Sistemático: Edição 1285 – 06/04/2006


Notícias



CECOM LIBERA SERVIÇO DE PROXY E AMPLIA ACESSO A CAPES

A partir desta semana, o CECOM está liberando oficialmente o serviço de proxy HTTP da UFMG, que se destina a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos.

Embora hoje, com as velocidades disponíveis na Universidade, isto pareça sem sentido, ainda existem sites que têm conexão lenta com a Internet e serviços, como o Windows Update, que se beneficiam do uso do proxy.

Entretanto, o maior ganho da comunidade não será esta melhoria de desempenho. Para quem está fora da Rede UFMG como, por exemplo, um professor ou um aluno acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES.

Nesta situação, do acesso em casa, o acesso à Internet através do Proxy da UFMG é mais lento do que o acesso direto, já que a requisição parte do computador do usuário até a UFMG, vai do proxy da UFMG até o site visitado e a resposta faz o mesmo caminho. No navegador sem proxy configurado, o acesso é direto e rápido.

Entretanto, ao fazer uso do serviço de proxy, há a vantagem de se acessar informações antes restritas, independentemente do provedor utilizado (Velox, Virtua, Way Internet ou mesmo linha discada).

Para separar as duas modalidades de acesso, como o uso ou não do proxy, o CECOM recomenda a instalação de um segundo navegador no computador, como, por exemplo, o Firefox, em máquinas Windows. O navegador oficial do Windows (Internet Explorer) manteria sua configuração padrão e o navegador secundário seria configurado para utilizar o proxy. O acesso a sites “normais” seria feito através do Internet Explorer e o acesso ao Portal Capes através do navegador com proxy configurado (Firefox, como exemplo). Esta recomendação visa simplesmente eliminar o incômodo de se ficar ligando e desligando o proxy no navegador.

Internamente à rede UFMG, o proxy pode ser configurado segundo as instruções anexas, substituindo os endereços de exceções (127.0.0.1, localhost) pelos sites da UFMG (*.ufmg.br).

O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação. Assim, sempre que for navegar com navegador configurado para usar o serviço de proxy, o usuário deve informar seu nome de usuário e senha no Grude para obter acesso. No caso de alguns usuários, antes de utilizar o serviço de proxy pode ser necessário realizar uma troca de senha no Grude.

O serviço de proxy http já está disponível para uso e as instruções correspondentes já estão disponíveis no menu “Serviços” (Intranet e Extranet – Proxy HTTP) no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço proxy.

A partir da próxima semana, a Biblioteca Universitária estará cuidando da divulgação deste serviço à comunidade universitária e incluindo as orientações de uso em seus cursos de acesso ao Portal Capes.

A implantação do serviço de proxy esteve a cargo da equipe da DRC, Divisão de Redes de Comunicação, com a atuação dos estagiários Fernando Iran Fonseca de Souza e Natália Cristina Martins, coordenados por Fernando Frota Machado de Morais, com apoio de Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC. A publicação das instruções de uso no site do CECOM foi executada por Thiago Souza Ribeiro, estagiário da DAA.

 

CECOM APÓIA CONCURSO DA UFMG

Foi realizado no último domingo, dia 02/04, o concurso público da UFMG para cargos de nível superior e técnico, a maioria para o Hospital das Clínicas (HC).

Inscreveram-se 12.220 candidatos para 70 vagas, distribuídas em 18 cargos, entre os quais administrador, assistente social, médico, analista de tecnologia da informação, farmacêutico, enfermeiro e técnicos de seis áreas.

Durante esta semana, o CECOM realizou o processamento das folhas de resposta dos candidatos. A leitura e o fechamento das provas foram encerrados ontem, quarta-feira.

Agora, o DRH está aguardando a análise dos recursos interpostos pelos candidatos.

 

SITE DA UFMG AGORA USA BUSCA DO GOOGLE

Usuários do site da UFMG têm, agora, à sua disposição, o sistema de busca do Google para realizar pesquisas sobre temas da própria Universidade, que estejam disponíveis na Web. A adoção do sistema decorre da aquisição do TodoBR – mecanismo de busca disponível anteriormente no site da UFMG – pelo Google. O TodoBr era o carro-chefe da Akwan, criada, há seis anos, por professores do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC) e especializada em novas tecnologias de informação.

