Sistemático: Edição 1296 – 22/06/2006


Notícias



ESCOLA DE ENGENHARIA ESTÁ LIGADA À REDE GIGA

Depois de alguns meses de espera, finalmente a Escola de Engenharia, no centro da cidade, está ligada à Rede Giga. O atraso nessa ligação ocorreu devido à demora da Prefeitura em estabelecer o trajeto original da fibra ótica, conforme projetado no ano passado.

As obras de revitalização do Centro da cidade foram causa deste problema, que só foi resolvido depois que a Prodabel conseguiu implantar solução alternativa, ligando a Escola de Engenharia ao Campus Saúde, por outro caminho, já que a conexão original tinha como ponto de ligação o Conservatório.

A liberação do link à Rede Giga ocorreu na tarde da última sexta-feira, dia 16, quando a equipe de manutenção da Escola concluiu a ligação da fibra ao backbone do prédio, concluindo assim atividades iniciadas pela DRC na terça-feira da semana passada.

Esta etapa encerrou o processo de ligação das unidades do Centro à Rede Giga. Ainda restam, no Campus Pampulha, algumas ações para que se conclua a implantação em partes dos prédios do ICEx e ICB.

 

UNIDADES DE ENSINO BÁSICO E PROFISSIONAL TESTAM SOFTWARE COLLEGIUM

Foi realizado nos dias 20 e 21 de junho, o treinamento da nova versão do software Collegium, da empresa CadSoft, com a participação das escolas da universidade responsáveis pelos programas de ensino básico e profissionalizante.

O instrutor foi Leonardo Cândido de Souza, da CadSoft, que apresentou a nova versão para John Anderson Gabrich Machado (Centro Pedagógico), José Geraldo de Sá (Centro Pedagógico), Maria Alaíde Vieira de Aquino (Núcleo de Ciências Agrárias), Maria Elaine Moreira Morais (Coltec) e Raquel Aparecida Dias Fantoni (Centro Pedagógico).

O software Collegium está instalado no CECOM utilizando a mesma infra-estrutura dos demais sistemas desenvolvidos em plataforma Cliente/Servidor, ou seja, podendo ser acessado pela Internet, o que permitirá que as escolas continuem testando o sistema após o treinamento sem depender da instalação local do produto.

 

LCC RECEBE EQUIPAMENTO DE VIDEOCONFERÊNCIA

Foi instalado no LCC, no dia 20, um equipamento de videoconferência doado pelo Consulado Americano do Rio de Janeiro. A doação, que contou com a interveniência da profa. Sandra Regina Goulart Almeida, foi assinada no dia 29 de novembro de 2005 pela então Reitora da UFMG, Profa. Ana Lúcia Almeida Gazzola. A comunidade da UFMG, que já utiliza regularmente a sala de videoconferência recentemente reformada, poderá agora fazer videoconferências com a participação simultânea de até quatro locais. O maior uso desta sala tem sido para possibilitar a participação de membros externos (principalmente do exterior) em bancas de defesas de teses e dissertações mas é também utilizada para viabilizar reuniões e outras atividades acadêmicas envolvendo membros da academia de todo o mundo.

Como o equipamento antigo está em perfeitas condições, este recurso ampliará a possibilidade de se prover serviços de videoconferência, pois aumentará a mobilidade do equipamento que existia até então, que poderá circular com mais liberdade pelas demais unidades da universidade.

Dependendo do interlocutor, os equipamentos de videoconferência do LCC podem utilizar a internet ou a linha telefônica (ISDN) como meio de comunicação. Para possibilitar a utilização plena do equipamento, o CECOM preparou infraestrutura de ramais ISDN da central telefônica do Campus Pampulha, tornando disponíveis videoconferências IP (através da Internet) e telefônicas.

Para agendar uma videconferência, os interessados devem procurar Rosa Amélia Santos Froeseler, na ATI, através do telefone 3499-4433.

