Sistemático: Edição 1298 – 06/07/2006


Notícias



ENCERRADO O TREINAMENTO DO NOVO SISTEMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Desde o mês de setembro/2005 até hoje, 06 de julho/2006, o DRCA (Depto. de Registro e Controle Acadêmico) e a PRPG (Pró-Reitoria de Pós-Graduação), com o apoio do CECOM, estiveram envolvidos no treinamento sobre o novo Sistema de Pós-Graduação da UFMG. O objetivo do treinamento foi o de familiarizar as secretárias de colegiados dos cursos de pós-graduação “strictu sensu” com as funcionalidades do novo sistema.

O primeiro treinamento foi dado aos funcionários dos dez colegiados dos programas-piloto que fizeram o teste final do sistema, e também aos funcionários do DRCA e PRPG.

O cronograma para o ano de 2005 foi o seguinte:

– 1a turma – dia 26/09: funcionários da PRPG e DRCA. De 27 a 30/09: funcionários dos colegiados dos programas de pós-graduação de Engenharia Elétrica, Filosofia, Seção de Ensino da Fafich, Ciência Animal e Parasitologia.

– 2a turma – de 03 a 07/10: funcionários dos colegiados de pós-graduação em Administração, Ciência da Computação, Odontologia, Cirurgia e Estudos Lingüísticos.

– 3a turma – de 22 a 25/11: funcionários dos colegiados de Bioquímica e Imunologia, Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, Demografia, Engenharia Metalúrgica e de Minas, Farmacologia, Bioquímica e Molecular, Física, Fisiologia e Farmacologia, Letras: Estudos Literários, Microbiologia, Patologia e Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Já para o ano de 2006, o cronograma planejado, ainda no mês de abril/2006, para execução do treinamento foi o seguinte:

– 4a turma – de 09 a 12/05: funcionários dos colegiados de Arquitetura e Urbanismo, Artes, Biologia Celular, Ciência de Alimentos, Ciência Política, Ciências de Reabilitação, Ciências e Técnicas Nucleares, Ciências Farmacêuticas e Comunicação Social.

– 5a turma – de 16 a 19/05: funcionários dos colegiados de Construção Civil, Direito, Ecologia, Educação, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Estruturas e Engenharia Química.

– 6a turma – de 06 a 09/06/2006 : funcionários dos colegiados de Bioinformática, Biologia Vegetal, Engenharia de Produção, Geografia, Geologia, História, Matemática, Sociologia e Sociologia e Política.

– 7a turma – de 20 a 23/06/2006: funcionários dos colegiados de Antropologia, Bioquímica e Imunologia, Ciência da Informação, Ciências Agrárias, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e de Minas, Farmacologia, Bioquímica e Molecular e Genética.

– 8a turma: de 04 a 07/07/2006: funcionários dos colegiados de Música, Oftalmologia, Psicologia, Química, Estatística, Medicina Veterinária, Zootecnia, Saúde da Mulher, Saúde Pública, Clínica Médica, Gastroen-terologia, Patologia e Microbiologia.

O apoio do CECOM se deu através dos funcionários Denise Cristina de Assis Moreira, Mário Magalhães Lara e Raimundo Natalino Chaves, todos da DAS (Divisão de Aplicativos e Sistemas).


Participantes da última turma do treinamento

DRC MODERNIZA SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE RAMAIS

O sistema telefônico do Campus Pampulha da UFMG encontra-se instalado em diversos prédios do Campus, sendo que em cada um deles existe um distribuidor geral dos ramais (DGs), que atendem a ele e a outras edificações que se encontram em seu entorno.

Como parte dos serviços de ampliação e atualização dos sistemas telefônicos da UFMG, a DRC, juntamente com a empresa mantenedora dos sistemas telefônicos da universidade, está trabalhando na modernização dos DGs, através da substituição dos blocos de distribuição dos ramais, e na instalação de proteção individual para todos os ramais do sistema no campus Pampulha.

Esta modernização minimizará a queima de placas e consequente paralisação dos ramais, bem como facilitará os serviços de manutenção.

Os trabalhos estão sendo executados por técnicos da Damovo/Telealpha, com a supervisão de Antônio Carlos Soares.

A previsão do término destes serviços em todos os DGs do campus é final do mês de agosto/06.


