Sistemático: Edição 1272 – 15/12/2005


Notícias



UFMG INVESTIRÁ CERCA DE R$ 350 MIL EM SUA INFRA-ESTRUTURA DE TELEFONIA

Além dos ganhos obtidos pela universidade, com a economia em serviços de telefonia durante o ano de 2005, ocorrerá agora a redução dos valores tarifários obtida para os próximos mesees (vide matéria nesta página e na edição anterior). Desta forma, será possível reservar recursos para investimento na infra-estrutura de telefonia da universidade.
Desde o primeiro semestre de 2005, diversas demandas por ampliação de recursos e serviços de telefonia internos à universidade demonstravam a necessidade de uma maior articulação das partes envolvidas (Proplan, PRA, ATI e CECOM), para a identificação deste quadro situacional, o que serviu de base para ações de análise, planejamento e posterior investimento financeiro.
As demandas em questão, ora surgiam de maneira descentralizada, partindo de unidades ou departamentos, ora eram causadas por projetos maiores de expansão da universidade, como é o caso do Projeto Campus 2000. Se tratadas isoladamente, tais demandas trariam situações de retrabalho, conflitos de aspectos técnicos e, principalmente, um inevitável desperdício de recursos, que poderia ser evitado por processos de compra feitos de forma articulada e completados pelo remanejamento interno de componentes da infra-estrutura existente.
Assim, coube ao CECOM estudar alternativas técnicas, checar custos a serem minimizados, e propor o cenário ideal para os próximos anos. A partir desta proposta, Proplan, PRA e ATI definiriam a melhor estratégia a ser seguida pela administração da UFMG.
Como resultado deste trabalho, a partir do final deste ano e durante o primeiro semestre de 2006, serão investidos cerca de R$350mil para: ampliação das centrais telefônicas, atualização de softwares, aquisição de placas, instalação de cabeamento em fibra e par metálico, compra de equipamentos de interligação e aparelhos telefônicos convencionais.
Todos os processos de compra já estão em curso e a instalação dos itens e liberação dos serviços deverá ocorrer ao longo dos próximos meses. Estão sendo atendidas as seguintes demandas:
– implantação, ampliação e transferências das unidades a serem atendidas pelo projeto Campus 2000 (à exceção da nova Escola de Engenharia que entrará no orçamento de 2006) e das reformas executadas pelo DPFO;
– solicitações de expansão enviadas diretamente ao CECOM e originadas da comunidade usuária sejam unidades acadêmicas ou órgãos administrativos;
– crescimento vegetativo previsto para os próximos 2 anos.
Entre os principais avanços para a comunidade podem ser citados:
– liberação de cerca de 600 novos ramais de imediato;
– criação de novas posições de ramais para ampliações futuras;
– distribuição de novos aparelhos telefônicos analógicos;
– preparação da infra-estrutura para a futura implantação de VoIP;
– interligação das centrais telefônicas das unidades dispersas no centro da cidade;
Os benefícios do projeto se estenderão a praticamente toda a comunidade universitária. Há ações de diversos portes previstas para os seguintes locais: FACE (centro e Campus Pampulha), ICEx, Fafich, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Departamento de Química, Campus de Montes Claros, Reitoria, Unidades Administrativas II e III, FAE, IGC, COLTEC, Centro Pedagógico, Veterinária, Praça de Serviços, DSG, DPFO, ProRH, DRCA, COPEVE, Projeto Manuelzão, CRISP, Centro de Musicalização Infantil, Centro de Microscopia Eletrônica, ICB, Medicina, Enfermagem, Hospital das Clínicas, MHNJB, Arquitetura, Direito e Conservatório. Além da extensa lista, unidades não relacionadas, mas que estão interligadas a centrais telefônicas no Campus Pampulha também usufruirão de benefícios indiretos.
Este projeto está sendo executado por Fernando Frota Machado de Morais e Antônio Carlos Soares, da DRC, contando com o suporte administrativo de Márcia Regina Lemos e equipe da DAA, sob a coordenação do diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

