Sistemático: Edição 1278 – 09/02/2006


Notícias



COMEÇA A INTERLIGAÇÃO DAS UNIDADES DO CENTRO À REDE GIGA

Inaugurada na última sexta-feira, dia 03/02, durante a visita do Presidente Lula à UFMG, a Rede Giga começa a ser realidade para as unidades localizadas no centro da cidade.
Antes da chegada do presidente, às 14h20 da tarde de sexta, ela entrou em funcionamento e colocou operacionais os acessos do Conservatório e da Faculdade de Direito. Tal fato pode ser mencionado pela Reitora, Profa. Ana Lúcia Almeida Gazzola, durante seu discurso realizado no auditório da Faculdade de Educação.

Esta semana foi a vez do Campus Saúde se conectar a Rede. Internamente ao Campus, ajustes técnicos ainda são necessários para a Escola de Enfermagem e o Hospital das Clínicas, cujas velocidades melhoraram, mas ainda não estão usufruindo da velocidade total da rede Giga. Este não é o caso da Faculdade de Medicina, que já a utiliza com o potencial máximo.

Em seguida, nos próximos dias, será a vez da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Engenharia se ligarem à Rede Giga. Nesta última, há pendências relacionadas ao funcionamento da fibra passada pela Prefeitura, que é parceira da UFMG no projeto.
Durante o primeiro mês de funcionamento de cada unidade na Rede, os links de comunicação de dados contratados da Telemar serão mantidos por segurança. Após este prazo, eles serão desligados, gerando uma economia anual de R$ 122 mil reais para a universidade.

Estas atividades estão a cargo de Fernando Frota Machado de Morais, diretor da Divisão de Redes de Comunicação, e Paulo Couto Lessa, que foi o gerente executivo do projeto da rede Giga.

RESULTADOS DE ESTUDO DE PERFORMANCE DO NOVO SISTEMA DA PÓS-GRADUAÇÃO SÃO APRESENTADOS NO CECOM

Conforme anunciado na última edição de O Sistemático, ontem, dia 08 de fevereiro, foi apresentado o resultado do estudo de análise de performance do novo Sistema de Controle Acadêmico de Pós-Graduação. Os principais tópicos abordados no estudo e que já provocaram diversas medidas práticas com substancial melhoria no tempo de resposta das funcionalidades do sistema, foram: refactoring do código; diferença entre o primeiro e o segundo acesso ao sistema; sub-sistema de segurança; inicialização de caches; atualização de versão do servidor de aplicação; análise da persistência no banco de dados; melhoria do retorno da página de confirmação; e acesso ao sistema INA. Os testes referentes ao acesso de diferentes versões do servidor de aplicação e à separação de table spaces para armazenamento de índices no banco de dados serão realizados na próxima semana. A apresentação do resultado do estudo foi realizada por Igor Campos Leal, Diogo Freitas Duarte Magalhães, Thiago Gabriel Diniz e Roberto Maciel Júnior. E estiveram presentes: Carlos Alfeu, Gilmar, Mário, Denise, Raimundo, Maria Beatriz, Aleixina, Antônio Eustáquio, Marcus Vinícius, Márcio Viana e Leão.


A apresentação foi feita por Diogo e Igor


Estiveram assistindo à apresentação: na primeira fila – Eustáquio, Denise, Marcus Vinícius, Roberto e Thiago Diniz: na segunda fila – Márcio Viana, Gilmar e Xina; na última fila – Maria Beatriz, raimundo, Leão e Mário lara.

CECOM CRIA MÓDULO COMPLEMENTAR AO CACIC

Desde 2003, o CECOM utiliza um sistema de controle das manutenções realizadas nos equipamentos da rede administrativa, desenvolvido no banco de dados Approach, que faz parte do pacote Smartsuite. No ano passado, o CECOM adotou o sistema de inventário CACIC (Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais), capaz de disponibilizar informações sobre o parque computacional de uma organização, como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware e outras. O CACIC, entretanto, não permite o acompanhamento das manutenções, informação essencial para a equipe técnica da DAC. Visando unificar as informações dos dois sistemas, foi desenvolvido um módulo adicional ao CACIC, onde são armazenadas aquelas informações de interesse da DAC que não constam no banco de dados original do sistema. Com isso, mais uma aplicação desenvolvida em plataforma proprietária será desativada, o que se encaixa na decisão tomada pelo CECOM de buscar um ambiente operacional baseado em software livre.

