Sistemático: Edição 1283 – 23/03/2006


Notícias



PROF. RONALDO PENA ASSUME REITORA DA UFMG

O prof. Ronaldo Tadêu Pena foi empossado como reitor da UFMG na última terça-feira, dia 21, e vai comandar a Universidade no período 2006/2010, tendo como vice-reitora a professora Heloísa Starling. Ele recebeu o cargo das mãos da reitora Ana Lúcia Almeida Gazzola, de quem foi pró-reitor de Planejamento no quadriênio 2002/2006.

A solenidade, acontecida no auditório da Reitoria, no campus Pamulha, foi aberta pelo governador Aécio Neves, que externou admiração e respeito pela UFMG, e cumprimentou a ex-reitora Ana Lúcia Gazzola “pelo excepcional trabalho desenvolvido, em especial por conferir ao governo do Estado a possibilidade de estabelecer parcerias extremamente importantes”. Cerca de duas mil pessoas lotaram o auditório e as dependências anexas do prédio, equipadas com telões que transmitiram o evento.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003277.shtml)

PAULO SEIXAS ASSUME DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Com a posse do novo reitorado, assume a Diretoria de Tecnologia da Informação o Prof. Paulo Fernando Seixas, do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia, para a gestão 2006-2010.

Paulo Seixas é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, professor do depto. de Engenharia Eletrônica. Doutor em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, na França, chefiou o depto. de Engenharia Eletrônica da UFMG por dois mandatos.

Desde fevereiro, o Prof. Paulo Seixas ocupa sala no 8o andar da Reitoria, de onde vem cuidando da transição de diretoria na ATI, promovendo reuniões com os dirigentes do CECOM e LCC e, assim, se informando sobre atribuições, atividades e projetos em andamento, bem como demandas previstas para os próximos meses.

Dentro deste processo, o Prof. Paulo definiu as Diretorias do Centro de Computação e do Laboratório de Computação Científica, convidando para os cargos, respectivamente, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e o Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, vide matéria nesta página.

Nesta edição de O Sistemático, retorna a coluna Genteware, com entrevista com o Prof. Paulo Seixas.

MÁRCIO BUNTE É O NOVO DIRETOR DO LCC

Após oito anos à frente da ATI, o Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho assumirá nesta gestão a Diretoria do Laboratório de Computação Científica.

Márcio Bunte é professor do Departamento de Ciência da da Computação do ICEx desde 1980. Engenheiro Mecânico pela UFMG, Mestre em Operations Research pela University of California at Berkeley e candidato a Ph.D. in Operations Reserch pela mesma universidade; pesquisador e orientador na área de desenvolvimento e análise de técnicas para a solução de problemas computacionalmente complexos. Foi Diretor de Tecnologia da Informação da UFMG (1998/2002 e 2002/2006) e exerceu vários cargos no DCC. Participou em várias esferas do processo de implantação da Internet e, mais recentemente da Educação Superior a Distância no Brasil.

CECOM OFERECE TREINAMENTO PARA A NOVA EQUIPE DO REITORADO

A nova equipe do reitorado está iniciando suas atividades esta semana. Parte dos membros da equipe já participou de gestões anteriores e conhece os serviços que o CECOM presta. Já os novatos necessitam conhecer o funcionamento da infra-estrutura básica de TI colocada à sua disposição. Assim, foi estruturado um programa de treinamento que pudesse cobrir temas relacionados ao uso de recursos da rede local, do Grude e dos serviços de telefonia, permitindo a reciclagem dos que já usaram estes serviços e a orientação para aqueles que não os conhecem. A agenda deste treinamento está assim montada:

– Hoje, dia 23 de março, das 9 às 12 horas, na sala de aulas 1, no subsolo da Reitoria:
Turma única, com até 30 vagas;
Conteúdo: conceitos de utilização de recursos de Rede Local, Grude (Notes (e-mail e agenda) e Web Mail) e Telefonia (celular e fixa);

– amanhã, dia 24 de março, na sala de aulas 2, no subsolo da Reitoria:

Primeira turma, com até 18 vagas, das 9 às 12 horas;
Conteúdo: uso prático de recursos de Rede Local, Grude (Notes (e-mail e agenda) e Web Mail);

Segunda turma, com até 18 vagas, das 14 às 17 horas;
Conteúdo: uso prático de recursos de Rede Local, Grude (Notes (e-mail e agenda) e Web Mail);

Estarão responsáveis pelo treinamento Márcia Regina Lemos (DAA), Aleixina Maria Lopes Andalécio e Antônio Eustáquio Rodrigues (DAC).

