Sistemático: Edição 1292 – 25/05/2006


Notícias



CECOM PROMOVE TREINAMENTO SOBRE O SISTEMA SICCOR

No dia 24/05, o CECOM realizou treinamento sobre o sistema SICCOR para órgãos da Administração Central. Através deste sistema é possível registrar e controlar a tramitação de documentos que chegam pelas vias tradicionais (não eletrônicas), bem como acompanhar as decisões e passos pelos quais este documento passa até seu arquivamento.

Foram oferecidas 36 vagas distribuídas em quatro turmas. Como o número de inscritos foi abaixo da expectativa, o CECOM reuniu todos em um só dia, em 2 turmas.

Participaram do treinamento, ministrado por Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), os seguintes funcionários:

– Turma 1 – de 9h às 12h: Lucilene Rodrigues Ferreira (Prograd), Márcia Martins de Melo (PRA), Michele Rios Eugênio (Gabinete), Arley Machado Escarpelli (DRCA), Ricardo Cristiano Domingos (Prograd), Antônia Fátima F. Azevedo (DRH) e Maria de Lourdes Vieira (SODS).

– Turma 2 – de 14h às 17h: Adriane Conceição (Prograd), Marli Laurentino Silva Melo (Prograd), Elizete Paula de Brito (PRA), Ana Carolina Correia (Gabinete), Flávia Letícia (PJ), Magda Auxiliadora S.B. Bastos (Prograd), Raquel Dalmaso (PJ), Cléia M. L. Pereira (DRH), Poliane Soares Pessoas (DRH), Geraldo Henrique da Costa (SODS) e Ana Maria de Paula (DRH).


O instrutor Max


Os participantes do treinamento da turma da manhã

 

DSG AVALIA O SISTEMA SICPAT

O DSG criou um grupo de trabalho para revisão do projeto SICPAT – Sistema Interno de Controle Patrimonial. Esse grupo tem se reunido, desde o dia 17/05, com o objetivo de produzir um documento com propostas de adequações e inclusões de novos procedimentos e funcionalidades do sistema que deverão ser implementadas até o final de 2006.

As reuniões se estenderão até o dia 13 de julho, seguindo as metas propostas:

– revisão dos conceitos adotados e sua adequação às demandas da instituição;

– revisão dos procedimentos atuais implementados e sua adequação aos conceitos, demandas e recursos materiais e humanos da instituição;

– novas funcionalidades para implemen-tação no SICPAT.

Participam das reuniões os seguintes funcionários: Jorge Luiz Domingues Dias (Coordenador), Gilberto Soalheiros Matos, Fernando Souza Guimarães e Rodrigo Lobenwein Resende, do DSG; Regina Helena Moura Brandi e Carlos Roberto Alves Rodrigues, do CECOM; Thales de Bessa Marques dos Santos, da Escola de Engenharia; e Estevão Salomão das Virgens, da Editora.

SERVIÇOS DE TELEFONIA FICAM PARADOS NO SÁBADO

Dando prosseguimento ao processo de instalação da atualização e ampliação do sistema de telefonia da universidade, novas intervenções técnicas causarão a indisponi-bilidade dos serviços telefônicos no próximo sábado, dia 27 de maio.

Os serviços estarão suspensos no horário de 7h às 11h da manhã em todas as unidades e órgãos do Campus Pampulha;

Esses procedimentos são necessários para a realização dos serviços, que buscam ampliar a qualidade dos serviços de telefonia utilizados pela comunidade.

PRORH PROMOVE TREINAMENTO EM INFORMÁTICA

A ProRH, em parceria com o CECOM, está promovendo, desde o dia 22/05, mais um treinamento em informática. Desta vez, está sendo oferecido um curso sobre Power Point (Turma 2), ministrado por Elza Maria Guedes Rozinholi. O curso, que será encerrado amanhã, dia 26/05, tem a participação dos seguintes funcionários: Dalva Costa Lima (Prograd), Élvio Batista (Escola de Belas Artes), Felipe Gomes da Silva (Faculdade de Farmácia), Geny Lopes Pereira (Faculdade de Ciências Econômicas), Gustavo Santos Galvão (Faculdade de Ciências Econômicas), Paulo César de Carvalho (DPFO), Ronaldo Luiz Nunes (Escola de Veterinária), Rosane Ferreira Menezes (Pró-Reitoria de Pós-Graduação) e William Fonseca de Figueiredo Santos (Instituto de Geociências).


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A DW-WORLD é um dos três pilares da Deutsche Welle, ao lado da DW-TV e da DW-RADIO. É o braço mais jovem da empresa, tendo completado dez anos de funcionamento em 2004. Em 30 idiomas, você vai saber tudo sobre a Alemanha. Vale a pena conferir em http://www.dw-world.de/.

