Sistemático: Edição 1295 – 14/06/2006


Notícias



DRC TESTA INTERLIGAÇÃO VOIP-PABX

Durante a semana passada, a DRC efetuou testes de conexão do servidor VoIP com o PABX Ericsson MD110 do Campus Pampulha através de uma ligação digital que permite 30 conversações simultâneas (conexão E1, de 2 Mbps).

Visando dominar todos os detalhes deste tipo de conexão, a DRC utilizará, durante esta fase, os dois protocolos de comunicação mais usados na interconexão de centrais de telefonia: CAS/R2 e ISDN. Os testes foram iniciados com o protocolo CAS/R2 e já se conseguiu um sucesso parcial, já que chamadas efetuadas nos ramais do Campus já são identificadas e atendidas pelo sistema VoIP. No sentido contrário, entretanto, as ligações estão sendo encerradas pelo PABX tão logo são completadas e a solução do problema deve ser mais lenta, já que envolve alterações delicadas de configuração da central telefônica, efetuadas apenas pela empresa mantenedora.

Nesta fase de testes, a DRC está usando o ramal 1600, do Campus Pampulha, como um serviço de identificação verbal do ramal chamador. Ao ligar para este número, o usuário ouve, em português, uma mensagem com os dígitos que compõem o número de seu ramal. Este serviço visa facilitar o trabalho dos técnicos de telefonia na manutenção, transferência e instalação de ramais.

 

REAGENDADO TREINAMENTO DO SOFTWARE COLLEGIUM

Para viabilizar a participação de todos os potenciais usuários do sistema Collegium, da empresa CadSoft, destinado às escolas da universidade responsáveis pelos programas de ensino básico e profissionalizante, o programa de treinamento a ser realizado no CECOM, sobre a nova versão do software, foi reagendado para os dias 20 e 21 de junho, na sala de aulas 1, no subsolo da Reitoria.

A Escola Fundamental do Centro Pedagógico, o Colégio Técnico, o Núcleo de Ciências Agrárias e o Teatro Universitário já utilizam uma versão obsoleta deste produto e pretendem avaliar a viabilidade de sua atualização. Durante o treinamento serão avaliadas as funcionalidades do novo software e sua compatibilidade com os procedimentos de trabalho das escolas.

O SISTEMÁTICO COMEMORA 29 ANOS

Nesta sexta-feira, dia 16 de junho, O Sistemático está comemorando 29 anos de existência.

Como acontece todos os anos, a Redação vem agradecer a todos os seus leitores pelo carinho, apoio, compreensão, alegria e colaboração nessa longa jornada de quintas-feiras. Agradecer por tudo mesmo!

Espera, agora, alcançar novos recordes de existência: a chegada de sua edição 1300 e 30 anos de circulação.

Para que isso aconteça, a Redação espera continuar contando com a colaboração de todos com notícias, novidades, todo o trabalho desenvolvido pelo CECOM, para que O Sistemático realmente seja parte do universo ceconiano.


Criação de Luiz Carlos Campos

PRORH PROMOVE CURSOS DE INFORMÁTICA

A ProRH, em parceria com o CECOM, estará promovendo os seguintes cursos de informática, a partir da próxima semana:

– Excel Básico: de 19 a 28 de junho, no horário de 8h30 às 11h30, na Sala de Aulas da Imprensa Universitária. Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza;

– Power Point: de 19 a 23 de junho, no horário de 8h30 às 11h30, na Sala de Aulas 2 do CECOM. Instrutora: Elza Maria Guedes Rozinholi.

CECOM RECEBE ASSESSOR DO REITOR

Enquanto não são realizadas as obras de adequação do espaço físico do 4o andar do prédio da Reitoria, o CECOM está recebendo o professor Roberto Baracat de Araújo, nomeado pelo Reitor para ocupar a recém criada Assessoria Especial para a Área Agroveterinária. O prof. Baracat, que foi diretor da Escola de Veterinária no último mandato, está ocupando temporariamente, desde a semana passada, a sala 8032.

Por ora, os técnicos de telefonia continuarão ocupando sala no subsolo, até que a sala 8032 esteja liberada e, assim, a equipe da DRC possa ser novamente reunida em um mesmo ambiente.

