Sistemático: Edição 1275 – 19/01/2006


Notícias



CECOM MIGRA SISTEMAS PARA NOVO SERVIDOR

O CECOM utiliza, desde o final de 1999, um servidor Unisys, modelo LX5320, cujas características de hardware são: 2 processadores Pentium II, 450 MHz, memória de 512 Mb e 4 discos SCSI de 9 Gb. Neste equipamento, com sistema operacional Microsoft NT, é executado um emulador do sistema operacional MCP, da Unisys, o qual faz com que o servidor se comporte como um mainframe. É nesse servidor que fica residente o atual sistema de controle acadêmico da UFMG, a classificação dos candidatos ao vestibular e alguns outros sistemas corporativos.

O CECOM vem buscando migrar seus sistemas para plataformas mais atuais, principalmente para ambientes que permitam sua utilização através da Internet, que é a tendência mundial. Entretanto, a migração total ainda não se concretizou, o que torna imprescindível a manutenção do mainframe.

A Unisys comunicou ao CECOM, em setembro de 2005, que estava desconti-nuando a manutenção em servidores antigos, como o modelo LX5320, dada à obsolescência desses equipamentos, a qual dificultava a substituição de componentes defeituosos. Desde então, o CECOM e a Unisys iniciaram negociação visando a substituição do servidor por um equipamento mais atual, modelo Libra 300.

Buscando uma melhor relação custo/benefício, o Libra não está sendo comprado e sim, alugado, por um período de 24 meses. Há a expectativa de que este período seja suficiente para que sejam implantadas as novas normas acadêmicas da graduação, base vital para o desenvolvimento de um novo sistema acadêmico, bem como planejada a migração dos demais sistemas ainda residentes no mainframe.

O novo servidor foi recebido pelo CECOM na semana passada e tem 2 processadores XEON MP, 3.160 MHz, 4GB de memória e 4 discos de 73GB, o que deve tornar muito mais ágil a utilização dos sistemas que ali serão executados.

Assim, o Centro de Computação programou para este final de semana, dias 21 e 22/01/06, a migração dos dados relativos aos sistemas atualmente residentes no equipamento LX5320 para o novo servidor Libra 300. Tendo em vista a necessidade de salvar todos os dados e arquivos, antes da migração, esses sistemas estarão inativos a partir das 16:00 horas da próxima sexta-feira, dia 20, estando novamente disponíveis na segunda-feira, dia 23. Caso alguma aplicação não funcione adequadamente após a migração, o usuário deve entrar em contato com o CECOM, através da Operação de Redes, pelo telefone 3499-4009.
Estão envolvidos diretamente no processo de migração: Helvécio Cossenzo Pinto e Nilson José Marinho Vale, pela DCP; Antônio Eustáquio Rodrigues, Márcio da Costa Viana, Jader Santos e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, pela DAC; e Gilmar Lima Guimarães, pela diretoria do CECOM.

INTERLIGAÇÃO PAMPULHA-CENTRO ENTRA NA RETA FINAL

Na próxima semana deverão estar concluídas as obras de instalação de tubulação entre o Campus Pampulha e o centro da cidade. Dos 7.390 metros da obra, estão faltando aproximadamente 500, nas proximidades da Av. Nossa Senhora de Fátima e Rua Peçanha. Ao mesmo tempo, já está sendo executada a instalação dos cabos de fibra ótica que interligarão o Campus Pampulha ao Conservatório da UFMG. Executada em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, o projeto pretente interligar todas as unidades acadêmicas da UFMG através de uma rede de fibras óticas, trafegando dados a 1 Gbps (gigabits por segundo), mesma velocidade utilizada hoje no Campus Pampulha.
Utilizando a mesma rede, o CECOM pretende também interligar todas as centrais telefônicas, que deverão atuar como um único sistema. Os equipamentos da nova rede já foram instalados na Faculdade de Medicina e estão sendo instalados na Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Direito e Escola de Enfermagem.


Paulo Lessa observando os trabalhos da máquina de perfuração por método não destrutivo

UFMG ATUALIZA CENTRAL TELEFÔNICA DO CAMPUS SAÚDE

Dentro do processo de atualização e expansão do sistema telefônico da universidade, a Ericsson/Damovo efetuou, no último sábado, a atualização do sistema telefônico do Campus Saúde. O processo exigiu a atualização do firmware das placas da central, que consiste na substituição de chips de memória, efetuada durante a semana anterior com transtornos mínimos aos usuários. No sábado, a central foi desligada por aproximadamente uma hora, para substituição das placas principais, como processador e memória. A unidade de disco foi eliminada e susbstuída por um cartão de memória flash.

