Sistemático: Edição 1261 – 15/09/2005


Notícias



CECOM INICIA ATIVIDADES DE APOIO À ELEIÇÃO PARA REITOR

Esta semana, o CECOM iniciou as atividades de apoio à eleição para Reitor, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro deste ano. A organização do processo eleitoral está a cargo da Comissão Eleitoral, que foi instituída pelo Colégio Eleitoral no mês passado.

As atividades de apoio serão coordenadas por Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do Centro de Computação, e serão executadas também pelas equipes da DAC e DAS. A Comissão Eleitoral já recebeu o planejamento e cronograma propostos para estas atividades, cujas principais etapas são:
1. Preparação de infra-estrutura da Comissão Eleitoral
2. Preparação do cadastro de votantes
3. Geração de informações para a votação
4. Apuração dos votos

O planejamento foi montado levando-se em consideração a experiência dos últimos processos eleitorais e as decisões atuais do Colégio Eleitoral.

Uma novidade no processo deste ano será a utilização do sistema Gerus, que é um dos alicerces do Grude, na etapa de preparação do cadastro de votantes. O Gerus realiza, rotineiramente, um trabalho automatizado de unificação de registros de pessoas, fundamental para identificação dos usuários do Grude. Esta unificação é importante para o processo eleitoral, já que um determinado indivíduo, pertencente a mais de um dos três segmentos (docente, TA e discente), só poderá votar uma única vez. Sendo utilizado o Gerus, combinado com informações vindas das bases de dados funcional e acadêmica, será possível montar a base de votantes eliminando-se as atividades de conferência dos dados que eram realizadas anteriormente pelas equipes do DAP e DRCA.

Outra novidade pode ser a utilização de urnas eletrônicas emprestadas pelo TRE, com o objetivo de modernizar o processo e agilizar a apuração dos votos. Entretanto, esta possibilidade ainda depende de avaliação dos procedimentos técnicos necessários e dos prazos disponíveis para viabilizar sua implantação. Esta questão deve estar definida até a próxima semana.

COMISSÃO ELEITORAL DIVULGA CANDIDATOS A REITOR

Decorrido o prazo legal para a apresentação de candidaturas para a consulta à comunidade universitária, que subsidiará o Conselho Eleitoral na elaboração da lista tríplice de postulantes aos cargos de reitor e vice-reitor da UFMG, a Comissão Eleitoral registrou a inscrição de três chapas. São elas, por ordem de inscrição:

Chapa 1: Professor Dirceu Bartolomeu Greco, candidato a reitor. Professora Antônia Vitória Soares Aranha, candidata a vice-reitora.

Chapa 2: Professor Ronaldo Tadeu Pena, candidato a reitor. Professora Heloísa Maria Murgel Starling, candidata a vice-reitora.

Chapa 3: Professor Jacyntho Lins Brandão, candidato a reitor. Professora Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin, candidata a vice-reitora.

O prazo para apresentação de recursos ou pedidos de impugnação de candidaturas terminou no dia 14 de setembro de 2005. A Comissão homologará as inscrições até às 17h do dia 16 de setembro de 2005.
(Fonte: Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002173.shtml)

SERVIÇO DE PLANTÃO EXECUTARÁ ATIVIDADES DE BACKUP AOS SÁBADOS

Uma das atividades mais importantes na área de tecnologia da informação é garantir a existência de rotinas de backup eficientes que permitam a cópia de arquivos e base de dados, bem como sua correta recuperação em casos de necessidade. O CECOM executa regularmente atividades deste tipo, com o intuito de preservar o acervo de dados da universidade que estão sob a sua responsabilidade.

Para garantir que estas atividades sejam realizadas dentro de padrões de qualidade e segurança e que se tenha sempre confiabili-dade e integridade das cópias realizadas, a DAC (Divisão de Atendimento e Consultoria) e a DCP (Divisão de Controle do Processamen-to) estão sempre atentas na identificação de pontos que possam ser melhorados.

Assim, novidades foram introduzidas no esquema do backup semanal dos arquivos armazenados nos servidores que atendem às redes locais da Administração Central, bem como nos backups do mainframe LX5320 e do servidor SOL. O novo esquema foi iniciado no último sábado, dia 10 de setembro.

Como as novidades geraram a necessidade de encerramento dos serviços no sábado, esta atividade está a cargo dos plantonistas do Centro de Computação. O serviço de plantão, que funciona desde julho de 2003, existe para atender, solucionando ou dando encaminhamento, às situações emergenciais que tornarem indisponíveis os serviços essenciais prestados pelo CECOM, em horário extra-expediente, ou seja, das 19:00 às 24:00, nos dias úteis, e de 07:00 às 24:00, aos sábados, domingos e feriados. Agora, o plantão passa a ter esta importante missão.

