Sistemático: Edição 1286 – 13/04/2006


Notícias



CECOM PROMOVE TREINAMENTO SOBRE O SISTEMA DIPLEGAL

No início de 2005 foi liberado para uso o sistema “Diplomas Legais” em substituição ao antigo PAD01. Entretanto, naquela época, não foi ativado programa amplo de treinamento que permitisse, às partes inicialmente envolvidas, disseminar seu uso, seja internamente, ou externamente envolvendo outros órgãos e unidades com os quais trocam informações.

O novo sistema, denominado “DipLegal”, traz inovações ao tratar:

– o registro de informações relacionadas a portarias, contratos, despachos, diligências, editais, ofícios, circulares etc;

– a padronização dos modelos de texto dos documento cadastrados;

– a numeração e fluxo desses documentos;

– a busca de informações cadastrais dos servidores diretamente da base de dados da universidade.

Agora, em abril, serão montadas 4 (quatro) turmas de treinamento para uso do sistema. O conteúdo é o mesmo em cada uma das turmas, dando assim liberdade a cada órgão de inscrever seus funcionários conforme sua disponibilidade. As turmas são as seguintes:

turma 1: terça-feira, 18 de abril, das 9h às 12h, com 9 vagas;

turma 2: terça-feira, 18 de abril, das 14h às 17h, com 9 vagas;

turma 3: quarta-feira, 19 de abril, das 9h às 12h, com 9 vagas;

turma 4: quarta-feira, 19 de abril, das 14h às 17h, com 9 vagas.

As inscrições no treinamento podem ser feitas com Marília ou Cristina, no ramal 4266, ou enviadas para o e-mail marilia@ufmg.br ou cqueiroz@ufmg.br.

O objetivo, após o treinamento dos funcionários dos locais envolvidos no desenvolvimento do sistema (ProRH, CPPD, DAP, DRH, PJ, Gabinete, SODS e PRA ) é permitir que o treinamento possa ser estendido para outros órgãos administrativos e unidades acadêmicas permitindo que o uso do sistema seja ampliado na universidade.

 

ACESSO DO MUSEU À REDE UFMG GANHA MAIS VELOCIDADE

A partir desta semana, o Museu de História Natural e Jardim Botânico passou a contar com uma ampliação na velocidade de seu link de dados. O serviço continua sendo provido pela Telemar, já que o MHNJB não está integrado ao backbone da Rede Giga. Entretanto, devido à política regular da ATI de checar a necessidade de demandas de crescimento, sua nova velocidade foi elevada para 512Kbps.

Também agora, no início de abril, em função da implantação da Rede Giga, foram desligados os links contratados da Telemar para a Escola de Arquitetura, para a Faculdade de Direito e para o Conservatório. Esta medida trará uma redução de gastos mensais da ordem de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

No caso do MHNJB, outros avanços estão previstos para este ano com relação à sua infra-estrutura de comunicação. A antiga central telefônica da FACE, substituída no início deste ano, passará por um processo de atualização tecnológica, dando condições que o Museu possa contar com uma central PABX do mesmo patamar tecnológico das demais unidades da universidade. Além disso, com a adoção de soluções wireless e VoIP, a serem implantadas em futuro breve, será possível interligar os diversos prédios distribuídos pela área, mesmo que estejam distantes em meio a vegetação.

CECOM APRESENTA ARTIGO NO 7º FÓRUM INTERNACIONAL DE SOFTWARE LIVRE

PO CECOM estará presente no 7o Fórum Internacional de Software Livre, que acontecerá em Porto Alegre/RS, no período de 19 a 22 de abril, com Felipe de Castro Louback Rocha (DRC) e Emerson Henrique Kfuri Pereira (DAC). Eles apresentarão um artigo sobre o sistema de autenticação utiizado no sistema de telefonia IP da UFMG, mostrando a sua integração com o Grude. A palestra tem o título “Autenticação para VoIP em Serviços de Diretório com armazenamento seguro de senha”.

DAC ORIENTA USUÁRIOS SOBRE ESPAÇO EM DISCO

Alguns usuários estão tendo problema de falta de espaço em disco dos servidores de rede (volumes G:, L:, P: e U:) e solicitando aumento do limite definido para este espaço. Como se trata de um recurso finito, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) está orientando os usuários a respeito, para que este problema seja evitado.

