Sistemático: Edição 1288 – 27/04/2006


Notícias



TIM VENCE PREGÃO DE CELULAR

A empresa Maxitel S.A. (TIM) venceu o pregão para fornecimento de telefones celulares para a equipe do Reitorado da universidade. O novo contrato vigorará para os próximos quatro anos e atenderá à equipe durante todo o período desta gestão.

O resultado do pregão trará uma redução de custos significativa para a UFMG, pois o esperado é que o gasto mensal fique cerca de 75% menor que o do contrato anterior. Isso se deve aos preços cobrados por minuto nas ligações, que não terão custo quando as ligações forem feitas entre membros da equipe e serão fixados em R$0,16 quando forem feitas para números não pertencentes ao grupo, sejam os destinos números fixos ou celulares.

Os processos de pregão realizados pelo CECOM para a contratação de serviços de telefonia trouxeram um novo padrão de tarifação. Todas as informações referentes aos preços pagos podem ser acessadas em https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_tele_tarifas.shtml.
A empresa está preparando os lotes com os aparelhos para entrega à universidade nos próximos dias.

Com relação às ligações DDD originadas desses celulares, o CECOM estará promovendo licitação para contra-tação de uma prestadora.

 

CONTINUA A INSTALAÇÃO DO CLIENTE CACIC NAS REDES ADMINISTRATIVAS

Desde meados do mês de julho de 2005, o CECOM está utilizando o sistema de inventário CACIC (Configurador Automático e Coletor de Informações Computacio-nais), que armazena informações sobre o parque computacional de uma organização, como as configurações de hardware e os tipos de softwares utilizados e licenciados, entre outras. O sistema, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento e pela Dataprev, utilizando software livre, também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, bem como o histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

Tendo em vista essas características, a utilização do sistema está sendo estendida a toda a Rede Administrativa, com a instalação do módulo cliente do CACIC nos micros dos órgãos da Administração Central. Esse processo já foi realizado em todo o prédio da Reitoria e, agora, será feito nos demais prédios, usuários da Rede Administrativa: BU, DSG, SAST, DPFO, UA3 e Imprensa.

Como o processo demanda algum tempo em cada micro da rede, a DAC solicita a colaboração de todos na liberação do equipamento para a execução dessas atividades, as quais trarão maior segurança tanto para os usuários quanto para a administração da rede.

CECOM AVANÇA NO PROJETO VOIP

O CECOM recebeu nesta terça-feira, dia 25/04, 03 microcomputadores Dell modelo OPTIPLEX GX620, destinados à implemen-tação do projeto VOIP na universidade. Os equipamentos foram cedidos pela Rede Nacional de Pesquisas – RNP, dentro do projeto “VoIP4all” e serão utilizados para receber conexões de usuários através da internet e conectá-los a outros usuários e ao sistema de telefonia da UFMG.

O projeto VoIP4all, da RNP, é um serviço de telefonia IP destinado às instituições usuárias da rede acadêmica nacional. A UFMG fez parte do piloto da segunda etapa do projeto, que envolveu a utilização do protocolo SIP e o CECOM estudou a integração do VOIP ao diretório geral da universidade, gerenciado pelo LCC e que faz parte do projeto GRUDE.
Sobre esta integração, Emerson Henrique Kfouri Pereira e Felipe de Castro Louback Rocha apresentaram palestra no 7o Fórum Internacional de Software Livre – FISL, realizado na semana passada em Porto Alegre. Durante esta semana, Emerson Kfouri está cursando o módulo avançado do curso de VOIP da RNP, na UFRJ.


A apresentação de Louback e Emerson no 7o FISL

CECOM APRESENTA PALESTRA NA CIPECC 2006

Aleixina Maria Lopes Andalécio, diretora da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), está em Brasília desde ontem, dia 26, participando da 1a. Conferência Iberoameri-cana de Publicações Eletrônicas no Contexto da Comunicação Científica (CIPECC 2006).

Esta é a primeira edição da CIPECC e o objetivo principal é reunir a comunidade de profissionais da informação, pesquisadores da área de informação, docentes, estudantes e decisores/gerentes de instituições acadêmicas e governamentais para compartilhar conhecimento sobre publicações eletrônicas no contexto da comunicação científica, no âmbito dos países iberoamericanos. Nesta primeira edição, o foco é a capacitação em assuntos como: periódicos eletrônicos, conferências eletrônicas, repositórios institucionais e bibliotecas digitais. A conferência deverá se constituir no marco de lançamento do primeiro Curso de Especialização em Publicações Eletrônicas, a ser oferecido pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, da Universidade Federal Fluminen-se/IBICT e da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília.

Aleixina apresenta hoje à tarde a palestra “A comunicação científica e as tecnologias da informação e comunicação”, como parte do Workshop Editoração de Periódicos Eletrônicos.

