Sistemático: Edição 1294 – 08/06/2006


Notícias



CECOM REALIZA PALESTRA SOBRE APLICAÇÃO ATUAL DO DIÁRIO DE CLASSE

No dia 1o de junho, João Carlos Lages, diretor da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), fez uma apresentação da aplicação Diário de Classe, desenvolvidada pelo CECOM em plataforma cliente/servidor. A apresentação teve como principal objetivo munir o comitê de especificação do software do Sistema Acadêmico da Graduação e demais convidados, de informações referentes aos processos e funcionalidades implementados nessa aplicação, a fim de subsidiar estudos para o desenvolvimento de uma nova aplicação de Diário de Classe com interface Web.

Estiveram presentes à apresentação: prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, diretora do DRCA, e profa. Zélia Falcão, do comitê de especificação do sistema; prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Daniel Caixeta Barroso, Fabiana Costa Pereira, Jeroen Antonius Maria van de Graaf, Luiz Otávio Barbosa, Rodrigo Couto Zeferino e Edré Quintão Moreira, do LCC; Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães, Diogo Freitas Duarte Magalhães, Raimundo Natalino Chaves e Roberto Simone Maciel Jr, do CECOM.


João Carlos


Ana Lúcia Diniz, Raimundo, prof. Márcio Bunte, profa. Zélia, prof. Paulo Seixas, Gilmar, Diogo, Carlos Alfeu, Roberto e Jeroen

 

PRPG, DRCA E CECOM OFERECEM MAIS UM TREINAMENTO DO NOVO SISTEMA ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Dando continuidade à implementação do Novo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação, está sendo oferecido, no período de 06 a 09 de junho, mais um treinamento referente às funcionalidades deste sistema. Outros cinco treinamentos já foram realizados: três em 2005 e dois este ano, nos períodos de 09 a 12/05 e de 16 a 19/05.

Fazem parte dessa turma as (os) seguintes secretárias (os) responsáveis por programas de pós-graduação: Alberto Salazar – Bioinformática; Maria Helena Giboski Sousa – Biologia Vegetal; Sueli de Souza – Direito; Adriana Garrido Sather e Francisco de Assis Fernandes – Educação; Mary das Graças Santos – Ecologia; Sílvia Antônia Fernandes – Enfermagem; Patrícia Aparecida da Silva – Engenharia de Estruturas; Inês de Cássia Fidelis Couto – Engenharia de Produção; Maria Paula Borges Berlando – Geografia; Eliane Andréa Barbosa – Matemática; José de Assis Gualipapes Fidelis – Sociologia; e João Batista Guglielmelli – Assessoria Acadêmica.

O treinamento está sendo realizado na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, ministrado pela PRPG e DRCA, com suporte técnico da equipe de desenvolvimento do CECOM.

E, antes da implantação definitiva do novo sistema, prevista para meados de agosto próximo com a inclusão de todos os programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade, mais dois novos treinamentos serão oferecidos nos seguintes períodos: de 20 a 23/06 e de 04 a 07/07, ambos no período da tarde.


Ana Lúcia Ribeiro Diniz, do DRCA


Os participantes do treinamento

CECOM PARTICIPA DE APRESENTAÇÃO DE SISTEMA DE RH

No dia 07 de junho, Dulce Maria Tristão, Gerente de Recursos Humanos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, apresentou palestra na Fafich sobre o Sistema de Gestão de Pessoas daquela universidade, a convite da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG.

Durante a palestra foram apresentados os programas/sistemas desenvolvidos para atender as rotinas necessárias ao gerenciamento de recursos humanos, envolvendo desde a realização de concursos, nomeação, posse, contratação de professores substitutos, progressões, aposentadorias, contagem de tempo de serviço, pensões, simulação de cálculo de aposentadorias nas várias legislações vigentes, controle gerencial e financeiro de cursos de capacitação.

Representando o CECOM, estiveram presentes: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, João Carlos Lages, Ronaldo Araújo Costa e Rogério Soares Pinheiro.

EXPEDIENTE NOS DIAS DE JOGOS DO BRASIL NA COPA 2006

De acordo com orientações da ProRH, o expediente no CECOM sofrerá as seguintes modificações nos próximos dias:

– 13 de junho, dia de jogo Brasil x Croácia: Recepção, Operação de Rede, DCP e Telefonistas trabalharão das 7 às 13 horas;

Demais funcionários e estagiários trabalharão das 8h às 13h;

– 15 de junho, feriado de Corpus Christi: Feriado;

– 22 de junho, dia de jogo Brasil x Japão: Recepção, Operação de Rede, DCP e Telefonistas trabalharão das 7h às 13h;

Demais funcionários e estagiários trabalharão das 8h às 13h.

 

UFMG DIVULGA INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA DE CALOUROS

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) divulgou no dia 5, os procedimentos a serem seguidos pelos calouros que ingressam na UFMG no segundo semestre de 2006.

