Sistemático: Edição 1280 – 23/02/2006


Notícias



REITORA VISITA NOVAS INSTALAÇÕES DA ATI E CECOM

A visita às novas instalações da ATI e do CECOM, na manhã da última terça-feira, 21 de fevereiro, realizada pela Reitora, Profa. Ana Lúcia Almeida Gazzola, acompanhada do futuro Reitor Prof. Ronaldo Tadeu Pena, por diversos pró-reitores, dirigentes de unidades acadêmicas e órgãos administrativos, além de colegas do prédio, oficializou o encerramento das atividades de reforma do espaço físico do 8° andar do prédio da Reitoria.

A reforma, realizada de forma paciente e gradativa pelo CECOM, com o apoio fundamental da equipe do DPFO, Departamento de Planejamento Físico e Obras da Pró-Reitoria de Administração, desmontou uma estrutura de divisórias e infra-estrutura elétrica que datava do início dos anos 70. A improvisação era a marca da história de anos de adaptações do espaço para acolher os avanços tecnológicos e as mudanças estruturais no organograma da área de Tecnologia da Informação.

Todas as boas intenções de gestões anteriores, preocupadas com a necessidade de intervenção no ambiente, não se concretizaram em fatos, pelas mais diversas razões.

Agora, entretanto, a postura decisiva da Reitora em priorizar a reforma, a capacidade das equipes do CECOM e do DPFO em ajustar as demandas a um projeto factível e econômico, o envolvimento comprometido, paciente mas ativo, de toda a equipe da ATI e do CECOM, permitiram que o projeto fosse concluído de maneira bem sucedida. Durante a obra, nenhum serviço ou sistema mantido pelo CECOM esteve indisponível. Em apenas um dia, de recesso acadêmico, houve a liberação da equipe em função da preparação do piso em madeira.

Ao longo de todo o ano de 2005 o processo foi tocado em etapas, porém, sem interrupções. O orçamento que previa a possibilidade de reforma de 4 blocos separados (ala norte, ala sul, área de convivência e banheiros) era estimado em cerca de R$300mil.

Ao final, o custo total foi de R$207mil, sendo na maioria recursos próprios, parte deles gerada pelo próprio CECOM. Esta redução de um terço foi viabilizada por diversas ações de economia. Dentre elas, as mais significativas foram: o resultado positivo da compra de divisórias e material elétrico via pregão, a redução de custos de contratação de empresas terceirizadas em função da utilização da equipe do DPFO, o alongamento do prazo da obra, a mudança alternada de grupos de pessoas para área no subsolo do prédio e a análise criteriosa dos materiais utilizados. Todas estas ações só foram possíveis graças à parceria competente que existiu entre as equipes do DPFO e da DAA, Divisão de Apoio Administrativo do CECOM.

Durante a visita, quando destacou que finalmente o espaço físico estava “à altura das pessoas que aqui trabalham e da qualidade do trabalho desenvolvido”, a Reitora recebeu o agradecimento da equipe, nos contatos realizados com as pessoas presentes, e nas palavras dos diretores da ATI e CECOM, respectivamente, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

Ao longo das próximas edições, O Sistemático estará registrando a memória fotográfica de todos os passos da obra. No site do CECOM, já está publicada seqüência de fotos produzidas durante a visita da Reitora.


Profa. Ana Lúcia abrindo a porta do 8° andar, seguida pelo futuro Reitor, prof. Ronaldo Pena

DRCA COMEMORA BOM ANDAMENTO DO REGISTRO ACADÊMICO

Desde o dia 20, e até às 16h de amanhã, dia 24, o DRCA recepciona, no saguão da Reitoria, os 4.674 calouros que estão fazendo seu registro acadêmico na universidade. Desse total, 2.566 calouros são da primeira entrada, e fazem também seu processo de matrícula. Já os outros 2.108 calouros vão entrar no segundo semestre de 2006 quando farão sua matrícula.

Desde o ano de 2004 o registro está sendo realizado seguindo uma escala de atendimento aos diversos cursos, o que distribuiu os calouros ao longo da semana. Nos momentos de pico, que ocorrem normalmente às 10h e às 14h, chegam a ser atendidos entre 180 e 200 calouros por hora.

Nas atividades do registro, a equipe, coordenada pela diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, está contando com 30 pessoas, entre funcionários e estagiários, trabalhando com 23 microcomputadores e 5 impressoras de rede e a laser.

