Sistemático: Edição 1290 – 11/05/2006


Notícias



CECOM ENTREGA CELULARES INSTITUCIONAIS

Como resultado do pregão eletrônico, ocorrido em fevereiro de 2006, foi contratada a empresa TIM Maxitel para prestação de serviços de telefonia celular para os membros da equipe do Reitor. O prazo do contrato é de 4 anos, para que o ocupante de um cargo mantenha o mesmo número por todo o mandato, no caso, para o período de 2006 a 2010.

Durante esta semana, a equipe da DAA (Divisão de Apoio Administrativo do CECOM) está entregando aos membros da equipe os novos aparelhos TIM, que já vão com a agenda de números dos demais celulares institucionais pré-programada. A divulgação dos novos números será providenciada pelo Gabinete da Reitoria. Além da entrega dos aparelhos e de seu kit de uso (carregador, bateria, manual, fone de ouvido) está sendo fornecida documentação informativa sobre normas de uso e aspectos relacionados à utilização do serviço. Em paralelo ao procedimento de entrega deste material, estão sendo recolhidos os celulares utilizados na gestão anterior, que eram contratados da Telemig Celular, devido ao encerramento do contrato com essa prestadora no próximo mês.

Além do contrato com a TIM, continuará em vigor o contrato de serviço com a empresa Oi. Este segundo contrato atende às demandas das unidades acadêmicas, do Hospital das Clínicas, da COPEVE e das equipes do DSG e DPFO.

9313-0450: NOVO NÚMERO PARA O PLANTÃO DO CECOM

O Centro de Computação fornece um “Plantão” de serviços. O objetivo é atender, solucionando ou encaminhando, às situações emergenciais que tornem indisponíveis os serviços essenciais prestados pelo CECOM, em horários extra-expediente, ou seja, das 19h às 24h, nos dias úteis, e de 07h às 24h, aos sábados, domingos e feriados.

Os serviços a serem atendidos pelo plantão envolvem as seguintes áreas:

– Rede de voz (telefonia)

– Rede de dados

– Aplicativos, Sistemas e Serviços

Com a mudança do fornecedor de serviços de telefonia celular, o contato com o plantonista passa a ser feito, a partir de hoje, pelo celular 9313-0450.

O “Plantão” não cobre todos os serviços prestados pelo CECOM em seu expediente normal. A meta é manter disponível a infra-estrutura principal utilizada pela comunidade. Estão cobertas pelo “Plantão” ocorrências referentes à interrupção de funcionamento dos cabos e equipamentos centrais que mantém as redes de voz e dados e a queda ou travamento dos equipamentos que disponibilizam os aplicativos, sistemas e serviços centralizados no Centro de Computação.

Para o atendimento a questões relacionadas ao esclarecimento de dúvidas na utilização dos sistemas e serviços do CECOM ou para o encaminhamento de problemas, continua funcionando, em dias úteis, das 07h às 19h, o atendimento via telefone fixo, no número 3499-4009.

MEC LANÇA PORTAL DO MUNDO ACADÊMICO

O MEC vai lançar em Brasília, no dia 15 de maio, o sistema Portal do Mundo Acadêmico. Esse é um portal onde os professores de instituições de educação vão disponibilizar para a sociedade seus trabalhos via Internet.

O cronograma do evento tem ainda a abertura, no dia 16, do 4o Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD). No dia 17 será realizado o Workshop Portal do Mundo Acadêmico: Histórico e apresentação do projeto completo.

Representando a UFMG, estará presente o prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI.

EX-MINISTRO SARAIVA FELIPE RECEBERÁ HOMENAGEM NA UFMG

O deputado federal e ex-ministro da Saúde José Saraiva Felipe será homenageado na próxima segunda-feira, dia 15, pela UFMG. Saraiva Felipe, que é ex-aluno e professor da Faculdade de Medicina, receberá uma placa das mãos do reitor Ronaldo Pena, em reconhecimento ao seu apoio às atividades e projetos da Universidade na área de saúde.

A cerimônia, que começa às 9 h, será realizada na Sala de Sessões da Reitoria, e contará com a presença do ministro José Agenor Álvares da Silva, também ex-aluno da UFMG, e que sucedeu Saraiva Felipe na pasta da Saúde.

Durante a homenagem, o deputado acompanhará duas demonstrações do programa de telemedicina da UFMG, considerado referência nacional. Uma das teleconferências manterá comunicação com um centro de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte e a outra com unidade do Internato Rural em Morada Nova de Minas, a 280 quilômetros da capital mineira.