Na nova configuração, a central aceita configuração através da rede e tem a capacidade de aceitar ramais IP, no padrão H.323. A nova versão do sistema operacional da central telefônica também apresenta inovações na área de segurança, como a possibilidade de se registrar todos os comandos efetuados por cada um dos operadores. O processo transcorreu sem problemas devido à simulação efetuada no CECOM por técnicos da empresa Telealpha com os dados reais, utlizando uma bancada de testes montada com os módulos recebidos para expansão da central do Campus Pampulha.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A idéia da página em http://www.cardspingpong.com.br/ é formar um grupo de pessoas interessadas na coleção da revista Placar. Um local para trocar idéias, conhecer outros colecionadores, vender, comprar e trocar edições. Além de poder acessar o cadastro de colecionadores no Brasil, você verá a relação de times e jogadores da inesquecível coleção.

– A BBC inglesa resolveu disponibilizar os seus arquivos de vídeos para download gratuito. Talvez seja uma boa para quem está estudando ou quer rever uma reportagem antiga.Vale a pena conferir em http://www.bbc.co.uk/calc/news/(Site em Inglês)

– Sabe aquele sonho de viagem internacional? Você não tem dinheiro, mas mesmo assim fica sonhando e o tempo passando sem ser concretizado. Se você é turista durango como eu, faça uma tour virtual em http://www.britishtours.com/360/ e aproveite bastante. (Site em Inglês)

– Um norte-americano de nome Chuck Lamb, faz sucesso na Internet. Na página http://www.deadbodyguy.com, ele colocou diversas fotos fingindo-se de morto nas mais variadas situações. Ele está doidinho para chamar atenção e conseguir na mídia uma vaga de figurante em algum filme ou seriado de TV. (Site em Inglês)

– Esta dica é para quem deseja copiar trechos de textos e imagens de arquivos recebidos no formato PDF para incluir em trabalhos escritos em outros programas, como no caso do Word. Veja em http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI837439-EI4804,00.html.

– Na informática existe uma sopa de letrinhas de extensões de arquivos. Quem já não recebeu um arquivo com a extensão que nunca ouviu falar e sequer sabia que programa usar. Saiba mais em http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI500589-EI4804,00.html.

– Em qual estado, cidade ou bairro que você deu o seu primeiro beijo? Faça uma força, tente lembrar. Então, já que lembrou, acesse a página do Google que tem o nome singelo de “onde dei meu primeiro beijo” e localize. Já tem gente deixando o seu recadinho. Quem sabe você não encontra algum conhecido em http://www.whereihadmyfirstkiss.com/? (Site em Inglês)

– A cidade de Nova Viçosa, localizada no Sul da Bahia, é o portão de entrada para o Arquipélago de Abrolhos. É uma cidade com atrações turísticas variadas e onde se concentram os melhores hotéis e pousadas. Vá até lá. Chegue, absorva o espírito do baiano, coloque os pés na areia, caminhe na beira do mar e seja deliciosamente bem-vindo. Eu conheço! São 11 km de praia de água morna. Saiba mais em http://www.novavicosa.com.br/.

– Se estiver fazendo curso de algum idioma ou quer aprimorar, faça o seguinte. Entre em algumas salas de Chats (http://www.dubit.co.uk/) e faça amizade pelo mundo.nas salas:
Hispânica: http://espanol.chat.yahoo.com/
Canadense: http://ca.chat.yahoo.com/
Francesa: http://chat.lycos.fr/
Italianas: http://it.supereva.com/ e http://www.chatta.it/
Inglesa: http://www.habbohotel.com/habbo/en/
Mas se você não escreve nem lê em qualquer dos idiomas acima, não fique triste. Converse em Português na página http://chat.terravista.pt/.

– Estar por dentro do que rola pela moda fashion no mundo e saber as últimas tendências é muito bom. Navegue pelo mar digital em http://www.infomat.com/fashion/home.html. (Site em Inglês)

– Fundada no dia 4 de fevereiro de 1970, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT, representa a integração da cadeia têxtil brasileira, composta por mais de 30 mil empresas. A ABIT promove as empresas de todos os segmentos da indústria têxtil, desde o cultivo do algodão, matérias-primas sintéticas, fibras têxteis, fiações, tecelagens, malharias, tinturarias, estamparias até confecções. Conheça mais a ABIT em http://www.abit.org.br/content/default.asp.