O TodoBr proporcionava pesquisas precisas em milhões de páginas publicadas na internet brasileira. O sistema acabou chamando a atenção do Google, a mais importante ferramenta de buscas no mundo. Em 2005, a empresa norte-americana comprou a Akwan e fez dela um centro de pesquisa e desenvolvimento para a América Latina. A partir de agora, quem acessar o www.todobr. com.br vai ser redirecionado para a página do Google. Para fazer uma consulta em todo o conteúdo do site da UFMG, basta acessar qualquer uma das páginas do portal e usar a caixa de busca no topo da janela. Acesse www.ufmg.br.

(Com Núcleo da Web da UFMG – http://www.ufmg.br/online/arquivos/003348.shtml – 06 de abril/2006)

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

A estagiária Carolina Laureano da Silva, do curso de Ciência da Computação, pediu demissão do quadro do CECOM no dia 31 de março/2006.

Carolina foi estagiária nos períodos de março a dezembro/2004 e de abril/2005 a março/2006, lotada na Divisão de Redes de Comunicação (DRC), onde participou do trabalho de administração da Rede UFMG e das experiências da divisão com VoIP (Voz sobre IP) e transmissão de vídeo.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

Com a saída do estagiário Bruno Nogueira Guimarães no início do mês de março, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) selecionou Fabiano Teixeira Lana para ocupar a vaga.

Fabiano é aluno do curso de Artes Cênicas da UFMG e iniciou o estágio na DAC no dia 03 de abril/2006, onde já está trabalhando no atendimento a usuários.


Informativo



GENTEWARE

Em 1998, quando foi criada a ATI – Diretoria de Tecnologia da Informação, o professor Márcio Luiz Bunte de Carvalho, do Depto. de Ciência da Computação, foi convidado para ocupar o cargo. Não imaginava que ficaria dois mandatos à frente da diretoria. Agora, com a nova gestão, o prof. Márcio Bunte recebeu convite para dirigir o LCC – Laboratório de Computação Científica, onde já iniciou os trabalhos.

SIST: Como foram os dois mandatos de diretor da ATI?
MÁRCIO: A tecnologia da informação se desenvolveu muito nestes oito anos, disseminou por toda a Universidade e se incorporou ao cotidiano de nossa comunidade. A ATI buscou atuar em várias direções no sentido de ampliar a utilização de TI, na melhoria da infra-estrutura, oferta de novas ferramentas para o acesso à informação e comunicação. Procurando atender à gestão, ensino, pesquisa e extensão. Sei que este progresso não é responsabilidade da ATI, mas espero que a ATI tenha contribuído positivamente neste sentido.

SIST: Na nova gestão, você foi designado como diretor do LCC. Como foi receber o convite?
MÁRCIO: Fiquei muito feliz com o reconhecimento pelo trabalho que temos desenvolvido e pela oportunidade de poder tentar contribuir de uma outra maneira para a área de tecnologia da informação na UFMG.

SIST: Quais são as metas para o LCC?
MÁRCIO: São principalmente apoiar os projetos desta gestão em nossa área de atuação: a utilização da tecnologia da informação no ensino, pesquisa e extensão da UFMG. Cito, como exemplo, o discurso de posse do Prof Ronaldo onde ele reforça a importância do uso de tecnologias da informação como instrumento de melhoria do ensino da UFMG, tanto para os nossos cursos presenciais como nos cursos a distância. O LCC tem uma responsabilidade muito grande nesta meta.

SIST: O que espera da equipe do LCC?
MÁRCIO: Espero que continue desempenhando o relevante papel que fez nestes ultimos anos. Acompanhei este trabalho um pouco de longe, mas agora terei a oportunidade de estar mais de perto.

SIST: O que espera do novo trabalho?
MÁRCIO: Já está sendo uma mudança interessante. Espero me envolver com questões mais técnicas do que tinha a oportunidade enquanto estava na diretoria da ATI.

SIST: Vai continuar com todas as atividades que exercia? (Professor, orientador, consultor, educação a distância, membro da Sucesu, RNP e muito mais coisas)
MÁRCIO: Espero que sim. Esta gama de atividade é inerente à tecnologia da informação, que a torna interessante e sempre desafiadora.

