Sistemático: Edição 1268 – 10/11/2005


Notícias



RONALDO PENA E HELOÍSA STARLING VENCEM CONSULTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Ronaldo Pena e Heloísa Starling venceram o processo de consulta à comunidade universitária para a composição da lista tríplice que vai escolher os novos reitor e vice-reitor da UFMG. A apuração dos votos, iniciada às 22h36 da quarta-feira, foi encerrada por volta de 1h30 desta quinta-feira.

A chapa 02, de Ronaldo e Heloísa, obteve 52,82% dos votos válidos. Em segundo lugar, ficou a chapa 03, dos candidatos Jacyntho Lins Brandão e Cristina Augustin, com 24,97% e, em terceiro, a chapa 01, dos professores Dirceu Greco e Antônia Vitória, com 22,21%. O resultado elimina a necessidade da realização do segundo turno.
Participação – Participaram do processo eleitoral professores, alunos e funcionários técnicos e administrativos. Dos 37.366 eleitores aptos a participar do processo de escolha dos futuros reitor e vice-reitor da UFMG, 11.688 compareceram às urnas nos dias 8 e 9 de novembro.

A categoria com o mais alto índice de participação foi a de professores. Dos 2.432 aptos a votar, compareceram 1.807, atingindo um percentual de 74,3%. Em seguida, ficaram os funcionários técnicos e administrativos, com índice de participação de 55,98%; e os alunos, com 24,32%.
No dia 24 de novembro o Colégio Eleitoral se reúne e elabora a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002483.shtml – 10 de novembro/2005 )

ATI PROMOVE MAIS UM ENCONTRO PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Hoje, dia 10/11, às 16h, será realizado mais um “Encontro da ATI”, no auditório 4 do ICEx, com os administradores de rede e agentes de informática da UFMG.

Estão programadas as seguintes palestras:

– CACIC – apresentação de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) do CECOM

– VoIP – apresentação de Felipe de Castro Louback Rocha, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC) do CECOM

– Nagios – apresentação de Fernando Vollu Cyríaco, do LCC

– Rede Giga – apresentação de Paulo Couto Lessa, da ATI.

Este é o terceiro encontro realizado pela ATI no ano de 2005.

SISTEMA ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO TERÁ NOVO TREINAMENTO

Dando continuidade à implementação do Novo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação, será oferecido, no período de 22 a 25 de novembro, um novo treinamento referente às funcionalidades deste sistema.

Desta feita, foram convidadas as secretárias responsáveis pelos seguintes programas de pós-graduação: Bioquímica e Imunologia; Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical; Demografia; Engenharia Metalúrgica e de Minas; Economia; Farmacologia, Bioquímica e Molecular; Física; Fisiologia e Farmacologia; Letras: Estudos Literários; Microbiologia, Patologia e Saneamento; Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O treinamento será realizado na sala de aula 2 do CECOM (no subsolo do prédio da Reitoria) e será ministrado pela PRPG e DRCA, com suporte técnico da equipe de desenvolvimento do CECOM.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Tiago Alisson Xavier da Silva, da Divisão de Atendimento e Consultoria, pediu demissão do quadro do CECOM no dia 31 de outubro/2005.

Tiago Alisson entrou para o CECOM em abril de 2003, lotado na DAC, onde desenvolveu trabalhos de suporte a usuários e permaneceu até a sua saída.
Tiago esteve na Redação de O Sistemático deixando um abraço para todos.


Tiago Alisson


Informativo



ESTATÍSTICA DE SISTEMA ANTI-SPAM DE OUTUBRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de outubro, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.119.060
6.053
1.028.018
2.234.031
5.587.964
7.821.995

As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
38.679
195
33.191
72.066
180.257
252.322


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguntes dicas:

– Curiosa coincidência essa que faz com que uma edição dedicada ao cinema coreano apareça junto com nossa cobertura bimensal dos dois maiores festivais internacionais de cinema do Brasil. Curiosa porque, juntas, as duas coisas podem revelar aspectos sobre a acessibilidade crescente aos filmes fora dos modelos canônicos. Isto é ContraCampo (http://www.contracampo.com.br/), revista de cinema. Vale a pena conferir!