Para permitir a implantação do novo esquema, a DAC providenciou a elaboração de orientação técnica sobre os procedimentos necessários e a DCP realizou, no dia 08/09, uma apresentação do processo de montagem de fita no mainframe LX-5320 e no servidor de backup SOL. Esta apresentação ficou sob a responsabilidade do funcionário Nilson José Marinho Vale e foi vista por todos os plantonistas.

A equipe de plantonistas do CECOM é formada pelos funcionários Antônio Eustáquio Rodrigues, Jader Santos e Márcio da Costa Viana, da DAC; Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Rogério Soares Pinheiro, da DAS; e Nilson José Marinho Vale, da DCP.


Rogério, Márcio e Eustáquio


Nilson, Max e Jader

PRORH DIVULGA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA

A ProRH, em parceria com o CECOM, está divulgando o cronograma do treinamento em informática destinado aos funcionários da UFMG para os meses de setembro e outubro. Os cursos oferecidos são:

– Curso Informática Instrumental, de 30/08 a 18/10/05, no horário de 13h30 às 16h30 (somente terça e quinta), na Sala de aula da Imprensa. Instrutor: Elza Maria Guedes Rozinholi.

– Curso Lotus Notes, de 21 a 23/09/05, no horário de 13h30 às 16h30 (aulas diárias), na Sala de aula 2 do CECOM. Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

– Curso Excel II, de 26/09 a 4/10/05, no horário de 13h30 às 16h30 (aulas diárias), na Sala de aula 2 do CECOM. Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

– Curso Informática Instrumental, de 28/09 a 07/11/05, no horário de 08h30 às 11h30 (somente segunda, quarta e sexta), na Sala de aula da Imprensa. Instrutor : Alfredo Ventura dos Anjos.

– Curso Word II, de 3 a 11/10/05, no horário de 08h30 às 11h30 (aulas diárias), na Sala de aula 2 do CECOM. Instrutor: Sandra Terezinha Corrêa.


Informativo



ESTATÍSTICA DE SISTEMA ANTI-SPAM DE AGOSTO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de agosto, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.103.681
7.040
1.030.968
2.141.689
5.217.267
7.358.956

As médias diárias durante o mês de agosto foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
35.603
227
33.257
69.087
168.299
237.386


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– É lindo! Apesar da página http://www.theriverreturns.org/ ser em Inglês, vale a pena fazer um passeio turístico virtual pelo Rio St. John, que fica na Florida.

– Uma idéia super legal é o Dictionaraoke (http://www.dictionaraoke.org ). É uma página com som das pronúncias das palavras de grandes sucessos musicais. Lá você encontra de A-ha a Sex Pistols. (Site em Inglês)

– A Biblioteca Virtual Adolpho Lutz (http://www.bvsalutz.coc.fiocruz.br/html/pt/home.html) é um desdobramento do projeto “Adolpho Lutz e a história da medicina tropical no Brasil”, da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. O projeto é apoiado por diversas instituições: Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Adolfo Lutz (de São Paulo), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj.

– O ritmo e as condições de vida nos grandes centros urbanos em todo o mundo impõem uma série de exigências à saúde dos indivíduos. Cuidados especiais se mostram necessários, permitindo suportar mais facilmente níveis acentuados de stress. Saiba mais em http://www.vitacheckup.com.br/.

– Se você é chegado em bossa nova não pode perder esta dica para lá de especial. É a Turma da Bossa (http://www.turmadabossa.com.br/ ) chegando na Internet para mostrar este velho estilo musical que agrada gregos e troianos. Baixe em seu computador algumas músicas ou ouça pelo Real Player e perceba o quanto este ritmo é bonito e gostoso de ouvir. Se liga na Turma da Bossa. É muito legal!