SIST: Após 8 anos trabalhando no 8o andar da Reitoria, como está sendo a sua adaptação nas dependências do LCC?
MÁRCIO: Não é muito fácil, ainda não consegui tempo para terminar de desempacotar. Não terei problemas em me adaptar aqui, estou sendo muito bem recebido por todos.

SIST: E como vai ficar a convivência de tantos anos com o pessoal do CECOM?
MÁRCIO: Vou continuar frequentanto o oitavo andar. Vocês não vão ficar livres de mim assim tão facil… Fiz e reforcei antigas amizades que espero manter. E espero que vocês venham visitar o LCC.
Agradecemos ao prof. Márcio Bunte pela entrevista e esperamos que ele mantenha a amizade que sempre o uniu ao CECOM. E O Sistemático aguarda muitas notícias!

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Consulte a primeira livraria especializada em livros policiais do país em http://www.livrariadocrime.com.br/. No endereço, você encontra praticamente todos os livros e HQs de mistério, suspense, policial, terror e ficção científica disponíveis no mercado.

– A população paulistana ganha mais segurança, conforto e rapidez para andar nas ruas e avenidas da cidade com o projeto Anjos da Cidade, desenvolvido e operacionalizado pela Taximania. Trata-se de uma rede de 500 taxistas credenciados que monitoraram as ruas da cidade, informando com precisão e em tempo real os locais onde forem encontrados problemas, como congestionamentos, buracos em vias públicas, semáforos quebrados e roubos em semáforos. Além destas ocorrências, outros problemas poderão ser identificado pelos “Anjos da Cidade”, que já são os novos fiscais do trânsito paulistano. Vale lembrar que, de acordo com pesquisa exclusiva do DataFolha para a TaxiMania, um táxi circula, em média, 200 quilômetros por dia em São Paulo. Saiba mais em http://www.anjosdacidade.com.br/.

– Após sete anos trabalhando com design em glicerina, Peter Paiva chega ao auge de sua carreira desenvolvendo produtos mais atraentes e criativos. Seu diferencial está na habilidade artesanal e no prazer de desenvolver produtos totalmente exclusivos e personalizados. A linha de banho Peter Paiva conta com mais de oitenta produtos; sabonetes em barra e esfera; sabonetes líquidos, xampus, condicionadores, sais efervescentes e esfoliantes, cremes hidratantes, óleos para o corpo, entre outros. Conheça tudo isso em http://www.peterpaiva.com.br/.

– O endereço http://sitededicas.uol.com.br/, tem a intenção de apresentar a pais e educadores, textos simples, que focam importantes aspectos da arte da educação e do aprendizado. Vale a pena visitar o site que apresenta também reflexões sobre a educação, eventos educacionais, concursos literários, brincadeiras infantis, piadas, histórias infantis, lendas do nosso folclore, contos da carochinha e outras coisas interessantes.

– Igual a Ivete mesmo é a página oficial de Ivete Sangalo (http://www.ivetesangalo.com.br/). Muita cor, dança, música e alegria desta rainha do Axé Music. Vale a pena conhecer e saber onde ela dará show.

– Como expressão artística a gravura é, em suas diversas modalidades, a peça mais democrática que existe e funciona de modo autônomo tratando da difusão da imagem. O Brasil possui uma tradição gráfica onde a gravura teve importante papel como na criação de rótulos ou ilustrações para livros. Visite a página http://www.gravura.art.br/.

– A palavra Museu , de origem grega, significa “templo das musas”, e já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências. Hoje, o International Concil of Museums é a instituição que conserva coleções de objetos de arte ou ciências, para fins de preservação ou apresentação pública. Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural. Saiba mais em http://www.museus.art.br/.

APPLE LANÇA SOFTWARE QUE ADAPTA WINDOWS A SEUS COMPUTADORES

O Globo Online, de 05/04/2006, divulgou a notícia “Apple lança software que adpta Windows a seus computadores”, transcrita a seguir:

A Apple, fabricante da série de computadores Macintosh e do aparelho digital de música iPod, apresentou no dia 05/04, o primeiro software que será capaz de rodar em seus computadores o sistema operacional Windows, da Microsoft, um movimento que pode atrair milhares de compradores.