– Se você for viajar para Portugal e não sabe onde comer, não se preocupe. Na página Aonde Vamos Comer em http://www.aondevamoscomer.com/ , tem uma relação de cozinhas internacionais, além de pousadas e hotéis em Portugal. Mas, se isto não for suficiente, clique em notícias de última hora e fique por dentro de tudo.

– O Guia Geográfico (http://www.guiageografico.com/) recebe mais de 8,4 milhões de visitas em suas páginas por mês, incluindo as páginas em Português, Inglês (Geographic Guide) e web search. Faça uma viagem virtual e conheça os países antes de comprar a sua passagem.

– A imensa diversidade de árvores frutíferas na Amazônia permite descobrir sabores absolutamente únicos que encantam o paladar da população local e fascinam os visitantes. Aromas inusitados misturam-se no ar e fornecem energia e vitaminas a quem as consome. Conheça tudo isso em http://portalamazonia.globo.com/frutas/?idLingua=1.

– Uma revista muito legal é a Giro & Aventura. Trilhas e lamas é muito legal para quem gosta de dar um giro para lugares lindos, com belas paisagens e uma aventura de arrepiar. A página é repleta de dicas e o endereço é http://www.giroeaventura.com.br/.

– “Somos uma empresa puramente Internet, com o objetivo de fornecer ao público notícias, informações e conteúdo crítico e jornalístico sobre a música brasileira. Apresentamos um banco de dados completo contendo a discografia de artistas brasileiros e informações sobre toda a grande variedade de gêneros da música do Brasil. Respeitamos plenamente os direitos de copyright de artistas, gravadoras e editoras em todas as suas formas.” Visite o endereço http://cliquemusic.uol.com.br/br/home/home.asp.

– Bem, toda Copa do Mundo tem um mascote e na Alemanha vai ser um leão. Veja em http://fifaworldcup.yahoo.com/06/pt/e/mascot/photos/index.html?i=0&d=0. (Site em Inglês)

– Você vai conhecer a história de todo os campeões do mundo na página http://esporte.uol.com.br/copa/2006/historia/.

– Para completar, em http://esporte.uol.com.br/copa/2002/mascotes.jhtm, tem todos os mascotes da copa do mundo.

Dicas da Elza:

– Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet:http://www.cartorio24horas.com.br/index.php

– Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil, por cidade, por faixa de preços, reservas etc.: http://www.hotelinsite.com.br

– Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários: https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp.

 

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 23/05/2006, notícia sobre a aprovação de um plano de ações com o intuito de acelerar a expansão da banda larga no país, transcrita a seguir:

O Brasil terá um plano nacional de difusão da banda larga que vai beneficiar os municípios excluídos e os arranjos produtivos – O Comitê Gestor da Internet (CGI) aprovou um plano de ações que tem como prioridade acelerar a expansão da banda larga no Brasil. “O desafio do país não é apenas universalizar o acesso à telefonia, mas a banda larga. E o Comitê Gestor será um elemento de criação de novas alternativas tecnológicas para isso”, anunciou o secretário de Logística e TI do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, durante o Fórum TI & Governo 2006, realizado pela Plano Editorial na semana passada, em Florianópolis. “A banda larga leva melhoria econômica para as regiões menos favorecidas”, acrescentou Augusto Gadelha, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, também palestrante do fórum. Santanna e Gadelha integram o conselho do CGI, que reúne também representantes da iniciativa privada e da sociedade civil. Tanto Gadelha quanto Santanna lembraram que outros países que investiram em banda larga, como a Coréia do Sul, tiveram grande sucesso, com impacto em suas economias. Por isso, pretendem envolver diversos ministérios na discussão para criar o Plano Nacional de Difusão da Banda Larga, que tem sido travada no Comitê da Internet.
Dessa forma, esperam transformá-lo em programa de governo, até porque o Comitê não dispõe de recursos para tocar sozinho o programa. “O Comitê pretende desenvolver ações que contribuam para a universalização da banda larga”, informou Gadelha. Santanna lembrou que, dos mais de 5 mil municípios brasileiros, apenas 232 têm todos os serviços de telecomunicações (telefonia fixa e móvel e acesso à Internet em banda larga).

O Plano Nacional de Difusão da Banda Larga, em discussão no Comitê Gestor da Internet, já foi apresentado à Fapesp, gestora dos R$ 137 milhões que pertencem ao CGI, na semana passada. Como antes da existência do NIC.Br (Núcleo de Integração e Coordenação, criado no ano passado para implementar as políticas definidas pelo Conselho de Administração do CGI), a Fapesp era a responsável pela arrecadação das taxas de registro de domínio .BR, os recursos acumulados pela Internet no Brasil ainda estão em poder da fundação. Entre os projetos que devem ser implementados pelo Comitê da Internet estão a criação de corredores, ou cidades digitais. “O comitê vai escolher dez cidades médias, condenadas à exclusão eterna, para financiar os projetos e a escolha deve ser por meio de editais”, antecipou Santanna. Outra iniciativa será voltada para os arranjos produtivos locais. “Vamos apoiar projetos inovadores, com tecnologias WiMax ou Wimash, de cooperativas que tenham interesse em levar a tecnologia para o campo”, disse Santanna.

