Sistemático: Edição 1289 – 04/05/2006


Notícias



REDECOMEP BH SERÁ INSTALADA AMANHÃ

Será instalada nesta sexta-feira, dia 05/05, a Redecomep BH (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa), durante a primeira reunião do seu comitê gestor.

O objetivo deste Comitê é coordenar o processo de construção de uma rede internet na área metropolitana de BH e que interligará, pelo menos, as instituições federais de ensino e pesquisa. Contará com a parceria da Prefeitura de BH, como no projeto RedeGiga.

Com esta rede, será possível implantar um serviço de conexão de alta qualidade e com custos bem menores do que são gastos pelas instituições de Belo Horizonte hoje.

O prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, é o representante da UFMG neste Comitê e seu suplente é o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, diretor do LCC.

Este projeto nacional conta com o financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e é executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e vai instalar redes como esta em todas as capitais e Brasília.

A Rede Metropolitana de Belo Horizonte compreende as seguintes instituições:

– CEFET- MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

– CPqRR – Fiocruz – Centro de Pesquisas René Rachou

– PMBH – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

– PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

– RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa : A RNP foi criada em 1989 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de construir uma infra-estrutura de rede Internet nacional para a comunidade acadêmica. A rede começou a ser montada em 1991. Em 1994, já atingia todas as regiões do país. Entre 2000 e 2001, num esforço de renovação, a rede foi totalmente atualizada para oferecer suporte a aplicações avançadas. Desde então, o backbone RNP2, como é chamado, possui pontos de presença em todos os estados brasileiros.

– UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

 

CECOM INICIA TESTES DOS EQUIPAMENTOS VOIP

Após receber as três máquinas cedidas pela RNP para implantação do serviço VoIP, a equipe do CECOM que está trabalhando no projeto começou a realizar testes nos equipamentos, primeiramente com a instalação do sistema operacional (Linux distribuição Debian, padrão utilizado pelo grupo de pesquisa da RNP). Emerson Henrique Kfouri Pereira, da DAC, e Felipe de Castro Louback Rocha, da DRC, fizeram a montagem dos equipamentos e a instalação de uma placa de comunicação digital, também cedida pela RNP, com interface padrão E1, de 2 Mbps e com capacidade de realizar 30 conversações simultâneas com uma central telefônica.

A próxima fase do projeto VoIP envolve a configuração dos sistemas e interligação destes à central telefônica do Campus Pampulha. Adyr Rodrigues Nascimento, da DRC, que cursou o “Módulo I – Básico” da equipe do projeto VoIP4All, da RNP, participará desta fase para se familiarizar com as soluções que a UFMG está utilizando e com a configuração local do sistema.

Após os testes, o Laboratório de Computação Científica (LCC), deverá desenvolver uma aplicação, integrada ao diretório de dados do Grude, que permitirá a requisição de números VoIP pela comunidade universitária.

DIOGO MAGALHÃES ASSUME NOVAS TAREFAS

Com a saída, na semana passada, de Igor Campos Leal, o analista Diogo Freitas Duarte Magalhães é o novo responsável por projetos das equipes de desenvolvimento de sistemas com interface baseada na web. Ele assumiu a função nesta terça-feira, dia 02 de maio/2006.

Diogo Magalhães começou a desenvolver trabalhos no CECOM em abril de 2003, ficando até fevereiro de 2004. Retornou ao CECOM em abril de 2005, e participou como desenvolvedor dos sistemas IAG, IAP, sistemas para concursos públicos e Registro de Calouros de 2004 e 2006.

A partir de agora, Diogo dará suporte técnico ao gerente do Projeto Acadêmico no CECOM, Gilmar Lima Guimarães.

 

FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE CURSO DA PRORH

A ProRH está promovendo, desde o dia 26 de abril, um curso de Português Instrumental e Revisão Gramatical – módulo I.

Estão participando do curso os funcionários do CECOM: Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Rubens Crispim da Silva e Cristina Maria Queiroz.

O curso será encerrado no dia 14 de junho.

 

MORRE O EX-CECONIANO LINO CAMPOLINA

Morreu no dia 28 de abril/2006, o ex-funcionário do CECOM, Lino Alves Campolina. Ele se encontrava doente há alguns anos e seu estado foi agravado com um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e não resistiu.