PRORH PROMOVE TREINAMENTO EM EXCEL

A ProRH, em parceria com o CECOM, está promovendo, desde o dia 21/03, treinamento sobre Excel Básico para funcionários da UFMG. Estão participando do treinamento: Ana Paula Bezerra de Deus (Faculdade de Ciências Econômicas), Anderson de Souza Santos (Faculdade de Educação), Beatriz do Socorro Trindade (Escola de Direito), Ediméia Duarte da Silva (Escola de Engenharia), Felipe Gomes da Silva (Faculdade de Farmácia), Gionete Evangelista da Conceição (Escola de Direito), Moreira dos Santos (Escola de Veterinária), Maria da Glória Bitarães (Escola de Belas Artes), Maria de Lourdes Vieira (Gabinete), Reginaldo da Costa Pereira (Instituto de Ciências Biológicas), Renata Albuquerque de Araújo (Escola de Arquitetura) e Vanessa Maria Andrade de Oliveira (Instituto de Ciências Exatas).

As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras, no horário de 13h30 às 16h30, na sala de aulas da Imprensa Universitária, e vão ser encerradas no dia 04 de abril. O instrutor é Helvécio Cossenzo Pinto.


Informativo



GENTEWARE


Desde fevereiro, ele está no 8o andar, conhecendo aos poucos os trabalhos aqui desenvolvidos. Ainda não conhece todos da equipe, mas já está se familiarizando. O entrevistado da seção Genteware é o prof. Paulo Fernando Seixas, o novo diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, cargo que assumiu no último dia 21.

SIST:
Quando entrou para a UFMG?
PAULO: Entrei para a UFMG como aluno do curso de graduação em Engenharia Elétrica em 1975. Conclui o curso em julho de 1980 e fui contratado pelo Departamento de Engenharia Eletrônica em agosto daquele ano. Já como professor, iniciei o curso de mestrado na UFMG que foi concluído em setembro de 1983, na área de Eletrônica de Potência.
Em 1984 fui para Toulouse, no sul da França, para fazer o doutorado na área de Acionamentos Elétricos e Eletrônica de Potência. Defendi a tese de doutorado em 1988 no Institut Nationale Polytechnique de Toulouse.

SIST:
Como foi o convite para ocupar o cargo de diretor da ATI?
PAULO: O Professor Ronaldo Tadêu Pena é meu colega do DELT há vinte e seis anos. Neste período, tive a oportunidade de trabalhar com o Prof. Ronaldo na administração do departamento e em diversos projetos de desenvolvimento para a Escola de Engenharia. O convite para ocupar a Diretoria de Tecnologia da Informação foi uma grande surpresa e será um grande desafio na minha carreira acadêmica.

SIST:
Tinha idéia do que o esperava? Era novidade?
PAULO: Meu conhecimento do trabalho desenvolvido pelo CECOM e pelo LCC era muito pequeno. Ao chegar aqui, fiquei surpreso com o volume de trabalho a cargo dos orgãos executivos da ATI.

SIST:
Como está sendo a sua adaptação?
PAULO: Fui muito bem recebido por todos, o que torna tudo mais fácil.

SIST:
Qual foi a sua primeira impressão das equipes que vai chefiar?
PAULO: Fiquei muito impressionado com a organização do CECOM e com a qualidade do serviço que ele presta a toda a comunidade da UFMG. Vou conhecer melhor a estrutura e equipes de trabalho do LCC a partir desta semana.