SAI RESULTADO DO CONCURSO PARA SERVIDORES DA UFMG

O Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH) divulgou o resultado de concurso público para cargos de nível superior e técnico no Hospital das Clínicas (HC), editais 228 e 229/2005. O concurso foi realizado no dia 2 de abril e as provas práticas para o preenchimento dos cargos de Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia, nos dias 15, 16 e 17 de maio.

Veja a lista dos aprovados e a relação dos não-habilitados (NH) no site da UFMG em http://www.ufmg.br/online/arquivos/003603.shtml. Mais informações sobre o resultado do concurso no Departamento de Recursos Humanos da UFMG, pelos telefones (31) 3499-4485 e 3499-4494 ou através do e-mail dir@drh.ufmg.br. (Fonte: Site da UFMG – 23/05/2006)

 

CAC DIVULGA LISTA DE CANDIDATOS PARA VAGAS EM ÓRGÃOS E COMISSÕES DA UFMG

A Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) divulgou lista de candidatos a vagas de representantes titulares e suplentes no Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Diretores, Conselho Diretor da Biblioteca Universitária e Conselho Diretor da Moradia Universitária da UFMG.

De acordo com o Edital CEC nº 01/06, as eleições acontecem em 31 de maio e, excepcionalmente, no Hospital das Clínicas, também no dia 30 de maio. A divulgação dos resultados está programada para ocorrer em 7 de junho. A relação de chapas inscritas que concorrem às eleições é:

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Representantes dos servidores técnicos e administrativos em Educação (3 vagas)

Chapa 1:Ronam Araújo Gontijo (Reitoria – CAC) – Titular; Geraldo Magela Perpétuo (Reitoria -Cedecom) – Suplente

Chapa 2:Helder de Castro B. Barbosa (NCA – Cenex) – Titular; Marilda Novais Silva (F. Farmácia – Informática) – Suplente

Chapa 3:Leônor Gonçalves (HC – DTE) – Titular; Isabel Cristina Leroy Alves (ProRH – DRH/CGP) – Suplente

Chapa 4:Gildete de Jesus (Reitoria – CECOM) – Titular; Carlos Márcio de Oliveira (Reitoria – DPFO) – Suplente

Chapa 5: Denílson José dos Santos (DPFO/DM – CPPDJ) – Titular; Jorge Nunes Paulucci (Reitoria – PJ/UA II) – Suplente

Chapa 6: Paulo Maia (Fafich – Nesth) – Titular; Maria Rosária Martins de Souza (Fac. Medicina – Compras) Suplente

Chapa 7: Cássia Helena Silva Magalhães Moura (HC – Imaginologia) – Titular; José Palhares Figueiredo (Reitoria – Divisão Financeira) – Suplente

Chapa 8: Etel Cássia P. Rossi (ICB – Diretoria) – Titular; Itamar Costa de Alkimim (HC – Neonatologia) – Suplente

Chapa 9: Fernando de Pinho Tavares (ICB – Bioquímica) – Titular; Gislaine C. Santana (HC/ABF – Pneumologia) – Suplente

CONSELHO DE CURADORES

Representantes dos servidores docentes (3 vagas): Não houve inscrição

Representante dos servidores técnicos e administrativos em Educação (1 vaga):
Não houve inscrição

CONSELHO DE DIRETORES

Representantes dos servidores técnicos e administrativos em Educação (3 vagas)

Chapa 1: Lucas Rocha da Costa (ICEx – S.S. Gerais) – Titular; Rogério Mesquita Fonte Boa (ICEx – Química) – Suplente

Chapa 2: Sônia Micussi Simões (Reitoria -CPPD) – Titular; Leonardi Dionísio Ferreira (ICEx – Ad. Central) – Suplente

CONSELHO DIRETOR da BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Chapa 1: Kátia Lúcia Pacheco (Escola de Música -Biblioteca) – Titular; Soraia de Andrade Lara Carvalho (Escola de Música -Biblioteca) – Suplente

Chapa 2: Márcia Cristina de Andrade (EEFFTO – Sibradid) – Titular; João de Oliveira Gomes (Fafich – Biblioteca) – Suplente

CONSELHO DIRETOR da MORADIA UNIVERSITÁRIA

Representante dos servidores técnicos administrativos em Educação (1 vaga)

Chapa 1: Antônio Sílvio de Oliveira (DAC – Transporte) – Titular; Alberto Antônio de Oliveira (Reitoria – DAC ) – Suplente