SERVIÇOS DE TELEFONIA FIXA FICARAM MAIS BARATOS

Conforme divulgado, na última edição de O Sistemático, recentemente a universidade realizou um processo de pregão que obteve resultados econômicos muito interessantes para as ligações que saem dos ramais da universidade e se destinam a números de telefones fixos e números de telefones celulares externos ao sistema de telefonia da instituição.
Anteriormente foi noticiada a implantação dos serviços de ligações destinadas a celulares, que foi implantado no Campus Pampulha. Nesta semana, a partir de segunda-feira, 12 de dezembro, entrou em funcionamento a nova tarifação para ligações geradas no Campus Pampulha e Campus Saúde e destinadas a telefones fixos externos aos Campi. O novo valor é:
– para qualquer telefone fixo em Belo Horizonte e proximidades: R$0,0177 por pulso.
Nos próximos dias entrarão em funcionamento os demais serviços recém contratados, a saber:
– ligações de fixo para celular no Campus Saúde;
– ligações de fixo para fixo e fixo para celular no Campus de Montes Claros.
Vale lembrar que as demais unidades que dispõem de centrais telefônicas (Engenharia-centro, Arquitetura, Direito, FACE e Conservatório) continuarão atendidas pelos padrões tarifários anteriores. Entretanto, durante o primeiro de semestre de 2006, elas deverão ter suas centrais interligadas através da Rede Giga, que está sendo implantada, e passarão a contar com as seguintes vantagens:
– adesão automática aos padrões de descontos obtidos para o Campus Saúde;
– ligação gratuita para o Campus Pampulha, Campus Saúde e demais unidades do centro de Belo Horizonte.

SITE DO CECOM INFORMA TARIFA DE CONTRATOS

O CECOM publicou em sua página os valores dos serviços telefônicos contratados pela UFMG e que se encontram em vigor.
São informados os valores das tarifas de ligações locais, DDD e DDI para o Campus Pampulha, Campus Saúde e Núcleo de Ciências Agrárias, em Montes Claros, e também os Planos Corporativos de telefonia celular.
Veja todas as tarifas em https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_tele_tarifas.shtml.

CECOM ENCERRA PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO INTERNO DE AVALIAÇÃO DE 2005/2

Foi encerrada ontem, dia 14, a primeira etapa do processo interno de avaliação referente ao 2o semestre de 2005. Esse processo é realizado semestralmente pelo Centro de Computação com o objetivo de discutir e propor melhorias no ambiente e no relacionamento interno, assim como na qualidade da prestação de seus serviços. Nessa primeira etapa, foi realizada a avaliação de todos os funcionários e dos serviços na visão interna do próprio corpo técnico e administrativo do CECOM.
Na etapa seguinte, com término previsto para o próximo dia 16, será realizada a análise dos comentários, das críticas e sugestões efetuadas pelos usuários participantes do processo, seguida da elaboração e envio das respectivas respostas, e do plano das ações a serem tomadas como conseqüência de todo o processo.

 

NOVO BOLSISTA NO CECOM

O CECOM contratou para o seu quadro de estagiários o aluno Jésus Jonatan Souza Santos, aluno do curso de Engenharia Elétrica da UFMG.
Jésus está lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria desde o dia 1o de dezembro, onde já iniciou os trabalhos de suporte a usuários.


Informativo



ESTATÍSTICA DO SISTEMA ANTI-SPAM DE NOVEMBRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de novembro, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.363.777
10.190
776.924
2.150.891
6.533..187
8.684.078

As médias diárias durante o mês de novembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
45.459
340
25.897
71.696
217.773
289.469

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Você já ouviu falar no blog na Pasta? Para quem gosta de publicidade e quer fazer uma boa campanha publicitária para o seu negócio ou mesmo para as eleições visite o endereço http://napasta.zip.net/. Com dezenas de propagandas e os nomes de seus criadores, você verá uma coletânea com as melhores propagandas impressas do Brasil.

– O Centro Infantil Boldrini tem um Corpo Médico de Hematologistas e Oncologistas Pediátricos com regime pleno de trabalho, com dedicação em tempo integral, o que permite estreito vínculo com os doentes, seus problemas sociais e familiares, propiciando então, reflexões mais abrangentes relacionadas ao Cuidado Médico Integral. A integralidade do cuidado ao paciente crônico, principalmente quando se focaliza a criança e o adolescente, em muito transcende o aspecto terapêutico. Visite o endereço http://www.boldrini.org.br/ e veja o trabalho desenvolvido pelo Centro na luta contra o câncer infantil.

