Sistemático: Edição 1270 – 24/11/2005


Notícias



ANDIFES PROMOVE VI ENCONTRO DE DIRIGENTES DE TI

Na próxima semana, do dia 30 de novembro ao dia 2 de dezembro, a Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior, promoverá em Niterói o VI Encontro dos Dirigentes de Tecnologia da Informação.

Representando a UFMG estarão presentes os diretores do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Gilmar Lima Guimarães.

Neste Encontro serão discutidos os modelos de dados dos sistemas de informação das universidades e verificadas as alternativas para a troca de informações entre as universidades e os principais coletores de dados do governo federal, tais como o MEC/SESu, o INEP, a CAPES, o CNPQ e o Serpro.

CECOM ENCERRA APOIO À ELEIÇÃO PARA REITOR

Encerrada a apuração da consulta à comunidade, dentro do processo de eleição para Reitor, o CECOM encerrou as atividades de apoio à Comissão Eleitoral. As novidades relacionadas ao uso das urnas eletrônicas e a apuração centralizada, incluindo a transmissão via Internet, garantiram agilidade, transparência e asseguraram à comunidade a devida tranqüilidade no acompanhamento do processo.

O diretor do Centro de Computação, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, que foi o responsável pela coordenação das atividades de TI, transmitiu à equipe que trabalhou no processo os agradecimentos e cumprimentos recebidos, tanto da Comissão Eleitoral, quanto das chapas que concorriam no processo eleitoral. A equipe que atuou, em atividades bastante distintas, foi composta por:

– infra-estrutura de e-mail e site: Antônio Eustáquio Rodrigues;
– consulta a locais de votação: Aleixina Maria Lopes Andalécio;
– infra-estrutura de telefonia: Dioberto César dos Reis;
– unificação de votantes: Bruno Diniz de Paula (LCC);
– cadastro, arquivos, urnas e relatórios: Maximiliano Luiz Souza Guimarães;
– transmissão de vídeo: Murilo Silva Monteiro (DCC) e Adyr Rodrigues do Nascimento.

VETERINÁRIA ESTÁ COMPLETAMENTE LIGADA À REDE GIGA

Dando continuidade ao processo de instalação do novo backbone da Rede Giga no Campus Pampulha, esta semana foi a vez da Escola de Veterinária se ligar completamente. Lá restava apenas o Hospital Veterinário. Neste momento, restam a serem ligadas à nova infra-estrutura, o ICEx, o ICB e a Belas Artes. Quando este processo estiver terminado todos os prédios do Campus Pampulha receberão conexões com velocidades de 1Gbps.

Enquanto isso, prossegue pelas ruas dos bairros Caiçara, Santo André e Bonfim, a obra de instalação do duto subterrâneo que permitirá a conexão das unidades do centro da cidade, entre si, e ao Campus Pampulha, permitindo assim que a Rede Giga se estenda ao Campus Saúde, Arquitetura, Direito, Conservatório, Engenharia e FACE.

USO DE SISTEMA DE INVENTÁRIO DE PARQUE COMPUTACIONAL SERÁ AMPLIADO

Desde julho desse ano, o CECOM está testando o sistema de inventário CACIC (Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais), capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional de uma organização e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. O sistema, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento e pela DATAPREV, também pode fornecer informações patrimoniais, localização física dos equipamentos e histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

O sistema CACIC é composto por dois módulos: um de gerência, instalado em um servidor, no qual são armazenadas as informações coletadas nos micros, e um módulo agente, que fica instalado no micro do usuário e executa, de forma automática, o levantamento de hardware e software do equipamento, repassando essas informações para o servidor.

Todos os micros do CECOM já estão com suas informações registradas na base de dados do sistema CACIC. Com isso, sua implantação será estendida a todos os micros da Rede Administrativa da UFMG, a começar pelos equipamentos do prédio da Reitoria. Como é necessário o uso de login com direito de administração do micro para realizar a instalação do módulo cliente, técnicos da DAC irão visitar os órgãos que funcionam na Reitoria e farão essa instalação, de acordo com escala a ser divulgada através de e-mail.

A coordenação da implantação do sistema CACIC está a cargo de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC. Também estão envolvidos neste projeto os técnicos Emerson e Márcio, da mesma divisão.

EQUIPE DE DESEMBALAGEM DO VESTIBULAR 2006 DA UFMG ESTÁ FORMADA

As provas da primeira etapa do Vestibular começam no dia 03 de dezembro/2005. Para as atividades de desembalagem das folhas de respostas dos candidatos, foi montada uma equipe pela Coordenadoria de Processamento, composta por três turmas.

