Sistemático: Edição 1267 – 03/11/2005


Notícias



UFMG ESTÁ PARTICIPANDO DP PROJETO FONE@RNP

Esta semana, a UFMG aderiu oficialmente ao projeto fone@RNP, serviço de telefonia IP destinado às instituições usuárias da rede RNP2. O serviço permite a pessoas, em mais de 200 instituições de ensino e pesquisa brasileiras, a comunicação por voz via Internet, usando computadores, telefones IP ou até mesmo seus próprios aparelhos telefônicos em seus departamentos.

A telefonia IP, também conhecida por VoIP (voice over IP), pode ser definida como qualquer aplicação telefônica usada em uma rede de dados que utiliza o protocolo Internet (Internet Protocol – IP) para trafegar voz.

O serviço fone@RNP é fruto do empenho do Grupo de Trabalho Voz sobre IP (GT VoIP). Este GT vem desenvolvendo, desde 2002, uma solução de telefonia IP para a rede nacional acadêmica. Nesta etapa, o projeto está sendo denominado VoIP4all.
Neste projeto, o objetivo é facilitar o acesso da comunidade universitária às outras instituições de ensino e pesquisa através do serviço da RNP. Ligações feitas diretamente entre as instituições participantes não teriam custos, reduzindo-se assim os gastos com serviços de DDD. Como membro do grupo avançado do projeto VoIP e também do projeto de diretórios, a UFMG pretende integrar o sistema de autenticação com a base LDAP do Grude, desenvolvida pelo LCC. Algumas das instituições usuárias já disponibilizam, além de ligações para seus ramais internos, o acesso a ligações para a rede pública de telefonia de sua cidade. São elas: UFAM (DDD 91, Manaus), MEC (DDD 61, Brasília), RNP-Campinas (DDD 19, Campinas), UFC (DDD 85, Fortaleza), UFPE (DDD 81, Recife), UFRJ (DDD 21, Rio de Janeiro) e UFSC (DDD 48, Florianópolis).

Além de participar deste projeto, o CECOM está implantando o VoIP na UFMG através de outro enfoque, no qual pretende instalar um serviço totalmente integrado às centrais telefônicas da Universidade, onde os ramais IPs (computadores ou aparelhos IP) poderiam receber e fazer ligações da e para a rede pública como se fossem ramais comuns. Em função do tamanho da universidade, que em breve pode chegar a mais de 6 mil ramais, este serviço deve ser disponibilizado apenas para funcionários e professores que precisam manter contato constante durante as viagens, como os docentes que estão afastados para estudo, membros da administração que viajam constantemente e técnicos de manutenção da infra-estrutura. Neste momento, estão sendo adquiridos equipamentos e placas para viabilizar a montagem desta infra-estrutura. Os recursos estão sendo viabilizados pelas economias geradas pelo CECOM nos serviços tradicionais de telefonia.
As atividades executadas, nestes dois projetos, estão a cargo da DRC e delas participam Fernando Frota Machado de Morais e o estagiário e mestrando Felipe de Castro Louback Rocha.

VESTIBULAR DIVULGARÁ RESULTADOS VIA SERVIÇO WAP

O WAP (Wireless Aplication Protocol), como a própria sigla já diz, é um protocolo para aplicações que rodam em sistemas sem-fio e que serve para navegar na Internet tendo o celular como instrumento. Nesse contexto enquadram-se celulares que utilizam tecnologia GSM, palms etc.

A partir do próximo concurso, o Vestibular da UFMG passará a ser um dos primeiros no Brasil a ter a capacidade de divulgar seu resultado via WAP. O sistema funcionará da seguinte maneira: o candidato acessará um endereço eletrônico a partir de um celular e, uma vez conectado, informará seu número de inscrição para visualizar seu resultado.
Com essa aplicação, será reduzida a sobrecarga que sempre acontece no site da COPEVE, nos dias de divulgação do resultado das duas etapas, pois esta consulta, além de ser mais leve, estará disponível em outro servidor, sem acesso direto ao banco de dados, o que agilizará ainda mais o processo.

O uso deste sistema não trará qualquer custo adicional para a UFMG, visto que está sendo utilizado software livre na configuraão do servidor e não há custos de serviços telefônicos, apesar da transmissão envolver telefonia celular.
Este serviço foi idealizado por João Carlos Lages (Diretor da DAS) e desenvolvida por Djim de Andrade Martins (estagiário da DAS).

