Sistemático: Edição 1291 – 18/05/2006


Notícias



SISTEMA ACADÊMICO DA GRADUAÇÃO TERÁ COMITÊ DE ESPECIFICAÇÃO

A ATI formou uma comissão para especificação do software do Sistema Acadêmico da Graduação, composta pelo prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI; Ana Lúcia Ribeiro Diniz, diretora do Depto. de Registro e Controle Acadêmico; e profa. Zélia Falcão, da Escola de Veterinária.

Na próxima segunda-feira, dia 22, na parte da manhã, a comissão será recebida na PUC-MG, onde conhecerá o sistema de Graduação por eles desenvolvido. Na parte da tarde do mesmo dia, a comissão participará de uma apresentação do atual sistema de Diário de Classe, que será apresentada por João Carlos Lages, para iniciar o estudo da especificação do novo Diário via Web.

 

LCC DISCUTE USO DE SOFTWARES RT E JOOMLA

Nesta sexta-feira, dia 19, a equipe do LCC realizará palestra sobre o uso das ferramentas Mambo e RT.

A palestra sobre o Mambo, recentemente rebatizado de Joomla, será apresentada por Paulo Henrique de Araújo Abreu e Luiz Otávio Barbosa. O Joomla é uma ferramenta poderosa para gerenciar o conteúdo de um site web. A página atual do LCC é feita com Mambo-Joomla.

Também haverá uma apresentação sobre o uso da ferramenta RT (Request Tracker), proferida por Alexandre Giuseppe e Cláudio Costa. A área de Suporte do LCC/Grude pretende implantar o RT para melhorar o atendimento e a rastreabilidade das chamadas dos usuários, e para facilitar a geração de dados estatísticos.

O RT já está sendo usado pelo POP e pela área de telefonia do CECOM, que estuda a possibilidade de utilizá-lo como substituto do CECSOL.

A palestra está marcada para as 10 h, no Auditório 4 do ICEx, localizado ao lado do LCC.

PINGIFES É APRESENTADO EM WORKSHOP DURANTE FORPLAD REGIONAL

Durante o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das IFES – Regional Sudeste (FORPLAD-Sudeste), ocorrido em São João del-Rei nos últimos dias 11 e 12 de maio, aconteceu o workshop do PingIFES, projeto este desenvolvido pelo Laboratório de Computação Científica (LCC) da UFMG, em parceria com o MEC/SESu.
Esse projeto tem como principal objetivo possibilitar que as IFES disponibilizem informações solicitadas pelo MEC, através de aplicações com interfaces baseadas na Web. Nessa primeira versão do projeto, que já está liberada para produção, foram trabalhadas a disponibilização e coleta da informação referente ao “aluno-equivalente”, que é um dos principais parâmetros utilizado pelo MEC para definição orçamentária das IFES.

Como representante da UFMG no Fórum, esteve presente o pró-reitor de planejamento, prof. José Nagib Cotrim Árabe; e, como representante da ATI no Workshop, esteve presente o vice-diretor do CECOM, Gilmar Lima Guimarães, que agora tratará de aspectos operacionais para viabilizar a instalação do PinIFES na UFMG.

CRIADO O COLÉGIO DE GESTORES DE TI DAS IFES

O Presidente da Andifes, prof. Oswaldo Baptista Duarte, criou ontem, dia 17 de maio, em Brasília, o Colégio de Gestores de TI das IFES.

Foram empossados os 7 membros eleitos entre os gestores presentes à reunião. Este colégio terá mandato de 1 ano, sendo que 5 membros são titulares e 2 são suplentes.

Um representante deste colégio fará parte do Pleno da Andifes.

São membros do Colégio:

Titulares: Jussara Issa Musse, da UFRGS – coordenadora; Maria de Lourdes Peluso, da UFF; Ismênia Mangueira, da UFPB; Javan de Castro Machado, da UFC; e Cilene Chagas, da UFAM.

Suplentes: José Simão Pinto, da UFPR e João Gualberto Rizzo Araújo, da UFBA.

Esteve presente à reunião, o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, diretor do LCC.