O desenvolvimento do módulo complementar foi feito por Márcio da Costa Viana, com o apoio de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Vinícius Henrique Aguilar Sulva Teixeira e Emerson Henrique Kfuri Pereira.

IDENTIFICAÇÃO DE CHAMADAS DA UFMG

Todas as ligações geradas no Campus Pampulha destinadas a telefones celulares, indicarão o número 9804-5810 no celular do destinatário, podendo este ser guardado na agenda do aparelho como sendo “UFMG – Pampulha”.

As ligações de fixo para celular no Campus Saúde mostrarão o número 9804-4910. Este número também pode ser guardado na agenda do aparelho para possibilitar a identificação de chamadas. A sugestão é que o nome seja “UFMG – Centro” porque, em breve, as demais unidades do centro entrarão no mesmo esquema.

NOVA INTERVENÇÃO NAS CENTRAIS TELEFÔNICAS

Dando prosseguimento ao processo de instalação da atualização e ampliação do sistema de telefonia da universidade, serão realizadas novas intervenções técnicas que causarão a indisponibilidade dos serviços telefônicos no seguintes locais:

– todas as unidades e órgãos do Campus Pampulha: no dia 11 de fevereiro, próximo sábado, das 7h às 12h da manhã;

– Escola de Arquitetura: no dia 14 de fevereiro, terça-feira, das 19h às 23h;

– Faculdade de Direito, no dia 16 de fevereiro, quinta-feira, das 19h às 23h.

PRORH OFERECE CURSO DE INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

A ProRH, em parceria com o CECOM, estará oferecendo as seguintes turmas do curso de Informática Instrumental para funcionários da UFMG.

– Informática Instrumental 1: de 15/02 a 10/03/06, carga horária de 45 horas/aulas, no horário de 08h30 às 11h30, em todos os dias da semana, na Sala de aula do Prédio da Imprensa. Instrutora: Elza Maria Guedes Rozinholi.

– Informática Instrumental 2: de 15/02 a 10/03/06, carga horária de 45 horas/aulas, no horário de 13h30 às 16h30, em todos os dias da semana, na Sala de aula do Prédio da Imprensa. Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza.


Informativo



ESTATÍSTICA DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JANEIRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de janeiro, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
687.666
586
84,210
772.462
16.380.232
17.152.694

As médias diárias durante o mês de jeneiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
23.183
19
2.716
24.918
528.395
553.313


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Acompanhe os passos de Jack Bauer, da séria 24 horas, em sua quinta temporada. Não é fácil acompanhar tantas viagens, por isso um novo ponto foi colocado no mapa para que você acompanhe de perto. Faça um cálculo e veja se os tempos batem. Vá até http://www.wayfaring.com/maps/show/4698. (Site em Ingês)

– Saiba sobre o festival de cinema de Sundance em http://festival.sundance.org/2006/watch/index.aspx. Apesar de pouco reconhecido já pinta por lá alguns filmes grandes. De qualquer forma, não perca a programação das dezenas de curtas que rolam por lá.

– Se você é daqueles que gosta de descobrir novos artistas, agora tem uma grande oportunidade em http://www.pandora.com/. Digite o nome de uma banda que você gosta e que nunca tocou no rádio (aquelas bandas que vendem seu próprio cd no parque, escola, barzinho etc.) e, em segundos, será criada uma rádio. A primeira música a tocar é do seu grupo favorito. Em seguida, começam a vir outros artistas que, segundo os critérios do site, têm um tipo de som similar ao da banda original. (Site em Inglês)

– Clube da Calcinha nasceu de um grupo de amigas real que se encontram com frequência e ajudam umas as outras nesse universo feminino complicado e enigmático pelo qual vivem as mulheres entre os vinte e os quarenta anos. O Portal feminino apresenta dicas úteis e fúteis para as mulheres, como comportamento, saúde, enxoval, receitas, novas profissões etc. Visite o Clube da Calcinha em http://www.clubedacalcinha.com.br/.

– Acredite se quiser, caro leitor, mas um vírus conhecido como Kamasutra, a bíblia dos amantes de todo o mundo repleto das mais heterodoxas posições sexuais, já infectou mais de meio milhão de computadores e estava programado para atacar em 3 de fevereiro. Saiba mais em http://www.machoperonomucho.com.br/.