A partir de um aparelho celular com tecnologia GSM, que permita acesso às páginas com tecnologia WAP, é possível testar a aplicação acessando o endereço do protótipo do projeto em http://lepus.cecom.ufmg. br/w1. Será exibida na tela do celular uma página solicitando um número de inscrição (fig.1). Estão disponíveis três números de inscrição fictícios para testes: 123, 124 e 125. Após digitar um desses três números, deve-se ir até a palavra <Consultar> e enviar. O resultado fictício será exibido em seguida, conforme mostrado na fig.2.

CECOM IMPLANTA RÉPLICA DE LDAP UFMG

No dia 24 de outubro, entrou em produção uma nova réplica do diretório LDAP da UFMG, implantada em um servidor localizado no Centro de Computação. Além de aumentar a redundância da base de informações do Grude, trazendo maior segurança ao serviço, esta réplica também ajuda a melhorar o desempenho de algumas aplicações do CECOM, como o novo Sistema Acadêmico de Pós-graduação e o IAG (Informações Acadêmicas de Graduação), que passarão a utilizar esta réplica como base local para autenticação de seus usuários.

As atividades envolvidas na implantação foram realizadas por Emerson Henrique Kfuri Pereira, funcionário da DAC/CECOM, e Gessy Caetano Jr, estagiário do LCC.

ANIVERSÁRIO DO CECOM

Amanhã, dia 04 de novembro, o Centro de Computação completará 35 anos. É a data em que saiu a Portaria no. 569, de 04/11/1970, criando o Centro de Computação, em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.

Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Navegando pela internet, abri um site de astrologia, numerologia, grafologia, geomancia etc. e tal. Não sei como fui parar lá! É o mal dos cliques rápidos em links que desaparecem da sua frente. Descobri, sem querer, o Bagatelas, com colunas semanais. Vale a pena ver http://bagatelas.net/.

– O Clube do Jingle nasceu da idéia de Fábio Dias, Redator Publicitário de Londrina/PR, em disponibilizar seu acervo pessoal de fonogramas publicitários a todos que solicitavam jingles que ouviram na infância e queriam matar a saudade. Há 10 anos ele coleciona e cataloga jingles, spots e trilhas, e já conseguiu reunir mais de 3000 peças que aos poucos vão estar no ar. O site é atualizado semanalmente, e seu intuito maior é mostrar um pouquinho da história da propaganda brasileira através dos jingles, e sobretudo, homenagear os jinglistas e profissionais que transformam propaganda em arte. Não deixe de visitar o endereço http://www.clubedojingle.com/.

– A Petrobrás, em parceria com a RITS (Rede de Informação para o Terceiro Setor) e com o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), está implementando 50 telecentros distribuídos por 20 Estados do País. De 09 a 20 de maio de 2005, em Brasília, implementadores, monitores e coordenadores reuniram-se num processo de capacitação realizado pela coordenação do projeto. Veja mais em http://www.tid.org.br/.

– Johnny Depp (Victor Van Dort) conquistou o público e crítica ao atuar em papéis memoráveis no cinema. A Noiva-Cadáver é o quinto trabalho do ator em parceria com o diretor Tim Burton. Visite o endereço http://wwws.br.warnerbros.com/corpsebride/ e veja o trailer, fotos e faça download. Vale a pena conferir.

– Se você vai servir queijos aos seus convidados, e não sabe a quantidade que cada um come, calcule em média 250 gramas a 300 gramas por pessoa. Essa quantidade inclui todos os tipos de queijo juntos. Saiba mais em http://www.irenes.com.br/da%20cozinha/queijos.htm.

– Se você quer saber algumas dicas de uso das máquinas digitais, aponte seu navegador para Digital Photography (http://digitalphotography.tipcentral.net/) e aproveite as dicas super legais. (Site em Inglês)

– Argh!! Que frio! Apesar disso, você pode viajar pela página oficial da Islândia em http://www.icetourist.is/ e ver fotos maravilhosas daquele país de temperatura baixa. Disponível em vários idiomas, como Inglês e Espanhol, a beleza natural da Islândia é uma coisa de louco. Aproveite e passeie pelas principais atrações turísticas do país.

