Sistemático: Edição 1287 – 20/04/2006


Notícias



CECOM PROMOVE TREINAMENTO SOBRE O SISTEMA DIPLEGAL

O CECOM realizou treinamento, nos dias 18 e 19/04, para uso do sistema “Diplomas Legais”, que substitui o antigo PAD01. O novo sistema, denominado “DipLegal”, traz inovações, como: o registro de informações relacionadas a portarias, contratos, despachos, diligências, editais, ofícios, circulares etc; a padronização dos modelos de texto dos documentos cadastrados; a numeração e fluxo desses documentos; e a busca de informações cadastrais dos servidores diretamente da base de dados da universidade.
Estiveram participando do treinamento, cujo instrutor foi Maximiliano Luiz Souza Guimarães, os seguintes funcionários:

Turma 1: dia 18/04, no horário de 9h às 12h: Bráulio M. Guerra (DAP), Fausto Antônio de Abreu Silva (DAP), Lucília Luzia Silva Dias Andrade (DAP), Márcia Martins de Melo (PRA), Maria Auxiliadora da Silva (CPPD), Michele Rios Eugênio (Gabinete), Raquel Dalmaso Batista Teixeira (PJ), Rosângela Pereira Marques (DAP), Saiuri Soares Muniz (DAP) e Vanete Marques Rodrigues (CPPD).

Turma 2: dia 18/04, no horário de 14h às 17h: Ana Carolina Correia (Gabinete), ÁureaDomingos (ProRH), Elizete Paula de Brito (PRA), Maria Auxiliadora dos Santos (CECOM),Nilza Maria Mendes (DAP), Thiago Brito Santos (DAP), Sônia Micussi (CPPD), Soraya de Fátima Jesuíuno (DAP) e Sueli Gomes (DAP).

Turma 3: dia 19/04, no horário de 9h às 12h: Alexandre Alves Gomes (ProRH), Balbina Franco Gonçalves Teixeira (DAP), Carlos Roberto da Silva (DAP), Jerverson Júlio de Souza (Gabinete), Maria Inês Torres de Rezende (DAP), Marli Faria do Amaral Silva (DAP), Mirtes Terezinha Campos (CPPD), Quesler Fagundes Camargos (DAP) e Sandra Maria Duarte Pessoa (DAP).

Turma 4: dia 19/04, de 14h às 17h: Aretusa Kelly Alves Duarte (DAP), Ethane Ladia de Carvalho (DAP), Flávia Letícia Oliveira Soares (DAP), Geraldo Bonfim (CPPD), José Carlos Vieira de Souza (DAP), Marcos Antônio Rodrigues (DAP), Maria Betânia Aparecida Fernandes (ProRH), Maria Inês Vieira (DAP),Tarcísio Lopes Gonçalves (DAP) e Virgínia Granja Silva M. de Lima (DAP).

Max

 


CECOM PARTICIPA DO 7º FÓRUM INTERNACIONAL DE SOFTWARE LIVRE

O CECOM está presente no 7o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, com Felipe de Castro Louback Rocha, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).

Os dois são autores de um artigo sobre sistema de autenticação utilizado no sistema de telefonia IP da UFMG, mostrando a sua integração com o Grude. A palestra tem o título “Autenticação para VoIP em Serviços de Diretório com armazenamento seguro de senha”.

Este trabalho é fruto do sistema de telefonia IP que será implantado na universidade, projeto que está sendo desenvolvido pelo CECOM e é parte integrante também do projeto de telefonia IP na RNP. Atualmente, o sistema está em fases de testes, incluindo os testes de autenticação com a base LDAP do Grude.

Emerson Kfuri e Felipe Louback

NOVOS ESTAGIÁRIOS NO CECOM

O CECOM está contando, desde a semana passada, com mais estagiários em seu quadro. São eles:

– André Nogueira Sousa, do curso de Engenharia Mecânica, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) desde o dia 10 de abril. André já iniciou os trabalhos de atendimento aos usuários;

– Sílvio Nascimento de Abreu Bueno, do curso de Comunicação Social, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), desde o dia 12 de abril. Sílvio vai atuar junto à Redação de O Sistemático e na manutenção do site do CECOM.

Silvio Bueno

André Sousa

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

Luciano Alves Lima desligou-se do quadro do CECOM no dia 07 de abril/2006. Luciano entrou para o CECOM em fevereiro deste ano, lotado na DAC, onde ficou até a sua saída.

Luciano Lima


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MARÇO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de março, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
883.583
593
88.784
972.960
13.809.265
14.782.225

As médias diárias durante o mês de março foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
28.503
19
2.864
31.386
445.460
476.846

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

PAdyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Estúdio Livre é um conceito que surgiu a partir de um grupo de pessoas com os mais diversos tipos de formação. Eles objetivam unir suas capacidades em prol da formação de ambientes que estimulem e permitam a produção, a distribuição e o desenvolvimento de mídias livres. Saiba mais em http://vjpixel.net/b2/index.php/videos?cat=47.