Representante dos moradores da Moradia Universitária (1 vaga)

Chapa 1: Eliane Gonçalves dos Reis (Faculdade de Direito ) – Titular; Flávia Roberta A. Toledo (EBA ) – Suplente.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003605.shtml – 23/05/2006)

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 19, de 29/05/1986, publicou notícias sobre o horário de utiização da sala dos terminais no subsolo, montagem da equipe de apuração das eleições para Vice-Reitor e representantes dos servidores técnicos e administrativos, desenvolvimento de pacote de rotinas gráficas, preparativos para assistir à Copa do Mundo México 86, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVO EDITOR DE TEXTOS

O Setor de Software da Divisão de Tecnologia e Suporte do CECOM está realizando testes preliminares com um novo Editor de Textos para o PC, que oferece algumas vantagens em relação ao WordStar na parte de diagramação de texto.
Caso os testes sejam satisfatórios, poderá ser utilizado na elaboração do Sistemático.

RELATÓRIOS ESTATÍSTICOS

William Andalécio, analista do Setor de Software, está realizando testes com um utilitário da Burroughs (System/LOGGER), que permite a geração de relatórios estatísticos sobre a utilização do Sistema Burroughs B6700.
A finalidade destes testes é verificar a possibilidade de utilização deste programa pelo Setor de Apoio ao Usuário para complementar os relatórios obtidos pelo Sistema ESCOM.

ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTES DOS SERVIDORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS

As chapas dos candidatos à Representantes dos Servidores Técnicos e Administrativos são as seguintes:

Conselho Universitário (2 vagas): Chapa 1: Blair Bianchini (Titular)-CECOM, Juarez Bretas Armond(Suplente)-Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento. Chapa 2: Cândido Antônio de Souza Filho (Titular)-Depto. de Administração, Elaine Victor de Moraes (Suplente)-FaE. Chapa 3: Ronam Araújo Gontijo (Titular)-Pró-Reitoria de Extensão, Geraldo Magela Perpétuo (Suplente)-Centro Audiovisual. Chapa 4: Francisco de Assis Maciel (Titular)-Faculdade de Medicina, Eduardo Fajardo Soares (Suplente)-Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento. Chapa 5: Marcelino Gonçalves Pereira (Titular)-Escola de Engenharia, Joaquim da Silva Campos (Suplente)-Prefeitura.

Conselho de Curadores
(1 vaga): Chapa 1: William Augusto de Menezes (Titular)-Faculdade de Letras, Darcy Simões (Suplente)-Prefeitura. Chapa 2: Elizabeth Gonçalves Bastos (Titular)-Depto. de Administração, Joaquim Costa (Suplente)-Depto. de Administração.

Conselho de Diretores
(2 vagas): Chapa 1: Márcio Flávio dos Reis (Titular)-Prefeitura, José Geraldo Alves (Suplente)-Prefeitura. Chapa 2: Eliedir Marcelina dos Santos Simões (Titular)-Escola de Biblioteconomia, Marlene Edite Pereira de Rezende (Suplente)-Escola de Bibliotecono-mia. Chapa 3: Maria da Conceição Pereira (Titular)-Escola de Veterinária, Arnaldo Figueira (Suplente-Depto. de Contabilidade e Finanças.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diogo Freitas Duarte Magalhães, no dia 31; e Gerson Edson Machado de Sousa e Antônio Carlos Soares, no dia 1o de junho. Os parabéns para os ex-ceconianos: Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho (DCC) e Luís Fernando Terenzi, hoje, dia 25; Adeise Lucas Pereira, no dia 26; Walter Guerra (LCC) e Ana Maria da Rocha, no dia 28; Avair Eustáquio, no dia 29; e Alcy Penido de Souza, no dia 31.

 

RESULTADO DO DIA DAS MÃES CECONIANAS

Após toda a alegria da comemoração do Dia das Mães, em que todas as mulheres ceconianas (mães e não mães) foram homenageadas, elas se movimentaram e fizeram uma surpresa na Redação de O Sistemático.

Na segunda-feira seguinte, dia 15 de maio, elas se dirigiram à sala da redação e entregaram um presente para a Lelé. Uma gentileza muito carinhosa: um relógio em forma de um cachorrinho.

Mais momentos de alegria, de abraços, de sorrisos e de fotos, de autoria de Sílvio Bueno.


Rosa, Lelé, Beth, Alda, Cristina Queiroz, Michele, Edir, Vicentina, Cristina Andrade, Adriana e Denise. Escondidas lá atrás, Aeda e Ana Paula


Vamos abrir o presente? Lelé, Cristina Queiroz, Edir e Cristina Andrade


Todo mundo queria ver o relógio-cachorrinho: Lelé, Rosa, Cristina Queiroz, Edir e Cristina Andrade