1. Remover arquivos desnecessários, tais como músicas, filmes, pps, imagens etc. Apesar de esta orientação parecer supérflua, temos notado que muitos usuários mantêm esse tipo de arquivo gravado na área de trabalho dos órgãos, já que o limite da área de usuário (disco U:) não permite tal uso.

2. Evitar redundância de arquivos. Às vezes, o mesmo arquivo é encontrado na área de diversos setores de um mesmo órgão.

3. Evitar colocar no servidor arquivos de instalação e configuração de programas, que geralmente ocupam muito espaço.

4. Gravar registros históricos (trabalhos encerrados, documentos relativos a anos anteriores etc.) em CD e remover os arquivos referentes a eles do servidor, deixando ali apenas os arquivos efetivamente em uso. A maior parte dos arquivos existentes nos servidores não é acessada há mais de um ano, o que, pelo menos teoricamente, torna desnecessária sua manutenção na rede.

Estes cuidados, além de liberar espaço nos servidores, vão agilizar o processo de salva de arquivos e a recuperação dos mesmos, pois só serão salvos arquivos realmente necessários.

A DAC chama a atenção de todos para os arquivos de configuração do programa Lotus Notes, que são essenciais para o funcionamento desse programa. Tais arquivos ficam armazenados na pasta U:\Util\Notes (e-mails pessoais) ou na pasta L:\Notes (e-mails institucionais) e nunca devem ser removidos, pois o Notes deixará de funcionar.

Maiores orientações a respeito podem ser obtidas com a Operação de Redes do CECOM, pelo telefone 3499-4009.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Eduardo Rodrigues Cunha e Thiago Souza Ribeiro pediram demissão do quadro do CECOM nos últimos dias.
Eduardo entrou para o CECOM em março de 2005, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde partcipou dos trabalhos de atendimento a usuários. Ele se desligou no dia 06/04/2006.
Thiago foi admitido em julho de 2005, lotado na Divisão de Apoio Administrativo, onde atuou como Webdesign, responsável pela manutenção da página do CECOM e junto à Redação de O Sistemático. Ele se desligou no dia 10/04/2006, e deixou um e-mail para todos: “Gostaria de agradecer o carinho de todos, em espe-cial o pessoal da DAA, durante estes 8 meses de convivência . Foi uma experiência ótima e um período de grande aprendizado. Sei que aí dentro fiz amigos de verdade, e se hoje eu consegui uma nova oportunidade, em grande parte se deve a experiência no CECOM. Obrigado a todos e um grande abraço.”

 

 

 


Informativo



GENTEWARE

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta semana, o entrevistado é Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, que recebeu convite para continuar ocupando o cargo de diretor do Centro de Computação. Como sempre, ele tem muitas coisas para contar.

SIST: Mais um mandato à frente do CECOM. Como foi receber o convite para continuar como diretor?
CARLOS ALFEU: Foi muito bom. Entendo que este convite é direcionado a uma pessoa, mas atesta o reconhecimento do trabalho de todos no CECOM. Ao longo dos anos, todos nós nos dedicamos e damos o melhor de nós à universidade. Saber que este trabalho pode ter continuidade, pode evoluir e melhorar nos dá ânimo para encarar mais uma jornada. Assim, é muito gratificante receber o convite. Mas para aceitá-lo, há três pontos principais que devem ser ponderados. O primeiro deles é a necessária afinidade de gestão com quem chega. Nesse caso, eu que não conhecia o Prof. Paulo Seixas, tive ótima impressão e percebi o bom espaço para o diálogo, para a discussão de idéias e para o planejamento de projetos. O segundo ponto, tão importante quanto o primeiro, é sentir que há a mesma afinidade com a equipe que você coordena e inclusive se esta equipe dá sinais de poder “suportar” você por mais um período. Quanto a isso, nunca tive dúvidas, o relacionamento pessoal e profissional que tenho com todos aqui permite que exista uma transparência muito grande com relação a isso. O terceiro é o lado motivacional. Novos desafios devem existir. Novas realizações devem ser conquistadas. Quanto a isso, estejam certos, há motivos de sobra. Ou seja, apertem os cintos que nosso vôo continua!…

