Sistemático: Edição 1300 – 20/07/2006


Notícias



CECONIANOS COMEMORAM EDIÇÃO 1300 DE O SISTEMÁTICO

Com a edição de hoje, O Sistemático atinge 1300 números publicados, em 29 anos, 1 mês e 4 dias. São 1300 edições registrando a história do CECOM e de seus funcionários. Ele não teria chegado a isso se não fossem os inúmeros trabalhos realizados por todas as equipes que fizeram parte do CECOM, desde a década de 1970.

E, hoje, a equipe ceconiana, responsável por tantas notícias, comemora o feito de chegar a essa edição.

O Sistemático deseja vida longa para todos e muitos trabalhos para noticiar.

CONTRATADOS LINKS DEFINITIVOS PARA NCA E CASA DA GLÓRIA

Para viabilizar a melhoria dos serviços de comunicação de dados do NCA – Núcleo de Ciências Agrárias, em Montes Claros, e do Instituto Casa da Glória, em Diamantina, o CECOM contratou em 2006, de forma provisória, links que viabilizassem o acesso destes locais à Rede UFMG e, por conseqüência, à Internet.

Enquanto isso foi elaborado processo de licitação, via pregão eletrônico, para a contratação definitiva de fornecedores para estes serviços. Conforme informado anteriormente pelo Sistemático, estes processos foram realizados na semana passada. Os contratos estão sendo assinados e terão duração de 24 meses.

As velocidades contratadas são de 1Mbps para o NCA e 256Kbps para o Instituto Casa da Glória. Respectivamente, os fornecedores são a Embratel e a JKNet. No caso do Casa da Glória, a velocidade disponível será ampliada durante a realização do Festival de Inverno, a critério da organização do evento.


O pregão eletrônico com Ana Paula, Adriana e Márcia Lemos

PRIMEIRA FASE DA MATRÍCULA ONLINE ESTÁ ENCERRADA

Com início no dia 26 de junho foi encerrada, no último dia 13, a matrícula online dos alunos de graduação da UFMG. Os 16.575 alunos efetivaram matrículas em 1.877 disciplinas.

Com a centralização do processo houve uma melhora significativa no suporte aos alunos com mais rapidez e uniformização das informações. O serviço de atendimento contou com as funcionárias Sirlene Bustamante Matos Camisassa, do DRCA, e Tânia da Silva, do ICEx, além dos estagiários Daniel Lemos de Morais e Rafael de Almeida Costa. O acompanhamento técnico do sistema foi efetuado pelo analista Euler Xavier de Oliveira. Esta equipe foi coordenada pela Profa. Zélia Falcão.

Apesar da matrícula online permanecer no ar durante três semanas, até a última semana, precisamente no dia 10/07, somente 30% das matrículas tinham sido realizadas, provocando assim, um acúmulo de acessos nos três últimos dias. Do total das matrículas esperadas, 90% foram realizadas, pois alguns cursos não entraram na matrícula online: Artes Cênicas, Artes Visuais e Arquitetura.

Agora, as informações coletadas pelo processo de matrícula online estão sendo gravadas no sistema acadêmico para compatibilização dos dados entre ambos. Esta atividade está a cargo da analista Maria Beatriz de Souza Pereira Prado. A partir de amanhã, os alunos já poderão visualizar o que foi aceito e assim, realizar inclusões de disciplinas para possíveis acertos.

A partir daí, depois do dia 23 de julho, os colegiados dos cursos irão fazer os acertos que lhes cabem.

UFMG DISCUTE PARCERIA COM ENTIDADES MINEIRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O reitor Ronaldo Pena recebeu, na tarde do dia 13 de julho, representantes dos sindicatos da indústria da Construção Pesada (Sicepot) e Civil (Sinduscon) de Minas Gerais. Na reunião, foram discutidas estratégias de cooperação mútua. A Universidade busca parcerias para conclusão do complexo da Escola de Engenharia no campus Pampulha, obra que integra as ações do projeto Campus 2000, que transfere unidades acadêmicas do Centro de Belo Horizonte para a cidade universitária.

Estiveram na UFMG os engenheiros Marcus Vinícius Salum, presidente do Sicepot, Daniel Furletti e Paulete Berger, respectivamente coordenadores sindical e executiva do Sinduscon. Antes do início da reunião, os visitantes foram ao 8º andar da Reitoria, onde tiveram visão panorâmica de duas obras do projeto Campus 2000: Escola de Engenharia e Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

Também participaram do encontro o assessor Especial para Desenvolvimento, Luiz Felipe Vieira Calvo, o diretor da Escola de Engenharia, Fernando Amorin de Paula, o vice-diretor da unidade, Rodney Rezende, o pró-reitor de Planejamento da Unversidade, José Nagib Cotrim Árabe e a diretora de Cooperação Institucional da UFMG, Cecília Nogueira.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003897.shtml – 13/07/2006)

ESPECIALIZAÇÃO DA ECI DIVULGA RESULTADO DA SELEÇÃO 2006-2º

A Escola de Ciência da Informação divulgou o resultado da seleção de candidatos para o curso de Especialização em Gestão Estratégica da Informação – turma do segundo semestre de 2006.