A matrícula deve ser efetuada entre 20 e 23 de junho, conforme escala, após pagamento do Guia de Contribuição ao Fundo de Bolsas, já disponível para emissão no site do DRCA. Outras informações pelo site http://www.ufmg.br/drca/instrucoes_calouros_ 2006.htm.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003684.shtml – 06/06/2006)


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MAIO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de maio, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.075.336
823
113.709
1.189.868
5.669.810
6.859.678

As médias diárias durante o mês de maio foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
34.688
27
3.668
38.383
182.897
221.280

 

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Dia 09 de junho começa a Copa do Mundo. Todos os meios de comunicações estarão voltados para a abertura da copa e depois para o primeiro jogo do Brasil que será no dia 13 de junho. Para você não ficar por fora da copa, a Fifa World Cup disponibilizou em seu site, no endereço http://fifaworldcup.yahoo.com/, todas as informações e um contador com contagem decrescente para o ínicio da Copa. (Site em Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Italiano e Português)

– Se você é amante do futebol e quer relembrar as copas passadas, aponte seu navegador agora mesmo para youtube e veja as imagens que fizeram história. Além da música ser legal, tem vários lances espetaculares. É ir na página http://www.youtube.com/watch?v=40Rr0Rr4594&search=world%20cup e deixar rolar. E no link http://www.youtube.com/watch?v=nXvpVRIypf4&search=world%20cup, você assiste aos gols memóravais de todas as Copas. (Site em Inglês)

– Todo mudado e dando aquele apoio à cultura, o Instituto Telemar está com uma nova página recheada de cultura e lazer. Veja em http://www.institutotelemar.org.br/centrocultural/.

– A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (http://www.bibvirt.futuro.usp.br) é um projeto que visa oferecer gratuitamente recursos educacionais úteis para estudantes e professores desde o ensino infantil até o universitário, ajudando a suprir a carência de bibliotecas escolares no país e de material de qualidade em língua portuguesa na Internet, além de estimular o interesse pela leitura. Ao mesmo tempo, é uma iniciativa que pretende contribuir para a criação de infra-estrutura para o ensino a distância e inclusão digital.

– A Biblioteca On-Line do SEBRAE é um espaço aberto à construção e compartilha-mento do conhecimento, que visa contribuir para o contínuo aprendizado do empre-endedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. Saiba mais em http://www.biblioteca.sebrae.com.br/.

– Já está disponível na página da Anatel, a consulta pública 716 sobre a proposta do Plano de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado em Instituições de Assistência às Pessoas com Deficiência Auditiva. A Secretaria de Direitos Humanos do governo federal quer a instalação de TDDs, para permitir a comunicação por meio de mensagens escritas, destinados a pessoas portadoras de deficiências auditivas permanentes. Visite o site em
http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/TextoConsulta.asp?CodProcesso=C857 &Tipo=1&Opcao=andamento.

– Para ficar mais rápida a sua navegação, vai uma dica para usar teclas de atalho no Google calendário, vídeo, mapas etc. Vá até
http://www.smallwire.net/2006/05/30/google-keyboard-shortcuts. (Site em Inglês)

– Sorrir é muito importante. Então, sorria, sorria muito para todos. Se você gosta de fotografar o seu sorriso e daqueles que você ama, entre no concurso da Olympus. Imagine você em Bariloche, na Argentina? O período de inscrição teve início em 15/05/2006 e termina em 16/07/2006. Leia mais em http://www.ganhecomolympus.com.br/default.php.

VICE-PRESIDENTE DA GOOGLE, VINTON CERF, DÁ CONFERÊNCIA NO AUDITÓRIO DA REITORIA

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG e o Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Icex promoveram, no dia 6 de junho, no auditório da Reitoria, a conferência Tracking the Internet into the 21st century, proferida por Vinton G. Cerf, vice-presidente e evangelista chefe de internet da Google.

Em sua palestra, Cerf comentou o atual estágio da Internet, além de analisar mudanças a serem implementadas na rede mundial de computadores. Ele discutiu temas diversos, como futuras alternativas para banda larga, mobilidade, competição, segurança e autenticação no universo virtual. Além disso, o vice-presidente da Google sugeriu novas aplicações para negócios e pesquisas, o que inclui sistemas de controle e sensores de network.

Antes da conferência, o conferencista conversou, no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, com jornalistas mineiros convidados.

O conferencista – Responsável, na Google, pela identificação de novas tecnologias e aplicativos, Vinton G. Cerf é também conhecido como “Pai da Internet”. Na década de 1990, projetou, ao lado de Robert Kahn, os protocolos TCP e IP e a arquitetura básica da rede mundial de computadores. Ao longo de sua carreira, recebeu prêmios importantes da área de ciência da computação, a exemplo do A.M. Turing, concedido pela Association for Computing Machinery (ACM).
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003685.shtml – 06/06/2006)

 

BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMG ABRIGA EXPOSIÇÃO E OFICINAS SOBRE ARTE NA INFÂNCIA

Ao longo do mês de junho, a Biblioteca Central da Universidade (BU) abriga uma série de atividades culturais, de exposições a oficinas gratuitas. Até o dia 30, a comunidade universitária poderá visitar a 1ª Mostra Arte na Infância, que reúne produções de arte visual feitas por meninos e meninas com idade entre 3 meses e 3 anos, todos alunos do Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC) da UFMG.