CECOM SELECIONA ESTAGIÁRIOS

O CECOM está selecionando estagiários para 4 vagas em áreas de desenvolvimento de sistemas, banco de dados e suporte a software básico. A preferência é para alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. A descrição das atividades e demais informações são as seguintes:

Área: Projetos em ambiente Cliente/Servidor (2 vagas)

– Aprendizado em modelagem de dados, ferramenta CASE, banco de dados e PowerBuilder;

– Elaboração de modelagem de dados para pequenas aplicações;

– Utilização de consultas e atualizações em banco de dados Oracle;

– Construção de aplicações com utilização do ambiente PowerBuilder;

– Documentação de sistemas em HTML;

– Conversão de aplicações;

– Suporte a aplicações existentes.

Área: Projetos em ambiente baseado na Web
(ocupada pelos estagiários selecionados na área Cliente/Servidor após, no mínimo, 1 ano de estágio no CECOM)

– Aprendizado no ambiente de desenvolvimento através da metodologia de desenvolvimento de sistemas OO e leitura de especificação de projeto em linguagem UML;

– Implementação de componentes visuais e arquiteturais;

– Implementação de regras de negócio utilizando a linguagem Java;

– Realização de modelos de objetos na camada de persistência e mapeamento O/R;

– Execução e acompanhamento de suítes de testes de casos de uso implementados.

Área: Banco de Dados
(1 vaga)

Realização das seguintes atividades em ambiente Oracle e MySQL:

– Instalação e configuração de GNU/Linux;

– Instalação e configuração de SGBD em ambiente Linux;

– Teste de novas versões do SGBD em diferentes distribuições Linux;

– Realização de backups;

– Migração de bancos;

– Administração de bancos de dados;

– Apoio a usuários;

– Acompanhamento de desempenho.

Área: Software Básico (1 vaga)

– Instalação e configuração de GNU/Linux em servidores e estações de trabalho;

– Instalação e configuração de Windows em estações de trabalho;

– Instalação e configuração de SAMBA;

– Instalação e configuração de aplicações em ambiente GNU/Linux e Windows;

– Testes de aplicações em ambiente GNU/Linux e Windows.

Os interessados devem enviar e-mail para agendar entrevistas, até o dia 22 de maio, com os seguintes contatos:

Área: Projetos em ambiente Cliente/Servidor: johnny@ufmg.br

Área: Banco de Dados:xina@ufmg.br

Área: Software Básico xina@ufmg.br

ANALISTA DO CECOM FAZ PALESTRA NA ECI

Hoje, na parte da manhã, Aleixina Maria Lopes Andalécio, da DAC, fez uma apresentação sobre sua dissertação de mestrado para os alunos do 5o período do curso de Biblioteconomia da UFMG, a convite da professora Alcenir Soares dos Reis.

A dissertação, defendida em julho de 2004, teve como título “O uso de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação no desenvolvimento da pesquisa em Ciências Sociais: possibilidades e competências” e a apresentação serviu para colocar os alunos do curso em contato com ferramentas e serviços como bancos de dados de referências bibliográficas, coleta de dados mediada por computador, análise de dados auxiliada por computador e publicação em meio eletrônico.

 

EQUIPE DO NOVO SISTEMA DA PÓS-GRADUAÇÃO É REFORÇADA

Os desenvolvedores de aplicações baseadas na Web, Allan Ibrahim Peron e Renato Vaz de Melo Espechit, ex-estagiários do CECOM, trabalharão, por um período de 2 meses, na implementação de algumas funcionalidades do projeto de desenvolvimento do novo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação.

Esse novo sistema será implantado para todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade, em agosto próximo, quando do início do 2o semestre letivo de 2006.

Allan e Renato são graduados pela UFMG em Ciência da Computação e foram estagiários do CECOM no período de janeiro a julho/2004 e janeiro a abril/2004, respectivamente.


Renato Espechit e Allan Peron


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O maior do jogador do mundo está com página nova na Internet. É isto mesmo, Ronaldinho Gaúcho está com uma página criativa igual a ele nos campos de futebol. Veja no endereço http://www.ronaldinhogaucho.com/.

– E o outro Ronaldo, dito o Fenônemo, também lançou uma nova página para interagir com os seus fãs em http://www.worldofronaldo.com/. Com opção de idioma em Português, Espanhol e Inglês.

– Fundada em 1954, a Confederação Brasileira de Voleibol representa atualmente a entidade máxima do voleibol no país. A instituição é filiada ao Comitê Olímpico (COB) e à FIVB – Federátion Internationale de Volleyball. Os resultados expressivos da Confederação Brasileira de Vôlei foram conseguidos através de uma sólida base administrativa, composta por profissionais qualificados e uma infra-estrutura compatível para obtenção de suas numerosas vitórias. Conheça mais a confederação no endereço
http://www.volei.org.br/newcbv/.