A equipe de desembalagem da Coordenadoria de Processamento do Vestibular 2006 da UFMG terá seus trabalhos desenvolvidos nos seguintes dias e horários:

As turmas da equipe de desembalagem são as seguintes:

Dia
Hora
Turma
03/12
20h-23h
A
04/12
8h-13h
B
13h15-18h15
C
18h30 -23h
A
05/12
8h-12h30
B
13h – 17h30
A
8h – 22h30
C
06/12
8h – 10h30
B
10h30 – 13h
C

Turma A – Alexandre Alves Gomes, Áurea Domingos, Carlos Roberto Alves Rodrigues, Carolina Laureano da Silva, Dante Grapiúna de Almeida, Djim de Andrade Martins, Geraldo Bonfim Fernandes Teixeira, Haroldo Alves, Marcelo Marcos da Silva Nery, Márcio da Costa Viana, Maria Auxiliadora dos Santos, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Roberto Simone Maciel Júnio e Rosa Amélia Santos Froeseler.

Turma B – Adeíse Lucas Pereira, Adriana Heloísa Lima Bittencourt, Alda Batista, Antônio Eustáquio Rodrigues, Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Estevão Salomão das Virgens, Fernando Iran Fonseca de Souza, Gerson Edson Machado de Sousa, Jacqueline Pawlowski Oliveira, Juliano Dantas Santos, Márcia Maria Fernandes França, Maria José Cortezzi, Patrícia Lúcia Pereira Ferri Véo e Thiago Souza Ribeiro.

Turma C – Ana Paula Fonseca de Almeida, Cidney José da Silva, Cleto Boechat Véo, Eduardo Rodrigues Cunha, Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, Emerson Henrique Kfuri Pereira, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Gino Ottoni Durante, Josemar Pereira dos Santos, Marcelo Novaes Machado, Maria das Graças Santa Bárbara, Maria de Lourdes de Brito Melo, Patrícia Ferreira da Silva e Robson Miranda.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você está afim de ganhar prêmios e é bom de game, aponte seu navegador virtual para a página http://www.cocacola.com.br e fique por dento de como participar de uma promoção. São centenas de prêmios e um deles pode ser seu.

– Basta dar uma circulada pela internet e conferir blogs de fãs: Harry Potter (http://www.hogsmeade.com.br/) e o Cálice de Fogo, que estréia no Brasil nesta sexta-feira depois de bater recordes de bilheteria nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, é considerado o melhor filme já feito sobre a série de J.K. Rowling. Veja em http://www.tudosobrecinema.com/popcorn/.

– No Portal Interestadual de Informações Fiscais (http://www.portalfiscal.se.gov.br/WebPortalFiscal/notaFiscalEletronica/index.jsp), o link Nota Fiscal Eletrônca tem como objetivo a divulgação de informações sobre o Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Este projeto é coordenado pelo ENCAT (Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais) e desenvolvido em parceria com a Receita Federal do Brasil e tem como finalidade a alteração da sistemática atual de emissão da nota fiscal em papel, por nota fiscal eletrônica com validade jurídica para todos os fins.

– O Portal do Leitor (http://www.portaldoleitor.com.br/) é o lugar onde todos os apaixonados por leitura se encontram. São milhares de informações, discutidas pelos próprios leitores, com participação das editoras, livrarias e escritores. E tudo isso é gratuito! Participe. Cadastre-se Apaixone-se ainda mais pela leitura.

– Certificação Digital é um conjunto de técnicas e processos que propiciam mais segurança às comunicações e transações eletrônicas, permitindo também a guarda segura de documentos. Entenda e utilize a Certificação Digital, baixando um manual explicativo produzido pelo ITI em http://www.iti.br/twiki/bin/view/Main/Cartilhas.

– O Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta. Sua macrofauna é constituída de 525 espécies de mamíferos, 1622 de pássaros, 468 de répteis e 517 espécies de anfí-bios, sendo que 788 espécies são endêmicas, só ocorrem no país. É o país com maior número de espécies vegetais e de mamíferos e o segundo mais rico em anfíbios. Saiba mais em http://www.brazilnature.com/fauna/index.html.

– A Acessibilidade Brasil (http://www.acessobrasil.org.br/) é uma sociedade constituída por especialistas da área de educação especial, professores, engenheiros, administradores de empresas, arquitetos, desenhistas industriais, analistas de sistemas e jornalistas, que têm como interesse comum o apoio, ações e projetos que privilegiem a inclusão social e econômica de pessoas portadoras de necessidades especiais.

– Um cachorro norte-americano, de nome Sam (http://samugliestdog.typepad.com/photos/sam_ugly_dog_winner/index.html) e (http://samugliestdog.typepad.com/), venceu três vezes consecutivas o concurso online de cachorro mais feio do mundo. A dona do cachorro, Susie Lockheed, foi quem o inscreveu no concurso. Mas a vida de cachorro acabou após 15 anos, pois ele morreu por insuficiência renal. A notícia foi dada também CNN International (http://www.cnn.com/2005/US/11/22/ugly.dog.ap/). Sam era um cão de crista chinês (Chinese Crested Dog), que é uma raça de cão pelado.