SIST: O que pretende fazer nesse novo mandato?
CARLOS ALFEU: Ao longo dos últimos doze anos em que estivemos juntos nunca um ano foi igual ao outro. Fomos sempre agregando o avanço da tecnologia, as novas demandas da comunidade da universidade e nossas próprias idéias, ao rol de serviços e sistemas que estão sob a nossa responsabilidade. Muita coisa boa vem pela frente. O grande desafio é desenvolvermos e implantarmos sistemas com qualidade em ambiente Web. Além disso, criar a partir destes sistemas funcionalidades e recursos que cheguem não só a nossos usuários tradicionais, da administração, como a todos os indivíduos da comunidade (docentes, TAs e alunos). Temos capacidade e competência para isso. Nos preparamos ao longo dos últimos anos para tal e sabemos como planejar e executar esta etapa. A questão agora é definir prioridades e alocar os recursos necessários. O sistema acadêmico da pós-graduação, a ser implantado no próximo semestre é o primeiro passo e o exemplo disso. A experiência da equipe coordenada pelo Gilmar está sendo o ponto de partida para o planejamento dos próximos passos.

SIST: Quais são as prioridades assumidas de início?
CARLOS ALFEU: Desde o início de fevereiro, a atual diretoria da ATI já vinha mostrando os objetivos traçados pelo novo reitorado. Assim, até o final de março, trabalhamos firme no planejamento estratégico para os próximos anos, especificamente 2006 e 2007, planejando o macro-cronograma dos principais projetos e montando a previsão orçamentária para sustentar esta proposta. Até o momento, o foco esteve na área de desenvolvimento de sistemas. Nas próximas semanas, pretendo apresentar estas questões à equipe da DAS e mostrar o que está sendo pretendido. Os pontos principais são a evolução do sistema acadêmico (pós, graduação, INA etc.) em ambiente Web, o desenvolvimento de sistemas de médio porte em C/S e a retirada de sistemas do mainframe. Mas há um serviço tratado de maneira especial nestes primeiros meses: o Diário de Classe. Acredito que ele será um marco. Estamos apostando muito nisso. Teremos um serviço com uso em larga escala, consolidaremos nossa metodologia de desenvolvimento em Web e agregaremos recursos de construção de portais e ferramentas de educação à distância como incremento a atividades acadêmicas presenciais. Para estes dois últimos itens, haverá um importante e estimulante trabalho em conjunto com a equipe do LCC.

SIST: O desenvolvimento de sistemas será então o ponto mais importante?
CARLOS ALFEU: Não digo que seja o mais importante. Prefiro afirmar que será o espaço onde poderemos apresentar mais realizações. Avançamos muito em outras áreas e, por diversas razões, aqui não conseguimos colher tudo o que plantamos. Elaboramos uma nova metodologia de trabalho, experimentamos formas de estruturação de equipes, incrementamos nosso grupo, geramos um sistema (o da pós) integralmente fruto desses novos paradigmas, mas não conseguimos estabelecer uma “linha de montagem” que permitisse avançarmos. As razões foram várias, internas e externas, mas acredito que agora é a hora.

SIST: Como foi o trabalho desenvolvido pelo CECOM nos últimos anos?
CARLOS ALFEU: Ninguém mais suspeito do que eu para comentar, mas acho que evoluímos muito. Nem poderia ser diferente, pois na área em que estamos, não há como parar. Acho que obtivemos resultados bastante expressivos. Talvez o mais chamativo deles tenha sido a forma como passamos a gerenciar, a partir de 2001, os serviços de rede de dados e voz. Para isso, foi muito importante a atuação das equipes da DAA e da DRC, trabalhando juntas e sincronizadas com a Diretoria. A parceria com órgãos externos como a Proplan e a PJ também foi vital. Partimos para propostas técnicas diferenciadas, calçadas em aspectos juridicamente sustentados, gerando reinvestimento na infra-estrutura existente, e atingimos cifras espetaculares de economia de recursos para a universidade. Alguém imaginaria que seríamos capazes de beirar a casa de R$2milhões anuais de economia? Não? Muito menos eu. Nosso objetivo foi atingido além do que imaginávamos. Além disso, a implantação da Rede Giga mudou o patamar dos serviços de rede de dados na universidade. O aumento da velocidade é apenas um ponto. Durante este ano, outras novidades vão aparecer, como a interligação de centrais telefônicas do centro da cidade e o serviço de VoIP.