SIST:
No dia 21/03, foi a posse da nova equipe da Administração Central. Agora, tem início uma nova etapa nos seus trabalhos na UFMG. O que pretende fazer?
PAULO: Existe uma grande expectativa de toda a comunidade da UFMG por um novo Sistema de Gestão Acadêmica. Uma universidade com a qualidade da UFMG precisa dispor de instrumentos de gestão mais eficientes. Como exemplo, nossos professores ainda preenchem à mão os diários de classe. Isto não é compatível com nossa competência em TI.

SIST:
Quais são os principais desafios?
PAULO: O principal desafio é fazer um Sistema de Gestão que atenda satis-
fatóriamente a todos os segmentos da comunidade acadêmica e não apenas à administração central.

SIST:
Quais são as metas que pretende estabelecer?
PAULO: A principal meta é desenvolver o Sistema de Gestão Acadêmico. Seu impacto na vida acadêmica será muito significativo. A educação a distância é uma prioridade da atual gestão. Prover os meios para este crescimento também é uma meta importante. Melhorar os serviços de TI prestados à comunidade deve ser nossa meta permanente.

SIST:
Pretende conciliar a diretoria da ATI com os trabalhos na Engenharia?
PAULO: Pretendo continuar a lecionar uma disciplina na graduação em Engenharia Elétrica. Gosto muito do trabalho como professor, não conseguiria me afastar completamente das salas de aula.

SIST:
O que espera desse novo trabalho?
PAULO: Espero poder contribuir com o meu trabalho para que CECOM e LCC possam prestar serviços em TI sempre melhores para a UFMG.

SIST:
O que espera das equipes do CECOM e do LCC?
PAULO: Espero que juntos, CECOM e LCC se empenhem na consecução destes objetivos.

Começamos a conhecer um pouco o prof. Paulo Seixas. Damos as boas vindas e que os próximos quatro anos sejam como planejados, com trabalhos novos e interessantes.2

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quer fazer uma visita virtual ao planeta Marte? Então, não perca a oportunidade e faça esta viagem que vai encher os seus olhos com as maravilhas do planeta vermelho em http://www.popsci.com/popsci/whatsnew/6f0714077bff9010vgnvcm1000004eecbccdrcrd.html. Precisa do Quicktime instalado. (Site em Inglês)

– Fundado em 1997, o GibIndex (http://www.gibindex.com/gx.php) é o mais antigo portal brasileiro exclusivamente dedicado às histórias em quadrinhos. Este não é um portal de notícias (embora eventualmente traga algumas), sendo focado na popularização, estudo e preservação da história dos quadrinhos, seus autores, personagens e editoras.

– Conheça Cellboost, a bateria instantânea para celular. É um carregador de bolso, pouco maior do que um isqueiro, pesa 30 gr, carrega em poucos minutos. Tem até aproximadamente 60 horas de autonomia em stand-by, com 60 minutos de conversação, não necessita de conexão elétrica, e basta conectá-lo diretamente no telefone. É compatível com celulares de diversas marcas. Saiba mais em http://www.frombr.com.br/.

– A grande Google não pára de inventar moda. Agora você tem ao seu dispor, versão beta, Google Finance. Se você é investidor e trabalha na área financeira ou é estudante da área e quer ficar por dentro, é só apontar seu navegador para http://finance.google.com/finance e pronto. Você encontra todas as informações. (Site em Inglês)

– Para quem é da área técnica de informática e especifica computadores ,a Intel e a AMD mantêm tabelas com informações sobre todos os seus processadores. Não deixe de conferir! Os endereços são: Intel: http://processorfinder.intel.com e AMD: http://www.amdcompare.com. (Site em Inglês)

– Google e Nike lançam a comunidade para quem joga futebol e quer que esse esporte continue sempre bonito. O Joga é um espaço especial para conhecer outros jogadores e fãs de futebol, conversar e curtir fotos e vídeos sobre futebol do mundo todo. Vá até http://www.joga.com/GLogin.aspx?done =http%3A%2F%2Fwww.joga.com%2F.