– Depois do sucesso no lançamento do Cursinho Pré-Vestibular, agora a Eschola.com (http://www.eschola.com/)está realizando convênios com escolas e faculdades de todo o país que permitirá aos alunos acessarem os conteúdos da Eschola.com pagando muito menos. É isso mesmo! Os conteúdos são de primeiríssima qualidade, por exemplo, o Cursinho Pré-Vestibular tem um conteúdo que possibilitou a aprovação de 4 entre os 5 primeiros colocados na classificação geral de uma das Universidades Federais mais concorridas do Brasil.

– Se você toca guitarra e quer conhecer os desenhos mais loucos e personalizados pelos artistas plásticos, vá até Guitarras Negras (http://www.guitarrasnegras.com.br/ ) e idealize a sua. O grande lance delas é que são personalizadas por artistas plásticos populares. As criações são bem interessantes.

– O que é o Windows Live? Seu mundo online fica melhor quando tudo funciona de um jeito mais simples e ao mesmo tempo integrado. Essa é a idéia básica por trás do Windows Live. Todas as coisas online mais importantes para você – seus amigos, as informações mais recentes, seus e-mails, busca avançada, tudo – se reúnem em um mesmo lugar. É uma experiência de Internet totalmente nova projetada para colocar você no controle. E isso é só o começo. Você vai conhecer vários novos produtos nos próximos meses. Visite o endereço http://ideas.live.com/.

– Às vezes, a correria é tanta que ficamos invisíveis para nós mesmos. Você diz que isso é coisa de apresentadora virtual do Fantástico? Faça o teste então. Feche os olhos! Você lembra como é seu cabelo? O formato das suas sobrancelhas? A ponta do seu nariz? Que tal fazer um auto-retrato? O Fantástico foi às ruas para fazer o teste. Um programa da internet oferece uma galeria de caras e bocas, assim qualquer pessoa pode enfrentar o desafio de desenhar o próprio retrato ou o de alguém conhecido. Vá até http://64.233.187.104/search?q=cache:e0e9ablGLXMJ:flashface.ctapt.de/+flashface&hl=ptBR.

– A Acessibilidade Brasil (http://www.acessobrasil.org.br/) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com registro no Ministério da Justiça, voltada para o desenvolvimento de estudos e projetos que privilegiem a inserção social e econômica das pessoas portadoras de deficiências.


VOIP DEVE SE TORNAR OPÇÀO FORTE DE COMUNICAÇÃO EM DOIS ANOS

O Globo Online, de 28/10/2005, divulgou a notícia “Voip deve se tornar opção forte de comunicação em dois anos, diz levantamento”, publicada a seguir:

O serviço de transmissão de voz pela rede (“Voice over Internet Protocol”, Voip, tecnologia usada pelo Skype, por exemplo) deve sair da fase inicial de disseminação e deslanchar como uma opção forte de comunicação nos próximos dois anos. A previsão consta de um relatório da consultoria americana e-Marketer com base em pesquisas de instituições públicas e privadas dos Estados Unidos, país que dita as tendências tecnoló-gicas no mundo ocidental.

A Associação da Indústria de Telecomunicações dos Estados Unidos (TIA, na sigla em inglês) estima que o país passará dos 6,5 milhões de linhas de Voip no ano passado para 9,9 milhões em 2005.

Os números são expressivos, mas ainda pequenos comparados às linhas tradicionais. De acordo com os mais recentes dados da Comissão Federal de Comunicação dos EUA (FCC), havia 181 milhões de linhas convencionais e 174 milhões de linhas móveis no país no fim de 2003.

Portanto, só em 2008, quando a TIA prevê 26 milhões de linhas de Voip nos EUA, o uso do serviço se tornará significativo no país.

Outras pesquisas sobre o assunto divulgadas recentemente confirmam o cenário. Para a Infonetics Research, 24 milhões de usuários residenciais e de pequenos negócios usarão Voip nos Estados Unidos e no Canadá em 2008.

A consultoria estima que os ganhos nessa área devem crescer 18 vezes entre 2004 e 2009 na América do Norte. Só nessa região, as receitas devem passar de US$ 1,24 bilhão em 2004 para US$ 23,4 bilhões em 2009. A pesquisa diz que mais de US$ 62 bilhões vão ser gastos com esses serviços no período.

