Sistemático: Edição 1264 – 07/10/2005


Notícias



ATI PARTICIPA DE SEMINÁRIO NACIONAL GESTÃO EDUCACIONAL DE CURSOS A DISTÂNCIA

A Faculdade de Educação promove durante o dia de hoje o Seminário Nacional Gestão Educacional de Cursos a Distância. O seminário teve início às 8h e a programação está sendo a seguinte:

– de 10h30 às 12h – Mesa “Política brasileira de Educação a Distância”, com as professoras Carmem Moreira de Castro Neves, diretora do Depto. de Produção e Capacitação em Programas de Educação a Distância – Secretaria de Educação a Distância do MEC; Glaura Vasques de Miranda, coordenadora do Projeto Veredas; Maria do Carmo Villa, cooredenadora de Educação a Distância na UFMG, e Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben, diretora da FaE e coordenadora do Projeto Veredas na UFMG.

Apresentação do coral da Escola Fundamental do Centro Pedagógico

– de 14h às 15h30 – Mesa “Gestão em Educação a Distância”, com as professoras Maria José Feres, coordenadora do Pro-Jovem; Marisa Ribeiro Duarte, coordenadora de Avaliação e Monitoramento do Projeto Veredas – FaE/UFMG; e Tânia Margarida Lima Costa, vice-coordenadora do curso Veredas – FaE/UFMG.

– de 16h às 17h30 – Mesa “O papel das redes na articulação dos Sistemas em EAD”, com os professores Maria Umbelina Caiafa, coordenadora pedagógica do Projeto Veredas; Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor de Tecnologia da Informação/UFMG; e Juliane Corrêa, coordenadora de Tutores do Projeto Veredas, FaE/UFMG.

ATI PRESENTE EM ENCONTRO DO FORPLAD

No período de 28 a 30 de setembro último, aconteceu, na cidade de Natal – RN, mais um encontro do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD) das Instituições Federais de Ensino Superior. Em paralelo às reuniões ordinárias, o Fórum promoveu encontros específicos para discussão de projetos da SESu relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Basicamente dois projetos encontram-se em fase de desenvolvimento. O primeiro, chamado de SIDIES e coordenado pelas universidades federais do Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, prevê uma grande modelagem de dados a ser disponibilizada para todas as IFES e uma possível posterior implantação no MEC. Já o segundo projeto, chamado de PING-IFES, é coordenado pela UFMG e está sendo implementado pelo LCC – Laboratório de Computação Científica. O seu principal objetivo é possibilitar a troca de informações entre o MEC e as IFES através de consultas diretas às bases de dados referenciais, via interface de comunicação Webservice e segurança de acesso implementada por diretório como o LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), garantindo assim, os padrões de interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping).

Como representante da ATI, participou do encontro o vice-diretor do CECOM, Gilmar Lima Guimarães. E, representando a Pró-reitoria de Planejamento, a pró-reitora em exercício, Sra. Maria das Graças Fernandes Araújo.

VERSÃO DO CACIC PARA FEDORA ESTÁ OPERACIONAL

Desde meados do mês de julho, o CECOM está utilizando o sistema de inventário CACIC (Configurador Automático e Coletor de Informações Computacio-nais), capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional de uma organização e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. O sistema, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento e pela Dataprev, utilizando software livre, também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

A primeira versão do módulo servidor do sistema foi liberada, em junho, apenas para a distribuição Conectiva do sistema operacional GNU/Linux, o que exigiu a instalação de um servidor exclusivamente para o uso do sistema, já que o padrão de ambiente de servidores do CECOM utiliza a distribuição Fedora do GNU/Linux. Atualizações mais recentes do sistema permitiram sua instalação em outras distribuições. Isto possibilitou sua adequação ao padrão do CECOM, sendo instalado no mesmo servidor que é hoje utilizado para os testes da rede administrativa baseada em GNU/Linux, processo que foi concluído na última sexta-feira, por Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC.

Como mudou o servidor de coleta de dados, os micros que já forneciam seus dados para o sistema deverão sofrer uma atualização nos próximos dias, para reconhecer o novo servidor.

Assim que o uso do sistema CACIC estiver consolidado no CECOM, ele será instalado também nos demais micros da Rede Administrativa. A responsabilidade pelo projeto de implantação do sistema CACIC é de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, também da DAC.