– Dica do Nilson: Olha que interessante! Em http://www.bc.gov.br/htms/bcjovem/moedasmundo.htm, você passa o mouse em cima do País e o sistema mostra com quantos reais você compraria a moeda local. Clique no mapa e procure o País desejado.


EUA TÊM PODER PARA TIRAR UM PAÍS INTEIRO DA REDE

O Globo Online, de 17/11/2005, divulgou a seguinte notícia – 15h04m
EUA têm poder para tirar um país inteiro da rede – Tecnicamente, os Estados Unidos podem isolar um país inteiro da internet, embora poucos acreditem que isso seja provável de acontecer. O isolamento seria possível com uma alteração no principal servidor raiz da Organização da Internet para Designação de Nomes e Números (Icann, na sigla em inglês).

A Icann é uma organização não governamental sem fins lucrativos sediada na Califórnia que centraliza os domínios de primeiro nível da rede, a exemplo do ‘.com’ e o ‘.br’.
Esse servidor-mãe da Icann replica as atualizações feitas nele para outras máquinas espalhadas pelo mundo. Se, por exemplo, o domínio do Iraque (.iq) for tirado do sistema, as outras máquinas-espelho, como a do Brasil, perderão o contato com as páginas do país, embora a nação ainda possa utilizar a internet internamente.

– Um único país controla a internet – critica o secretário de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, um dos representantes do Brasil na cúpula.

Integrante brasileira do conselho da Icann e secretária de política de informática na segunda gestão de Fernando Henrique Cardoso, Vanda Scartezini, ressalva que a administração das máquinas é feita por funcionários sem interesses políticos ou ligação com o governo americano, como acadêmicos.
– É praticamente inviável que isso aconteça. Precisariam passar por cima dessas pessoas – diz.

Mesmo com a criação do fórum internacional, os Estados Unidos ainda manteriam o poder de tirar um país da rede, já que a administração de domínios conti-nuará sendo feita pela Icann. Por ser americana, a empresa está sujeita às leis locais e às determinações do Departamento de Comércio dos EUA.

APROVADA PROPOSTA DO BRASIL PARA DAR VOZ AOS GOVERNOS NA GESTÃO WEB

O Globo Online, de 18/11/2005, divulgou a notícia Aprovada proposta do Brasil para dar voz aos governos na gestão da web, transcrita a seguir:

A proposta brasileira para que os governos possam discutir políticas públicas ligadas à internet em pé de igualdade com a iniciativa privada, acadêmicos e sociedade civil venceu e foi aprovada na Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, encerrada nesta sexta-feira na Tunísia. Os assuntos ligados à governança da rede dominaram o encontro.

A Cúpula criou, por unanimidade, o chamado “Fórum da Governança da Internet”, cuja primeira reunião ocorrerá já em 2006, em Atenas. Até hoje não havia um órgão multilateral que discutisse crimes cibernéticos ou spams, por exemplo. A única regulação internacional que existe é a da Icann, uma organização sem fins lucrativos, dos Estados Unidos, que controla o registro de nomes e domínios (“.com” ou “.br”).

A Icann vinha sendo alvo de intenso bombardeio, inclusive por Brasil e União Européia, por estar subordinada ao Departamento de Comércio Americano por meio de um memorando de entendimento.

Segundo nota divulgada pelo secretário de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, um dos representantes do Brasil na cúpula, a governança da internet foi o tema mais difícil das negociações, mas, ao final, a internacionalização da gestão da rede foi garantida com a aprovação da proposta brasileira.
Segundo ele, foi acertado também que o gerenciamento dos nomes de domínio dos países (como o “.br”) somente podem ser feitos pelos próprios países e que os nomes de domínios genéricos (“.com” ou “.org”) serão coordenados internacionalmente, e não mais exclusivamente pela Icann.

Santanna disse que a delegação brasileira, chefiada pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, contribuiu decisivamente para os resultados da cúpula e para a redação dos documentos adotados. De acordo com ele, o Brasil atuou em conjunto com a Índia, a África do Sul e os países da América Latina e do Caribe.

Foi aprovada também a constituição do fórum da governança pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, outra reivindicação do Brasil. A estrutura será parecida com a do Comitê-Gestor da Internet no Brasil, composto por acadêmicos, representantes do governo, da iniciativa privada e da sociedade civil.

