Sistemático: Edição 1282 – 16/03/2006


Notícias



ANA LÚCIA GAZZOLA É CIDADÃ HONORÁRIA DE BELO HORIZONTE

“Uma terceira pátria se soma às outras duas que moldaram minha vida. Sou tricordiana (alusão à terra natal, Três Corações, no Sul de Minas), sou da UFMG e sou, agora ainda mais, de Belo Horizonte”. Com essas palavras, a reitora Ana Lúcia Gazzola recebeu o título de cidadã honorária de Belo Horizonte na noite do dia 14, na Câmara dos Vereadores da capital mineira.

Diante de uma platéia de cerca de 300 pessoas, entre familiares, amigos e colegas da comunidade universitária, que lotaram o Plenário JK, Ana Lúcia Gazzola disse que a homenagem “é dirigida, principalmente, à instituição que, enquanto reitora, represento”. Ao agradecer a distinção, a reitora lembrou os fortes laços que a ligam à capital mineira, onde está radicada há cerca de 40 anos.

Conduzida pelo vereador Silvinho Rezende, presidente da Câmara dos Vereadores, a cerimônia foi prestigiada pelo ex-reitor Aluísio Pimenta, representando o governador Aécio Neves, e o vice-prefeito Ronaldo Vasconcellos, representando o prefeito Fernando Pimentel. Da UFMG estiveram presentes o futuro reitor, Ronaldo Pena, o vice-reitor Marcos Borato e vários outros dirigentes universitários.

(Fonte:http://www.ufmg.br/online/arquivos/003251.shtml – 15/03/2006)

SEGURANÇA ELETRÔNICA É TEMA DE ENTREVISTA NO MG-TV

O prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor de Tecnologia da Informação, foi entrevistado hoje para o MG-TV, 1a. edição, sobre segurança eletrônica.
Durante a entrevista, realizada ao vivo diretamente da sala de aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria, o prof. Márcio Bunte esclareceu sobre vírus, ataques de infecção ocorridos através de correio eletrônico, como os usuários podem evitar ser contaminados com e-mails maliciosos que correm na rede, o que deve ser feito quando recebem mensagens com arquivos anexados, além de mostrar vários exemplos através de estudo de casos.

No estúdio da Rede Globo-Minas, estava presente o prof. Virgílio Augusto Fernandes de Ameida, do Depto. de Ciência da Computação da UFMG, comentando e complementando o mesmo assunto.


Ismar Madeira, repórter da Rede Globo-Minas, entrevistando o prof. Márcio Bunte

CACIC SERÁ INSTALADO EM TODA REDE ADMINISTRATIVA

Desde meados do mês de julho, o CECOM está utilizando o sistema de inventário CACIC (Configurador Automático e Coletor de Informações Computa-cionais), que armazena informações sobre o parque computacional de uma organização, como as configurações de hardware e os tipos de softwares utilizados e licenciados, entre outras. O sistema, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento e pela Dataprev, utilizando software livre, também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, bem como o histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

Tendo em vista essas características, a utilização do sistema será estendida a toda a Rede Administrativa, com a instalação do módulo cliente do CACIC nos micros dos órgãos da Administração Central. Esse processo teve início esta semana, com a instalação do programa, feita pela equipe da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM, nos micros dos órgãos localizados no quinto, sexto e sétimo andares do prédio da Reitoria. Posteriormente, o mesmo será feito nos demais órgãos.

INAUGURADA A GRADE COMPUTACIONAL DO SINAPAD

Ontem, dia 15/03/2006, entrou em operação a grade computacional do SINAPAD, que permite a um programa de computador, dividido em pedaços, ser executado em vários computadores, conferindo um resultado muito mais rápido.

Estão incluídas na grade, nesse início, as seguintes máquinas:

– CPTEC -1 nó (2 CPUs) da máquina TACAPE;
– LNCC-2 nós (4 CPUs) da máquina GRADPAD_LNCC;
– UNICAMP-2 nós (4 CPUs) da máquina GRID2;
– UFMG – 2 nós (4 CPUs) da máquina GRID.