A história do Lino na UFMG começou no ano de 1967, precisamente no dia 22/05, quando entrou como Oficial Administrativo no Instituto de Pesquisas Radioativas CNEM/UFMG. Foi Secretário Executivo no Depto. de Química no período de março de 1973 a março de 1975; secretário no mesmo departamento de abril a outubro de 1975; secretário do Depto. de Matemática/ICEx durante os meses de fevereiro de 1974 a janeiro de 1975; secretário da Comissão Disciplinar do ICEx durante o período de outubro de 1974 a outubro de 1975; e chefe do Serviço de Expediente do ICEx de 01/12/1975 a 16/12/1976.

Em 17/12/1976, Lino Campolina veio para o CECOM onde foi secretário da Divisão de Convênios (dezembro de 1976 a agosto de 1978) e Chefe da Secretaria Administrativa de setembro de 1978 até a sua saída em 17 de janeiro de 1984, quando foi relotado no Instituto de Ciências Exatas. De volta ao ICEx, Lino trabalhou no LCC – Laboratório de Computação Científica – até 1988. Foi transferido para a então Escola de Biblioteconomia, prestando serviços no LTI – Laboratório de Tercnologia da Informação. Em fevereiro de 1992, ele se aposentou.

Lino nasceu em Esmeraldas/MG, no dia 26/11/1941. E deixa três filhos, Mário Sandro, Fabrício e Emanuela.

Às vezes, o encontrávamos no esta-cionamento da Reitoria e ele não se esquecia de dizer que ficava muito feliz quando recebia O Sistemático. Principalmente, quando saía publicado o aniversário dele.

Muitos do CECOM de hoje não se lembram dele. Mas a turma antiga se lembra e tem muitas histórias para contar. Lino fazia parte de uma grande turma e participava de todas as festas e dos campeonatos de truco. As histórias eram tantas que ele foi uma das pessoas mais lembradas para as charges do Sistemático da época.

Fica a lembrança e a saudade de um amigo e colega.

Foto do Arquivo da Redação tirada durante a 1a. Olimpíada do CECOM em 18/06/1983

Charge publicada no Sistemático Ano V, no 10, de 26/03/1981

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

Com a saída do estagiário Luciano Alves Lima, da Divisão de Atendimento e Con-sultoria (DAC), no início do mês de abril/2006, o CECOM admitiu o estudante Danilo Eduardo Fonseca Souza para ocupar a vaga.

Danilo Souza é aluno do curso de Engenharia Meta-lúrgica e de Materiais e iniciou o estágio na DAC no dia 02/05/2006, prestando serviços de atendimento a usuários.

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE ABRIL

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.


No mês de abril, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
898.761
958
122.636
1.022.355
5.474.275
6.496.630

As médias diárias durante o mês de abril foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
29.959
32
4.088
34.079
182.476
216.554


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Muito interessante e criativa é a Artnatomia. A anatomia do corpo humano na telinha do seu computador com todos os músculos e ossos, além do sentido das palavras usadas para definir cada parte do corpo. Vale a pena conferir e abusar dos recursos em http://www.artnatomia.net/. (Site em Inglês e Espanhol)

– Foi lançado no dia 26 de abril, na Sala Cinemateca, em São Paulo, o Concurso Cultural Documenta Brasil, resultado de parceria inédita entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV), Petrobrás e SBT – Sistema Brasileiro de Televisão com objetivo de selecionar projetos de documentários para futura exibição em TV comercial e cinema digital. Vão ser selecionados quatro projetos de documen-tários que receberão recursos de R$ 550 mil cada. Regulamento na página http://www.documentabrasil.abpitv.com.br/.

– Fique ligado em todos os esportes e tudo que rola pelo mundo na página do Super Esportes. Prêmios, arquivos, Copa Brasil e muito mais em
http://www.superesportes.com.br/.

– Se você gosta de velocidade, não perca a oportunidade e aponte seu navegador para o jogo que a Disney World disponibilizou para aumentar a sua adrenalina na Internet. Vá até http://adisney.go.com/disneypictures/cars/main.html?sec=3&subsec=13. (Site em Inglês)

– O Jornal do Brasil on line mudou. Agora, você folheia o jornal como se fosse de papel. É a tecnologia de documentos eletrônicos. É só levar o cursor do mouse para o fim da página, mais à esquerda, e você poderá passar as folhas. Faça isso em http://www.jb.com.br.