CASU ELEGE NOVOS CONSELHEIROS

Os associados da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade – Casu UFMG irão às urnas nesta sexta-feira, dia 25, para eleger dois terços dos membros do Conselho Consultivo – seis titulares e dois suplentes – e seis membros do Conselho Fiscal da instituição.

A eleição será oficializada em Assembléia Geral Extraordinária, no Auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha, a ser instalada às 8h, em primeira convocação, com a presença de no mínimo 50% dos associados, ou às 9h, em segunda convocação, com qualquer número.

Haverá urnas para recolhimento de votos, das 10h30 às 17h, nos seguintes locais:
– Sede da Casu – Praça de Serviços do campus Pampulha
– Entrada da Faculdade de Medicina da UFMG (campus Saúde)
– Faculdade de Ciências Econômicas – rua Curitiba, 832, Belo Horizonte
– Cefet I – Av. Amazonas, 5.855, Belo Horizonte
– UFVJM – Diamantina

Podem votar associados titulares, mediante apresentação de documento de identidade e carteira da Casu.

A apuração dos votos será realizada no dia 28 a partir das 9h30, na sede da Casu, sendo aberta aos associados titulares da entidade, e a divulgação do resultado no dia seguinte, às 9h30. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002525.shtml – 23 de novembro/2005)

CONCERTO DE PRIMAVERA ABRE COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DA OAP

Para abrir as comemorações pelo seu décimo aniversário, a ser festejado durante o ano de 2006, a Organização dos Aposentados e Pensionistas da Universidade (OAP) realiza, nesta sexta-feira, dia 25, às 19h30, no Conservatório UFMG, o Concerto de Primavera.

O evento terá duas atrações – o pianista Leoni Werner e, em seguida, o duo com Alexandre Braga (flauta) e Celso Faria (violão).

Durante o Concerto será lançado o programa de comemoração pelos dez anos da entidade, com concursos, exposições e projetos culturais.

Fundada em agosto de 1996, a OAP possui atualmente 2.300 associados, entre professores, funcionários aposentados e pen-sionistas da Universidade.
Interessados em assistir ao Concerto de Primavera devem confirmar a presença, para a reserva de lugar, pelo telefone 3499-4505 ou pelo endereço eletrônico oapufmg@ yahoo.com.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002527.shtml– 23 de novembro/2005 )

PRÓXIMAS ATRAÇÕES DA QUARTA DOZE E TRINTA

Na próxima semana, no dia 30, o Quarta Doze e Trinta apresenta concerto com o maestro e compositor Francis Hime, que apresentará os maiores sucessos de sua carreira, no Auditório da Reitoria.

E encerrando a programação deste ano, no dia 07/12, a Orquestra Mineira de Violas se apresentará na Praça de Serviços.

Nestas duas apresentações, a Diretoria de Ação Cultural UFMG solicita ao público a doação de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá), e também brinquedos e roupas, novos ou usados, desde que em bom estado de conservação,que serão encaminhados pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários à famílias carentes e instituições de caridade.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas no período de 16 a 20 de fevereiro/2004, durante o registro acadêmico e matrícula dos calouros daquele ano. Vale lembrar que, no último dia, o ex-estagiário do CECOM, Tiago Alisson Xavier da Silva, foi um dos últimos calouros a fazer o registro. As fotos são de autoria do Leão.


Os funcionários do DRCA recebendo os calouros


Os funcionários do DRCA recebendo os calouros


Ana Lúcia Diniz, diretora do DRCA, recebendo o último calouro, Tiago Alisson


A identificação digital, vendo-se Vinícius Henrique

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no 45, de 21/11/1985, publicou notícias sobre Informática 86, Telecongresso, 5o Simpósio sobre Desenvolvimento de Software, saída da bolsista Andréia Cardoso Alves, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVOS BOLSISTAS NO CECOM
Após a entrevista realizada na semana passada, o CECOM selecionou entre 25 alunos da UFMG, seus novos bolsistas. Foram selecionados os seguintes candidatos: Eugênia Vale Marques, aluna do curso de Ciência da Computação (Setor de Software); Rodrigo Torres Assumpção, do curso de Ciência da Computação e Paulo Maia da Costa Ribeiro, aluno do curso de Física (Setor de Programação); Aléxia Loureiro Araújo, do curso de Ciência da Computação e Simone Lopes de Moura, do curso de Estatística (Setor de Apoio ao Usuário).
A Divisão de Núcleos Computacionais deve divulgar a sua seleção ainda esta semana.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, hoje, dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; Lino Alves Campolina, no dia 26; Frederico Torres Fonseca, no dia 27; Pedro Schettini Cunha e Maria Laura Baptista Rodrigues, no dia 28; Clélia Camargo Cardoso, no dia 29; e prof. Ivan Moura Campos, no dia 1o de dezembro.