RECADASTRAMENTO DE DEPENDENTES DE IR

PA Divisão de Apoio Administrativo (DAA) comunica que os funcionários do CECOM devem procurar Maria Auxiliadora, na Secretaria, até o dia 21 de outubro/2005, para preenchimento do formulário de Recadastramento de Dependentes de Imposto de Renda.2

PRORH PROMOVE TREINAMENTO DE WORD II

A ProRH, em parceria com o CECOM, está promovendo, desde o dia 03/10, um curso de Word II para funcionários da UFMG. O treinamento, realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no horário de 8h30 às 11h30, encerra suas atividades no dia 11/10/2005. A instrutora é Sandra Terezinha Corrêa.

Estão participando do treinamento os seguintes funcionários: Amanda Luzia da Silva (Instituto de Geociências), Daiara Laize Batista Santos (Faculdade de Farmácia), De Leon de Deus Pereira (Instituto de Ciências Biológicas), Felipe Gomes da Silva (Faculdade de Farmácia), Jussara Lúcia Araújo (Centro Pedagógico), Patrícia Margareth Sallum (Gabinete), Ricardo Carvalhaes Henrique (Instituto de Geociências), Silas Lopes Rosado (Faculdade de Farmácia) e Vanessa Pawlowski Queiroz (Escola de Belas Artes).


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE SETEMBRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a pubicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas.
Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de setembro, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.219.115
5.043
10117.885
2.342.043
6.279.712
8.621.755

As médias diárias durante o mês de setembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
40.637
168
37.263
78.068
209.324
287.392

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Conhecimentos Gerais (http://www.conhecimentosgerais.com.br/) é uma página da internet dedicada a fornecer conteúdo para estudantes e auxiliá-los em suas pesquisas escolares. Os textos publicados não são dos autores do site e, portanto, as idéias expressadas não significam necessariamente as idéias da Conhecimentos Gerais. O único objetivo é servir de ponte de informação entre o conhecimento e o público.

– A Astronomia é a ciência que estuda os astros e mais genericamente, todos os objetos e fenômenos celestes. Etimologicamente, astronomia provém do grego astron, “astro”, isoladamente considerado ou como um sistema de estrelas, uma constelação, conexo com o grego aster, “astro” ou “estrela” isoladamente considerados. Já a Astronáutica é a ciência de navegação no exterior da atmosfera terrestre. Astronomia & Astronáutica, um espaço para difusão e popularização da Ciência & Tecnologia. Veja mais em http://www.dicasdasemana.com.br/.

– Fique bem informado! Acesse a página da revista Isto é (http://www.terra.com.br/istoe/) e leia as matérias gratuitas on line. A revista é uma publicação da Editora Três.

– Se você quiser conhecer melhor a Samara Fellipo, a Detinha da novela “América”, aponte seu navegador para o blog desta lindinha e fique por dento do que rola no cotidiano da atriz em http://www.samarafelippo.blogger.com.br/.

– Não perca o vôo! O sistema de informações de vôos da Infraero (http://www.infraero.gov.br/sivnet/index.php?lang=bra) não vai deixar você no chão. É fácil. Selecione a cidade (só para o Brasil) e as informações fornecidas pelas companhias aéreas chegam na tela do seu computador fresquinhas.

– Tecanet (http://www.infraero.gov.br/hotsites/cargaaerea/bra/tecanet.php) é um serviço da Infraero desenvolvido especialmente para o cliente que utiliza os Terminais de Logística. Cada usuário possui um login e uma senha para acessar, em tempo real, informações a respeito do movimento da sua mercadoria nos terminais. Graças a esse sistema, o cliente pode confirmar a chegada de seus produtos no Terminal de Carga, visualizar o local de armazenagem e até realizar uma pré-inspeção.

– A primeira chamada de um telefone celular foi realizada em 3 de abril de 1973, em Nova York (EUA), por Martin Cooper, então gerente geral da Divisão de Sistemas da Motorola. Veja o álbum de fotos dos primeiros celulares em http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/o_primeiro_alo_ movel.htm.