Já no dia 19, de 9 às 12h, serão realizadas, no auditório do 2º andar da BU, visita monitorada ao espaço e oficina de gravura. As atividades, ministradas pela professora Marilza Dutra, do CDC, destina-se a professores, alunos de graduação e pós e funcionários da Instituição. A iniciativa propõe aos participantes momentos de apreciação, fruição e produção em artes através das obras apresentadas pelas crianças na 1ª Mostra Arte na Infância. Outra oficina, destinada a professores e arte-educadores de estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular, acontece no dia 26 de junho.

Informações e inscrições nas oficinas sediadas na Biblioteca Central pelo telefone (31) 3499-4506 ou através da página eletrônica da BU: www.bu.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003706.shtml – 07/06/2006)

 

MOSTRA DAS PROFISSÕES DA UFMG SERÁ REALIZADA EM JUNHO

De 19 a 21 de junho, a UFMG abre suas portas para estudantes e educadores mineiros interessados em conhecer os cursos de graduação da Instituição. No período, será realizada a terceira edição da Mostra das Profissões, evento que, habitualmente, atrai milhares de alunos ao campus da Universidade, em busca de informações sobre profissões, cursos e mercado de trabalho.

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é contribuir para que os jovens façam suas escolhas de modo mais consciente e seguro, por meio de atividades que ampliem perspectivas em relação à Universidade e aos vários campos profissionais.

A programação da Mostra já está definida e pode ser conhecida no sítio www.ufmg. br/mostradasprofissoes. No endereço, os participantes poderão conferir a relação de atividades programadas, tais como palestras, salas interativas, minicursos para professores e atrações musicais, com espetáculos do Trio Amadeus, de Klatu Barada Nikto e do grupo Sarandeiros.

O evento também vai oferecer, diariamente, grandes palestras sobre temas de interesse geral. Exemplo dessa atividade é o debate, no dia de abertura da Mostra, com o escritor Domingos Pellegrini, sobre o tema Você está preparado para o novo mundo?.

A Mostra das Profissões é aberta a todas as escolas interessadas em participar. Os organizadores, no entanto, pedem que elas agendem a visita para que a infra-estrutura do evento possa ser dimensionada. O procedimento pode ser feito pela internet, ou pelo fax (31) 3499-4180, informando os seguintes dados: nome e endereço completo da escola; número de alunos visitantes; nome dos responsáveis e datas das visitas. As visitas individuais à Mostra não precisam ser agendadas

Demais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones 3499- 4408/3499-4409 ou e-mail mostradasprofissoes @copeve.ufmg.br.

(Fonte: Site da UFMG – 02/06/2006)

 

MISSA DE SÉTIMO DIA

A Missa de Sétimo Dia por intenção da Sra. Leonor Machado Righi, mãe de Renato Machado Righi, do CECOM, será realizada hoje, dia 08 de junho de 2006, às 19h, na Igreja de São Francisco das Chagas, Praça São Francisco das Chagas (Rua Padre Eustáquio), no Bairro Carlos Prates.

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 21, de 12/06/1986, publicou notícias sobre o 9o aniversário de O Sistemático, expediente nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, serviços de digitação do Setor de Controle de Produção, palestra para o Setor de Apoio ao Usuário, palestra para a Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, 18o Festival de Inverno, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

O Depto. de Ciência da Computação concedeu duas bolsas ao Centro de Computação para o curso de Introdução à Programação de Computadores. Os funcionários Gerson Edson Machado de Sousa, do Setor de Controle, e Eduardo José Tostes Barbosa, do Setor de Documentação, já estão frequentando o curso, que teve início no último dia 9.
As aulas estão sendo ministradas no ICEx, de segunda a quinta-feira, no horário de 19h às 22h, e serão dadas até o dia 15 de agosto.



Eventos



HAPPY HOUR JUNINO

O Happy Hour junino do CECOM vai ser julino, pois a data mais certa é o dia 07 de julho. Na próxima segunda-feira, será passada uma lista de adesão entre os funcionários do CECOM e fornecidas mais informações.

Participem! Quem tiver sugestões, puder colaborar, tem vontade ajudar, favor procurar a Redação de O Sistemático.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Wilton Campos, no dia 09; Lísia Rocio de Abreu, no dia 12; e Maria Aeda Viveiros, no dia 14. Os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Tereza de Melo Carvalho, no dia 08; Marco Antônio de Vasconcelos, no dia 10; Aléxia Loureiro Araújo, no dia 12; Ignês Amorim de Almeida e Antônio Carlos Cortez e Silva, no dia 13; Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14; e Adriana Lima Leonel, no dia 15.

NASCIMENTO: Nasceu ontem, dia 07 de junho, o segundo filho de Marta e Márcio da Costa Viana, que vai se chamar Rafael. O Sistemático, em nome de todos, envia um abração para os dois.