glaura da Conceição Franco, no dia 04; Laertes Junqueira, no dia 05; Paulo Vianna Affonso e Hélio Chachan, no dia 07; prof. Henrique Pacca Loureiro Luna (DCC), no dia 08.!

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Gilmar e Vicentina fazem aniversário no dia 1o de novembro e há anos comemoram juntos a data no CECOM. Em 2004, os dois anteciparam a comemoração para o dia 29 de outubro, e dividiram o bolo tão festejado com os ceconianos. As fotos são de autoria de Alexandre Fonseca.


O bolo


Elza parabenizando Vicentina. Ao fundo: Ronaldo, Samuel, Josemar, Roberto, Robson, Selma e Carlos Roberto


Vicentina e Eustáquio. Ao fundo: Timé, Ronaldo, Samuel, Josemar e Roberto


Roberto, Regininha, Emerson, Elza, Michele, Márcia e Gilmar


O parabéns pra você com Raimundo, João Vitor, Igor, Max e Bia