– A visão é um dos mais importantes sentidos dos quais dispomos para interagirmos com o mundo à nossa volta. Para seu bom desempenho é indispensável que os olhos estejam funcionando perfeitamente. Assim sendo, alguns cuidados básicos devem ser tomados a fim de garantir a boa saúde ocular. Saiba mais em http://www.tudosobrecatarata.com.br/.

– Fique sabendo de tudo que rola em BH pela Web Radio no endereço http://www.webradiobh.com/. Dicas de lançamentos de cds, filmes, teatro e outros eventos que acontecem em BH. Navegue pelas ondas da Web Radio. Só não consegui ouvir a rádio ao vivo.

– Se você usa o Messenger, MSN da Microsoft, e quer incrementar a sua fala através de Winks animados, não perca a oportunidade de ver os mais variados e engraçados Winks em http://www.animationfactory.com/animations/music. (Site em Inglês)

– Se você acha que dirigir e ser passageiro de táxi é fácil neste trânsito louco, então vá até http://www.entertainmentanytime.com/. Você terá a mesma mesma visão de um motorista de táxi no banco traseiro, o passageiro se acomoda e agora está em suas mãos, ou melhor, à mercê do seu teclado. (Site em Inglês)

– Muito legal, mas legal mesmo é a página Pandora em http://www.pandora.com. Você escreve o nome do cantor e a boa música começa a tocar. Crie a sua própria rádio. (Site em Inglês)

– A página da Terra, em http://paginas.terra.com.br/educacao/calculu/Artigos/Curiosidadesmat/curiosidadesmat. htm, tem boas referências e estudos em algumas áreas, por exemplo, curiosidades da matemática. Passando por lá, se você é bom em matemática, verifique se está tudo certo mesmo.

– O site Vounessa Música, em http://vounessa.terra.com.br/musica/, nasceu para prestigiar os músicos brasileiros e, de tabela, os músicos em geral, mas não oferece download (baixar músicas) de nenhuma forma. Nasceu também para atender aos internautas que gostam de música como você.

– Um movimento cultural de âmbito na-cional, ousado e urgente, está mobilizando um dos principais setores da sociedade brasileira. A comunidade universitária brasileira vive momentos cruciais na formação e transformação tanto do país como um todo. Mas a falta de articulação deste setor em um nível comportamental faz com que várias manifestações que ocorrem pelo país percam oportunidades de mudar efetivamente a cara do Brasil. Saiba mais em http://www.tramauniversitario.com.br/tuv2/audio/audio.jsp.

– A comunidade ibero-americana das nações comemora o dia 17 de maio como o dia mundial da Internet. Veja em http://www.diadeinternet.org/2006/. (Site em Espanhol)

– Brennand nasceu em 11 de junho de 1927, no Recife, Pernambuco. Após concluir secundário, desistiu de ingressar na Faculdade de Direito e começou a estudar pintura. Conquistou o 1º Prêmio no Salão de Pintura do Museu do Estado de Pernambuco, em 1947 e 1948. Foi a Paris, onde freqüentou o atelier de André Lothe e Fernand Léger. Viajou à Bélgica, à Suíça, a Portugal e à Espanha. Em Barcelona, a arquitetura e as esculturas de Gaudí o impressionaram tanto que acabaram influenciando sua obra futura. Em 1953, na Umbria, Itália, fez estágio numa fábrica de faiança para aperfeiçoar o seu conhecimento na arte cerâmica. Conheça Brennand em http://www.brennand.com.br/.

 

SKYPE OFERECE CHAMADAS GRATUITAS PARA QUALQUER TELEFONE NOS EUA E NO CANADÁ

O Globo Online divulgou, no dia 16/05/2006, a notícia “Skype oferece chamadas gratuitas para qualquer telefone nos EUA e Canadá” , transcrita a seguir:

O serviço de telefonia pela internet Skype, do site de leilões eBay, começou a oferecer nesta semana ligações gratuitas a usuários dos Estados Unidos e do Canadá que ligam do computador de casa ou do trabalho para telefones tradicionais ou celulares. Até agora, só eram gratuitas as chamadas feitas entre computadores. Em todos os outros países, os usuários continuam tendo que pagar para ligar do computador para um telefone ou um celular.

