Sistemático: Edição 1262 – 22/09/2005


Notícias



COMUNIDADE USARÁ URNAS ELETRÔNICAS NA ELEIÇÃO PARA REITOR

Conforme vem sendo divulgado, a comunidade universitária será consultada sobre a sucessão do reitorado, em processo eleitoral que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro deste ano. Na organização deste processo, a Comissão Eleitoral instituída pelo Colégio Eleitoral está definindo as regras e instrumentos a serem utilizados.

Na semana passada, foi confirmado junto ao TRE o empréstimo das urnas eletrônica, que serão utilizadas pela primeira vez na universidade. O uso destas urnas tem o objetivo de modernizar o processo e agilizar a apuração dos votos. Feita a avaliação dos procedimentos técnicos necessários e dos prazos disponíveis para viabilizar sua implantação, e após ouvir o CECOM com relação às atividades de apoio envolvidas, a Comissão decidiu pela aprovação do uso das urnas.

Com isso, muitas novidades opera-cionais ocorrerão. Dentro de cada local de votação serão constituídas seções, sendo, no mínimo, uma para cada segmento. Em locais onde existam mais que 500 votantes de um mesmo segmento serão criadas mais seções para aquele segmento, para garantir que o processo de votação transcorra sem filas e atrasos.

A urna eletrônica será usada em, praticamente, todos os locais de votação. Somente aqueles fora do município de Belo Horizonte utilizarão as cédulas convencionais. Este é o caso do NCA, em Montes Claros, do Instituto Casa da Glória, em Diamantina e da Fazenda de Igarapé.

Para viabilizar o uso das urnas eletrônicas a data de fechamento do cadastro de Votantes, levando-se em consideração as decisões do Colégio Eleitoral sobre quais pessoas estariam, ou não, em condições de votar, foi marcada para 17 de outubro. Caso haja segundo turno a base de dados de Votantes será a mesma do primeiro turno.
Informações sobre a eleição para Reitor e Vice-Reitor da UFMG estão disponíveis em http://www.ufmg.br/eleicoes2005/.


Foto tirada do site do TRE

TREINAMENTO DO NOVO SISTEMA DA PÓS-GRADUAÇÃO TERÁ INÍCIO NA PRÓXIMA SEMANA

No período de 26 de setembro a 07 de outubro, o CECOM dará apoio ao DRCA (Depto. de Registro e Controle Acadêmico) e à PRPG (Pró-Reitoria de Pós-Graduação) no treinamento sobre o novo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação da UFMG. O objetivo do treinamento é familiarizar as secretárias de colegiado com as funcionalidades do novo sistema, que tem previsão de implantação para todos os programas de pós-graduação da Universidade a partir do próximo semestre letivo (2006/1).

Inicialmente, o treinamento será dado aos funcionários dos dez colegiados dos programas-piloto que farão o teste de final do sistema, e também aos funcionários do DRCA e PRPG.

O cronograma do treinamento é o seguinte:
dia 26/09: funcionários da PRPG e DRCA

de 27 a 30/09: funcionários dos colegiados dos programas de pós-graduação de Engenharia Elétrica, Filosofia, Seção de Ensino da FAFICH, Ciência Animal e Parasitologia.

de 03 a 07/10 – funcionários dos colegiados dos programas de pós-graduação em Administração, Ciência da Computação, Odontologia, Cirurgia e Estudos Lingüísticos.

O treinamento será na sala de aula 1 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no horário de 8h30 às 11h30, exceto no dia 29/09, que será de 14h às 17h.

O apoio do CECOM será dado através dos funcionários Denise Cristina de Assis Moreira, Mário Magalhães Lara e Raimundo Natalino Chaves, todos da DAS (Divisão de Aplicativos e Sistemas).

CECOM APÓIA PROCESSO DE ALUNO DE INTERCÂMBIO

Durante este segundo semestre de 2005, tem havido diversas discussões sobre o registro e controle acadêmico de alunos que realizam intercâmbios acadêmicos institucio-nais entre a UFMG e instituições federais de ensino superior (IFES) e entre a UFMG e instituições de ensino estrangeiras.

O intercâmbio de alunos da graduação entre instituições federais de ensino superior foi instituído pela ANDIFES – Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior e regulamentado na UFMG através da Resolução CG/002/2004, de 13/05/2004, da Câmara de Graduação. Já o intercâmbio internacional para alunos de graduação é regido pela Resolução n. 05/98, de 04/06/1998, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

O objetivo das discussões é chegar num consenso quanto à formalização dos procedimentos a serem adotados no âmbito dos diversos órgãos envolvidos: Pró-reitoria de Graduação, Diretoria de Relações Internacionais, Departamento de Registro e Controle Acadêmico e Colegiados de Cursos de Graduação. Isso possibilitará, além de uma clara melhoria na organização de todo o processo, que se proceda alterações e ajustes no sistema acadêmico da graduação, permitindo um controle informatizado bem mais efetivo do que o existente atualmente.

Participam dessas discussões: profa. Maria Luzia Lamounier e Danielle Cláudia M. F. Zárate, da PROGRAD; Maria Aida A. Jensen, da DRI; Ana Lúcia R. Diniz, do DRCA; Maria Beatriz S. P. Prado e Gilmar L. Guimarães, do CECOM.

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

Com a saída da estagiária Daniela Miranda, da DAC (Divisão de Atendimento e Consultoria), em agosto/2005, o CECOM contratou para a vaga o aluno Marcelo Marcos da Silva Nery, aluno do curso de Engenharia de Minas. Marcelo iniciou o estágio no último dia 19, na DAC.