– Sei que você é ligado em fotografia digital. Você já pensou em participar de algum concurso com a sua máquina? Então, para você ficar bastante animado, uma brasileira (Natália Rodrigues Valle) ganhou o concurso de Fotografia Digital, promovido pela Sony, no dia 22 de novembro de 2005, no Panamá. Não tinha nenhum juiz brasileiro. Imagine! Veja em http://www.sony.com.pa/concurso/newsView.html?position=0& newsId=1661&returnURL=index.html#. As fotos estão no endereço http://www.sony.com.pa/concurso/browse_thumbnail.html).

– O projeto de um E-Dicionário de Termos Literários pretende recolher o maior número possível de termos técnicos em uso nas teorias da literatura, na crítica literária, nos textos acadêmicos, nas bibliografias específicas dos estudos literários e culturais. Veja tudo isso em http://www.fcsh.unl.pt/edtl/index.htm.

– O EuroBillTracker (http://www.eurobilltracker.com/) é uma equipa internacional de voluntários sem fins lucrativos dedicada a seguir o rastro das notas de Euro à volta do mundo. Cada utilizador registra no EuroBillTracker o número de série e informação geográfica para cada nota que obtém.

SKYPE BRASIL COLOCA TELEFONIA IP NO VAREJO

O IDG Now! divulgou, no dia 29/11/2005, a notícia Skype Brasil coloca telefonia IP no varejo, transcrita a seguir:
A venda de cartões pré-pagos de telefonia pela internet em mais de 30 mil estabelecimentos no Brasil, incluindo bancas de jornais é um dos planos da Skype Technologies (www.skype.net) no Brasil, que anunciou sua chegada ao País na noite de segunda-feira (28/11).
A estratégia comercial da Skype no Brasil, que entra em prática no primeiro trimestre de 2006, envolve alianças com operadoras locais (incumbents), a criação de um site dedicado ao mercado brasileiro para venda do serviço de VoIP em moeda local e a oferta de serviços ao mercado corporativo, segmento onde terá como aliada a empresa Fiberlink.
“Nossos parceiros estratégicos são as operadoras. Hoje, o serviço de VoIP já não é mais uma ameaça”, observa Carlos Pires, executivo responsável pela operação da empresa na América Latina, que terá sua primeira base em São Paulo, ainda em dezembro.
Com o uso das redes de operadoras locais, a Skype também espera melhorar a qualidade de chamadas de VoIP para celulares – no serviço SkypeOut – observou Pires.
O executivo não revela nomes, mas informa que as negociações com as empresas de telefonia tiveram início em fevereiro, quando também foi contratado como country manager pela matriz da Skype, em Luxemburgo.
Para atrair mais usuários brasileiros, a Skype aposta no varejo, distribuindo o que chama de starter kit ou candy pack, com CD de instalação do software Skype, cartão pré-pago para 30 minutos de chamadas via web e um fone de ouvido.
Mercado Livre
Outro parceiro estratégico local é o Mercado Livre, empresa de comérico eletrônico e leilões online, na qual o gigante de leilões eBay, dono do Skype desde setembro, possui 19,5% de participação.
Segundo Steleo Tolda, presidente do Mercado Livre, a empresa estuda a abertura de um canal de vendas de kits do Skype em seu portal, bem como a distribuilção dos candy packs para seus maiores vendedores.
O Mercado Livre também usará os serviços do Skype para incrementar as negociações online, seguindo a estratégia adotada pela eBay nos Estados Unidos.
“Se um comprador se interessa por um veículo, por exemplo, é interessante ter a possibilidade de se comunicar, por voz com o vendedor. Isso tudo sem sair do site”, observa Tolda.
Próxima parada
O Brasil possui o quarto maior número de usuários do Skype no mundo (3,8 milhões) – atrás de Estados Unidos, Alemanha e Polônia.
As próximas paradas do Skype na América Latina são México, Venezuela, Chile e Argentina, prevê Carlos Pires.
O contry manager, que tem quase dez anos de experiência no setor de tecnologia, atuou em empresas como Nextel e OpenWave.
Criada em agosto de 2003 e adquirida pelo eBay em setembro por 2,6 bilhões de dólares, a Skype Technologies registra mais de 212 milhões de downloads de seu software, até o momento, conta com 70 milhões de usuários ativos, sendo 4 milhões simultâneos.
Atualmente, a empresa possui um escritório central em Londres (Inglaterra) e um centro de pesquisa e desenvolvimento na Estônia.