 

IGOR LEAL SE DESPEDE DO CECOM

Igor Campos Leal, da equipe de desenvolvimento do Novo Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, está se despedindo do CECOM amanhã, dia 28/04. Igor está no CECOM desde novembro de 2002. Participou como desenvolvedor dos sistemas IAG, IAP, Registro de Calouros e Revalidação de Diplomas. A partir daí, ele assumiu a função de Líder de Projeto, que exerceu até a sua saída.

Em sua despedida, Igor enviou e-mail para todos do CECOM dizendo:

“Não sei se todos já estão sabendo, mas essa semana será a minha última aqui no CECOM. É com grande pesar que dou esta notícia, pois, querendo ou não, depois de mais de 3 anos de convivência muita coisa aconteceu, grandes amizades foram construídas.
Aqui foi o meu primeiro emprego depois de formado e, com certeza, foi um ótimo local para iniciar minha carreira. Participar dos projetos que participei me fizeram aprender muito de toda técnica necessária, mas, além disso, me ensinaram um lado que em outros lugares talvez não seria da mesma forma, pois trabalhar em um local com tantas pessoas dispostas a ajudar, de um relacionamento tão fácil e que sempre nos tratam com carinho e afeto não acontece sempre!

Muitos outros integrantes dessa equipe passaram por aqui e, como eles, espero ter contribuído ao máximo para o bom desenvolvimento das atividades e da colaboração para esse ambiente tão bom de trabalho. É claro que não consegui atender a todas as expectativas e por isso peço desculpas àqueles que, de alguma forma, não pude corresponder ao que necessitavam, mas garanto que sempre tentei dar o melhor de mim.

E é isso que nos faz sermos melhores, dar o máximo de nós para que as coisas dêem certo sempre! Agradeço a todos pela experiência da convivência durante todo esse período! Especialmente aqueles que estiveram mais perto e que puderam me conhecer melhor. Enfim, obrigado a todos! Tenho certeza que, de alguma forma, cada um do seu jeito, vocês me ajudaram muito a ser um profissional melhor!”

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Conheça o Museu da Língua Portuguesa, seu ponto de encontro com a língua, a literatura e a história. Ao invés de paredes, vozes. No lugar de obras, espaços intera-tivos. Saiba mais em http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/.

– O objetivo do Língua do Brasil é a experimentação, ou seja, este não tem delimitadas com rigidez a sua metodologia. Esta foi surgindo, paulatinamente, sustentada na força dos impulsos criativos, à medida em que esses ganhavam funcionalidade e ritmo. Esses impulsos criativos, portanto, fazem parte da mentalidade do site. Entretanto, neste trabalho, não se eliminam os pressupostos teóricos, porém abre-se espaço a idéias novas. Veja em http://www.linguadobrasil.com.br/.

– E não é que o teclado vai ganhar cara nova depois de décadas? Você já imaginou trabalhar com um teclado virtual? Por apenas $199,99 você pode ter um. O interessante disso tudo é que pode ser usado com celular, handhelds, PC e Palmtop e é projetado sobre a mesa.Confira em http://www.virtual-laser-keyboard.com/. (Site em Inglês)

– Um blog muito legal é o Kit Básico da mulher moderna. O esporte é uma manifestação popular onde as pessoas utilizam o corpo para buscarem o prazer. E é um fenômeno ainda mais interessante já que desperta a mesma sensação não só em quem o pratica mas em quem assiste de perto a sua prática. Visite o endereço http://www.kitbasico.blogger.com.br/.

– Uma das grandes febres do início da década de 80 e cultuado até hoje por jovens de todas as idades, o Cubo Mágico, pode ser considerado como um dos quebra-cabeças mais conhecidos -e frustrantes – da história. Relembre em http://pulsounico.undonet.com/.

– Dê boas gargalhadas, veja clips loucos além de fotos malucas e animações na página EZPRESSO, no endereço http://www.ezprezzo.com/. (Site em Inglês)

– Se você está querendo fazer um curso gratuito de idiomas pela Internet, é só apontar seu navegador para aprendaespanhol e fazer o cadastro para que tenha acesso aos curso. Apesar de ter o nome aprenda espanhol, nesta página tem vários idiomas que você pode aprender. Só o módulo de pronúncias é pago. Vale a pena conferir em http://www.aprendaespanhol.com/.

– Precisando de um dicionário Inglês-Inglês na web? O dicionário on line em http://dictionary.reference.com/ tem o significado detalhado da palavra pesquisada, sua pronúncia e classificação gramatical abreviada. Tem também dicionário de sinônimos e antônimos. Agora, se você tiver dúvidas, envie-as para o Doctor Dictionary e consulte o arquivo de FAQ. Quem sabe a sua resposta já está lá. (inglês)

– O mais completo site de nostalgia do país ganha uma versão em livro. Você sabia que o Cubo Mágico tem 43.252.003.274.856.000 combinações possíveis? Ou que Roberto Carlos já foi calouro no programa do Chacrinha? E que algum dia já existiu a Fanta Guaraná? Saiba mais em http://www.mofolandia.com.br/.

– Para a garotada e marmajos, a Recreionline, da revista Recreio Abril Cultural, tem uma página com muitos jogos, atividades e coleções que vão fazer você cair o queixo. É só navegar e se divertir em http://recreionline.abril.com.br/.