SIST: O que representa o CECOM dentro da Universidade?
CARLOS ALFEU: A área de Tecnologia da Informação é vital em qualquer instituição. Quando eu caminho pela universidade, sinto o reconhecimento pela competência da nossa equipe. Entretanto, temos que manter sempre a postura de reconhecermos que, se estamos fazendo bem, temos que buscar fazer melhor no instante seguinte. Isso é fundamental para quem lida com tecnologia. Temos que estar sempre inquietos. De forma madura, devemos saber ouvir as críticas, as sugestões, as reclamações e buscar possíveis respostas não em justificativas ou realizações passadas, mas em ações e produtos para o futuro. É assim que a equipe do CECOM se mostrará sempre importante para a comunidade universitária.

SIST: Como está a equipe?
CARLOS ALFEU: Do ponto de vista de satisfação pessoal no trabalho, percebo as pessoas bem participantes e motivadas de uma forma geral. Altos e baixos sempre ocorrem, mas temos sabido superar com tranqüilidade. Uma das minhas principais tarefas como gerente é atuar para permitir que todos possam dar o melhor de si em prol de nossos objetivos institucionais, mas sempre buscando a devida satisfação pessoal no trabalho. Na medida do possível, entendo que conseguimos seguir num rumo coerente respeitando os aspectos individuais. Espero, nos próximos anos, atuarmos de forma mais arrojada buscando ações que permitam a evolução profissional de cada um na carreira. Algo que me incomoda é a incapacidade, como gerente, de poder trazer resultados salariais diretos que reconheçam o mérito da equipe. Além disso, é muito ruim ver a impossibilidade de se pensar o futuro da equipe de TI na universidade, face à impossibilidade de se contratar um analista com salário inicial de R$1,4mil e de mantê-lo em uma tabela cujo teto é R$2,6mil! Esta é uma decisão que passa longe das minhas mãos. Mas quanto a isso continuarei, no que estiver ao meu alcance, batalhando por dias melhores.

SIST: Quer deixar um recado para todos do CECOM?
CARLOS ALFEU: Gostaria de registrar o prazer que é, para mim, poder compartilhar meus dias de trabalho com todos vocês. Saio de casa feliz e retorno da mesma forma. Quero muito conversar com todos a respeito dessa nova gestão que se inicia e aprofundar aspectos que extrapolam o espaço dessa entrevista. Só não marquei ainda reuniões, com cada uma das divisões, por desejar fazer isso com um planejamento mais preciso dos próximos meses e entender que todos me conhecem o bastante para saber que isso naturalmente ocorrerá. Por fim, gostaria de agradecer a todos, e em especial aos meus companheiros mais diretos, o Gilmar, a Xina, a Márcia, o Frota, o Johnny e o Helvécio que, como parceiros de diretoria, sempre dividem comigo ônus e bônus da missão de dirigir o CECOM. Por fim, gostaria de deixar registrado um agradecimento não só meu, mas em nome de todos da equipe, ao Márcio Bunte pelos oito anos de ótima convivência. Sorte de nós todos que continuaremos a tê-lo por perto.
Agradecemos ao Carlos Alfeu pela entrevista e O Sistemático espera ter muitas notícias boas e interessantes para publicar nesse novo mandato.

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Posto Petrobrás perto de sua casa ou do trabalho você conhece bem. Mas, e quando o seu destino leva a outros caminhos? Com o “Localizador de Ruas e Postos” Urbano, você pode encontrar o Posto Petrobrás mais próximo de um endereço ou pelos caminhos que você irá trafegar. A ferramenta indica, também, quais os serviços disponíveis e apresenta mapas com o seu trajeto, ponto a ponto. O viajante e o profissional das estradas também contam com o “Localizador de Ruas e Postos” Rodoviário. Com ele, o seu roteiro de viagem, a passeio ou a trabalho, previne algumas surpresas. Você programa as paradas para reabastecimento e conhece os serviços de apoio ao motorista rodoviário em http://maplink.uol.com.br/petrobras2/index.htm.