– Visite http://www.blinkx.com/overview.php e procure vídeos, entrevistas em tevês, buscando nas emissoras BBC, CNN, Reuters, NCB, Fox, ABC, CBS, Bloomberg, ESPN, London TV, entre outros, em Inglês e Espanhol. (Site em Inglês)

– O Google disponibilizou uma versão beta de buscador de vídeo em http://video.google.com/. Mesmo que você não tenha um Player (RealPlayer, VLC e outros), a página oferece para download um tocador próprio. Funciona em conjunto com os navegadores Internet Explorer e FireFox. (Site em Inglês)

– Você está ligado em tudo que rola na Capital Federal com este escândalo? Não perca o humor e jogue o Escândalo em http://www.escandalo.biz/entrar.htm. O Jogo da Corrupção. Pelo jeito vai virar febre na Internet.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 13/09/2005, notícias sobre mudança no ITI e software livre, transcritas a seguir:

Com a saída de Sérgio Amadeu, o ITI perde o poder político – A saída de Sérgio Amadeu do ITI (Instituto de Tecnologia da Informação), publicada ontem, dia 12, no Diário Oficial da União, representa mais do que uma troca de nomes. A primeira conseqüência é a volta do ITI a suas origens, como um órgão responsável apenas pela ICP-Brasil, com perda de poder político. A segunda é o enfraquecimento da política do software livre. Em sua gestão, com o apoio do então ministro José Dirceu, Amadeu transformou o ITI num órgão formulador de políticas públicas, abraçando as bandeiras do software livre e da inclusão digital. “A definição da política de software é tarefa da SLTI (Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, ligada ao Ministério do Planejamento) e será conduzida por nós”, disse ontem o secretário Rogério Santanna. O software proprietário, segundo ele, continuará a ser usado pelo governo em duas situações: nos sistemas legados e quando houver ganho tecnoló-gico. Santanna tem falado contra “opções fundamentalistas”, uma referência ao estilo radical de Amadeu. Ele garante, entretanto, que o software livre continua sendo política de governo e diz que muda apenas a forma de sua implementação. “O Sérgio saiu do governo dizendo que não tinha espaço. O que ele não tinha era bons projetos”, diz Santanna. O último embate entre Santanna e Amadeu foi por causa do orçamento de 2006. Amadeu tentou criar uma dotação orçamentária, de R$ 200 milhões, específica para a migração em 20 mil estações de trabalho e 600 servidores. Santanna mandou reduzir o valor a R$ 50 milhões, que, segundo ele, é mais do que suficiente. “E, se eu tivesse R$ 200 milhões colocaria na Dataprev para diminuir a dependência tecnológica com a Unisys”, acrescentou. Santanna é contra a migração no desktop e dá como exemplo o Senado que, segundo ele, depois de ter feito uma migração grande, teve que voltar atrás porque não teve boa gestão.

O Serpro começa a migração nas redes – O Serpro iniciou, pela sua filial de Recife, a migração das redes locais para software livre, que representará uma economia de R$ 1,5 milhão por ano com licenças. De acordo com Marco Aurélio Sobrosa, superintendente de administração de ambiente do Serpro, a equipe da estatal trabalhou durante dois anos no desenvolvimento, capacitação e homologação do modelo para migração da infra-estrutura de rede. Com a migração nas redes locais, que deve ser concluída em fevereiro, o Serpro será uma das poucas empresas a usar o software livre em todas as áreas. Segundo Sobrosa, muitas empresas fazem migração em servidores e estações de trabalho, mas mantêm soluções proprietárias na infra-estrutura de rede. Aliás, esse era o caso do Serpro, que já tinha 3,6 mil estações de trabalho com software livre. “Nós estamos fazendo a migração completa”, comenta. Os servidores de rede do Serpro vão trabalhar com Linux Red Hat e diretório Open DAP em substituição aos aplicativos da Novell.

EBAY FECHA A COMPRA DO SKYPE POR US$ 2,6 BILHÕES

O Globo de 12/09/2005 divulgou a notícia “eBay fecha a compra do Skype por US$ 2,6 bilhões”, transcrita a seguir:

O site eBay Inc., de leilões online, anunciou nesta segunda-feira ter fechado a compra do Skype Technologies, especializado em telefonia pela internet, por US$ 2,6 bilhões. Inicialmente, o eBay pretende pagar US$ 1,3 bilhão em dinheiro e US$ 1,3 bilhão em ações e fazer um pagamento posterior de mais de US$ 1,5 bilhão em 2008 ou 2009, se os objetivos financeiros forem atingidos, avaliando o acordo em US$ 4,1 bilhões.

– Estamos realmente comprando um novo negócio – afirmou o presidente financeiro do eBay, Rajiv Dutta.

Para explicar a aposta, Dutta fez uma comparação com a expansão do eBay no mercado de compras online, com a aquisição, em 2002, da PayPal por US$ 1,5 bilhão. A operação, que gerou uma série de críticas inicialmente, levou o eBay à liderança do mercado de compras online.