Uma pesquisa de outro instituto, o JupiterResearch, referente apenas a consumidores residenciais, calcula que o mercado doméstico de Voip passará de 1,2 milhão de usuários em 2004 para 20,4 milhões em 2010. Até lá, a Infonetics acredita que os usuários residenciais respondam por um mercado de US$ 4 bilhões na América do Norte.
O levantamento da Infonetics também diz que um terço dos usuários utilizará o serviço de Voip com equipamentos sem fio (“wireless”) em 2007, contra os atuais 10%.
Vonage (32%), Time Warner Cable (25%) e Cablevision (19%) dividiam o mercado americano de Voip no segundo trimestre deste ano junto com empresas menores, cada uma com menos de 3% do bolo.

CANDIDATOS À REITORIA DA UFMG DISCUTEM CULTURA E INCLUSÃO

Os professores Dirceu Greco (Chapa 01), Ronaldo Pena (Chapa 02) e Jacyntho Lins Brandão (Chapa 03), candidatos à reitoria da UFMG, participam, nesta sexta-feira, 4 de novembro, a partir das 19 horas, no Centro Cultural UFMG, de debate sobre o tema Cultura e inclusão. No evento, os candidatos terão oportunidade de expor suas propostas para a área cultural da Universidade.

Reconhecido como espaço promotor de diversas discussões sobre políticas públicas, o Centro Cultural UFMG foi escolhido para sediar o debate sobre as propostas artístico-culturais. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002441.shtml)

CONTINUA O RECADASTRAMENTO DE DEPENDENTES DO IR

O Depto. de Administração de Pessoal divulgou que os Setores de Pessoal das unidades/órgãos devem continuar recebendo até o dia 18 de novembro/2005, os formulários dos servidores que ainda não se recadastraram com os dependentes de Imposto de Renda.

Os servidores devem ser alertados de que, assim que o módulo Dependentes de IR for implantado, a dedução dos dependentes somente se fará através desse módulo e não mais através do campo “quantitativo de dependentes de IR”.

INSCRIÇÕES PARA BOLSA ENSINO SUPERIOR TERMINAM AMANHÃ

As inscrições para o Programa Bolsa Ensino Superior poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG: http://www.ufmg.br/prorh/

O servidor que não possui acesso à internet, poderá dirigir-se à Secretaria de sua Unidade/Setor ou ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH), Unidade Administrativa III, Campus Pampulha, locais onde terá disponibilidade de acesso à internet, para efetuar a inscrição. O servidor deve estar munido de contracheque do mês de setembro de 2005 e documento de identidade, uma vez que, na inscrição, são solicitados alguns dados cadastrais que constam nestes dois documentos.

As inscrições para o Programa Bolsa Ensino Superior, abertas no dia 13 de outubro, encerram-se amanhã, dia 4 de novembro.

É importante salientar que os servidores que já possuem curso superior podem concorrer à Bolsa Ensino Superior, situação para a qual serão destinadas as vagas remanescentes de outras edições do Programa. Aqueles que estão em estágio probatório ou que possuem alguma pendência em qualquer programa promovido pela ProRH não podem concorrer à Bolsa.

PRÓ-RH CONVIDA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA A REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO

Pensar sobre as relações de trabalho: esta é a proposta central da Coleção Labore, que consiste na reunião, organização e publicação das reflexões dos servidores da UFMG sobre suas atividades laborais. A iniciativa está inserida no Programa Integrado de Desenvolvimento – Progrid. Depois de reunidos, os artigos vão ganhar a forma de um livro.

Os interessados podem participar com, no máximo, dois artigos, devendo enviar uma cópia impressa do trabalho e uma eletrônica para o e-mail da ProRH (info@ prorh.ufmg.br). A escolha dos trabalhos será feita por consultores “ad-hoc”, ou seja, por uma banca de especialistas convidados exclusivamente para fazer as avaliações. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 30 de novembro. A divulgação do resultado acontece em janeiro do próximo ano e a publicação da Coleção Labore está prevista para março de 2006.

