Sistemático: Edição 1265 – 20/10/2005


Notícias



SISTEMA SICPAT SOFRE ALTERAÇÕES

A primeira versão do Sistema de Controle Patrimonial de Bens Móveis da Universidade (Sicpat), implantada no início deste ano, está passando por melhorias que permitirão formas de operação mais amigáveis, adaptadas à realidade de controle demandada tanto pela própria UFMG como pelos diversos órgãos externos de fiscalização.

Com isto, o Departamento de Serviços Gerais (DSG), juntamente com o Centro de Computação (CECOM), colocou ontem, dia 19/10, em operação, uma nova versão do sistema com as seguintes modificações:

1 – Menu principal – Foi redesenhado de modo a agrupar todas as opções operacionais num só local do sistema e tornar as operações mais compreensíveis para o usuário.

2 – Geração de número patrimonial – Foi adotada uma nova metodologia de geração de número patrimonial, que permitirá ao DSG designar, antes dos tombamentos, um número variável de plaquetas para as unidades de controle. A adoção desta metodologia elimina a ação de gerar número patrimonial, que passou a ser automático.

3 – Relatórios – Foram implementadas algumas correções em diversos relatórios, atendendo a demanda de usuários.

O DSG está programando, para breve, um novo treinamento operacional para os responsáveis pelo controle patrimonial das unidades acadêmicas e órgãos administrativos, englobando todas as rotinas de operação do Sicpat, incluindo as de tombamentos, baixas, transferências, movimentações, realização de inventários e a emissão de relatórios. Este treinamento será, também, uma reciclagem nos diversos aspectos inerentes à gestão patrimonial na Universidade.

Quaisquer esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos com a Divisão de Materiais do DSG, pelo ramal 4675 ou pelo e-mail: sicpat@dsg.ufmg.br.2

IGC E CENTRO PEDAGÓGICO JÁ USAM A REDE GIGA

Na última semana, a DRC instalou e ativou os roteadores da Rede UFMG no Centro Pedagógico (CP) e no Instituto de Geo-Ciências (IGC). Com isto, estas duas unidades se integram ao projeto RedeUFMG-2005, que visa levar a velocidade de 1 Gbps até os armários de distribuição dentro das unidades acadêmicas.

A DRC também já começou os trabalhos no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), onde a rede do laboratório de graduação já foi migrada. Estão previstas novas atividades no ICEx, ainda para esta semana, envolvendo a migração da rede da Administração e do Departamento de Matemática.

DAA USARÁ MAMBO PARA PROJETOS DE SITES SIMPLES

Na última quinta-feira , dia 13/10, ocorreu, na sala de aulas do CECOM, uma palestra sobre o programa Mambo, ministrada pelo prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, diretor do LCC. O Mambo é um programa gratuito, disponível na internet, que visa facilitar a administração de sites com conteúdo dinâmico. Entre suas principais características estão um sistema de busca interno, melhor organização dos artigos publicados e automação das publicações. O prof. Osvaldo adquiriu experiência no uso desse programa ao utuilizá-lo para construir o novo site do LCC, e veio passar aos demais interessados seus conhecimentos sobre o assunto.

O CECOM, através da DAA, pretende utilizar o programa para auxiliar a criação de sites para aqueles órgãos administrativos que não precisam de uma atualização constante das páginas, tornando essa tarefa simples e rápida, possibilitando que os próprios funcionários do órgão atendido a executem.

Estiveram assistindo a apresentação: prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Maria José Cortezzi, Emerson Henrique Kfuri, Tiago Alisson Xavier da Silva, Thiago Souza Ribeiro, além de Fabiano Cruz Peixoto, do HC, e Júlio César do Carmo, do Cedecom.


Prof. oswaldo Sérgio, do LCC


Gilmar, Tiago Alisso, Júlio do Cedecom , Aleixina e Carlos Alfeu


Carlos Alfeu e Fabiano. Ao fundo: Júlio, Xina, prof. Márcio Bunte e Lelé

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Otto Hilário de Campos Cardoso saiu do quadro do CECOM no último dia 17.
Otto entrou para o CECOM em abril deste ano, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde participou de serviços relacionados às licitações e contratos preparados pela divisão.

NOVA ESTAGIÁRIA NO CECOM

Na vaga de Otto Hilário de Campos Cardoso, o CECOM contratou, a partir do dia 18 de outubro, Adriana Heloísa Lima Bittencourt, aluna do curso de Adminstração da UFMG.
Adriana já iniciou suas atividades na DAA – Divisão de Apoio Administrativo – e vai participar de atividades como novas licitações, contratos, permissões de uso e contratos com fornecedores.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Sabem aqueles Jingles Inesquecíveis? Se quiser ouvir alguns deles, aponte seu navegador para a Rádio CBN (http://radioclick.globo.com/cbn/editorias/jinglesinesqueciveis.asp) e relembre. É muito legal!