Estarão presentes à solenidade os professores Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, e Márcio Luiz Bunte de Carvalho, diretor do LCC, que está dando todo o apoio à realização das teleconferências. (Fonte: Site da UFMG)

 

PROFESSOR DO DCC RECEBE MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA

O professor Nivio Ziviani, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, participou, no dia 21 de abril, das solenidades da Semana da Inconfidência, em Diamantina. Nívio Ziviani foi agraciado com a “Medalha de Honra da Inconfidência Mineira”, entregue pelo governador Aécio Neves. Essa medalha visa distinguir todos aqueles que, de maneira excepcional, tenham contribuído para o prestigio e a projeção da terra mineira.

A Medalha da Inconfidência, criada pela Lei 882, no dia 28 de julho de1952, no governo do presidente Juscelino Kubistcheck, é entregue anualmente em 21 de abril, nas comemorações da Semana da Inconfidência. Considerada a mais alta condecoração concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, possui 4 designações: Grande Colar “Comenda Extraordinária” , Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência, que são concedidas pelo Governador do Estado por indicação do conselho permanente.

Nívio Ziviani graduou-se em Engenharia Mecânica na UFMG em 1971, cursou
o Mestrado em Informática na PUC-Rio e obteve o grau de Doutor em Ciência da Computação na Universidade de Waterloo, Canadá, em 1982. Desde 1991 é Professor Titular do DCC da UFMG.

No DCC, ocupou diversos cargos, tais como Chefe do Departamento, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação por três vezes, liderou o processo de criação do Curso de Doutorado em Ciência da Computação, foi Coordenador de Pesquisa e de Extensão, criou o Curso de Processamento de Dados em 1973 que, em 1978, virou o atual Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, criou a Biblioteca do DCC em 1983, depois Biblioteca do ICEx, da qual foi coordenador por 20 anos.

Na UFMG, foi Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), da Câmara de Pesquisa, do Conselho Universitário, do Conselho Curador da FUNDEP – Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa, dentre outros. Fora da UFMG foi Representante da Área de Informática na CAPES por dois mandatos consecutivos, Coordenador do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq por dois mandatos não consecutivos de três anos, e membro do Comitê Multidisciplinar de Articulação (CMA) do CNPq. Atualmente, é membro do Comitê da CAPES para a Área de Informática e membro suplente do Conselho de Administração do parque Tecnológico de Belo Horizonte.

Criou em 1994 o LATIN – Laboratório para Tratamento da Informação. Coordenou diversos projetos com financiamentos do CNPq, FINEP e da agência espanhola CYTED, com destaque para os projetos SIAM – Sistemas de Informação em Ambientes de Computação Móvel, dentro do PRONEX – Programa de Núcleos de Excelência do MCT, e CT-INFO/GERINDO – Gerência e Recuperação de Informação em Documentos. É pesquisador com Bolsa de Produtividade em pesquisa do CNPq desde 1983. Publicou mais de 100 artigos completos e orientou a formação de 3 doutores e 30 mestres.

Ele produziu diversos protótipos de tecnologia que vieram mais tarde gerar duas empresas de alta tecnologia: a Miner Technology Group, criada em 1998 e vendida para o Grupo Folha de São Paulo/UOL em 1999, e a Akwan Information Technologies, empresa especializada em tecnologia de busca na Web, criada em 2000 e incorporada pela Google Inc. em 2005 para tornar-se o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa para a América Latina.

Em setembro de 2005 recebeu o Título de Professor Emérito da UFMG.

(Fonte: http://www.dcc.ufmg.br/noticias_ eventos/inconfidencia)

Foca Lisboa

   


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Saúde em Movimento (http://www.saudeemmovimento.com.br/) é uma página voltada para a área da saúde e tem como política não receitar remédio ou tipo de exercícios. O público alvo são todos os profissionais da área da saúde e pessoas interessadas em manter a saúde.

– No endereço http://www.abcdasaude.com.br/index.php você vai encontrar um portal direcionado ao público em geral que tem por objetivo a informação, divulgação e educação sobre temas de saúde com mais de 600 artigos escritos exclusivamente por especialistas.