Dica do Edu (UFBa)Muito Legal! Esse endereço é digno de ser colocado em “favoritos”. Primeiras páginas dos jornais de todo o Mundo: cada bolinha laranja nos mapas dos continentes, são jornais de cidades daquele estado, ou País. Todo dia tem a 1ª página de cada jornal. Ao se posicionar sobre a bolinha desejada, ao lado, aparece a 1ª página dos jornais, e clicando sobre a bolinha, você tem a página em tamanho maior, para facilitar a visualização. Uma viagem ao mundo inteiro dos jornais. Veja em http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash.

TRE VISTORIA LOCAIS DE VOTAÇÃO NA UFMG

Uma equipe de técnicos judiciários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) visitou, na terça-feira, dia 04, as unidades acadêmicas e administrativas do campus Pampulha que receberão urnas eletrônicas para a eleição a reitor e a vice-reitor da UFMG. A visita prosseguiu na quarta-feira, no campus Saúde e nas unidades isoladas.

Acompanhados do professor Hudson Amaral, presidente da Comissão Eleitoral, e da coordenadora de Assuntos Comunitários, Célia Nogueira, os técnicos procuraram conhecer as condições dos locais onde serão instaladas urnas eletrônicas, cedidas pelo TRE à Universidade, para consulta à comunidade universitária nos dias 8 e 9 de novembro.

Em cada local, os técnicos observaram a situação das instalações elétricas, a presença de extintor de incêndio, temperatura, umidade, poeira e a possibilidade de incidência de luz do sol nos equipamentos. Além disso, orientaram os membros da Comisão Eleitoral sobre procedimentos mais adequados para preservar o sigilo do voto e o fluxo das possíveis filas de votantes. Além da vistoria, o convênio assinado pela UFMG com o TRE prevê treinamento dos servidores da Universidade que irão trabalhar como mesários, e presença de equipe técnica que acompanhará os trabalhos eleitorais. Ao todo, serão utilizadas 101 urnas, para atender a cerca de 40 mil votantes, entre professores, servidores e alunos. Em cada local de votação haverá três urnas, uma para cada categoria, exceto nos prédios onde não haja atividade acadêmica, como a Reitoria, onde só votam professores e servidores. (Fonte:http://www.ufmg.br/online/arquivos/002304.shtml)

SORTEADOS DO PAR SÃO CHAMADOS PARA ENTREGAR DOCUMENTAÇÃO

Sorteio realizado na terça-feira, 4 de outubro, selecionou os 120 servidores técnicos e administrativos da UFMG que vão concorrer aos primeiros 40 apartamentos a serem construídos com recursos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR).
Os 40 primeiros sorteados são considerados titulares para a análise dos cadastros pela Caixa Econômica Federal (CEF). Outros 40 são suplentes e uma terceira lista, com os 40 servidores restantes, completam a ordem de prioridade formulada pelo sorteio.

Acompanhado pelo auditor geral da UFMG, Marcos Murta, o sorteio contou ainda com a presença da reitora Ana Lúcia Gazzola, da pró-reitora de RH, Elizabeth Spangler, do gerente-geral da CEF, Fábio Souza, da chefe de gabinete da Secretaria de Habitação da Prefeitura, Lenira Rueda, além de outros representantes da Pró-RH, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de BH.

Candidatos – Concorreram desse primeiro sorteio servidores com renda familiar de dois a quatro salários mínimos. A maioria dos sorteados são funcionários do Hospital das Clínicas, no campus Saúde. Segundo a pró-reitora de RH, Elizabeth Spangler, cerca de 540 servidores, com faixas salariais de dois até seis salários mínimos, se candidataram para o Programa.

Os sorteados devem agora procurar a Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH) para indicar os imóveis de preferência, que podem ser visualizados na página da ProRH www.ufmg.br/prorh. Além disso, devem informar os dados cadastrais, contendo nome, endereço, telefone, CPF do servidor e número do CPF do cônjuge, se for o caso. Os servidores têm até o dia 14 de outubro para concluir esses procedimentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3499-4593. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002308.shtml – 05/10/2005)

CENTRO PEDAGÓGICO ABRE SELEÇÃO PARA 2006

No período de 24 a 26 de outubro/2005 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do início de escolarização do ensino fundamental do Centro Pedagógico da UFMG para admissão em 2006. Serão oferecidas 50 (cinquenta) vagas destinadas às crianças nascidas no período de 01/05/1999 a 30/04/2000 e 30 (trinta) vagas destinadas às crianças nascidas no período de 01/05/1998 a 30/04/1999.