– A Roche chegou ao Brasil em 14 de março de 1931. Inicialmente, contava com 17 funcionários instalados em um prédio de 250 m² no centro do Rio de Janeiro. Desde então, a empresa cresceu imensamente em número de funcionários, instalações, negócios e investimentos no país, aumentando sensivelmente sua participação no mercado brasileiro. Saiba mais em http://www.roche.com.br/Default_PT.htm.

– A Nintendo antecipou o anúncio esperado para sua conferência da E3 e revelou que seu novo console, até então conhecido como “Revolution”, se chamará “Nintendo Wii”. Quer saber o restante dessa notícia e ficar por dentro do lançamentos e dicas de jogos? Vá até o endereço http://www.planetgames.com.br/.

– AgendaBH entrou no ar no outono de 1998 e desde então passou a ser referência cultural de Belo Horizonte e região. Com informações úteis e atualizadas 24 horas, o AgendaBH é um completo guia cultural e turístico. O AgendaBH, em http://www.agendabh.com.br/, divulga a programação completa de cinema, teatro, festas e shows além de conter um guia gastronômico, turístico e extensas informações de comércio e serviços.

– O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido simplesmente por MASP, é fruto de uma aventura de duas pessoas, coadjuvadas por Edmundo Monteiro, com visão revolucionária para sua época, e apoiados por um grupo de amigos. Conheça o MASP no endereço http://masp.uol.com.br/sobreomasp/.

CORREIO ELETRÔNICO: USO DA AUTO-RESPOSTA

O artigo “Correio Eletrônico: Uso da Auto-Resposta”, foi divulgado no endereço http://www.Dicas-L.com.br/dicas-l/, numa colaboração de Rubens Queiroz de Almeida. Já a colaboração para O Sistemático partiu de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

O correio eletrônico nos oferece inúmeras facilidades: podemos colocar programas para responder as mensagens por nós, podemos arquivar mensagens não prioritárias em arquivos separados para leitura posterior, apagar automaticamente mensagens de correspondentes indesejados e muito mais. A lista de facilidades é quase infinita.

Uma destas muitas facilidades é a resposta automática. Nos primórdios da Internet a resposta automática normalmente era utilizada quando a pessoa saia de férias e servia para alertar seus correspondentes da data de saída, data de retorno e o que fazer neste meio tempo em caso de urgência. Com a popularização da Internet, o correio eletrônico passou a ser utilizado por um grande número de pessoas , a maioria das quais desconhece a chamada “etiqueta” da Internet. Por etiqueta entendemos o modo apropriado de se comportar e a Internet também possui o seu código próprio. O correio eletrônico também tem a sua etiqueta, alguns pontos dos quais discutirei aqui.

Primeiramente, nunca ative a auto-resposta para mensagens comuns ou mensagens enviadas através de listas eletrônicas. Estas auto-resposta são um aborrecimento para o mantenedor das listas, que tem que apagar centenas de mensagens diariamente. Algumas listas chegam mesmo a proibir a inscrição de pessoas que tenham a auto-resposta ativada. Pense bem, o mundo virtual não é tão diferente assim do mundo real. Se você assina uma revista, você liga para a editora todos os meses avisando que o seu exemplar já chegou? Certamente que não. E porque não? Porque enviar cartas no mundo real envolve gastar dinheiro com envelope, selo, caminhar até a agência dos correios, esperar na fila e por aí vai. Já no correio eletrônico é diferente. É muito fácil enviar mensagens. Daí o abuso. Envia-se mensagem para todos e por qualquer razão.

Você também não escreve uma carta para alguém falando que recebeu a carta e que vai responder em breve. Ninguém, no mundo real, envia duas cartas para responder uma.

Em segundo lugar, se você precisa mesmo usar a auto-resposta (pense de novo, precisa mesmo?), ative esta opção apenas se sair de férias ou se ausentar do trabalho ou de sua casa por um período prolongado, nunca inferior a quinze dias. Antes de ativar a auto-resposta, descadastre-se de todas as listas que assina para evitar transtornos aos assinantes e mantenedores destas listas. Não se lembra quais listas assina? Então passe a adotar esta regra, salve em um folder as mensagens de boas vindas das listas que assinar. Estas mensagens geralmente contêm o objetivo da lista e fornecem instruções para realizar o descadastramento.
Mesmo quando sair de férias o correto é redirecionar as suas mensagens para que um companheiro de trabalho as leia e tome as devidas providências. Para que isto possa ser feito nunca forneça seu endereço eletrônico de trabalho para fins particulares. Utilize um endereço separado para uso pessoal. A Internet possui dezenas de serviços que oferecem endereços eletrônicos gratuitamente. Se a mensagem for urgente e requerer ação imediata da parte de alguém é muito melhor que alguém leia, não é mesmo? Ou você é do tipo insubstituível?