– O Digestivo Cultural (http://www.digestivocultural.com.br/) hoje é uma referência para gregos e troianos. Não só por estar nos primeiros lugares nas pesquisas do Google (o que é fato), mas por ter construído uma reputação que lhe permitiu ser uma das únicas (senão a única) ponte(s) entre a nova e a velha mídia, entre jornalistas de papel e webloggers do meio virtual.

– A barra de ferramentas do Google tem três novos recursos: um corretor ortográfico, que verifica a ortografia durante o preenchimento de formulários na web, ferramenta de tradução do Inglês para outros idiomas e links para endereços de ruas, disponíveis apenas para cidades americanas. Mantenha ativo o bloqueador de pop-up, janelinhas que se abrem automaticamente sem você pedir, já que ninguém merece isto. Veja em http://toolbar.google.com/.

– E agora, doutor? Em alguns canais de tv tem a chamada para esta página com a música do Lulu Santos “Adivinha o quê”. Um espaço com dicas e informações a respeito de tudo o que você quer saber sobre sexo. Vá até http://www.muitoprazer.com.br/.

– Política para Políticos (http://www.politicaparapoliticos.com.br/) foi desenvolvido pensando em você. Talvez nenhuma outra área da política tenha sido tão modificada pela revolução tecnológica dos últimos 30 anos quanto a campanha eleitoral. Hoje, há uma tecnologia eleitoral moderna à disposição dos candidatos.

– Por meio da publicação em http://www.mte.gov.br/Menu/servicos/default.asp, o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE disponibiliza à sociedade a nova Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, que vem substituir a anterior, publicada em 1994. Desde a sua primeira edição, em 1982, a CBO sofreu alterações pontuais, sem modificações estruturais e metodológicas. A edição 2002 utiliza uma nova metodologia de classificação e faz a revisão e atualização completas de seu conteúdo. A CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Sua atualização e modernização se devem às profundas mudanças ocorridas no cenário cultural, econômico e social do País nos últimos anos, implicando alterações estruturais no mercado de trabalho.

– Se você quer traduzir algumas páginas da Web ou mesmo um texto, agora ficou mais fácil. Em http://copacabana.dlsi.ua.es/pt/text.php, é só introduzir ou colar um texto no quadro de texto, selecionar o sentido da tradução, o tipo de saída que queira gerar e “Traduzir”.


A ARTE CAVALHEREISCA DO SUPORTE ZEN

O artigo “A arte cavalheiresca do suporte zen” é de autoria de Daniel Duclós, divulgado no site http://www.cybershark.net/artigos/suporte. A contribuição é de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

Dar suporte técnico é uma arte, especialmente suporte de primeiro nível. Suporte de primeiro nível é aquele que é prestado diretamente ao usuário final de um sistema, enquanto que o de segundo nível é o suporte do suporte. E tem que ser uma arte zen, senão os prestadores enlouquecem rapidinho.

O suporte de segundo nível lida com pessoas que também são da área de suporte, então é toda uma outra história, embora também seja estressante.

Em primeiro lugar, o seu usuário final quase nunca está calmo. Isso é obvio: ele tem um problema, as coisas não estão funcionando como ele supõe que deveriam estar: é por isso que ele está chamando suporte. (Às vezes, há o caso de usuário carentes, que só querem alguém para conversar, mas é preciso saber se livrar destes).

Então, você tem que estar calmo e preparado para ouvir alguém que está nervoso.

Nunca assuma uma atitude de que o usuário na verdade não tem um problema. Sim, ele tem, mesmo que o problema seja na verdade um procedimento errado ou má interpretação do sistema por parte dele. O usuário não saber usar o sistema e usar pensando que sabe é um problema real, e é o trabalho do suporte resolvê-lo. Isso é muito importante, porque eu já vi muito a atitude de “ah, um usuário fez besteira e me ligou enchendo o saco, e era tudo culpa dele”. Os usuários fazem besteiras, e é precisamente por isso que eles precisam de suporte. Ele não ligou te enchendo o saco, é seu trabalho ajudá-lo! Se os usuário fossem capazes de ler a documentação técnica e entender sozinhos o que eles estavam fazendo de errado, eles não precisariam de suporte! Problemas causados por bugs no sistema são minoria. Não é para lidar com estes problemas apenas que um time de suporte existe!

Outra parte importante é que os usuário freqüentemente não saberão descrever o problema adequadamente, simplesmente porque como usuário eles não sabem como o sistema funciona. É o seu trabalho saber, não o deles. Você tem que extrair do usuário o que ele está fazendo, aonde, qual o resultado que ele está obtendo e qual o resultado que ele esperava obter. Quase nunca um usuário irá ligar com estas informações claras e organizadas. As vezes ele irá dizer que “não fez nada e simplesmente parou de funcionar”. As vezes ele irá fazer uma suposição incorreta sobre o funcionamento do sistema e irá ligar reportando o problema onde ele supõe que está, não aonde está realmente. Ajude-o a lhe dar as informações que importam: o que ele está fazendo, aonde, qual o resultado que ele está obtendo e qual o resultado que ele esperava obter.

Jamais suponha que, porque o problema é intermitente, ou o usuário não consegue reproduzi-lo, que o problema não existe, é pura imaginação do usuário. Lembre-se: jamais assuma que o usuário não tem um problema. Ele sempre tem um problema, senão por que ele estaria te chamando?