As áreas temáticas para as quais o projeto é voltado são: gestão de pessoas, segurança e saúde no trabalho, remuneração, carreira, responsabilidade social, formação profissional, avaliação de desempenho, benefícios e outros assuntos relacionados.
Consulte o Edital do Projeto no endereço www.ufmg/prorh. (Fonte:http://www.ufmg.br/prorh/noticias_147.shtml)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no. 42, de 31/10/1985, publicou notícias sobre CECOM – Ano 15, venda do manual de inscrição ao Concurso Vestibular de 1986, a saída do estagiário Luís Fernando Terenzi, início do horário de verão no dia 02/11, entre outras. As notícias que se destacam foram:

CONCURSO RESIDÊNCIA MÉDICA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS
A Comissão de Estágios e Residência Médica do Hospital das Clínicas da UFMG está realizando o cadastramento dos candidatos à Residência Médica.
O sistema Concurso Residência Médica, desenvolvido pela Divisão de Desenvolvimento de Sistemas do CECOM e já implantado há três semestres, deixa toda a responsabilidade de entrada de dados e emissão dos resultados a cargo do usuário. O CECOM realiza o acompanhamento do processo de corte e leitura das folhas de respostas, quando utilizado formulário para leitura ótica.

EDITORA DA UFMG
A UFMG promoverá, no próximo dia 06 de novembro, às 17h, no saguão da Reitoria, a inauguração de sua Editora, com o lançamento de cinco livros de autores da própria Universidade: Textos de Latim Jurídico, de Johnny José Mafra; O Direito de Família no Senado: emendas ao Projeto de Código Civil, de João Baptista Villela; Colonizador-Colonizado: uma relação educativa no movimento da história, de Eliane Marta Santos Teixeira Lopes; Eros Travestido-um estudo do erotismo no realismo burguês brasileiro, de Lúcia Castello Branco; e Política e Racionalidade, de Fábio Wanderley Reis.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Thiago Souza Ribeiro, estagiário da DAA (Redação de O Sistemático), no dia 09. Os parabéns para os ex-ceconianos: Ângelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos (DCC), hoje, dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, no dia 04; Rafael Braga Soares Righi, no dia 05; Efigênio Vieira Ataíde, Marcelo Caetano Baptista e Maria Tereza Camargo Dinz França, no dia 07.

E-MAIL RECEBIDO: Samuel de Freitas, ex-Cruz Vermelha, enviou em outubro, e-mail para a Redação de O Sistemático dizendo: “Oi Lelé, tudo bem? Estou morrendo de saudades. Não perco as edições do Sistemático, e para diminuir as saudades fico olhando as memórias fotográficas. Em breve estarei aí. Tudo de bom para você e mando um abraço para o pessoal.”

 

FUGINDO DO STRESS

O funcionário da ATI, Paulo Lessa, gerente do projeto CT-Infra 03/2001, está desempenhando há mais de um mês uma atividade paralela bem interessante. Em suas horas vagas, ele é diretor, ator, produtor, roteirista e todas as outras funções pertinentes a um programa de humor da TV Belorizontina, chamado ExperiTV.

O programa começou como uma brincadeira. Paulo Lessa, popularmente conhecido como Paulosta, e três amigos: Coragi, Foca e Scotch, fazendo vídeos amadores de lutas entre personagens de desenhos e filmes para disponibilizar na Internet. O sucesso de seus pequenos vídeos nesta mídia chamou a atenção da equipe de produção do canal BH Geraes, canal local da WayTV, e eles toparam o desafio de criar um programa semanal de humor para a sua programação.

A ExperiTV é um programa humorístico com diversos quadros: um deles mostra um pouco de Belo Horizonte de forma lúdica, mas fiel à realidade e aos fatos atuais, outros fazem críticas de notícias políticas, esportivas e assuntos diversos. Eles continuam fazendo quadros de lutas entre personagens, como Zé Dirceu x Roberto Jefferson, Sansão x
Transformers e outros duelos absurdos. Um de seus personagens é o Dr. Lovinsidier, conselheiro sentimental, soluciona casos dos telespectadores da maneira mais estapafúrdia possível. Vale a pena conferir.

A produção do programa é toda por conta deles, sem nenhum apoio da televisão. Mas como disse nosso amigo Paulosta, “Nós só gasta, mas nós si diverte!”. Eles estão procurando empresas interessadas em veicular comerciais nos intervalos da programação, e desta forma poderiam ganhar um incentivo para continuar desembolsando com material, equipamento etc.

O programa é transmitido pelo BH Geraes, canal 22 da Way TV, de terça a domingo, em horários variados, com programa inédito às quintas-feiras, às 21h.

Maiores informações no endereço http://experitv.blogspot.com/..


Os quatro integrantes fazendo o Quarteto Fantástico: Paulosta, Foca, Scotch e Coragi