Segundo a companhia, o software “Boot Camp”, disponível imediatamente para download, viabiliza que os Macs com chips da Intel funcionem tanto com o Windows XP como com o sistema operacional Mac OS, da própria Apple. Analistas, no entanto, acreditam que o novo software será capaz apenas de adaptar o Windows XP aos Macs e não no novo Windows Vista, que chegará aos usuários finais no início de 2007.

Ao permitir a escolha pelo Windows, sistema operacional mais usado no mundo, a Apple aposta que, no ano em que completa 30 anos de história, poderá atrair os que desejam ter Macs – PowerBooks, Titanium e iBooks -, considerados mais fáceis de usar e com mais estilo por muitos que, mesmo assim preferem o software da Microsoft.

Além disso, os usuários dos computadores Apple poderão rodar alguns jogos e outros softwares nos seus computadores Mac OS X.

Atualmente, os computadores Apple rodam aplicativos da Microsoft, como o pacote de programas Office – que traz o editor de texto Word e de planilhas Excel – em versões para Macs, mas até então não havia compatibilidade com o sistema operacional.

Com o impacto, as ações da Apple subiram cerca de 5% e chegaram a saltar mais de 7,5% na Nasdaq pela manhã.

As rivais Dell e Hewlett-Packard (HP) já utilizam o software Windows.

– Achamos que o Boot Camp torna o Mac ainda mais atraente para que os usuários do Windows considerem fazer a mudança – disse Phillip Schiller, vice-presidente sênior da Apple, em comunicado.

De acordo com a companhia, a versão final do Boot Camp estará disponível como aplicativo do computador Mac OS X, versão 10.5 “Leopard”. A Apple afirmou que não dará suporte para instalar nem manter o Boot Camp em funcionamento e tampouco para o software Windows, o qual reiterou não vender.

A empresa informou em junho passado que mudaria para microprocessadores feitos pela Intel, maior fabricante mundial de chips, depois de utilizar os produzidos pela IBM. A companhia planeja usar chips da Intel em toda sua linha Macintosh até o fim de 2007.

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 12, de 10/04/1986, publicou notícias sobre treinamento sobre CP/M e WS para professores e alunos do ICB, visita de José Eduardo Valle Santos à fábrica da SID Microeletrônica, palestra da Cobra Computadores no CECOM, visita de alunos do curso de Biblioteconomia às instalações do subsolo, entre outras. A notícia que se destacou foi:

ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR DO CECOM
Após a prévia realizada no dia 1o de abril, os candidatos à indicação de nomes para escolha do Diretor do CECOM fizeram sua inscrição no dia 03. Na segunda-feira, dia 07, a Comissão Executiva da Eleição organizou um debate com os candidatos no Auditório da Reitoria, com a presença de mais de 70% dos funcionários do CECOM. …
A votação se deu no dia 08, com 86 votantes dos 90 funcionários do CECOM. Após o encerramento da votação, deu-se início à apuração com a presença de fiscais dos candidatos apresentando o seguinte resultado: Eduardo Henrique Lima: 48 votos; Gilmar L. Guimarães: 13 votos; Dilma Sandrin: 10 votos; Nilza Lara: 9 votos; João Carlos P. Bauer: 3 votos; José Eduardo V. Santos: 1 voto; brancos: 2 votos. Como na prévia, nenhuma cédula foi anulada. …



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08; prof. Paulo Fernando Seixas (ATI), Nilson José Marinho Vale e Dioberto César dos Reis, no dia 10. Os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo Jaime Quirós Batres (UFViçosa) e Míriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07; Benício Alves de Souza e Nair Vieira Sales, no dia 10; e André de Paula Dias Couto, no dia 12.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 30/03/2006, a DAA comemorou os aniversários de março e abril do pessoal da divisão. Para isso, contou com a ajuda da Rosa (ATI) para organização do evento. Os aniversariantes ficaram muito felizes com a comemoração, que teve bolo e sorvete. As fotos são de autoria de Thiago Ribeiro.


O bolo


Os aniversariantes: Rubens, Lelé, Beth, Alda e Michele


Ronaldo, Antônio Carlos, Bia, Carlos Alfeu e Leão


Alda, Xina e Mário


Rosa, Rubens, Alda, Beth e Michele


Carlos Alfeu, Eugênio e Luciano