Marcelo Marcos

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– O Programa Petrobrás Cultural baliza as ações de patrocínio da empresa em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. Aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações, abragendo a sua criação, produção, difusão, preservação e assimilação. Veja esta página super legal e criativa em http://www.hotsitespetrobras.com.br/palcopetrobras/.

– Apesar de ser em Inglês, o “Atlas of the Valley of the Kings” (http://www.theban mappingproject.com/) combina informação com interatividade com apenas um clique. Faça uma viagem pelo Egito clicando nos mapas e em outos links. É fascinante!

– Em http://www.latinosrj.com/, conheça o evento, co-organizado pela Federação Carioca de Beisebol e Softbol e pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, que serviu para apresentar aos cariocas as técnicas e regras da modalidade, presente no Pan Americano de 2007.

– Olha, fazer uma confissão para você mesmo é duro. Imagine um confessionário virtual. É verdade! Existe um confessionário virtual e o pessoal fala que é seguro. O que? Seguro? Esta confissão está no confessionário em http://grouphug.us/: “I’m having my menstruation and my mood is extremly bad now”. Confira!! Tem cada coisa estranha! (Site em Inglês)

– Começou no 21 de setembro o primeiro encontro da Ação Educativa da 5ª Bienal do Mercosul e os professores das redes pública e privada de ensino. No total, serão cinco encontros. No dia 21, acontecerão em três horários: 8h30, 14h e 19h. Os outros dois serão no dia 10 de outubro às 8h30 e às 14h. Todas as reuniões ocorrerão no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514, Centro, Porto Alegre-RS). Saiba mais em http://www.bienalmercosul.art.br/.

– Vai uma dica para quem tem Pendrive USB ou quer adquirir um. Quer colocar os arquivos de boot do Windows em um pendrive USB ? O programa Bart PE Builder faz isto. Consegue extrair os dados necessários a partir do sistema operacional e armazená-los em um chaveirinho com 256Mb. É de graça e tem tutorial. A dica é do Gravatá, do Jornal O Globo: http://www.hf.com.ru/content/view/171 (Programa) e http://www.nu2.nu/pebuilder/ (Tutorial). (Site em Inglês)

– Quantos animais abandonados nas ruas você encontra diariamente? Diversos. Sabe o que acontecerá se você se decidir por adotar um deles? Terá um animal dedicado, eternamente grato, carinhoso e feliz por ter conseguido um dono. Quer mais? Tem sim! Ele já vem testado pela maior “concessionária animal” do mundo: a natureza. Resistiu ao frio, às chuvas, às doenças existentes nas ruas, comeu lixo, foi enxotado e maltratado. E sobreviveu! Vá até http://www.vira-lata.org/index.html.


MOSTRA DE TALENTOS UFMG

Continuam abertas, até sexta-feira, dia 23, as inscrições para a Mostra de Talentos da UFMG. A mostra é aberta à participação de estudantes de graduação, pós-graduação, servidores técnico-administrativos e professores da UFMG.
Maiores informações podem ser obtidas no telefone 3499-4051, com Cristina Miranda, na Pró-Reitoria de Graduação. O regulamento pode ser acessado em: www.ufmg.br/dac.

BU PROMOVE EXPOSIÇÃO DE ACERVOS RAROS

A Biblioteca Universitária da UFMG convida para a abertura da Exposição Acervos Raros de Bibliotecas da UFMG, dando início à Campanha Uso Responsável da Biblioteca.

A abertura da exposição está marcada para o dia 26 de setembro de 2005, às 19 h, e a visitação para o público será no período de 27 de setembro a 07 de outubro, no horário de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

A exposição será montada no saguão da Biblioteca Central.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no 36, de 19/09/1985, publicou notícias sobre XVIII Congresso Nacional de Informática, debates com os candidatos a Reitor, acompanhamento de uso de fitas magnéticas, controle de bens patrimoniais, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEVOLVE CLUSTER
Foi reinstalado no CECOM, no último dia 17, o Adapter Cluster que estava emprestado para a Universidade de Brasília, aumentando a capacidade de comunicação do B6700 para mais 16 novas linhas.
Com isso, o CECOM vai devolver, em breve, o módulo de memória pertencente à UnB, que ainda se encontra instalado no Sistema B6700.

CECOM ENVIA TRABALHOS PARA O V SIMPÓSIO SOBRE DESENVOLVIMENTO
DE SOFTWARE BÁSICO

O Setor de Software do CECOM está enviando uma série de trabalhos para o V Simpósio sobre Desenvolvimento de Software Básico, que vai ser realizado na UFMG no período de 25 a 27 de novembro. Os trabalhos, em número de 13 (treze), descrevem as experiências do CECOM na área de comunicação de dados, utilitários e software básico em geral.
A relação dos trabalhos selecionados só será divulgada no dia 15 de outubro.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gino Ottoni Durante, no dia 29. E os parabéns para os ex-ceconianos: Janer Olinto de Andrade, no dia 26; Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27; e Aléxia Maria Muller de Gouveia, no dia 29.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 04 de março de 2004, os ceconianos se reuniram na sala do café do 8o. andar para a comemoração do aniversário de Carlos Alfeu. Foi uma surpresa simples, com direito a bolo de nozes pão de queijo e refrigerantes. As fotos são de autoria de Antônio Carlos Souza Lima Júnior.


A mesa com bolos e pães de queijo


Os refrigerantes


Carlos Alfeu. Ao fundo: Dôra, Frota e Timé


Lelé, Leão, Alda e Carlos Alfeu


Emerson, prof. Márcio Bunte e Renato


Rosa, Rafael, Emerson, Samuel, Leão, Renato e Gilmar