Distribuidor geral da Reitoria


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JUNHO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de junho, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
998.008
777
101.508
1.100.293
5.476.233
6.576.526

As médias diárias durante o mês de junho foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
33.267
26
3.384
36.676
182.541
219.218

 

 

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A edição áudio e vídeo da NGO é uma Caixa de Ferramentas não lucrativa que você usa para efetuar mudanças de áudio e vídeo. No endereço http://audiovideo.ngoinabox.org/, você encontra ferramentas livres para editar e gravar vídeos.(Site em Inglês).

– Está procurando obras originais para ler? Então, aponte seu navegador para Worldebookfair, no endereço http://worldebookfair.com/, e leia as mais variadas obras dos mais variados autores no idioma em que foi editado.A idéia dos projetos é da Gutenberg e World e-Book Library, sem fins lucrativos, com a base nos Estados Unidos. Baixe os livros para o seu computador e faça uma viagem através da leitura. São mais de 333 mil títulos e você encontra obras em Português. (Inglês)

– Sabe aquelas músicas dos desenhos que assistimos na nossa infância ou mesmo os mais novos? Ouça todas as músicas e volte no tempo. Músicas de The Simpsons, Johnny Quest e outros estão lá pra você ouvir. Não deixe de visitar o endereço http://animatedtv.about.com/cs/sounds/a/themesongs.htm.

– Como é a relação entre equipe médica, pacientes e familiares nos mais diferentes hospitais do Brasil? É possível torná-la mais humana, mais pessoal? São exatamente essas questões que o projeto Humanizando Relações quer responder. Vá até http://www.humanizandorelacoes.com.br/roche_75/humanizando_relacoes/web/.

– Está procurando rádios on line e ainda não achou a sua preferida? Já sei. Você quer ouvir a rádio da sua cidade, não é? Tudo bem que você provavelmente não vai encontrar, mas que a página radios tem vários links pelo Brasil a fora tem. Mas não é só música não, tem rádios das mais variadas religiões. Veja em http://www.radios.com.br/.

– Desde sua origem, em 1998, o Blues Power se destaca pela força de interpretação. Agora, com oito anos juntos, os três músicos esbanjam categoria e entro samento. A proposta de um power trio voltado para o blues e para o rock fica cada dia mais nítida, o que pode ser conferido já na faixa-título do álbum. Para quem gosta de Blues, música que toca os corações, entre na onda da bluespower em http://www.bluespowertrio.com/.

– Dê uma força para o Software Livre. O Inkscape é um editor de gráficos vetoriais Open Source com capacidades similares ao Illustrator, Freehand, Corel ou Xara X usando o padrão W3C formato Gráficos de Vetores Escaláveis (SVG). Veja em
http://www.inkscape.org/.

– Está programando a sua viagem e gostaria de saber onde encontrar um cybercafe para navegar pela Web, ler seus e-mails e ficar por dentro das últimas sem ficar fora do mundo? Preocupa não. O Netcafes tem o endereço da maioria dos cybercafes pelo mundo. É só fazer a pesquisa por cidade em http://netcafes.com/. (Site em Inglês)

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 04/07/2006, notícias sobre o programa Computador para Todos e processo de licitação, transcritas a seguir:

O governo suspende o uso da marca – O programa Computador para Todos vai ficar sem identidade até o final do processo de eleição para presidente da República: portaria do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, publicada no dia 03/07, no Diário Oficial, proíbe o uso da marca Cidadão Conectado – Computador para todos e Brasil um País de Todos – Governo Federal até o dia 29 de outubro. As marcas nas embalagens e manuais já produzidos têm que ser cobertas por etiquetas, conforme determina a portaria. O comércio varejista deve cobrir a marca com um adesivo ou com a Bandeira Nacional, explica Augusto Gadelha, secretário de Política de Informática do MCT. A marca do programa só poderá voltar a ser usada após o TSE anunciar o resultado das eleições presidenciais. A decisão, tomada devido à proibição do TSE de uso da marca do governo, deve criar dificuldades na execução do programa, já que a logomarca era para diferenciar os computadores que podem ser vendidos com juros subsidiados dos demais equipamentos.