A oferta vai até o fim do ano e torna gratuito o serviço pago de ligações externas SkypeOut, que custa em média US$ 0,017 por minuto. A empresa quer ampliar a base de usuários que utilizam o computador para fazer telefonemas, informou a empresa em comunicado.

Já os usuários que desejam um número telefônico válido para receber chamadas por IP (voz sobre protocolo de Internet, VoIP), no serviço denominado SkypeIn, continuam pagando cerca de US$ 38 por ano.

As ligações feitas a partir da Amé-rica do Norte para telefones comuns de outros países continuam a ser cobradas, assim como as ligações de computadores para telefones feitas no Brasil.

A Skype fechou o mês de abril com mais de 100 milhões de usuários registrados em todo o mundo, sendo seis milhões somente nos Estados Unidos, informou a empresa em comunicado.

A promoção deve pressionar uma rival do Skype, a companhia de VoIP Vonage Holdings, que tem programado para este mês o lançamento de ações na bolsa.

  AGRADECIMENTO

A Redação de O Sistemático recebeu, esta semana, o seguinte e-mail de agradecimento a todos do CECOM:

“Aos Editores do Sistemático e ao pessoal do CECOM:

Em nome de Lino e de seus familiares, agradeço o envio da linda coroa de flores e a homenagem prestada ao mesmo na edição de 04/05/2006. Posso afirmar que Lino sempre se lembrou de todos os seus antigos companheiros com carinho e saudades.

Afastado do contato de vocês pela longa enfermidade, lembrava os bons momentos e recebia o jornalzinho com muita satisfação.

Agora, onde estiver, nos acompanha ainda, nas boas e divertidas lembranças e na condição de viajante de uma realidade diferente da nossa, mas não menos realidade.

Obrigada e um grande abraço.

Angela Sana Lopes”



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 18, de 22/05/1986, publicou notícias sobre enquadramento do pessoal de Tabelas Especiais, feriado de Corpus Christi, reunião sobre o enquadramento no CECOM, seleção de bolsistas para o Setor de Hardware, eleição do Vice-Reitor da UFMG, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO DE ALGOL

Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, instrutor do curso de Algol, oferecido de fevereiro a abril deste ano aos programadores e estagiários do CECOM, entregou o relatório de encerramento do curso a todas as chefias do Centro.
No resultado final do curso, duas alunas obtiveram conceito máximo: Aléxia Loureiro Araújo e Eugênia Vale Marques.

APURAÇÃO DA ELEIÇÃO

O CECOM está preparando as listas de eleitores para a eleição do Vice-Reitor com término previsto para a terça-feira. E na próxima semana, vão ter início os trabalhos de preparação para a apuração da eleição.
A eleição dos representantes dos servidores técnicos e administrativos será feita junto com a votação para Vice-Reitor, inclusive utilizando as mesmas listas de presença e urnas.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC) e Eduardo Costa e Silva, no dia 19; Wang Kui Ying, no dia 22; Jonas Fernandes Campos, no dia 23; prof. Helvécio Botelho Pereira, no dia 24; prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho (DCC) e Luís Fernando Terenzi, no dia 25.

 

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES CECONIANAS

A Redação de O Sistemático homenageou todas as mulheres ceconianas no dia 12 de maio, antecipando o Dia das Mães. Foram entregues rosas, uma edição do jornal do CECOM com a mensagem para todas elas e uma foto comemorativa da data.

Mães e não mães tiveram que aguardar, do lado de fora da sala da Redação, a surpresa preparada para elas. Ninguém imagina a confusão que foi com o vozerio impaciente e curioso, as risadas, os abraços, a alegria da homenagem. E como não poderia deixar de ter, as ceconianas foram convidadas para a foto oficial do dia. E muito felizes, foram clicadas por Sílvio Bueno.


Lelé entregando para Bia a rosa, O Sist e a foto. Ao fundo, Denise aguardando a sua vez.


Alda e Vicentina


Na primeira fila: Lelé, Xina, Denise e Regininha. Na segunda fila: Marília, Michele, Alda, Vicentina, Cristina Andrade, Márcia Lemos e Beatriz. Na última fila: Edir, Rosa, Ana Paula, Aeda e Beth.