 

NÚMERO DE BRASILEIROS QUE ACESSAM INTERNET DE CASA BATE RECORDE E CHEGA A 14 MILHÕES

O Globo Online divulgou, no dia 20/04/2006, a notícia “Número de brasileiros que acessam internet de casa bate recorde e chega a 14 milhões” transcrita a seguir:

O número de internautas residenciais no país superou em março, pela primeira vez, a marca dos 14 milhões. O número de acessos no mês foi 6,5% maior do que em fevereiro.
Segundo dados do Ibope NetRatings, os 14 milhões de brasileiros que se conectaram em março pelo menos uma vez a partir de seus domicílios registraram também tempo recorde de navegação, de 19h24m, colocando o Brasil na segunda posição mundial, atrás apenas da França, onde os internautas ficaram conectados, em média, 19h28m no mês passado.

Entre os conteúdos mais visitados, o Ibope NetRatings salienta o crescimento da categoria “comunidades”, que inclui sites de relacionamento como o Orkut, blogs, fotoblogs e videoblogs, e que contou com a visita de 74% dos internautas domiciliares brasileiros. A categoria atingiu 3h46m de uso individual, mais que o dobro do verificado no mesmo período do ano passado (1h47m). Na França e Japão, o índice de visitação foi de 68% dos internautas residenciais em março.

A categoria “Viagens e Turismo” também foi destaque no mês passado, registrando cerca de de 3,1 milhões de usuários, aumento de 48% sobre fevereiro.

– O crescimento da categoria pode ser explicado por uma série de fatores: o dólar barato, o elevado número de promoções das empresas aéreas e a Copa do Mundo, que estimula a busca de informações sobre pacotes turísticos para o evento – acredita Marcelo Coutinho, diretor-executivo do Ibope Inteligência.

A crise da Varig também pode ter levado mais internautas a buscar notícias em sites de viagens e turismo.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

CLASSIFICADOS

Vende-se microcomputador Athlon 2 GHZ, com 512 MB de RAM, HD de 20 GB, monitor de 15", placa de vídeo GeForce de 64 MB, placa de rede, modem, com teclado e mouse. Se alguém se interessar, pode entrar em contato com Igor, através do e-mail igorleal@gmail.com.

Vende-se uma garrafa de cachaça da marca Havana, original, com mais de 20 anos, com os dois lacres. Procurar Rogério, no 4018.

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no. 15, de 02/05/1986, publicou notícias sobre eleição do vice-reitor da UFMG, assessorias do Reitor, funcionamento da biblioteca do CECOM, posto de recadastramento eleitoral na Reitoria, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

RETORNO AO SETOR DE SOFTWARE
Os analistas William Andalécio e Hélio Yoshida, lotados na Assessoria da Divisão de Produção, estarão retornando ao Setor de Software da Divisão de Tecnologia e Suporte a partir da próxima segunda-feira. Isso se deve pelos trabalhos da Assessoria estarem interligados com os do Setor de Software, não necessitando então de permanecerem fora da equipe.

NOVA CHEFIA DO SETOR DE SOFTWARE
O analista Luiz Ricardo de Faria e Silva é o novo chefe do Setor de Software da Divisão de Tecnologia e Suporte do CECOM. Ele foi indicado pelos outros componentes do setor.

CURSO DE ALGOL
O instrutor do curso de Algol, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, comunica que a data para entrega dos trabalhos práticos e encerramento do curso está marcada para o dia 16 de maio, impreterivelmente. Esse curso foi oferecido como nivelamento para os programadores do CECOM.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Felipe de Castro Louback Rocha, aniversariante do dia 23. Os parabéns, em dia, para os ex-ceconianos: Wilca Maria Luziene Souza e Silva, Felipe José Leão Corrêa e Maria Miriam Arruda, no dia 28; José Tuédes de Resende, no dia 29; Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o de maio; Sérgio Maurício de Oliveira (LCC) e Paulo Sérgio Moura Brandi, no dia 04.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 09/03/2006, foi realizada na Escola de Belas Artes a cerimônia de inauguração da nova rede de transmissão de dados da UFMG, a Rede Giga. Participaram da solenidade a então reitora da UFMG, profa. Ana Lúcia Gazzola, o presidente da Finep, prof. Odilon Antônio Marcuzzo do Canto, o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho e o prof. Evandro José Lemos da Cunha, diretor da Escola de Belas Artes. As fotos são de autoria de Renato Righi.


Prof. Odilon Marcuzzo


Prof. Márcio Bunte


A visita à Biblioteca da Belas Artes


Profa. Ana Lúcia Gazzola, prof. Eduardo Moreira da Costa, Fernando Frota e prof. Márcio Bunte


Prof. Eduardo Costa, prof. Márcio Bunte e profa. Ana Lúcia Gazzola


Gilmar Guimarães, Paulo Lessa, Fernando Frota e prof. Márcio Bunte


A apresentação da Rede Giga pelo prof. Márcio Bunte