Minas faz pregão para serviços de telefonia –
Após uma auditoria nas contas de telefonia do Estado, a Seplan – Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais – concluiu que era impossível implantar um processo de gestão de contratos, com acordos de nível de serviços (SLA), e optou por fazer um pregão com registro de preços para que as demais secretarias e órgãos do governo estadual contratem os serviços de telefonia fixa e móvel. “A demora e a complexidade na implantação de um processo de gestão nos levou a optar pelo registro de preços”, explica Marconi Martins de Laia, da Superintendência de Governança Eletrônica da Seplan. Segundo ele, o edital para contratar serviços de telefonia fixo-fixo está pronto e foi dividido em seis lotes para que haja competi-tividade e, ao mesmo tempo, evite disputas judiciais dos players após a licitação. A Seplan planeja lançar o edital este mês. O governo de Minas, informa Marconi, estuda também o uso de VoIP. O projeto para montar a rede está sendo feito com a Universidade Federal de Minas Gerais, mas sua implantação acontecerá só em 2007. “Queremos fazer uma rede interna entre as secretarias e todas as unidades do governo na capital e no interior do Estado”, comenta Marconi.

 

ÔNIBUS INTERNO CIRCULA COM HORÁRIO DE FÉRIAS

O ônibus Circular Interno – Campus Pampulha estará atendendo à comunidade universitária, no período de 10 de julho a 02 de agosto/2006, de acordo com o quadro de horários de férias. O itinerário e os horários (correspondentes à linha C) são os seguintes e também podem ser consultados no site da UFMG (http://www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml):

Horário: Manhã – 05h40 – 06h20 – 07h – 07h50 – 08h35 – 09h35 – 10h20 – 11h05 – 11h50

Tarde – 12h35 – 13h20 – 14h05 – 14h50 – 15h50 – 16h50 – 18h00

Itinerário: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – Fafich – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III (Laboratório de Química/DP/DRH) – Unidade Administrativa II ( SAST/Fundep) – CEU – Veterinária – Educação Física – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica (CPDEE) – Energia Nuclear (CNEN) – Engenaria Mecânica – Colégio Técnico – Química – Intituto de Ciências Exatas – Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Faculdade de Educação – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.

O retorno ao horário normal ocorrerá a partir do dia 03 de agosto/2006.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Esta semana, O Sistemático dá continuidade à publicação das fotos tiradas em agosto de 2003 para a identificação das portas do 8o andar. As fotos são de autoria de Antônio Lima.


Michele


Carlos Alfeu


Leão


Vicentina


Beth


Eugênio

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 25, de 10/07/1986, publicou notícias sobre III Inforuso, instalação do novo KS e modificações ocorridas no CECOM, preparação do projeto FUNED/SES-CECOM, designação de Francisco Cândido da Silva como diretor do Depto. de Racionalização, recebimento do catálogo de seminários e cursos da Compucenter, entre outras. As notícias que se destacaram foram

QUINTA ESCOLA DE COMPUTAÇÃO

A Quinta Escola de Computação teve início hoje pela manhã no Instituto de Ciências Exatas da UFMG com a presença de estudantes de todo o país, professores e pesquisadores de Instituição de Ensino Superior e profissionais de informática.
O CECOM está participando dos diversos cursos com os funcionários Solange Guimarães, João Carlos Lages, Cristiane Maria Nunes, Rogério Soares Pinheiro e Luiz Flaviano dos Santos.

CURSO TEORIA E PRÁTICA
DE MODEMS

Luciano de Errico, chefe do Setor de Hardware da DTS, estará em São Paulo no período de 23 a 25 de julho participando do curso Teoria e Prática de Modems.
Esse curso será oferecido pela Digitel S.A. Indústria Eletrônica.

 



Eventos



HAPPY HOUR JULINO

Tudo pronto para o Happy Hour Julino do CECOM que acontecerá amanhã, dia 07 de julho, a partir das 18h, no Espaço de Convivência do 8o andar.

Durante o evento, será sorteada a cesta de guloseimas que está sendo preparada com a colaboração de todos os participantes.

Até o momento ainda não foram confirmadas as presenças de alguns funcionários, faltando poucos para se animarem e participarem do encontro julino.

A Comissão Organizadora da festa agradece ao Rubens e a Rosa, que sempre se dispõem em participar da organização dos eventos ceconianos, e a todos que até agora trouxeram brindes para a cesta.

Agora, é só aguardar que a festa ocorra bem tranqüila, bem alegre e que seja do agrado de todos os ceconianos.

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Geraldo dos Reis, hoje, dia 06; e Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10. Os parabéns para os ex-ceconianos: Ana Lúcia Ribeiro Diniz (DRCA) e Carlos Gonçalves da Cruz (Coró), no dia 07; Dante Grapiúna de Almeida, no dia 08; Bernadeth Marques Gontijo Oliveira e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09; e Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13.