E finalmente, já pensou na situação em que você recebe uma mensagem de alguém que também tem auto-resposta ativada? Vai começar um ping pong na Internet com autoresposta indo e vindo. Se você é do tipo que reclama que a Internet é lenta e usa auto-resposta, saiba que você é um dos culpados. Colabore para diminuir a congestão da Internet, não use auto-resposta.

Resumindo, as regras são simples. Não se comporte no mundo virtual de forma diferente do mundo real. O mundo virtual foi em grande parte concebido baseando-se na forma como a vida é conduzida normalmente. Só use a auto-resposta se absolutamente necessário e tente evitá-la a todo custo. Você estará fazendo um grande favor a si mesmo, aos mantenedores de diversas listas de discussão de ótima qualidade e à própria Internet, que certamente ficará mais rápida se não tiver que carregar para um lado e outro centenas de milhares de mensagens inúteis.

PERFIL PSICOLÓGICO DOS USUÁRIOS DE LISTAS

Contribuição de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC, sobre o perfil psicológico dos usuários de listas:

1º – Os Sábios – São aqueles que tudo que mandam para a lista respondem. São os caras que entendem de tudo. Quando são geradas discussões, tentam apaziguar com textos enormes, lições de moral e se acham os filósofos. O sonho é ser moderador, mas não reparam que alimentam ainda mais a discussão.

2º – Os Peões ou Arigós – São aqueles que botam lenha na fogueira, mandam e-mails sem utilidade nenhuma e com assuntos polêmicos, só para ver o circo pegar fogo. Só se sentem satisfeitos quando os moderadores aparecem para botar ordem no recinto e quando o “sábio” já deu sua lição de moral.

3º – Os Kamikases – São aqueles que caem de pára-quedas, entram nas listas e reclamam que estão recebendo muitos e-mails. Depois que os “peões” os esculacham e o “sábio” deu seu show, eles mandam uma mensagem: – Me tirem dessa lista, por favor!!

4º – Os Off Topics – São aqueles que entram em listas de fotografia para falar de futebol, sexo ou novela das oito. Eles geram a fúria dos “sábios” e a alegria dos Arigós…

5º – Os Atrasados – Aqueles que lêem os e-mails uma vez por ano e respondem para lista de e-mails antigos, fazendo intrigas e problemas já resolvidos virem à tona novamente.

6º – A Madre Tereza – É aquele que está sempre online e só faz o bem, o estudioso que ajuda todos com as melhores explicações. É o cara que coloca com todo orgulho a assinatura no rodapé do e-mail, com o nome, cargo e empresa que trabalha. Esse é quase um “sábio”.

7º – O dorminhoco – O nome diz tudo, é o cara que não sabe nada de nada, mas está lá, só para receber os e-mails.

*Em qual desses você se encaixa???*

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 16, de 08/05/1986, publicou notícias sobre eleição do Vice-Reitor, apoio computacional do CECOM na execução do Vestibular Simulado do Sistema Pitágoras de Ensino, V Escola de Computação, utilitários para o microcoputador Cobra-210, entre outras. A notícia que se destacou foi:

WORDSTAR EM PORTUGUÊS

O Setor de Software da Divisão de Tecnologia e Suporte adaptou uma versão do Editor de Textos WordStar com caracteres em português para utilização nos microcomputadores da linha Apple (MAXXI e UNITRON). Para utilizá-la é necessário fazer uma modificação na placa de 80 colunas. E essa modificação vai ser feita enquanto os micros estiverem no subsolo.
O responsável por essa adaptação, o analista André Maurício Lopes da Gama Cerqueira, escreveu uma pequena documentação, que pode ser obtida no SAU-Setor de Apoio ao Usuário.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Sérgio Maurício de Oliveira (LCC) e Paulo Sérgio Moura Brandi, hoje, dia 04; Iremar Nunes de Lima, Cristina Campos Brasil da Fonseca e Reuber Luiz Neves Koury, no dia 05; Eduardo Miguel Raposo, no dia 08; Maria das Graças Santa Bárbara (Editora UFMG) e Carolina Laureano da Silva, no dia 11.