Todo esse trabalho de recepção aos calouros foi organizado pelo DRCA, com o apoio do CECOM e da Copeve, e parceria com o LCC, Cooperação Institucional, Fump, CEU e DCE.
Antes de comparecerem à Reitoria para realizar seu Registro Acadêmico, os calouros utilizaram um serviço via Web, disponível desde o último dia 15, para complementar seus dados cadastrais. Trata-se de uma complementação, pelo fato de boa parte dos dados cadastrais terem sido importados do registro original feito pelas pessoas ao se candidatarem ao Vestibular. Este processo de complementação de dados foi realizado por 4.406 calouros, ou seja, quase a totalidade, já que tradicionalmente cerca de 200 pessoas não comparecem ao Registro, tornando disponíveis suas vagas para a segunda chamada.
Outra novidade desta semana de Registro foi a nova aplicação de coleta da foto e identificação digital. Desenvolvida pelo CECOM para a Copeve, ela está permitindo maior agilidade no processo, por simplificar os procedimentos de operação e permitir que o próprio calouro auxilie nos ajustes que garantem qualidade na coleta das imagens, por poder ver o que está sendo feito pelo operador.

ENFERMAGEM DEFINITIVAMENTE NA REDE GIGA

Ontem, à tarde, dia 22 de fevereiro, a comunidade da Escola de Enfermagem recebeu seu novo prédio, que permitirá a ampliação de suas instalações e atividades administrativas e acadêmicas. Antes disso ocorreu outra boa notícia, relacionada à sua infra-estrutura. Na manhã do mesmo dia a Enfermagem passou a utilizar plenamente a Rede Giga, após ser resolvida pendência que limitava a velocidade anteriormente oferecida.

Agora, restam de fora da Rede Giga no centro da cidade apenas a FACE, que está realizando mudanças internas na sua rede, e a Escola de Engenharia, para a qual a Prefeitura ainda não liberou a fibra ótica.

ARTIGO SOBRE LDAP E VOIP É SELECIONADO PARA FÓRUM

O CECOM estará representado no 7° Fórum Internacional de Software Livre, que acontecerá de 19 a 22 de abril, em Porto Alegre. Felipe de Castro Louback Rocha (DRC) e Emerson Henrique Kfuri Pereira (DAC) tiveram um artigo aprovado na trilha sobre administração de sistema. Eles apresentarão o sistema de autenticação utilizado no sistema de telefonia IP da UFMG, mostrando a integração deste sistema com o sistema de diretório central da UFMG, o Grude. A palestra tem o título “Autenticação para VoIP em Serviços de Diretório com armazenamento seguro de senha”.

Este trabalho é fruto do sistema de telefonia IP que será implantado na universidade, projeto que está sendo desenvolvido pelo CECOM e é parte integrante também do projeto de telefonia IP na RNP. Atualmente, o sistema está em fase de testes, incluindo os testes de autenticação com a base LDAP do Grude.


Emerson Kfuri e Felipe Louback


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A segunda edição do JogosBR – 2005/06 é uma iniciativa do Ministério da Cultura, com a coooperação da ABRAGAMES e operacionalizada pela Educine, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de jogos eletrônicos no mercado nacional. Devido ao enorme sucesso da primeira edição, o JogosBR foi ampliado significativamente. Veja em http://www.jogosbr.org.br/.

– Para quem se deve reclamar quando receber um spam? Deve-se reclamar de spams para os responsáveis pela rede de onde partiu a mensagem. Além de enviar a reclamação, procure manter o e-mail mail-abuse@cert.br na cópia de reclamações de spam. Deste modo, o CERT.br pode manter dados estatísticos sobre a incidência e origem de spams no Brasil e, também, identificar máquinas mal configuradas que estejam sendo abusadas por spammers. Saiba mais em http://www.antispam.br/reclamar/.

– Fundada em fevereiro de 2000, a Atrativa Games (http://www.atrativa.com.br/) é lider no mercado brasileiro de localização e distribuição de jogos casuais (online e para download) tanto na internet fixa como móvel. A Atrativa Games trabalha com os melhores desenvolvedores de jogos do mundo, além de ter parcerias com os maiores portais e sites da internet e operadoras de telefonia celular do Brasil.

– Juju Jiang está cumprindo pena agora após ter confessado o seu crime. Por dois anos, ele grampeou computadores públicos na Kinko com um software que registrava as teclas digitadas. Ele usava essas informações para capturar nomes de usuários e senhas. Algumas dessas informações foram usadas para roubar dinheiro e outras foram vendidas na web. Veja em http://www.microsoft.com/brasil/security/smb/5dicas.mspx.

– Boas vindas ao fórum da comunidade da terminologia de Microsoft para a língua portuguesa (Brasil). Este fórum fornece a oportunidade para uma revisão da terminologia usada para expressar conceitos técnicos. Sua contribuição é muito importante. Visite o endereço http://members.microsoft.com/wincg/mtcf_home.aspx?s=1&langid= 1046.