Em apenas dois anos, o Skype – cujo software permite que os consumidores façam chamadas telefônicas de graça para qualquer parte do mundo pela internet – já atraiu 54 milhões de membros para seu serviço. Disponível em 27 idiomas, o Skype é a oferta de comunicações de voz de mais rápido crescimento do mundo. Desde seu lançamento, ele já foi carregado por download mais de 155 milhões de vezes em 225 países e territórios. E a expectativa é de que sua taxa de crescimento atual possa duplicar em um prazo de um ano.

A compra do Skype pode ser avaliada como o melhor negócio do eBay em seus 10 anos de história. A empresa de telefonia prevê para este ano investimentos da ordem de US$ 60 milhões e mais de US$ 200 milhões para 2006, rumo à liderança do promissor mercado de Serviço de Voz na Internet (Voip), que passou a ser uma ameaça para companhias líderes como Yahoo, Google e Microsoft.

Embora o negócio principal do eBay esteja em um ponto considerado maduro, a companhia busca novas categorias de produtos e mercados internacionais. A empresa realizou uma série de aquisições e investimentos nos últimos anos, metade dos quais nos mercados de aluguéis de propriedades e classificados online.

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA EM 16 DE OUTUBRO

O horário de verão este ano vai começar no primeiro minuto do dia 16 de outubro e terminar à meia-noite do dia 18 de fevereiro de 2006 (primeiro minuto do dia 19 de fevereiro de 2006). No dia 16 de outubro, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar em 1 hora os seus relógios. O horário de verão terá duração de 125 dias, cerca de 4 meses.

O horário de verão será adotado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. O horário de verão foi implantado pela primeira vez em 1931 e é adotado todos os anos desde 1985, sendo esta a 35ª versão.
(Fonte: O Globo, de 13/09/2005)



Há 20 anos…

Nas edições de números 34 e 35 de O Sistemático Ano IX, foram publicadas notícias sobre Informática 85, requisição de disquetes, Vestibular 1986, plano de estágio da DDS, Telecongresso, Projeto Piolho, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVA VERSÃO DO TVA
O Setor de Software terminou a nova versão do programa TVA cujas cópias se encontram à disposição dos interessados no Setor de Apoio ao Usuário (SAU). A nova versão teve o protocolo melhorado a fim de permitir o uso de “impressora local endereçável”. A documentação será em breve liberada.
(Ano IX, no. 34 – 05/09/1985)

QI900 NO CECOM
O Centro de Computação recebeu na última terça-feira, a título de empréstimo, um microcomputador QI900 da Quartzil Informática Ltda. O equipamento vai permanecer no CECOM até a chegada dos outros QI900, adquiridos por pagamento do trabalho realizado pelo Setor de Software para a Quartzil, que incluiu parte do desenvolvimento do sistema operacional do QI900.
O equipamento se encontra no subsolo para término dos trabalhos do convênio existente entre o CECOM e a Quartzil.
(Ano IX, no. 35 – 12/09/1985
)

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como “O Sistemático” não saiu na semana passada, os parabéns atrasados para Rogério Soares Pinheiro, no dia 11 e para os ex-ceconianos: Elidimar Sérgio Soares, no dia 09; Rodrigo Fontes Ribeiro e Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10; Maria Lúcia Adorno, no dia 12; Aldemar Lopes de Souza, Arnaldo José de Oliveira e Diego Amadeu Duarte de Morais Santana, no dia 13. Os parabéns, em dia, para os ex-ceconianos: Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17; Luiz Henrique Loureiro dos Santos, Carla Oliveira Bechelane e Ricardo Yokoyama, no dia 18; Edésio Costa e Silva e Maria do Carmo Viegas, no dia 20; Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, no dia 21.

CASAMENTOS: Outubro vem aí com os casamentos de Igor Campos Leal e Adriana Faria, no dia 15 e de Clayton Ricardo dos Santos e Adriana da Costa, no dia 21.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Como a Xina gosta muto de festa, ela não deixaria passar essa oportunidade. Um dia após a defesa pública de sua dissertação de mestrado, ela ofereceu um lanche para os colegas do CECOM, na Sala do Café do 8o andar. O lanche ocorreu no dia 23 de junho de 2004 e contou com a presença em massa dos ceconianos.
As fotos são de autoria do Leão e da Lelé.


O lanche oferecido pela Xina


C arlos Roberto, Vicentina, Robson, Ronaldo, Beth, João Carlos e Leonardo


Xina


Xina e Lelé


Eustáquio, Márcio Viana < Ana Paula ( de costas ) e Maria Helena ao fundo.