O Prof. Baracat está atendendo no ramal 5544 e contando com o apoio, para ligações telefônicas, das recepcionistas do CECOM.


Prof. Roberto Baracat


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguntes dicas:

– Manguinhos é uma publicação trimestral da Casa de Oswaldo Cruz, centro de documentação e pesquisa histórica, que é parte da Fundação Oswaldo Cruz. A revista publica artigos originais e outros materiais relacionados a história das ciências e da saúde. Saiba mais em http://www.coc.fiocruz.br/hscience/.

– Como já foi noticiado em vários jornais especializados em Informática, a gigante Google lançou o seu concorrente ao Excel. É uma planilha eletrônica On Line. Para você começar a fazer os testes, tem que se registrar em https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?service=wise&passive=true&nui= 1&continue=http%3A%2F%2Fspreadsheets.google.com%2Fccc%3Fnew. (Site em Inglês)

– Legal mesmo é a dica que a Dôra, do CECOM passou. O “Quero Mais Brasil” em http://www.queromaisbrasil.com.br/ é um movimento que convidará a sociedade brasileira para se dar as mãos e fazer com que o eterno país do futuro se torne o Brasil do presente. É um movimento sem nenhuma ligação partidária.

– Muitas obras de arte da Antigüidade mostram músicos e seus instrumentos. Entretanto, não existem conhecimentos sobre como os antigos faziam seus instrumentos. Apenas umas poucas peças completas de música da Antigüidade ainda existem, quase todas do povo grego. Veja em http://www.edukbr.com.br/artemanhas/historiadamusica.asp.

– Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos. Vá até o endereço http://www.afh.bio.br/sustenta/sustenta1.asp.

– Na hora de ser escolhido para o time de futebol da sua classe, você sempre fica por último? Quando tem jogo de futebol na aula de educação física, você arranja um atestado médico? Você sua frio ao ver uma bola? Saiba mais em http://www.canalkids.com.br/kidsamigos/kidsparate/bola.htm.

– O site http://www.fundao.pro.br/ foi criado e é mantido por ex-alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Desde 1999, ele vem crescendo e já possui muita coisa: códigos fontes para as mais diversas linguagens, tutoriais, textos explicativos, dicas de programação e de softwares, listas de exercícios, links para sites interessantes etc.

– Uma das três maiores fabricantes de chocolate do Hemisfério Sul, a Chocolates Garoto possui um parque industrial de alta tecnologia, instalado em Vila Velha, município vizinho à Vitória, capital do Espírito Santo. Conheça mais a fábrica no endereço http://www.garoto.com.br/site/site_bra/index.php.

– A Level Up! (http://www.levelupgames.com.br/) chega ao país oferecendo o que há de mais inovador no segmento de Jogos Online, e seu primeiro jogo, Ragnarok Online, é o RPG de maior sucesso em todo o mundo, com mais de 4 milhões de jogadores. Uma verdadeira mania que tomou conta da Ásia, vários países da Europa, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e agora Brasil.

 

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 13/06/2006, notícia sobre o computador para todos, transcrita a seguir:

O governo discute o dual boot no programa – O pedido de duas indústrias que querem equipar o Computador para Todos com dual boot está gerando controvérsias no governo. O diretor do Serpro e coordenador do programa, Sérgio Rosa, é contra e informa que o governo pode descredenciar as empresas que estiverem vendendo o computador com software da Microsoft. Na semana passada, uma indústria chegou a anunciar na imprensa a venda de equipamentos dual boot. “É rompimento de contrato”, reage Sérgio Rosa, lembrando que o financiamento subsidiado, previsto no programa, só pode ser concedido para computadores equipados com software livre. E isso, segundo ele, foi discutido e aceito pelas empresas, inclusive a Microsoft, que teria direito de incluir seus software nos equipamentos comercializados sem subsídio. Para Sérgio Rosa, o anúncio da venda de computadores dual boot pelo programa oficial criou “um quadro de desconfiança” desnecessariamente. Sérgio Rosa diz que o governo não quer o confronto, mas o cumprimento do acordo feito. Entretanto, ressalta que o MCT pode descredenciar as indústrias que colocarem no mercado computadores dual boot e o BNDES pode cortar o crédito para essas empresas. Se houver dúvida na interpretação do decreto e da portaria que instituíram as regras do programa, diz Sérgio Rosa, o governo pode reeditá-los. É que a portaria em vigor estabelece as especificações técnicas do equipamento, incluindo o software livre. Entretanto, não deixa claro que o computador não pode ter software proprietário.