– O CIB, Centro de Inventores Brasileiros, é um serviço prestado pelo CENDI- Centro de Desenvolvimento da Informação – com objetivo de atender associados de todo Brasil. No CIB, os seus associados participam de grupos de invenção que também é conhecido por Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento. Se você gosta de inventar e quer saber como registrar o seu trabalho, visite o endereço http://www.inventar.com.br/.

– O pessoal que quer participar da maratona de desenvolvimento de software de código livre, pode se preparar porque a chamada já está na Internet em http://code.google. com/soc/studentfaq.html#1. Esta maratona, no seu segundo ano, foi criada para os estudantes americanos e é promovida pela Google. O Summer of Code começará no dia 1o de maio. Se você quiser tentar participar, sua instituição de ensino se inscreve e indica alguns alunos. (Site em Inglês)

– O Festival de Publicidade do Turismo e Ecologia, FIPTUR, foi instituído em 1987, por iniciativa do empresário João Firme de Oliveira, com o objetivo de estimular o uso de técnicas adequadas para a divulgação do produto “turismo”, então tratado no Brasil de forma inadequada. A chamada já começou em http://www.fiptur.com.br/. Não perca tempo!

– O Alô Escola reúne os conteúdos integrais de diversos programas produzidos pela TV e pelas Rádios Cultura AM e FM. Este material pode complementar a atividade escolar, estimular o aprendizado, a pesquisa e auxiliar no aproveitamento escolar. Vá até http://www.tvcultura.com.br/aloescola/.

– O Google lançou um novo serviço de calendário online que permitirá que usuários marquem compromissos e eventos usando suas próprias palavras. Chamado de Google Calendar, a versão beta do serviço, entrou na madrugada desta terça-feira, dia 18. Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/04/13/idgnoticia.2006-04-13.5013310741/IDGNoticia_view.

– A cada edição dos jornais e revistas, a cada notícia publicada no portal de informações, em todos os projetos ligados à responsabilidade social, a Rede Anhangüera de Comunicação renova o compromisso de produzir e promover, de forma ética e independente, a disseminação de informações como meio essencial de integrar e servir à comunidade. Veja em http://www.cosmo.com.br/.

– Saiba tudo sobre a viagem do astronauta brasileiro, Marcos Pontes, em http://www.cosmo.com.br/especial/astronauta/integra.asp?id=146752.

– “Somente você poderá determinar se o programa de A.A. – a maneira de viver de A.A. – tem algum sentido para você e pode ajudá-lo. É uma decisão que você terá de tomar por sua própria conta. Ninguém em A.A. poderá fazê-lo por você. Nós, que hoje somos membros, ingressamos em A.A. porque reconhecemos que a bebida havia se convertido em um problema que não podíamos controlar sozinhos. A princípio muitos de nós não queríamos admitir que não conseguíamos mais beber normalmente.” Conheça o programa de A.A. em http://www.alcoolicosanonimos.org.br/.

– Narcóticos Anônimos é uma associação comunitária de adictos a drogas em recuperação. Iniciado em meados de1953, o movimento de NA é um dos maiores e mais antigos deste tipo, com aproximadamente trinta mil reuniões semanais em 100 países. Conheça o trabalho do NA em http://www.na.org.br.

CLIPPING DE PUBLICAÇÃO TI E GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 11/04/2006, notícias sobre compras governamentais, Internet e tecnologia wireless, transcritas a seguir:

O Serpro reforça o Comprasnet à espera de um movimento recorde – O atraso na aprovação do orçamento da União pelo Congresso Nacional e o calendário eleitoral devem provocar um boom de pregões no Comprasnet – o portal de compras do governo – em maio e junho. Por causa dessa expectativa, o Serpro, responsável pela operacio-nalização do sistema, ampliou a capacidade de processamento do Comprasnet, com o emprego de mais servidores e incremento da infra-estrutura. “Agora, o Comprasnet pode suportar a realização de até 3 mil pregões por dia”, informa Amaro Frid, diretor da estatal. Ele explica que deve haver um crescimento abrupto no sistema assim que o orçamento for aprovado,sancionado e a realização de despesas for liberado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento. A questão é que o setor público, com exceção das estatais, está impedido de fazer investimentos por falta de definição do orçamento da União. Como a legislação eleitoral proíbe novos contratos a partir de 1o de julho, os órgãos públicos estão com os processos de compras prontos para fazer as licitações e os pregões imediatamente após a liberação do orçamento. A expectativa é que a correria para gastar, que normalmente ocorre no último mês do ano, seja antecipada, porque quem não investir agora só poderá fazê-lo depois das eleições de outubro. Se houver segundo turno, só em novembro.