O portal de acesso está funcionando nos endereços: <http://www.sinapad.lncc.br/> e <http://www.lncc.br/sinapad>.

Os Coordenadores dos CENAPADs já estão testando o portal para conhecer as facilidades disponíveis e, na próxima semana, será montada uma lista de pendências e não-conformidades, para orientar as ações complementares e corretivas.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Cidiney José da Silva desligou-se do CECOM ontem, dia 15 de março.
Cidiney entrou para o CECOM em julho de 2004, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria, onde desenvolveu trabalhos de atendimento aos usuários.

Na sua despedida, ele enviou e-mail para todos do CECOM dizendo: “Pessoal, hoje estou indo embora, mas não fiquem tristes. A vida reserva muito mais coisas boas para todos nós! Que Deus os abençõe!Foi muito bom trabalhar com vocês!”


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE FEVEREIRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de fevereiro, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
690.262
1.461
66.258
757.981
13.777.808
14.535.789

As médias diárias durante o mês de fevereiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
24.652
52
2.366
27.071
492.065
519.135



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O livro O Progresso das Mulheres no Brasil apresenta uma análise detalhada dos avanços obtidos nos últimos anos. Também aborda os problemas mais urgentes a serem enfrentados. Este site traz a íntegra da publicação, além de informações complementares. E estimula o debate e a troca de informações sobre o tema. Veja em http://www.mulheresnobrasil.org.br/.

– Tornado é um vento com vontade própria, força respeitável que traça seus próprios caminhos. Muitas vezes, indo de encontro ao que a natureza criou. Ser tornadeiro é tomar as rédeas do vento, seja em estradas, trilhas, vales ou praias. Ser tornadeiro é sentir o vento no rosto independente da direção ou velocidade, preservando sempre a natureza. Saiba mais em http://www.tornadeiros.com.br/portal.php.

– Você já viu no seriado Vegas, tv a cabo, um programa que é utilizando para reconhecimento fácil para ver se o jogador tem ficha na policia? A página http://www.myheritage.com/FP/Company/face_recognition.php, em inglês, utiliza um sistema parecido com o do filme, só que compara fotos de celebridades e apontam a que mais se parece com você.

– O Wikilivros (do inglês Wikibooks) é dedicado ao desenvolvimento e livre disseminação de livros e textos didáticos de conteúdo aberto. O Wikilivros é um projeto da Wikimedia Foundation, a versão em português conta neste momento com 1 111 módulos de livros. Saiba mais em http://pt.wikibooks.org/wiki/P%C3%A1gina_principal.

– A Telemar anunciou, no dia 09/03, o lançamento de dois pacotes de serviços VoIP para ligações internacionais – Oi VoIP. O primeiro produto é para clientes residenciais do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, assinantes do Velox, que fazem ligações para os Estados Unidos e Canadá. O segundo é para quem mora nos Estados Unidos e Canadá e fará ligações para o Rio de Janeiro e São Paulo. Veja em http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo= 3952.

– No blog http://www.afi.com/tvevents/100years/100yearslist.aspx tem as 100 melhores de tudo na área cinematográfica. A mais recente a entrar no ar é a de 100 melhores canções de filmes. (Site em Inglês)

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 14/03/2006, notícia sobre os estudos para adoção do VoIP no governo, transcrita a seguir:

O governo federal vai ter uma rede IP –
A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento já iniciou os estudos para adotar a tecnologia de Voz sobre IP (VoLP) no governo. “Vamos usar a telefonia IP para ligar os PABX do governo. Se não for possível implantar em todas as instituições, vamos adotar pelo menos nas principais secretarias e órgãos”, informou o secretário Rogério Santanna. O objetivo é reduzir os custos com comunicações. Segundo Santanna, de janeiro a setembro do ano passado (os dados do ano todo não foram fechados), o governo gastou R$ 475 milhões com voz e R$ 139 milhões com dados. A expectativa do Ministério do Planejamento é que a economia gerada com a tecnologia IP cubra os gastos com a infra-estrutura para sua implementação. “Estamos estudando as soluções de mercado, testando equipamentos, em busca de uma tecnologia mais padronizada”, diz Santanna. Ele espera ter as definições e os editais para a compra de equipamentos e contratação do serviço de banda larga prontos até o meio do ano.