– Fiquei com água na boca só de ver as delícias das receitas de ovo de Páscoa e sobremesas da Chocolate Garoto. Tem cada receita maravilhosa e você pode fazer algumas delas na Páscoa. Dê uma conferida em http://www.garoto.com.br/site/site_bra/mini_sites/pascoa_2006/receitas/index.php.

– Super divertido para a garotada é a casa dos duendes. Tem jogos, voz dos bichos, mágicas, desenhando e pintando duende, ecologia e muitas brincadeiras. Deixe a criançada se divertir em http://www.duende.com.br/Duende.html.

EXPOSIÇÃO AMILCAR DE CASTRO NA UFMG

A partir do dia 27 de março o Espaço Expositivo da Reitoria da UFMG receberá a exposição Amilcar de Castro – programador visual e ilustrador de publicações, que tem curadoria de José Francisco Alves. A exposição reúne trabalhos do artista nas artes gráficas, entre 1956 e 2002 e foi uma das cinco mostras de Amilcar de Castro na 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, realizada em Porto Alegre entre setembro e dezembro de 2005. Originais da revista Manchete, o primeiro trabalho em diagramação de Amilcar e fac-símiles de aspectos importantes da reforma gráfica do Jornal do Brasil (1957-1961), liderada pelo artista são alguns trabalhos que compõem a exposição. Depois de Belo Horizonte, a exposição será exibida ainda em Curitiba e São Paulo.

A exposição é uma realização da Fundação Bienal do Mercosul e da Diretoria de Ação Cultural (DAC) – UFMG.

A abertura da exposição está marcada para para as 19h, no Saguão da Reitoria e a visitação de 28 de março a 30 de abril, no horário de de 08h às 18h.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 10, de 26/03/1986, publicou notícias sobre palestras da Cobra Computadores no CECOM, negociações com a Burroughs para resolução de problemas de obsolescência e/ou desgastes do Sistema B6700, organizações de grupos de excursão pelo Coltec a local para uma melhor visibilidade do Cometa Halley, rifa da Assufemg em que o Joãozinho ganhou uma geladeira Clímax, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

QUARTZIL AGRADECE COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA DO CECOM

A Quartzil Informática agradeceu ao Reitor José Henrique Santos a participação da UFMG, através do Centro de Computação, no convênio de Cooperação Tecnológica, no período de 1983/1985. A correspondência foi enviada por Renato Vale Dourado no dia 12/03/1986.

REITOR VISITA O CECOM

Na última sexta-feira, o novo Reitor da UFMG, prof. Cid Veloso, esteve no CECOM visitando as instalações do 8o andar e subsolo. Durantre a visita, o prof. Cid esteve conversando com o prof. João Carlos Pires Bauer, Diretor do CECOM, e recebeu deste um um documento onde são relatados todos os problemas existentes no Centro. …



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Erlon Charles Thomaz Ferreira, no dia 25; e Maria José Cortezzi (Lelé), no dia 26. Os parabéns para os ex-ceconianos: William Andalécio, Robson Nogueira Barreto e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24; Ilka Ildefonso Ramos, Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes (Help) e Eduardo Moreira da Costa, no dia 26; Augusto Pinho Gomes e Anderson Borboleta de Lima, no dia 27; Renato Vaz de Melo Espechit, no dia 29; e Célio Casemiro de Souza, no dia 30.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Fotos da memória recente, bem recente. Michele completou vinte anos no dia 18 de março e o aniversário foi comemorado no CECOM no dia 20/03/2006. A turminha do almoço compareceu em peso como também seus colegas da DAA e DAC. As fotos são de autoria da Lelé.


A surpresa para Michele com rubens, Beth, Ana Paula e Márcia


Adriana, Vinícius, Tina, Rubens e Beth


O sorriso na hora do parabéns pra você


Michele soprando as velinhas


Duas fotos com todos os prsentes: Márcia,Vicentina, Eustáquio, Adriana, Vinícius, Gerson, Eduardo, Marcelo e Lelé


Uma vista da mesa com bolo, rosca, pão-de-queijo, salgadinhos e refrigerantes, vendo-se Michele, Marcus Vinícius, Ana paula, Gerson e Márcia