TELECARDIO É INAUGURADO NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS

O Projeto “Minas Telecardio”, consórcio firmado entre as Universidades Federais de Minas Gerais, Uberlândia e Juiz de Fora, Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, Universidade Estadual de Montes Claros com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig), tem como objetivo oferecer a 82 pequenos municípios mineiros serviços de teleconsulta cardiológicas, onde clínicos locais obteriam uma segunda opinião de cardiologistas nas universidades conveniadas, utilizando a internet como meio de comunicação para videoconferência e análise de eletrocardio-gramas e outros exames.

A fase piloto do projeto MinasTelecardio iniciou seus atendimentos no dia 16 de junho de 2006 para 10 municípios na forma de um plantão que funciona às terças e quintas-feiras. A partir do próximo mês, o projeto será expandido para incluir os 72 municípios restantes com plantão 24 horas por dia, sete dias por semana.

Além do teleatendimento, também será oferecido às equipes de telesaúde dos municípios o treinamento a distância, sendo aberta a possibilidade de médicos de outras especialidades tirarem suas dúvidas diretamente com equipes do HC, através de agenda-mento de reuniões virtuais ou mensagens.

A infraestrura montada no Hospital das Clínicas, que contou com o apoio do LCC, consiste de um computador multimídia com câmera, microfone e um eletrocardiograma instalado em cada um dos municípios e interligados via internet com os pólos localizados nas univerisdades parceiras. A comunicação entre todos estes computadores será feita utilizando o sametime do Grude.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Beatriz, da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), enviou algumas dicas legais: O Fale com elas é um site de consultoria feminina personalizada via Internet. Foi idealizado por um grupo de profissionais, com formação em diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de informar e orientar as mulheres, nos diferentes assuntos do seu dia-a-dia. Visite o site em http://www.falecomelas.com.br/home/.

– A Fundação Biblioteca Nacional atende à sociedade em geral, oferecendo serviços públicos e gratuitos de livre acesso à leitura, à informação e aos registros de expressão cultural e intelectual humana, sem distinção de faixa etária e nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa em sua diversidade e pluralidade. Além disso, desenvolve atividades de caráter infor-mativo,cultural e educacional. Saiba mais sobre a fundação em http://www.bn.br/site/default.htm.

– Em 1999, foi criada a categoria de “medicamentos genéricos” pelo governo federal com o objetivo de implantar uma política de preços mais condizentes com a realidade sócio-econômica do Brasil. A Lei 9.787, “Lei dos Genéricos” foi sancionada em 10 de fevereiro de 1999 e regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 10 de agosto de 1999, com a publicação da resolução 391/99. Visite o site Consulta Remédios em http://www.consultaremedios.com.br/.

– A Infraero é uma empresa nacional acostumada com os diversos sotaques regionais. Administra desde os maiores aeroportos brasileiros até alguns tão pequenos que sequer recebem vôos comerciais regulares – caso de aeroportos cuja função é representar a soberania nacional em áreas longínquas. Além disso, opera aeroportos equipados para funcionar como plataforma de helicópteros e outros cuja vocação está na logística de carga e de manuseio de mercadorias perigosas. Veja em
http://www.infraero.gov.br/movi.php?gi=movi.

– Muito legal é a página Restrospectiva 5 mil anos em http://www.brturbo.com.br/cultura/especiais/retrospectiva/, que conta a história desde a era pré-cristã até o século 21. São 5 mil anos de história do mundo primitivo até o mundo moderno.

– O Grupo de Lingüística da Insite tem como objetivo pesquisar e desenvolver produtos relacionados com as áreas de Processamento de Linguagem Natural (NLP), bases de dados para organização de conhecimento com sistemas de recuperação de informação e aplicações de Inteligência Artificial. Veja mais em
http://linguistica.insite.com.br/cgi-bin/conjugue.

– Notícias e fotos de bastidores da seleção brasileira durante a Copa do Mundo, estão na Getty Images na Copa, registrando os bastidores do Brasil na Alemanha. As fotos são do fotógrafo Stuart Franklin, que foi enviado para a Alemanha especialmente para fotografar a nossa seleção. Visite o site em http://www.gettyimagesnacopa.com.br/.