– A atividade inicial com a revista -que circulou até 1998-sinalizou a possibilidade de um projeto maior de difusão musical e hoje Viva Música! (http://www.vivamusica.com.br/) constitui um sistema de comunicação segmentado em clássicos. É a única empresa sul-americana a recolher, organizar e difundir informações do segmento de música clássica por meio de canais próprios em um mix de mídias.

– A Fundação Inimá de Paula tem por objetivo preservar a memória e a obra de Inimá de Paula, um dos maiores pintores mineiros de todos os tempos. Veja em http://www.inima.org.br/index2.htm.

– Uma boa dica é a página Meu salário. Lá você fica por dentro de quanto ganha um profissional no mercado de trabalho e também pode fazer um comparativo. Só tem uma coisa. Se você souber quanto ganha o Ronaldinho Gaúcho e outras personalidades, acho que não vai querer fazer nenhuma comparação. Vale a pena conferir, mesmo que seja para ficar por dentro dos seus direitos em http://meusalario.uol.com.br/main/.

– Construindo uma Biblioteca Digital (http://www.ebookcult.com.br/) considera os aspectos tecnológicos, culturais, educacionais e sociais da era digital. Nele, o leitor aprenderá a construir uma Biblioteca Digital e também encontrará informações sobre os seguintes temas: Planejamento de Centros Inteligentes de Documentação, Desenvolvimento de Centros Informacionais Temáticos, Portabilidade de Bibliotecas Digitais Comunitárias, A Sociedade do Conhecimento, As Comunidades do Saber e A Gestão da Informação.

– Conheça a Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa, a BibVirt, em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php. Você pode colaborar digitando obras para serem publicadas no site. E não é só isso. Tem várias informações e você passará horas agradáveis com tantas obras aos seu dispor. Vale a pena conferir.

– O Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidas no Brasil. Sua missão é desenvolver estudos e pesquisa básica na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas direta ou indiretamente, com a saúde pública. Saiba mais em http://www.butantan.gov.br/.

– Que dia é hoje é uma página para você ficar sabendo os aniversários de algumas personalidades. Isso certamente não vai acrescentar nada para você. Mas contrariando o que eu disse, quer saber o que significa Aniversário? Então vamos lá: Aniversário é uma palavra latina que significa “aquilo que volta todos os anos”. Anniversarius vem de annus (ano) e vertere (voltar), ou seja, aquilo que se faz ou que volta todos os anos. Se valeu, acessse a página e veja outros artigos em http://www.quediaehoje.net/ Se você quiser saber o aniversariante, por exemplo, do dia 12/04/2006, é só confir lá e verá agumas personalidades.

– A agência gaúcha e21, criou o site da Galeria de Arte Virtual. A idéia é reunir manifestações artísticas em todas as partes do mundo. Para participar é só enviar um breve currículo, histórico do projeto e imagens de algumas obras para o e-mail participe@ galeriadeartevirtual.com. Maiores informações na própria página, no endereço http://www.galeriadeartevirtual.com/.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no. 13, de 17/04/1986, publicou notícias sobre reforma do 8o. andar, processo para sucessão do Vice-Reitor, debate sobre micros, curso de Algol, retorno de Elidimar Sérgio Soares ao CECOM, palestra de Marcos Aurélio Nunes de Morais sobre Um algoritmo de quebra, entre outras. A notícia que se destacou foi:

TREINAMENTO CP/M E WS

Vai ser encerrado amanhã o treinamento CP/M e WS, que o Setor de Apoio ao Usuário do CECOM está aplicando para professores e alunos de pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. São trinta alunos distribuídos em três turmas, nos horários de 8h às 10h, de 10h às 12h e de 14h às 16h. Os instrutores do treinamento estão sendo: Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Luiz Henrique Loureiro dos Santos, Cristiane Maria Nunes, Elidimar Sérgio Soares, Rogério Soares Pinheiro e Rômulo Chaves Mendes.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Rubens Crispim da Silva, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: Aline Serrão de Filippo, no dia 14; Marcelo Bassoli Campos, no dia 16; e Alberto Henrique Frade Laender (DCC), no dia 20.