– Iniciou ontem, 18/01/2006, e vai até 23/01/2006 a São Paulo Fashion Week (http://spfw.uol.com.br/) que reunirá 47 marcas. Uma novidade é que os desvirtuals serão transmitidos ao vivo, em vídeo. Não perca!


NÚMERO DE USUÁRIOS RESIDENCIAIS DA INTERNET CRESCEU 12,4% EM UM ANO. TEMPO DE NAVEGACÃO SUBIU 34%

O jornal O Globo, de 17/01/2006, divulgou a notícia Número de usuários residenciais da internet cresceu 12,4% em um ano. Tempo de navegação subiu 34%, transcrita a seguir:
O número de usuários residenciais da internet em dezembro foi 12,4% maior que o do mesmo mês de 2004. Os 12,2 milhões de pessoas que acessaram de casa a internet navegaram em média 17 horas e 59 minutos durante o mês passado, um aumento de 34% sobre as 13 horas e 34 minutos de navegação média de um ano antes.
De acordo com o Ibope Inteligência, que faz esse levantamento, o Brasil continua liderando o ranking de tempo de uso da internet entre 11 países pesquisados: Estados Unidos, Japão, Austrália, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido, além do Brasil.
– Quem usa conexões rápidas costuma navegar mais tempo e realizar mais tarefas do que o usuário que usa linha discada e, hoje, cerca de 62% dos internautas ativos residenciais têm banda larga – explica o coordenador de análise do Ibope Inteligência, Alexandre Sanches Magalhães.
Na comparação anual, em termos de número de usuários, todas as categorias apresentaram crescimento, exceção feita a Ocasiões Especiais, que ficou estável. Os maiores aumentos percentuais foram: Viagens e Turismo (93%), Casa e Beleza (67%), Família e Estilo de Vida (48%), Governo e Empresas Sem Fins Lucrativos (44%), Educação e Carreira (39%), Automóveis (39%), Informações Corporativas (38%) e Notícias e Informações (33%).

DICAS PARA WORD

O Word faz parte do dia-a-dia da maioria dos usuários, portanto, dicas para agilizar o seu uso sempre são bem vindas. Pensando assim, a Xina enviou as dicas do Caderno de Informática do jornal Estado de Minas, publicadas no dia 05/01/2006.
Texto colado de páginas da internet

Às vezes, quando recortamos e colamos o texto de uma página da web para dentro de um documento do Word, o texto vem com uma formatação indesejada. Ao invés de simplesmente colar o texto usando CTRL+Vou o menu Editar/Colar, selecione a opção Colar Especial do menu Editar e selecione, na caixa de diálogo, o item Texto não Formatado. Pressione Ok para fechar a caixa de diálogo e um texto limpo será inserido em seu documento.

Apagar rápido

Para apagar a palavra inteira à esquerda do cursor, pressione a tecla CTRL+ BackSpace.
Para apagar a palavra inteira à direita do cursor pressione CTRL+Del

Selecionar rápido
Para selecionar uma palavra inteira, dê um duplo clique sobre ela.
Para selecionar uma sentença inteira, mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto clica sobre alguma palavra da sentença.
Para selecionar um parágrafo inteiro, dê um duplo clique na margem esquerda do parágrafo.
Para selecionar o texto inteiro do documento, dê um triplo clique na margem esquerda.

Desenhar linhas divisórias
Para digitar uma linha que cruze toda a largura da página, faça o seguinte:
No início da linha, digite três hífens (—-)
Para criar uma linha mais grossa, use o sublinhado (-) três vezes
Para criar uma linha dupla, digite três sinais de igual (===)
Para criar uma linha ondulada, digite três acentos til (~~~)
Para criar uma linha pontilhada, digite três asteriscos (***)

Mudar de maiúsculas para minúsculas
Para mudar a caixa da palavra ou frase selecionada, mantenha a tecla Shift pressionada, enquanto pressiona a tecla F3.
Cada vez que for pressionada, altera o tamanho das letras, inclusive colocando a primeira letra em maiúscula e as demais em minúscula.

Manter palavras agrupadas
Se você não quiser que duas palavras se separem no final da frase, use o seguinte recurso:
Depois de digitar a primeira palavra não use a barra de espaço para iniciar a próxima palavra. Pressione CTRL+Shift+barra de espaços.

Evitar que um parágrafo seja dividido entre páginas
Para evitar que um parágrafo fique dividido no final de uma página e início da próxima, faça o seguinte:
Selecione todo o parágrafo e ative o menu Formatar.
Selecione Parágrafo e, na guia, selecione o item Manter linhas juntas.
Pressione Ok.
Isso vale apenas para o parágrafo atual.