– O Centro de Ciências e Educação Supe-rior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Fundação Cecierj/Consórcio Cederj é órgão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti – do Estado do Rio de Janeiro. Visite o endereço http://www.cederj.edu.br/extensao/cursos/index.htm e saiba mais sobre os cursos oferecidos.

– Veja em http://www.oregonscientific.com.br/product.asp?c=6&s=63&p=289, o Dicionário Interativo. Esse dicionário com mais de 1.000 palavras, é destinado para crianças em alfabetização, a partir de 5 anos, com explicações simples e divertidas, caneta interativa, som digital, ajuste de volume, baixo consumo de pilhas e desliga automaticamente. Foi desenvolvido por pedagogos, e foi testado e aprovado pelo Inmetro com 1 ano de garantia.

PAGAMENTO DA SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR 2006

A partir do dia 9 de fevereiro de 2006, estará disponível em qualquer agência do Banco do Brasil , com apresentação do CPF e Carteira de Identidade, o pagamento para os alunos da UFMG e as pessoas externas, que participaram do processo de aplicação das provas da 2a. etapa do Vestibular 2006 da UFMG.

Os servidores receberão através do contra cheque, no pagamento referente ao mês de fevereiro.

CLASSIFICADOS

Vende-se
Computador: CPU AMD Duron 1600 MHZ; MB – AMD – 855 D; cooler – Athlon XP; gabinete torre 4 baias – fonte 400W; drive de 3 X 1/2; HD – 40 GB – 7200RPM; memória 128 MB – 333 MHZ; CD Combo – CD-RW + DVD; caixas de som; teclado; mouse; monitor 15′; Impressora: Jet Printer – Cannon BJ10ex – mono color; Mesa com gaveta e escaninho para CDs. Preço irrecusável: R$ 900,00. Tratar na Redação de O Sistemático.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 5, de 20/02/1986, publicou notícias sobre curso de nivelamento dos programadores do CECOM na linguagem Algol, instalação do emulador de terminal TVA 1800, plano de treinamento/estágio de funcioná-rios da UFMG no CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO PARA A ENGENHARIA TÉRMICA
Terminou hoje, o curso de Programação Basic oferecido para o nivelamento da pós-graduação em Engenharia Térmica.
Além dos alunos da Engenharia Térmica, participaram do curso três professores do ICB e as funcionárias do CECOM, Regina Antônia Diniz Siqueira e Patrícia Lúcia Pereira Ferri.
O curso foi ministrado por Luiz Henrique Loureiro dos Santos e contou com o apoio de Cristiane Maria Nunes na realização das aulas de WS.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Ivana da Mata Machado Fernandes, no dia 09; Alri Gonçalves de Oliveira, no dia 10; Maria Alice Capobiango de Vasconcelos, no dia 12; Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13; Newton José Vieira (DCC) e Cristiane Maria Nunes, no dia 14; Daniel Borges de Figueiredo Santos (LCC), no dia 15; e Bráulio César de Oliveira, no dia 16.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 22 a 25 de novembro/2005, foi oferecido um treinamento do Novo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação, na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria. Foi a terceira turma de treinamento, desta vez oferecido para os responsáveis pelas Secretarias de Pós-Graduação de Bioquímica e Imunologia, Ciências da Saúde, Infectologia e Medicina Tropical, Demografia, Engenharia Metalúrgica e de Minas, Economia, Farmacologia, Bioquímica e Molecular, Física, Fisiologia e Farmacologia, Letras, Estudos Literários, Microbiologia, Patologia e Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O treinamento foi ministrado pela PRPG, com Maria Dolores Diniz e Zélia Reis da Silveira, e DRCA, com Ana Lúcia Ribeiro Diniz, e suporte técnico da equipe de desenvolvimento do CECOM, representada por Denise Cristina de Assis Moreira.
A foto foi cedida pela Maria Célia, da Fisiologia.


Da esquerda para a direita: Maria Cristina (Microbiologia), Cecília (Economia e Demografia), Maria Célia (Fisiologia e Farmacologia), Adriana (Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina), Letícia (Letras: Estudos Literários), Ana Lúcia (DRCA), Denise(CECOM), Zélia(prpg), Sebastião (Economia e Demografia), Dolores (PRPG), Marluce (Física) e iara (Saneamento).