A partir do dia 17/10, os kits de inscrição poderão ser adquiridos no Setor de Reprografia do Centro Pedagógico.

O Edital de Seleção da Escola Fundamental do Centro Pedagógico/2006, encontra-se disponível no endereço http://www.cp.ufmg.br.

PROGRAMAÇÃO DO QUARTA DOZE E TRINTA PARA OUTUBRO E NOVEMBRO

A programação do Projeto Quarta Doze e Trinta para os meses de outubro e novembro de 2005 é a seguinte:

11/10 (terça-feira) – Show musical com Pedro Morais e banda, na Praça de Serviços

19/10 – Show musical “Além da Serra do Curral”, com Victor Batista e banda, além de Rita Batista, na Praça de Serviços

26/10 – Show musical “ O canto que encanta”, com Adailton Gonçalves (Dadau), cantor , morador do CHPB – Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, e Valéria Lima, cantora e violonista, no Auditório da Reitoria

09/11 – Espetáculo teatral “Tao”, com o Grupo Giullari del Diavolo, na Praça de Serviços (espetáculo integrante do Festival Uma Ponte Entre Culturas: Itália em Cena)

16/11 – Concerto Comemorativo dos 20 anos do Centro de Musicalização Infantil da UFMG, na Praça de Serviços

23/11 – Premiados da Mostra de Talentos da UFMG na Praça de Serviços

30/11- Concerto com Francis Hime, no Auditório da Reitoria.

MISSA DA RESSUREIÇÃO

A missa da Ressurreição da servidora Elizabeth de Souza Pinheiro será nesta sexta-feira, dia 07 de outubro/2005, às 12h, na Praça de Serviços do Campus Pampulha, numa iniciativa da CAC, Sind-Ifes e Assufemg.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no 38, de 03/10/1985, publicou notícias sobre implantação do WS em micro da Física, visita ao CECOM de alunos do curso de Biblioteconomia da UFMG, Telecongresso, término das obras na cobertura do prédio da Reitoria, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SISCO INSTALADO NO CECOM
Foi instalado, na última quinta-feira, um micro-computador SISCO modelo MS-800 com 2 unidades de disquete de 5 e 1/4” no Setor de Software do CECOM.
O setor recebeu esse equipamento em troca de um S!D 3800, que se encontra na Divisão de Núcleos Computacionais, localizada no Hospital das Cínicas.
Já foram adaptados a esse microcomputador os utilitários mais usados, como o TVA.

ELEIÇÃO DIRETA PARA REITOR
O Centro de Computação recebeu a incumbência de preparar as listas de eleitores para a Eleição Direta para Reitor da UFMG que serão entregues hoje à Comissão Eleitoral Central.
Essa comissão designou José Eduardo Valle Santos, do CECOM, para Coordenador da Junta Apuradora, que executará o processo de apuração, segundo instruções do CEC, de 09 a 14 de outubro.

 



Eventos



MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 18 de novembro/2004, data do aniversário do Frota, os estagiários da Divisão de Redes de Comunicação (DRC) prepararam uma surpresa para ele. A surpresa teve bolo, salgadinhos e refrigerantes e foi realizada na sala de café da divisão, no subsolo, e contou também com a presença de Lelé, Alda, Xina, Márcia Lemos e Alexandre Fonseca. As fotos são de autoria de Alexandre Fonseca, Robson Barreto e Luciana Fujii.


Frota e Guilherme


Xina, Frota, Márcia, Alda e Lelé’. Ao fundo: Guilherme


Alda, Antônio Carlos, Xina e Lelé


Frota, Guilherme e Dante


Robson, Luciana Fujii e Carla


A foto de cima sendo clicada por Heitor

 

SOCIAIS

ANVERSÁRIOS:O Sistemático” envia os parabéns para Adyr Rodrigues Nascimento, no dia 11; e Ana Paula Fonseca de Almeida, no dia 13. Os parabéns para o ex-ceconiano Jorman Bernardino Soares, no dia 11.

E-MAIL RECEBIDO:
O ex-estagiário Afonso Correia Domingues enviou e-mail para a redação contando que se mudou para Lagoa Santa. E completou: “Obrigado pela remessa do Sistemático. Quando vejo a coluna “Há 20 anos…” fico assustado com a velocidade do tempo. Há quase 20 anos, passei por aí. Gostei muito desse lugar! Abraço a todos.”