– Como se não bastasse a doença agressiva, traiçoeira e potencialmente fatal, o paciente com câncer sofre de outros problemas que parecem, à primeira vista, marginais, mas que podem afetar substancialmente sua qualidade de vida, e até suas chances de cura e de controle da doença. Leia mais em http://www.zipsaude.com.br/.

– Na página Gravidez Semana a Semana você encontra as informações sobre a evolução da gravidez. Está tudo separado para você não ter problemas. Vá até http://guiadobebe.uol.com.br/.

– O Planeta Natural, em http://www.planetanatural.com.br/, é um portal de conteúdo e serviços atualizados periodicamente relacionados à vida natural, desenvolvido por profissionais preocupados com a qualidade de vida no planeta, usando a tecnologia que a internet nos oferece.

– Como usar a camisinha corretamente. O uso consistente do preservativo é o meio mais seguro de se prevenir contra DST/HIV. Para isso, é preciso saber usar a camisinha de modo correto. Saiba mais em http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMISFDF29F77PTBRIE.htm.

– A Associação Brasileira de Alzheimer, é uma entidade formada por profissionais da área da saúde e familiares de portadores da doença de Alzheimer (D.A.), que busca transmitir informações sobre o diagnóstico e tratamento da D.A. e também orientar sobre os aspectos cotidianos do acompanhamento do portador.
Visite a página http://www.abraz.com.br/principal.html.

– A página http://www.cancerdemama.com.br/, do Instituto Neo Mama, é para você que passou ou está passando pelo mesmo problema que Gilze Maria Costa Francisco, no intuito único de ajudar a ultrapassar este período onde sua maior esperança é Deus, sua maior confiança são seus médicos e seu maior aliado é o tempo. O Instituto Neo Mama foi fundado por Gilze Francisco, uma enfermeira que viveu essa realidade, e veio coroar o trabalho inicialmente desenvolvido com o site www.cancerdemama.com.br, propondo seus objetivos além do aspecto virtual, e deste modo visando proporcionar às famílias maior estruturação para o enfrentamento da doença, assim como a reabilitação e readaptação total da mulher vitimada pelo câncer de mama, que deve encontrar forças para manter a qualidade de vida desde o diagnóstico até a reintegração familiar, profissional e social.

 

PRORH PROMOVE CURSOS DE INFORMÁTICA

A ProRH, em parceria com o CECOM, está promovendo cursos de informática para funcionários da universidade. Estão participando dos cursos:

Informática Instrumental – MS – Word – Turma 14, de 26/04 a 31/05: Celina Francisca Rosa (Fafich), Daniel Pereira Rocha (Belas Artes), Ilda Maria Viera Gama (ICB), Marilene Beatriz de Souza (Farmácia), Maurício César Dias da Silva (Engenharia), Ramon Jr. Fidelis de Andrade (FACE), Robert Alan da Silva (TU), Rui Brito Batista (ICB), Sara Suely Araújo da Silva (Enfermagem), Thiago Barbosa Chagas (IGC), Wilma Carlesso (Veterinária). Instrutor: Alfredo Ventura dos Anjos.

Power Point – Turma 1, de 08 a 12/05: Juarez Bretas Armond (DPFO), Luciana Martins da Silva (Veterinária), Maria de Lourdes Coelho (ICEx), Maria de Lourdes Silva Guimarães (Coltec), Patrícia Margareth Salum (Gabinete), Sylvio Zocratto Júnior (Fafich), Vanda de Andrade Lara (ECI) e Victória Moreira de Leon Greco (Escola de Música). Instrutora: Elza Maria Guedes Rozinholi.

UFMG REALIZA FEIRA DE ARTESANATO DO VALE DO JEQUITINHONHA

Está sendo realizada na Praça de Serviços do Campus Pampulha a 7a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, uma realização da Diretoria de Ação Cultural e do Programa Pólo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, vinculado às Pró-Reitorias de Extensão e de Pesquisa. Dela participam artesãos de 24 cidades, que comercializam, a bons preços, os mais variados produtos.

A Feira, que funcionará até as 12h do próximo sábado, dia 13, tem o patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura, Sebrae – MG, FUMP, FUNDEP e SIND-IFES/BH.

CAC RECEBE INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS PARA VAGAS EM ÓRGÃOS E COMISSÕES DA UFMG

A partir dessa segunda-feira, 15 de maio, começam as inscrições para professores e servidores técnicos e administrativos que pretendem concorrer a vagas de representantes titulares e suplentes no Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Diretores, Conselho Diretor da Biblioteca Universitária e Conselho Diretor da Moradia Universitária da Instituição.