O parecer da Sepin é favorável ao duplo sistema – O problema é que na interpretação da Secretaria de Política de Informática (Sepin) do Ministério da Ciência e Tecnologia, o software livre é um requisito mínimo, ou seja, as indústrias teriam liberdade para incluir outros aplicativos, além dos exigidos pelo governo. Essa foi a resposta da Sepin a um questionamento da Positivo, de acordo com o secretário Augusto Gadelha. Segundo ele, Cezar Alvarez, assessor especial do presidente Lula, que coordenou a implantação do programa, entende que os computadores só podem ser equipados com software livre. Então, o governo vai analisar a questão legal para verificar se há ou não proibição e estudar o impacto da proibição ou da liberação sobre o mercado, além da questão política de estímulo ao software livre. A expectativa, de acordo com Gadelha, é que o assunto esteja resolvido nesta semana. A Sepin também está investigando denúncias de que há indústrias colocando no mercado equipamentos com desempenho abaixo do exigido pelo programa. Os primeiros resultados, entretanto, indicam que as denúncias “não se sustentam”, de acordo com o secretário Augusto Gadelha. As denúncias que chegam à Sepin apontam como uma das irregularidades a venda de micros com capacidade de memória inferior a estabelecida na configuração do programa, que é de 128 MB. Gadelha explica que uma parte da memória é usada ao ligar o computador. Então, ao testar o computador ligado ele deve apresentar uma capacidade de memória disponível inferior à memória total, já que uma parte está sendo usada. Mesmo assim, disse ele, a Sepin continua investigando. “Mas tudo indica que é uma denúncia maldosa, sem sentido”, acrescenta.

PORTAL UFMG GANHA NOVOS SITES

Entraram oficialmente no ar, nesta sexta-feira, 9 de junho, três novos sites desenvolvidos pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. Os profissionais do Cedecom acabam de publicar as páginas eletrônicas do 38 º Festival de Inverno da Instituição, evento que acontece de 16 a 29 de julho, da Mostra das Profissões 2006, a ser realizada de 19 a 21 de junho, e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade.

Desenvolvidos por Luis Carlos Rubino, Rafael Cunha, Pedro Amorim e Júlio César do Carmo, os portais contam com design moderno e buscam, por meio de ferramentas inovadoras e softwares livres, facilitar o acesso dos internautas às informações requeridas. “Além de mecanismos modernos de gerenciamento de conteúdo, temos preocupação com o uso adequado dos recursos. As impressões, por exemplo, são otimizadas de acordo com o tamanho do papel utilizado”, explica Luis Rubino, coordenador do Núcleo Web.

O portal do 38º Festival de Inverno da UFMG presta homenagem aos cem anos da criação do Presépio do Pipiripau, que se localiza no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade. No endereço eletrônico www.ufmg.br/festival, os interessados encontrarão dados sobre oficinas, inscrições e eventos. Já no site da Mostra das Profissões 2006, os internautas ficam por dentro de todas as especificidades dos 48 cursos de graduação oferecidos pela UFMG.

Além disso, no site da Mostra, atualizado pelo estudante de Comunicação Social, Rafael Cunha, há depoimentos de profissionais das diversas áreas e estatísticas importantes para os futuros inscritos no Vestibular, como índices de relação candidato/vaga e notas máximas e mínimas de cada curso.