– O Grupo Tchê Química (http://www.tchequimica.com/) tem como meta intermediar o acesso a conhecimentos da área da Química aos seus usuários e visitantes. Tenta atingir esta meta através da disponibilização de material didático/pedagógico e técnico com o auxílio ao internauta, quando possível, do serviço do Grupo Tchê Química em Yahoo Groups e, mais recentemente, com o Periódico Tchê Química, além de todos os materiais disponibilizados no site.

– Roga a lenda, para muitos uma história verdadeira, que o xadrez teria sido inventado entre os séculos V e IV a.C. por um astrônomo e sacerdote brâmane de nome Sissa, da corte do rajá Balhait. Conheça a história e jogue xadrez prá valer. Saiba mais em http://castelodorei.v10.com.br/.

– Para quem não conhece Johnny Cash esta é uma dica muito legal do Johnny, do CECOM. Além de uma obra belissíma, Johnny Cash é o músico country mais conhecido no mundo. Visite a página http://www.johnnycash.com e veja a criatividade de um dos maiores country music do planeta.

– Se você é chegado em filme Trash, não perca a oportunidade de visitar o blog http://exclamationmark.typepad.com/blog/. Este blog traz uma lista de críticas de filmes B desde 1920.

– Quer jogar? Aproveite o tempo e vá até o browserarcade em http://www.browserarcade.com/. São vários jogos para você passar o feriadão. (Site em Inglês)

– O acervo informatizado no site http://www.centrovirtualgoeldi.com/ não visa representar uma página oficial “Oswaldo Goeldi” como a princípio podem pensar os usuários. Na verdade, o objetivo foi o de criar uma ferramenta de consulta online, para permitir o acesso à reproduções de imagens em alta qualidade eletrônica e fornecer informações sobre a obra de um artista que representa um dos maiores nomes nas artes visuais do país.1

PRORH ESTUDA OFERTA DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos está avaliando a possibilidade de oferta de cursos de Especialização em Contabilidade Governamental e em Gestão Universitária para os servidores da UFMG no ano de 2006. Primeiramente, será identificada a real demanda por esses cursos e, para isso, as unidades/órgãos deverão encaminhar, até o dia 30 de novembro/2005, uma relação nominal dos servidores interessados com a indicação de prioridade institucional para participação, definida pelas diretorias.

Esse levantamento de necessidades de qualificação visa o planejamento de ações, significando o oferecimento ou não dos cursos.

SEMANA DE CONCERTOS NO CENTRO CULTURAL DA UFMG

Dois concertos gratuitos marcam a programação da semana no Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174 – Centro). Nesta quinta-feira, 10 de novembro, o Projeto Maioridade, iniciativa da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade destinada à terceira idade, promove espetáculo comentado com o Coral Música Nova. O grupo contará com participação da cantora lírica Eliane Fagioli, integrante do Coral Lírico do Palácio das Artes.

Um dia depois, o programa Sexta Doze e Trinta apresenta, no dia 11 de novembro, o concerto comemorativo dos 20 anos de existência do Centro de Musicalização Infantil (CMI) da UFMG. O evento contará com obras de compositores eruditos e populares, nos formatos flauta e orquestra e piano e voz.

CMI – Atualmente sediado na rua Carangola, 300, no bairro Santo Antônio, o CMI conta com 86 alunos e 17 professores. Mais do que desenvolver a educação musical infantil, o Centro fomenta a pesquisa em educação musical, investindo na formação e no treinamento de seus estagiários, alunos da graduação e pós-graduação. Até o final do ano, o CMI deve ser transferido para o campus Pampulha.