– Se você é daqueles conservadores que adora jogos em MS-DOS, não perca tempo, baixe vários joguinhos em http://www.dosgamesarchive.com/ e relembre aqueles tempos ou o ínicio de tudo que existe hoje em matéria de jogos.

– Maravilhoso! Esta é a única palavra que encontrei para expressar a página da Frontier Multimidia, com animações e fotos maravilhosas! Além da visão do planeta Terra, vista do espaço, nos links você terá uma visão das mais distantes estrelas, nebulosas, planetas e galáxias com a respectiva distância e o nome de cada uma. É uma visão maravilhosa! Vale a pena conferir e divulgar este ótimo trabalho disponível em http://www.frontiermultimedia.com/the-good-earth.htm. (Site em Inglês)

– A importância da Música Popular Brasileira no cenário de nossa cultura é inegável. Pode-se constatar que a MPB, além de sua relevância como manifestação estética tradutora de nossas múltiplas identidades culturais, apresenta-se como uma das mais poderosas formas de preservação da memória coletiva e como um espaço social privilegiado para as leituras e interpretações do Brasil. Leia mais em http://www.dicionariompb.com.br/.

– A profa. Vera Menezes, da FALE/UFMG, sugere alguns links interessantes:

1. Você tem dificuldade em conjugar verbos? Clique em http://linguistica.insite.com.br/cgi-bin/conjugue e use o Conjugador de verbos para a língua portuguesa. É fantástico.

2. Na Rádio Terra você pode ouvir uma infinidade de músicas sem pagar nada: http://radio.terra.com.br/. Imperdível

3.Vejam que legal essas ilusões de ótica em http://www.tqnyc.org/NYC040609/op3.htm.

4. Com Switchzoo, você inventa seus próprios animais: http://www.switchzoo.com/.

5. Se preferir pode criar criaturas em http://www.creaturecology.com/.

6. Você quer aprender a fazer origami? Então, vá aré http://www.origami.com/index.html.

7. Se você sabe um pouquinho de inglês, converse com Eliza em http://www-ai.ijs.si/eliza-cgi-bin/eliza_script.

8. Veja a primeira página de jornais no mundo inteiro em http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/.


CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 21/02/2006, a seguinte notícia sobre software livre:

O Cacic é o primeiro caso de sucesso do governo – O software Cacic – Configurador Automático de Coletor de Informações Computacionais -, desenvolvido pela Dataprev há mais de seis anos, tornou-se o primeiro caso de sucesso de um aplicativo criado no setor público em software livre: implantado em diversos órgãos públicos, foi adotado também pelo setor privado e atravessou as fronteiras para outros oito países. De acordo com com José Soares, diretor de integração de sistemas de informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, a cada mês o Cacic recebe, em média, 538 novos cadastramentos. São mais de 41 mil máquinas utilizando o software, que pode ser baixado no site do governo eletrônico (www.governoeletronico.gov.br/cacic ou guialivre.governoeletronico.gov.br/cacic). Empresas privadas do setor de informática, informa ele, vêm pedindo ao governo para criar uma espécie de certificação para os prestadores de serviços que trabalham com o Cacic. O sucesso, na avaliação de Soares, é porque o Cacic veio atender a uma necessidade dos setores públicos e privado, já que esse tipo de software no mercado proprietário é muito caro. A definição do sistema de licenciamento, a cargo de Corinto Meffe, gerente de inovações tecnológicas da SLTI, também foi fundamental: com a versão GPL, ficou assegurado que a Dataprev é a mantenedora raiz do software, com direito a receber de volta todas as inovações que forem introduzidas pelos usuários. Corinto Meffe ressalta que, nesse processo, contou com a colaboração da Dataprev.

INTERNET DISCADA FICARÁ MUITO MAIS CARA A PARTIR DE MARÇO, REFORÇANDO A BANDA LARGA

O Globo e Globo Online divulgaram, no dia 21/02/2006, a notícia Internet discada ficará muito mais cara a partir de março, reforçando a banda larga, transcrita seguir:
A partir de 1° de março, as empresas de telefonia começarão a implantar o sistema de minutos para medir as ligações telefônicas. Elas têm até o fim de julho para estar com o sistema em funcionamento. Em agosto, conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essa nova modalidade será obrigatória. A medida vai encarecer a conexão discada à internet, pois qualquer tempo de ligação acima de quatro minutos ficará mais caro. (A diferença entre o sistema de pulsos e o de minutos)

O colunista Elio Gaspari calcula que um cidadão que trabalha meia hora por dia ligado à internet paga hoje R$ 30 mensais. Ele passará a pagar R$ 75, quase o mesmo cobrado por uma assinatura de banda larga, que dá acesso ilimitado à rede.

O presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet, Antonio Tavares, diz que com a mudança para o sistema de minutos pode haver uma migração de usuários de internet discada para a banda larga. No entanto, ele ressalva que o consumidor será punido de qualquer forma com contas mais caras.

Nem todo mundo poderá comprometer o orçamento com uma assinatura de banda larga. Além disso, lembra Elio Gaspari, 30% dos terminais telefônicos estão em lugares onde não existe o serviço de banda larga. Mais da metade do mapa do Brasil (2.400 municípios) está fora do mapa de acesso a esse tipo de conexão.

A Telefônica e a Telemar já oferecem pacotes – válidos para o sistema de pulsos – em que o cliente paga R$ 29,90 fixos por mês e usa a internet discada por tempo ilimitado. A esse valor se somam os preços das assinaturas (R$ 41,26 na Telemar e R$ 38,13 na Telefônica para clientes residenciais) e os pulsos excedidos em ligações de voz.

Ao contrário do que havia sido divulgado anteriormente pelo Globo e pelo GLOBO ONLINE, o sistema de tarifas reduzidas continuará valendo. Os usuários de telefone e internet discada pagarão (ou descontarão da franquia) o equivalente a dois minutos, ou R$ 0,20324. Com esse valor, poderão usar a linha por tempo indeterminado dentro do período de tarifa reduzida: entre meia-noite e 6h no dias úteis; nos sábados, entre 14h e 24h; e, aos domingos e feriados nacionais, o dia todo.

Desde 2002, a base de brasileiros que acessam a web rápida em casa aumentou 400% – de 1,5 milhão em junho de 2002 para 7,5 milhões em dezembro de 2005, segundo dados do Ibope//NetRatings. Em um ano, de 2004 para 2005, o crescimento foi de 41,5%.
Enquanto as conexões discadas vão ficando mais caras, a banda larga vem crescendo rapidamente também por causa das tarifas. Os provedores, como a NET Virtua, estão oferecendo cada vez mais promoções, com variadas opções de velocidade de conexão.


Última hora: O governo federal adiou por mais um ano a mudança do sistema de terifação das ligações locais de pulosos para minutosnas contas de telefone fixo que estava prevista para entrar em vigor entre março e julho. (Estado de Minas 23/02/06)

QUALIDADE DE VIDA

EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

O Sistemático não circulará na próxima semana, devido ao Carnaval.
Boa folia para aqueles que curtem o Carnaval e bom descanso para quem espera por esses dias há algum tempo.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, n° 07, de 07/03/1986, publicou notícias sobre o 20° aniversário da Pró-Reitoria de Pesquisa e 10° aniversário da Fundep, III Seminário de Segurança Física do CPD, nova rede elétrica do 8° andar, palestra no CECOM sobre o QI-900, o retorno do programador Rômulo Chaves Mendes após prestar serviços à FACE por dois anos, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

QI-900
Já se encontram no Centro de Computação cinco microcomputadores QI-900, adquiridos através do convênio UFMG-Quartzil. Pelo convênio, o Centro de Computação, através da equipe do Setor de Software, vem prestando serviços de análise e programação aos projetos do QI-900 e QI-200 há 1 ano e meio àquela empresa.

ITAUTEC I-700 PC xt
O Centro de Computação adquiriu dois equipamentos Itautec I-700 PC xt com 2 drivers de 5 e 1/4 DD, 512 K e impressora.
O primeiro dos equipamentos já foi entregue e está sendo submetido a testes preliminares.


Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, no dia 04 de março. Os parabéns para os ex-ceconianos: Blair Bianchini e Selme Silveira Gonçalves, no dia 25; Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), no dia 27; Tiago Allisson Xavier da Silva, no dia 1o de março; Erliene Duque Loubaque, no dia 04; prof. Antônio Mendes Ribeiro (DCC), no dia 05; Luiz Henrique de Araújo Vecchio e Paulo José dos Santos, no dia 06; e Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Com o término da reforma do 8o andar, que durou quase 1 ano, o CECOM inaugurou, no último dia 21, suas novas instalações com a presença da Reitora, profa. Ana Lúcia Gazzola, além do futuro Reitor, prof. Ronaldo Pena, pró-reitores e diretores de órgãos da Universidade.
Na ocasião, a Reitora discursou, seguida do diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.
As fotos são de autoria de Thiago Ribeiro.


Profa. Ana Lúcia sendo recepcionada pelo diretor do CECOM, Carlos Alfeu.
Ao fundo: Frota, Antônio carlos, prof. Márcio Bunte e profa. Cecília


O discurso da Reitora


Prof. Márcio bunte, prof. Ronaldo Pena e Gilmar Guimarães


Eber Faioli ( Cedecom), Alda, Lelé, Diogo e Eustáquio (DPFO)