Prograd – Desenvolvido pelo web-designer Júlio César do Carmo, o novo portal da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG baseou-se na funcionalidade. A partir de agora, os internautas têm acesso facilitado a informações referentes a temas como programas de bolsas, avaliação de cursos, matrícula, revalidação e guia acadêmico. Outra novidade do site está na utilização do software livre Joomla, usado para gerenciamento de conteúdo. “Uma universidade pública pode e deve utilizar as ferramentas gratuitas. Além disso, o Joomla gerencia o conteúdo de forma orgânica, o que facilita o trabalho dos usuários”, comenta Júlio do Carmo.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003727.shtml – 09/06/2006)

DCC OFERECE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Informática, com ênfase em Engenharia de Software, oferecido pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC).

O curso é dirigido a profissionais graduados em campos afins à Informática ou a graduados em outras áreas que tenham vasta experiência em programação. Durante o curso serão apresentadas metodologias para a utilização de ferramentas, técnicas e métodos para o desenvolvimento avançado de software.

As inscrições podem ser feitas pela Internet, no endereço www.dcc.ufmg.br. Mais informações pelo telefone (31) 3499-5831.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003733.shtml – 12/06/2006)

 

ÔNIBUS INTERNO CIRCULA NOS DIAS DE JOGOS DO BRASIL COM HORÁRIO ESPECIAL

A Divisão de Transportes do Departamento de Serviços Gerais informa aos usuários do transporte coletivo interno que, em função dos jogos da seleção, nos dias 13 e 22 de junho, o Circular Interno – Campus Pampulha, estará atendendo à comunidade universitária, normalmente, até as 14h. Após esse horário, haverá apenas a Linha C, nos seguintes
itinerários e horários:

Horário: 14h05 – 14h50 – 15h50 – 16h50 – 18h

Itinerário: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – Fafich – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III (Laboratório de Química/DP/DRH) – Unidade Administrativa II (SAST/Fundep) – CEU – Veterinária – Educação Física – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica (CPDEE) – Energia Nuclear (CNEN) – Mecânica – Colégio Técnico – Química – Ciências Exatas – Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Faculdade de Educação – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 22, de 19/06/1986, publicou notícias sobre controle de freqüência, III Expo Software, Festa Junina da Assufemg, felicitações pelo 9o aniversário do Sistemático, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

MUDANÇAS FÍSICAS

No dia 12/06, teve início no 8o andar, nova etapa das mudanças físicas do Centro de Computação.
Os trechos que apresentavam piso apodrecido e/ou empenado estão sendo trocados. Assim como, também, estão sendo executadas mudanças de localização de divisórias, visando melhor atendimento às necessidades do Centro.

LINHA DISCADA

Hoje, pela manhã, a equipe do Setor de Software da Divisão de Tecnologia e Suporte do CECOM realizou uma experiência final visando colocar disponível o serviço de acesso ao Sistema Burroughs, através de linha discada.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Aeda Viveiros, no dia 14; Fernando Iran Fonseca de Souza, no dia 17; e Sílvio Nascimento de Abreu Bueno, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14; Adriana Lima Leonel, no dia 15; Antônio Pedro Lima Santos, no dia 16; Carlos Farina, no dia 17; Maria Aparecida (Nina) Faria (Belas Artes), no dia 18; Mílvia Batista de Miranda, no dia 21; Celso de Souza Lima, Marcos Aurélio Nunes de Morais (Belas Artes) e Rosângela Martins de Matos, no dia 22.

 

HAPPY HOUR JUNINO

Aguardem as novidades do Happy Hour Junino(ou julino)!

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 05 de abril de 2006, as ex-ceconianas Maria Helena (Timé) e Elizângela prepararam uma comemoração surpresa para as aniversariantes de março e abril da DAA, com direito a bolo, broas, pão de queijo e refrigerantes. Foi uma alegria para Alda, Beth, Michele e Lelé. As fotos foram tiradas com a máquina fotográfica da Timé e são de autoria de várias pessoas presentes à comemoração.


A mesa surpresa com Timé, Eliane Paw e Vicentina ao fundo


Denise, Rubens, prof. Paulo Seixas e Beth


Elizângela, Beth, Timé, Vicentina e Eliane Paw


Beth, Eliane Paw, Vicentina, Márcia Lemos e Adriana


Márcia Lemos, Adriana, Lelé, Rosa e Denise


Timé, Vicentina, Michele, Beth, Elizângela, Eliane Paw e Lelé