O Centro será transferido para o prédio da Escola de Música, em anexo que ficará pronto em dezembro de 2005. A mudança de local justifica-se pelas dificuldades de operacionalização e de espaço. As salas terão tratamento acústico. A proximidade facilitará a administração e a coordenação pedagógica, além de favorecer a comunidade que vive próxima ao campus Pampulha.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002477.shtml – 09 de novembro/2005)

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Nos dias 05 e 06 de junho de 2003, os estagiários recém chegados e aqueles que já estavam há alguns meses no CECOM, passaram por um treinamento sobre questões relacionadas ao ambiente de trabalho e atividades das divisões. O treinamento foi apresentado, em conjunto, por cinco membros da diretoria do CECOM: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães, Aleixina Maria Lopes Andalécio, João Carlos Lages e Fernando Frota Machado de Morais.

Participaram do treinamento os estagiários Aline Serrão de Filippo, Emerson Henrique Kfuri Pereira, Joaquim Lopes Júnior, Josemar Pereira dos Santos, Marcus Vinicius Duarte Teixeira e Tiago Alisson Xavier da Silva.

As fotos são de autoria de Aline Toledo Silva.


A apresentação da Xina na sala dos servidores


A palestra do Joào Carlos


A apresentação do Frota

CLASSIFICADOS

Vende-se computador K6-II-350, HD 2.1 Gb, 128 Mb, faxmodem, rede, monitor 14 pol., teclado, mouse. Tratar com Ronaldo, 9604-4017, horário comercial.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no 43, de 07/11/1985, publicou notícias sobre participação de José Eduardo Valle Santos e Gilmar Lima Guimarães no encontro para troca de experiência da Sucesu-MG, CECOM – Ano 15, mudanças de salas no 8o andar, designação de Dilma Trivelli Pimenta Sandrin como coordenadora da implantação e aplicação do novo Processo de Avaliação de Desempenho Funcional do pessoal do CECOM, 25o Encontro Nacional dos Usuários Burroughs, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MUDANÇAS NA ESTRUTURA DO CECOM
Através da Portaria-CECOM-005/85, de 01 de novembro de 1985, “o Diretor do Centro de Computação da UFMG, no uso de suas atribuições, e considerando:
1. a necessidade de racionalização do uso dos recursos humanos e materiais existentes;
2. as afinidades funcionais dos órgãos mencionados,
Resolve:
1) transferir o Setor de Documentação da Divisão de Apoio Administrativo (DAA), para a Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, excetuando os equipamentos, materiais, móveis e pessoal de reprografia e biblioteca;
2) que o Setor de Serviços Gerais da DAA, responderá diretamente à Diretoria Geral e absorverá toda a atividades de reprografia do CECOM;
3) que o Setor de Treinamento e Divulgação (STD) da DAA funcionará em estreita ligação com o Setor de Apoio ao Usuário (SAU) da DTS (Divisão de Tecnologia e Suporte) e absorverá a biblioteca do CECOM;
4) que o analista Luiz Eugênio de Almeida Oliveira acumulará as funções de chefe do SAU (Setor de Apoio ao Usuário) e coordenador da ligação SAU x STD, respondendo diretamente à Diretoria Geral;
5) que os setores do CECOM atualmente sem chefias intermediárias, provisoriamente, responderão à Diretoria Geral.”



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

A Festa de Natal do CECOM foi marcada. Será no dia 15 de dezembro/2005, no mesmo local do ano passado, ou seja, em um sítio localizado na Enseada das Garças, na região da Pampulha.

Nos próximos dias, uma lista estará sendo passada entre os funcionários para confirmação da participação na festa.

Animem-se! Não deixem de participar.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Josemar Pereira dos Santos, no dia 11; Márcia Regina Lemos e Gustavo Moreira da Fonseca, no dia 12. Os parabéns para os ex-ceconianos: Benjamim Pinto Neto (Imprensa Universitária), no dia 11; Danilo Pinheiro Soares Guimarães, no dia 13; Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; e Marco Túlio da Silva, no dia 16.