GOOGLE LANÇA MAPAS DO PLANETA MARTE

O jornal Hoje em Dia, de 15/03/2006, divulgou a notícia Google lança mapas do planeta Marte, transcrita a seguir:

Após criar o Google Earth, uma ferramenta de cartografia terrestre, o site de buscas na Internet Google inaugurou nesta semana uma nova etapa, com o lançamento on-line do Google Mars, mapas digitais de Marte, o planeta vermelho.

“Nós na Terra sempre fomos fascinados pelo planeta Marte”, explicou Chikai Ohazama, membro da equipe Google Earth, associada nesta operação com pesquisadores da agência espacial americana (Nasa) e da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Assim, o Google se mede para “combinar a tecnologia Google Maps com alguns dos mapas de Marte mais detalhados já realizados”, destacou o encarregado.

“É possível observar Marte de três formas no site www.google.com/mars: um mapa físico mostra montanhas e vales, graças ao uso de cores diferentes, um mapa de imagens que mostra aquilo que seus olhos poderiam ver na realidade e um mapa de imagens infravermelhas, com aquilo que seus olhos perderiam”, destacou o técnico do site de busca on-line.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 9, de 20/03/1986, publicou notícias sobre equipamento Cobra em demonstração no CECOM, saída do estagiário Ricardo Yokoyama, recebimento do relatório da administração da UFMG – gestão 82/86 – Reitor José Henrique Santos, criação do curso supletivo do Centro Pedagógico, exposição sobre o cometa Halley no Museu de História Natural, contratação da estagiária Ellaine Campos Valadares, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVO REITOR
O novo Reitor da UFMG, prof. Cid Veloso, assumiu o cargo na segunda-feira, dia 17 de março. A solenidade de posse, pela primeira vez ocorrida no Auditório da Reitoria, contou com a presença maciça da comunidade universitária.

CURSO DE ALGOL
Foi encerrado hoje o curso de Algol preparado pelos analistas Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca para nivelamento dos programadores do CECOM nessa linguagem. O curso teve início no dia 25/02 e ainda estão previstas duas palestras finais no mês de abril.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Michele Marie Ribeiro Perpétuo, no dia 18; Maximiliano Luiz Souza Guimarães, no dia 19; Mário Magalhães Lara e Emerson Henrique Kfuri Pereira, no dia 22. Os parabéns para os ex-ceconianos: Messias Emanoel Chaves e Mônica Ataíde Silva, no dia 16; Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; Rafael Alves de Souza, no dia 19; Maria Luciene Diniz Ferreira, Samuel de Freitas e Gladson de Oliveira, no dia 20.

HAPPY HOUR I

Como parte das comemorações do término da reforma do 8o andar, no dia 10/03, foi realizado um Happy Hour para os funcionários do CECOM. A comemoração contou com a presença do prof. Ronaldo Pena e convidados. Durante o evento, foram entregues cestas aos melhores funcionários do 1o e 2o semestres de 2005, respectivamente, Nilson José Marinho Vale e Dioberto César dos Reis.


Prof. Ronaldo Pena entregou a cesta para Nilson


Prof. Márcio Bunte entregou a cesta para Dioberto

HAPPY HOUR II – MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas durante o Happy Hour, ocorrido no CECOM no último dia 10, em comemoração ao término das obras da reforma do 8o andar. As fotos são de autoria de Thiago Ribeiro.


Prof. Ronaldo Pena, Marcos Murta, prof. Márcio Bunte e Max


Carlos Alfeu, prof. Márcio Bunte e prof. Ronaldo Pena


Carlos Alfeu, pof. Ronaldo Pena e Marco Murta


A participação de Gilmar, Ana Lúcia Diniz, Lurdinha, Vanessa, Selma e Antônio Carlos


Cláudia Galinkin e prof. Paulo Seixas. Ao fundo: Vinícius e Charles


Gino, Ronaldo e Carol ( de costas )