RNP IMPLANTA VOIP EM 73 INSTITUIÇÕES

Outra notícia divulgada pelo IDG Now!, no dia 9/12/2005, foi RNP implanta VoIP em 73 instituições:
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vai expandir a base de usuários do serviço fone@RNP das atuais 17 instituições conectadas em dez estados para 73 entidades em todo o território nacional.
As instituições beneficiadas foram selecionadas pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação e entre as 109 usuárias primárias da rede acadêmica operada pela RNP. A expansão é resultado do projeto VoIP4all, com recursos do governo federal.
O orçamento – de R$ 3,2 milhões – prevê a capacitação de pelo menos dois técnicos em cada instituição beneficiada, o suporte na implantação do serviço e a aquisição de equipamentos – 76 kits VoIP (cada kit contendo três PCs e uma placa VoIP), 700 telefones IPs e 20 roteadores de acesso.
Este números, no entanto, são apenas uma estimativa. As reais necessidades de infra-estrutura das instituições serão levantadas e analisadas caso a caso.
Serviço fone@RNP
Criado em 2004, o serviço fone@RNP permite à comunidade de ensino e pesquisa usuária da rede a comunicação por voz via Internet, usando computadores, telefones IP ou até mesmo os próprios aparelhos telefônicos nos departamentos das instituições.
O serviço permite a ligação de um ramal de uma instituição para outro ramal de outra instituição sem passar pela rede de telefonia (e sem custos, portanto).
Permite ainda a conexão de uma instituição para a telefonia pública (e vice-versa) em outro estado ou País, sem que se pague mais do que o valor dos pulsos locais.
Benefícios
Em termos práticos, significa que as instituições que fizerem parte da rede VoIP da RNP poderão obter uma economia considerável no custo da conta telefônica. Segundo dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 28% dos custos de telefonia convencional daquela universidade são com ligações interurbanas nacionais – DDD).
Outras duas vantagens que se destacam na implantação do serviço são mobilidade e expansão. De um lado, o usuário poderá ser encontrado mesmo estando fora da instituição, por meio de um laptop, um telefone IP ou um aparelho comum acoplado a um adaptador para conexão à Internet. É como se ele carregasse o ramal dele consigo.
Por outro lado, ampliam-se, virtualmente, os ramais de uma instituição pois cada computador passa a ser um terminal de telefonia IP. Ou seja, em uma instituição com número de ramais restritos em virtude da capacidade dos aparelhos PABX, os usuários poderão usar terminais de computador ou telefones IP para efetuarem chamadas locais e interurbanas, inclusive para a rede pública de telefonia (dependendo das permissões e limitações impostas pela própria instituição ou pelas parceiras em outros estados).
Treinamento
A equipe do Grupo de Trabalho VoIP Avançado foi contratada para prestar suporte às instituições durante o período de implantação, desenvolver novas funcionalidades e planejar a evolução do produto. O GT também é responsável pelo treinamento. São quatro turmas de módulo básico e quatro de módulo avançado, sendo cada módulo com 40h, realizados em novembro e dezembro.
As 73 organizações escolhidas pelos ministérios são instituições federais de ensino superior, unidades de pesquisa do MCT e alguns Cefets. De acordo com o cronograma do projeto, a conexão efetiva ao fone@RNP inicia-se em fevereiro e estende-se até outubro de 2006.