As inscrições se encerram na sexta-feira, dia 19 e devem ser feitas no horário de 9h às 17h, na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), localizada no prédio da Biblioteca Universitária, com entrada na lateral direita. A inscrição do representante suplente deverá ser feita com a do titular.

De acordo com o Edital CEC nº 01/06, as eleições acontecem no dia 31 de maio e, excepcionalmente, no Hospital das Clínicas, também no dia 30 de maio. A divulgação dos resultados está programada para ocorrer em 7 de junho. A relação de vagas é a seguinte:

Conselho Universitário: Três representantes dos servidores técnicos-administrativos em Educação (titulares e suplentes), com mandato de três anos, contados a partir da homologação do resultado das eleições.

Conselho de Curadores: Três representantes dos servidores docentes (titulares e suplentes), com mandato de dois anos, contados a partir da homologação do resultado das eleições.

Um representante dos servidores técnico- administrativos em Educação (titular e suplente), com mandato de dois anos, contados a partir da homologação do resultado da eleições.

Conselho de Diretores: Três representantes dos servidores técnicos-administrativos em Educação (titulares e suplentes), com mandato de três anos, contados a partir da
homologação do resultado da eleições.

Conselho Diretor da Biblioteca Universitária: Um representante dos servidores técnicos – administrativos em Educação (titular e suplente), com mandato de dois anos, contados a partir da homologação do resultado das eleições.

Conselho Diretor da Moradia Universitária: Um representante dos servidores técnico-administrativos em Educação (titular e suplente), com mandato de um ano, contado a partir da homologação do resultado das eleições.

Um representante dos moradores da Moradia Universitária (titular e suplente), com mandato de um ano, contado a partir da homologação do resultado das eleições.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003508.shtml – 10/05/2006)

 

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA RECEBE INSCRIÇÕES

De 17 de maio a 2 de junho estarão abertas as inscrições para crianças de três meses a seis anos de idade, no Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC/UFMG).

Há vagas nos ciclos berçário, maternal e jardim, nos períodos parcial e integral. O CDC funciona no campus Pampulha, próximo à entrada da avenida Antônio Carlos, 6627. Mais informações pelos telefones 3499-4506 ou 3499-4507.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003507.shtml – 10/05/2006)

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 17, de 15/05/1986, publicou notícias sobre a participação de Eduardo Henrique Lima no XXVI Encontro Nacional dos Usuários Burroughs, situação provisória dos telefones do CECOM, resultado do Vestibular Simulado do Sistema Pitágoras de Ensino, V Escola de Computação, curso de Algol, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS ENTRE MICROS

O Setor de Software da Divisão de Tecnologia e Suporte desenvolveu um utilitário (UFMG/BLOAD) para permitir a transferência de arquivos entre dois micros quaisquer que estejam conectados ao B6700. A documentação desse utilitário pode ser obtida no SAU – Setor de Apoio ao Usuário.

LOGOTIPO DO CECOM

O Setor de Software desenvolveu um programa para apresentação em exposições utilizando o logotipo do Centro de Computação como tele inicial de sistemas a serem desenvolvidos nos PCs.
Para a tela ficar mais dinâmica, foi seguida uma sugestão do Leão: o rolo de fita gira e o nome da Universidade Federal de Minas Gerais aparece como um letreiro luminoso. Ao fundo, uma música parecida com a comunicação com a nave espacial do filme “Contatos Imediatos de Primeiro Grau”.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Maria das Graças Santa Bárbara (Editora) e Carolina Laureano da Silva, hoje, dia 11; e Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16.

DIA DAS MÃES

O Sistemático deseja um Feliz Dia das Mães a estas valorosas mulheres ceconianas e seus mil adjetivos: alegres, comunicativas, bravas, cheias de graça, maravilhosas, criativas, orgulhosas, faladeiras, plenas, profissionais e simplesmente mães na melhor essência da palavra. E para aquelas ceconianas que não puderam gerar ou ainda não geraram filhos, também, um Feliz Dia das Mães, pois a própria vida faz com que elas se tornem mães de irmãos, de sobrinhos e de afilhados. Até de filho de papel!


As mães Elza, Beatriz e Alda


A mãe Xina


As mães Márcia Lemos, Márcia França, Denise, Beth, Regininha, Selma, Edir e Cristina Andrade