CASU ASSINA CONVÊNIO PARA ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

Convênio assinado no 13 de janeiro, entre a Caixa de Assistência à Saúde da Universidade – Casu (http://www.casu.com.br) e a empresa Rede Dental vai assegurar assistência odontológica aos associados da Casu que fizeram a opção pelo novo serviço. O convênio entra em vigor a partir de 1º de abril, podendo as adesões serem feitas a partir de 1º de março próximo.

Firmaram o documento, pela Casu, o diretor executivo Dirceu Wagner e o superintendente Administrativo e Financeiro, Geraldo Camilo. Pela Rede Dental, assinaram o diretor Fernando Garcia Pedrosa e gestor comercial Hugo Mauro Salles Júnior. O Plano de Assistência Odontológica da Casu vai permitir aos seus associados o acesso aos serviços de cerca de 1.200 dentistas filiados à Rede Dental em diversas especialidades.
Cobertura – Segundo o gerente de Convênios e Comercial da Casu, Gedeon Mendes de Souza, o plano de assistência odon-tológica oferece cobertura em atendimento de urgência, radiologia, prevenção em saúde bucal, dentística (obturações), periodontia (tratamento de doenças da gengiva), endodontia (tratamento de canal) e cirurgia.
Não são cobertos pelo plano os serviços de ortodontia, prótese, cirurgias que necessitem de internação hospitalar e implanto-dontia. “Nesses casos, o associado poderá realizar o tratamento sendo-lhe cobrado valor reduzido, conforme tabela de preços adotada pela Rede Dental”, explica o gerente.

A adesão ao plano poderá ser feita mediante o preenchimento de ficha própria que estará à disposição dos associados, a partir de 1º de março, nos endereços da Casu na Praça de Serviços (campus Pampulha) e na Faculdade de Medicina (campus Saúde). Cada aderente pagará uma taxa de adesão de R$ 3 e a mensalidade de R$ 15.

Mais informações sobre os serviços da Rede Dental podem ser obtidas na Internet, no endereço http://www.rededental.com.br. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003033.shtml – 13 de janeiro/2006)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 02, de 23/01/1986, publicou notícias sobre enquadramento do pessoal das tabelas especiais, concurso de monografia sobre o tema Os 10 anos da indústria nacional de Informática da Gazeta Mercantil, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

RESPONSÁVEIS PELA DDS
Durante as férias de José Eduardo Valle Santos, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, Gilmar Lima Guimarães (chefe do Setor de Análise) estará respondendo pela chefia da divisão. E respondendo pela chefia do Setor de Análise, está o analista Marcos Aurélio Nunes de Morais.
No período de férias de João Carlos Lages, chefe do Setor de Programação, Mário Magalhães Lara estará respondendo pela chefia do setor.

SAÍDA DO CECOM
A programadora Kátia Lisboa Macedo pediu demissão do Quadro de Funcionários do CECOM no útimo dia 20.
Kátia entrou para o CECOM como bolsista em outubro de 1982, atuando na então Divisão de Sistemas de Computação e em abril de 1984 passou a integrar a equipe de bolsistas do Setor de Programação da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas. No início de novembro de 1984 foi contratada pelo CECOM no cargo de Programador, lotada no Setor de Programação da DDS, onde ficou até a sua saída.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Djim de Andrade Martins, no dia 21 e Selma de Paoli Loureiro Damascena, no dia 26. Os parabéns para os ex-ceconianos: Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, no dia 20; Geraldo Correia de Moura Baptista e Edson Barbosa Duarte, no dia 21; Renato Baumgratz Viotti e Ana Paula Lima Figueiredo, no dia 22; e Izilda Costa Chaves, no dia 26.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais uma série das fotos tiradas durante a Festa de Natal dos funcionários do CECOM, realizada no dia 15 de dezembro/2005. As fotos são de autoria de Thiago Ribeiro.


Emerson, Max, Cristina Queiroz, Ana Paula, Rubens e Márcia França. De costas: Beth, Márcio Viana e Vinícius.


Leão e os netos: Natasha e Gabriel


Maria Helena Rodrigues e Aeda. Ao fundo: Rubens e seu filho Rubinho


O futebol com Márcio Viana, Juliano, Vinícius, Carlos Alfeu, Josemar e Diogo


Xina, Aeda e Maria Helena Rodrigues


Rosa e família: sua mãe, D.Efigênia, e sua irmã, Raabe