IBOPE: USO RESIDENCIAL DA INTERNET CRESCEU 10% DE JULHO A SETEMBRO

O Globo Online, de 13/12/2005, publicou a notícia Ibope: Uso residencial da internet cresceu 10% de julho a setembro, transcrita a seguir:
O uso residencial da internet no Brasil cresceu 10% até setembro, na comparação com o primeiro mês do ano, apesar da relativa estabilização quando se considera o número total de usuários, seja no local de trabalho, escola e pontos de acesso público. Esta é uma das principais conclusões da pesquisa Ibope/NetRatings que analisa o uso da internet no Brasil e no mundo com base em indicadores trimestrais de acesso e comportamento dos usuários.
Cerca de 13,5 milhões de brasileiros utilizaram a rede em suas casas entre julho e setembro, aumento de 10% sobre o primeiro trimestre do ano. No mesmo período, o número total de pessoas com acesso de qualquer local (mas que não necessariamente utilizam a rede com freqüência) passou de 31,8 milhões para 32,1 milhões.
O estudo mostra ainda que entre as categorias que mais cresceram em número de usuários nos últimos meses estão os sites relacionados com família e estilo de Vida. Em termos de tempo de uso, o maior crescimento ocorreu na categoria de viagens e turismo, e nos sites de busca.
– O crescimento do tempo dos sites de busca está relacionado principalmente com novos serviços, como o Google Earth e similares – diz diretor executivo do Ibope Inteligência, Marcelo Coutinho, responsável pelo estudo.
Para o analista, o crescimento de novas categorias sinaliza uma diversificação do uso, uma vez que categorias popularizadas há mais tempo, como serviços financeiros, se apresentam relativamente estabilizadas.
O número dos usuários de sites de beleza e saúde, por exemplo, cresceu 117% entre setembro de 2004 e setembro de 2005. O estudo também compara a evolução do acesso aos segmentos de hospedagem, viagens, companhias aéreas, fabricantes de computadores, fabricantes de automóveis e informações corporativas, entre outros.
No plano internacional, o WEB Brasil analisa o uso da internet no domicílio por brasileiros, americanos e espanhóis. “O grande destaque ficou com o aumento do share da categoria Jogos On-Line nos EUA, que assumiu a liderança com 7,4% do tempo total de uso da rede naquele país, superando inclusive o e-mail, com 7,2%.
No Brasil não houve modificação na ordem das categorias mais acessadas. A liderança permanece com os sites de comunidades, seguidos por e-mail, portais, busca e bancos”, destaca Coutinho.
Além do comparativo por categoria, o WEB Brasil também analisa o crescimento da banda larga e traz algumas informações sobre o uso da internet no ambiente de trabalho, obtidas através de levantamento telefônico.
– Cerca de 25% das pessoas que acessam a rede no local de trabalho navegam mais de 1 hora por dia, sendo que suas principais atividades declaradas mesclam a busca de informações sobre o setor de atuação da empresa, notícias e serviços como email pessoal e e-banking – diz o diretor do Ibope Inteligência.

COPEVE DIVULGA DATA DE PAGAMENTO DO VESTIBULAR

A Copeve divulgou que, a partir do dia 22/12/2005, estará disponível em qualquer agência do Banco do Brasil, o pagamento para os alunos da UFMG e as pessoas externas, que participaram do processo de aplicação das provas da 1a. etapa do Vestibular 2006 da UFMG. O pagamento será feito mediante apresentação do CPF e Carteira de Identidade
Já os servidores receberão através do contra cheque, conforme a opção assinalada no cadastramento.

O Sistemático deseja um Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso para todos! E que no próximo ano continue contando com o apoio e a colaboração de todos os seus leitores, com muitas notícias e somente notícias boas.

 



Há 20 anos…

Nas edições números 47 e 48 de O Sistemático de 1985 foram publicadas notícias sobre seleção de pessoal para trabalhar no Vestibular de 1986, Festa de Natal do CECOM, vencimento dos códigos de usuário e projeto, SID do 8o andar, concurso de decoração de Natal do CECOM, saída do prgramador Antônio Roberto Lana Chaves, saída da estagiária Glaura da Conceição Franco, curso de Word Star, entre outras.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM será realizada hoje, dia 15 de dezembro, a partir das 12h, em um sítio na Enseada das Garças, região da Pampulha.
A Comissão Organizadora da festa deseja que todos os participantes gostem do churrasco de confraternização e espera que não chova.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Cláudia Galinkin, no dia 09; José Arcênio da Silva e Sálvia Maria de Figueiredo Moreira, no dia 14. Os parabéns em dia para: Aleixina Maria Lopes Andalécio, no dia 17; prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, no dia 24; e Raimundo Natalino Chaves, no dia 25. E para os ex-ceconianos: Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Pinto, no dia 17; Esdras Viggiano de Souza e Dimas Afonso de Souza, no dia 22; Grace França Versiani, no dia 23; Sueli de Jesus Ferreira, no dia 25; Luís Diniz Ferreira, no dia 26; Romildo Monte e Matheus Moreira dos Santos, no dia 27.