Uma mente analítica é essencial para um analista de suporte. Formular hipóteses, isolá-las e testá-las são ferramentas fundamentais.

O trabalho de um analista de suporte de primeiro nível não é resolver os problemas do sistema. O trabalho dele é resolver os problemas do usuário com o sistema. É muito diferente, e essa diferença é muito importante.

Um bom analista de suporte também é um bom psicólogo, porque não basta saber como sistemas funcionam, mas principalmente como pessoas funcionam.

PELO MENOS UM EM CADA CINCO E-MAILS NÃO CHEGA AO DESTINATÁRIO

O Globo Online, de 18/10/2005, publicou a notícia “Pelo menos um em cada cinco e-mails não chega ao destinatário”, transcrita a seguir:

Uma pesquisa da empresa americana Return Path com os principais provedores de correio eletrônico do mundo mostrou que 21% dos e-mails legítimos enviados no primeiro semestre deste ano não chegaram a seus destinatários. O levantamento desconsidera mensagens indevidas, como vírus e publicidade. Isso significa que um em cada cinco e-mails se perde na rede ou é barrado por filtros, caindo indevidamente na lixeira eletrônica junto com spams.

É muito, mas já foi pior. No ano passado, a taxa de desvio ficou em 22%, contra 18,7% em 2003 e 15,0% em 2002.

O Gmail empata com a Excite na pior colocação do ranking de 23 provedores de e-mail. Ambos tiveram uma taxa de desvio de 39% no primeiro semestre. MSN (33%), Hotmail (32%) e Yahoo! (30%) aparecem logo atrás. O provedor com o melhor resultado foi o Mac.com, com 8% de taxa de desvio.



Há 20 anos…

Nas edições de números 39 e 40 de O Sistemático Ano IX, foram publicadas notícias sobre carteiras do PASEP, novo Guia Postal Brasileiro, vestibular simulado do Pitágoras, apoio do CECOM para concurso da PUC/MG, resultado final do Concurso Público da UFMG, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

APURAÇÃO DA ELEIÇÃO DIRETA PARA REITOR DA UFMG
Teve início ontem, às 9h20, no Auditório da Reitoria, a apuração dos votos da comunidade universitária que vai indicar a lista sêxtupla para escolha do novo Reitor da UFMG. A equipe da Junta Apuradora se encontrava no Auditótrio desde às 7h, aguardando decisão da CEC – Comissão Eleitoral Central, para início dos trabalhos. …
(Ano IX, no 39 – 10/10/1985)

ELEIÇÃO PARA REITOR ON-LINE
O Centro de Computação está preparando a infra-estrutura de equipamento e programação para que a constituição da lista sêxtupla para Reitor da UFMG, amanhã, pelo Colégio Eleitoral, seja acopanhada por todos no saguão da Reitoria. Um terminal estará instalado na Sala do Conselho Universitário, no 4o andar, e três outros no saguão, todos eles ligados ao Sistema Burroughs 6700.
(Ano IX, no 40 – 17/10/1985)



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como “O Sistemático” não foi editado na semana passada, os parabéns atrasados para Marcelo Marcos da Silva Nery, no dia 11, e para os ex-ceconianos: Mário Fernando Montenegro Campos (DCC), no dia 14; Adriana Aparecida de Melo, Geraldo Robson Mateus (DCC) e Rômulo Chaves Mendes, no dia 15; Wesley Augusto Araújo Ribeiro, no dia 16; Wanderson Machado Horta, no dia 18; e Maria Helena Caldeira dos Reis, no dia 19. Os parabéns em dia para os ex-ceconianos: José Diz Ramos, hoje, dia 20; Patrícia Lage, no dia 21; Alexandre Henrique Cardoso, Clayton Ricardo Santos e José Marcos Silva Nogueira (DCC), no dia 22; Otto Hilário de Camps Cardoso e Alexandre Castor de Oliveira Pires, no dia 23; Carlos Rafael Quevedo Aguilar, no dia 24; e Margareth Alves de Almeida, no dia 27.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 23 de dezembro/2004, foi comemorado o aniversário do prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor de Tecnologia da Informação, com a presença de ceconianos e convidados. Tudo foi muito bem organizado pela Secretária da ATI, Rosa, com a ajuda da Vicentina. As fotos são de autoria de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.


A mesa de salgados


Carlos Alfeu e prof. Márcio Bunte. Ao fundo: Graça ( Proplan ) e Macilene ( DCF)


Prof. Ronaldo Pena ( Proplan), Carlos Alfeu e profa. Ana Lúcia (Reitora da UFMG). Ao fundo: Vicentina, Marília e Carlos Roberto


Carlos Alfeu, Luiz Eduardo ( Proplan) e Edré (LCC)


Bia, Regininha e Denise


Xina, Juliana, Tiago alysson, Samuel, Max e João Vitor


João Vitor, Paulo Lessa (Proplan), Josemar e Max


Paulo Lessa, Edré, Rosa e Regininha