– A Fundação Mozilla lançou o Joga.com para o navegador Firefox. O Add-On informa tudo que rola na Copa da Alemanha e tem vídeos super legais. O download é gratuito para as versões Windows, Mac e Linux. Veja em http://www.mozilla.com/add-ons/jogacompanion/. (Site em Inglês)

– Dica do Ronaldo, da DAS: Informações úteis, para quem faz ou pensa em fazer dieta, da Academia Copacabana Runners no endereço http://www.copacabanarunners.net/calorias.html. Vejam também os outros links relacionados sobre exercício físico, dietas, saúde e alimentação.

 

PARALISAÇÃO TEMPORÁRIA DE ABASTECIMENTO DA COPASA

No próximo sábado, dia 24 de junho/2006, a COPASA estará realizando serviços de manutenção nas unidades do sistema de abastecimento de água da região que compreende o Campus UFMG e que implicará na paralisação do sistema a partir das 7h.

A normalização do abastecimento deverá ocorrer a partir das 22h do mesmo dia, variando de acordo com a localização dos imóveis.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 23, de 26/06/1986, publicou notícias sobre controle de freqüência do CECOM, pedidos de disquetes, apoio computacional do CECOM na seleção para o quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Saúde, apoio à PUC Minas no Vestibular Julho de 1986, vestibular simulado do Sistema Pitágoras de Ensino, saída da bolsista Eugênia Vale Marques, remanejamento do bolsista Wallace de Almeida Rodrigues para o Setor de Software, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS PARA O B6700

Já se encontra disponível para os usuários o novo utilitário para transferência de arquivos entre os microcomputadores e o B6700.

O programa UFMG/Transfere incorpora a transferência de arquivos nas duas direções (micro – B6700 e B6700 – micro) e é todo dirigido por menus tornando desnecessário que o usuário decore comandos para sua utilização. Como sua implantação é recente, quaisquer problemas detectados devem ser comunicados ao Setor de Software.

LINHA DISCADA

O Setor de Hardware, juntamente com o Setor de Software da DTS, continuam as experiências visando colocar disponível o serviço de acesso ao Burroughs 6700 através de linha discada.

 



Eventos



MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 18 de janeiro de 2005, o CECOM realizou pregão, no antigo sistema presencial on line, para contratação de serviços telefônicos DDD e DDI. A coordenação do processo esteve a cargo da DAA, com a participação da diretora Márcia Regina Lemos, além da estagiária Arêssa Manúncia de Oliveira. O Acompanhamento técnico foi realizado pela DRC. Estiveram participando do pregão os seguintes representantes: Marcos Antônio Borges (TNL), Rodrigo Moreno Marques (Telemar Norte/Leste), Luíza de Goes Aquino (CTBC), Ronaldo Henrique Soares (Telefônica) e Emerson Stefaneli Santos (Embratel). As fotos são de autoria de Alexandre Fonseca.


Márcia Regina e Arêssa

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Roberto Alves Rodrigues, no dia 28. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marcos Aurélio Nunes de Morais, Rosângela Martins de Matos e Celso de Souza Lima, no dia 22; Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; José João Teixeira e Eliane das Graças Alves Cavalcanti, no dia 24; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; José Eduardo Valle Santos, Ângela Lage Ribeiro e Ambrósio Alves Moreira Filho, no dia 26; Juliano Dantas Santos, no dia 27; e Vicente Tadeu Lopes Buono, no dia 28.

PEÇA PROMETEU LIBERTO: A tragédia grega Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, ganhou inédita versão satírica no Brasil, montada por estudantes de diversas unidades da UFMG, sob a liderança da Faculdade de Letras (Fale). Com o nome de Prometeu Liberto, o espetáculo teatral, viabilizado pelo programa Artista Visitante, estréia, nesta sexta-feira, 23 de junho, no Teatro de Arena, da Serra da Piedade. Haverá outras duas sessões, também na Serra, nos dias 24 e 25. No elenco da peça está Carol Ferreira, namorada do Emerson Kfuri, do CECOM. Leia mais sobre a peça no site da UFMG no endereço http://www.ufmg.br/online/arquivos/003783.shtml.