O comitê gestor avalia as redes sem fio – O Comitê Gestor da Internet vai avaliar o uso de redes baseadas em tecnologia sem fio para disseminar o uso da Internet em banda larga no país. “Nosso objetivo é incentivar o desenvolvimento da Internet em banda larga e mostrar como ela tem impacto sócio-econômico na comunidade, incluindo aí questões de governo eletrônico, e-business e saúde”, exemplifica o secretário de Política de Informátrica do MCT, Augusto Gadelha. Ele esclarece que o comitê gestor não vai financiar projetos-piloto e não pretende concorrer com as iniciativas lideradas pelo governo nesse âmbito, mas sim avaliar o uso de novas tecnologias, no caso a wireless, para que a banda larga se torne universal no Brasil. “Não queremos fazer testes, queremos implementar, promover a Internet em banda larga, alinhando a iniciativas tanto do governo federal, quanto de governos estaduais e municipais e até da sociedade civil e ONGs. Queremos fazer o papel que nos cabe, de indutores da tecnologia”, destaca o secretário. O grupo que realizará esse trabalho deve apresentar os resultados em um mês para o comitê gestor, conforme foi acertado na última reunião dos membros do CGI, realizada no dia 07/04, em São Paulo. Na reunião foram discutidos outros projetos que fazem parte do planejamento do comitê, como a formação de recursos humanos nessa área, o estímulo a tecnologias-chave, como a questão do IPV6, e a adoção de VoIP (voz sobre IP).

A UFPel adota rede wireless – A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está modernizando a rede de dados que interliga os 20 prédios da instituição. Segundo Mateus Santin, gerente de redes da universidade, a rede baseada em Frame Relay está sendo trocada por uma com a tecnologia wireless, da Damovo. Com o projeto, a rede ficará mais rápida – a velocidade do tráfego de dados passará de 256 Kb para 4 Mb. Além disso, a UFPel vai economizar, em um ano, cerca de R$ 240 mil porque não precisará mais alugar o serviço da infra-estrutura de rede atual da Brasil Telecom. Num primeiro momento, a rede servirá apenas para a troca de dados. Em junho, segundo Santin, a rede ganhará recursos de Voz sobre IP (VoIP), o que deverá trazer mais uma significativa redução de custo com telecomunicações. O projeto, iniciado em janeiro, custou à universidade cerca de R$ 120 mil.

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 14, de 24/04/1986, publicou notícias sobre o novo diretor do CECOM, novas chefias das divisões, novos diretores de órgãos da UFMG, localização do pessoal do CECOM durante a reforma, debate sobre micros, exposição de artes do Projeto Rosas de Abril, entre outras. A notícia que se destacou foi:

POSSE DO NOVO DIRETOR DO CECOM

Na última terça-feira, dia 22, a nova diretoria do Centro de Computação tomou posse na Ante-Sala do Conselho Universitário do prédio da Reitoria, na presença dos funcionários do Centro e convidados. A mesa foi composta pelo Pró-Reitor de Administração, prof. Fernando Couitinho Garcia, representante do Reitor; prof. João Carlos Pires Bauer, ex-Diretor do CECOM; Eduardo Henrique Lima, novo Diretor e Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Vice-Diretora. O prof. Fernando Coutinho disse algumas palavras em nome do Reitor, seguido pelo prof. Bauer que agradeceu a todos a colaboração recebida durante a sua gestão. Logo depois, Eduardo Lima proferiu algumas palavras de agradecimento e Dilma Sandrin encerrou a solenidade.
A seguir, foi servido um coquetel no hall do 4o andar para todos os presentes. Estiveram assistindo à solenidade de posse: Fernando Alfredo Costa, diretor do Depto. de Contabilidade e Finanças; Aroldo Batista, diretor do Depto. de Racionalização; Ésio Eduardo Costa, diretor da Imprensa; Renato de Castro, diretor do DP; Manoel Lopes de Siqueira, chefe do LCC; Maria Aída Arancíbia, responsável pela Unidade de Processamento de Dados da Escola de Veterinária. Estiveram também: prof. Fábio do Nascimento Moura e o jornalista Manoel Marcos Guimarães.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Cristina Maria de Queiroz, no dia 22. Os parabéns para os ex-ceconianos: Alberto Henrique Frade Laender (DCC), no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; Cristiano Gonçalves Becker, no dia 23; Paulo César Cortez Júnior e Beatriz Josephina Perrela, no dia 25; Cleto Boechat Véo (LCC) e Tânia Cristina Teixeira (Peré), no dia 26.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 22 de março/2006, Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC, comemorou seu aniversário no CECOM, ajudado pelas amigas Ana Paula e Beth, que se prontificaram em organizar a festa. Muitos ceconianos estiveram presentes para o Parabéns prá você.

As fotos são de autoria de Carlos Alfeu.

Emerson soprando a vela. Ao fundo: Iran, Nathália, Ronaldo, Luciano, Gilmar, Ana Paula e Leão

Será que a vela não queria apagar? Ao fundo: Iran, Nathália, Ronaldo, Michele, Rosa, Luciano, Gilmar, Ana Paula e Leão

Michele, Ana Paula, Rosa, Iran, Eugênio, Ronaldo, Márcia, Emerson e Beth. À frente: Denise e Nathália (de costas)