O curso terá a duração 360 horas-aula, distribuídas em 10 meses. Seu objetivo é capacitar profissionais para o gerenciamento estratégico de ferramentas, produtos e serviços de informação na definição de estratégias, identificação de mercados, tomadas de decisão, proporcionando conhecimentos nas áreas de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento.

Entre os 22 alunos selecionados, está o funcionário Antônio Eustáquio Rodrigues, da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Fórum Art.Mov (Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis) busca ampliar as conexões entre música e imagem através de mesas redondas, debates, workshops e encontros que destacam o processo e o desejo de uma constante experimentação sobre a interseção de linguagens. Buscando sempre uma aproximação com questões debatidas não apenas no campo da música mas que se relacionam especialmente com as mídias digitais no terreno do audiovisual, do design e da arte contemporânea, tenta dar conta das várias possibilidades de intersecção entre imagens e sons. Inscrições até 12 de agosto. Saiba mais sobre o festival no endereço http://www.telemigcelular.com.br/artemov.

– O Concurso Cultural “Eu Mereço Intel em Dobro”, visa premiar o autor da frase mais criativa enviada durante o período do concurso. O Concurso vigorará de 05/07/2006 a 28/07/2006, sendo que o prazo máximo para envio da frase se encerrará às 24h do dia 28/07/2006. Participe visitando o endereço http://www.intelemdobro.com.br/.

– O site CGM Filmes “Cinema em sua casa”, cobra para você baixar os filmes. São vários títulos e o boleto bancário pode ser emitido na própria página da CGM Filmes. Veja em http://www.cgmfilmes.com.br/.

– Em Opyus Tennis Challenge (http://www.mcsaatchi.webcentral.com.au/tennischallenge/optus_tennis_site_edited.html) tem um jogo bobinho, mas é legal e viciante. (Site em Inglês)

– Não é brincadeira não. No endereço http://www.insuranceandnews.com/ você vai encontrar cerca de 1500 vídeos clips. Uns dos anos 80 e outros mais novos. É só escolher e viajar. (Site em Inglês)

– Como disse um comentarista que escreveu para um programa esportivo, a seleção brasileira está cheia de talento: Ronaldo Gaúcho tá lento; Cafú tá velho e lento; Ronaldo ex-fenômeno tá gordo e lento. Então, divirta-se com o Ronaldo, gordinho, neste jogo legal em http://www.2dplay.com/run-ronaldo-run/run-ronaldo-run-play.htm. (Site em Inglês)

– Como a magia acontece? Como desfilar na tela do computador? Como dizia Lavoisier, tudo se transforma. E a paixão do carnaval entrou na onda! Ao ter a brilhante idéia de transformar o monitor em avenida, o presidente da LIESV Miguel Paul, definiu, também, as diretrizes básicas do Carnaval Virtual. A liga administra as, atualmente, 14 agremiações filiadas. As escolas funcionam de forma bastante parecidas com agremiações reais, presentes no carnaval “apaixonantemente” milenar. Possuem presidente, diretorias, carnavalescos, figurinistas, intérpretes e colaboradores. Veja em http://www.liesv.kit.net/jornalliesv.htm.

– A música latina revolucionou o mundo musical. Seus ritmos e formas de dançar tem encantado o mundo de uma maneira que a música latina hoje é distribuída e consumida por todos. Até nos filmes hollywoodiano, a música latina aparece entre as mais ouvidas. Ouça vários ritmos quentes em http://www.voymusic.com/ e dance prá valer. (Site em Espanhol)

– Uma idéia muito legal e que vai fazer você voltar ao passado ou para quem é mais novo e quer conhecer os filmes lançados no Brasil a partir de 1957, é a Série e Desenhos em http://www.seriesedesenhos.com/. É só clicar nos filmes e logo aparece a abertura.

 

RECURSOS HUMANOS DA UFMG SELECIONA SERVIDORES PARA BOLSAS DE ENSINO SUPERIOR E PRÉ-VESTIBULAR

Estão abertas as inscrições para os programas Bolsa Ensino Superior e Bolsa Pré-Vestibular da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG (ProRH). O benefício é exclusivo para servidores da Universidade. De acordo com a ProRH, o programa Bolsa Pré-Vestibular vai destinar 80 bolsas para auxiliar o pagamento de cursos pré-vestibulares, enquanto o outro programa vai distribuir 20 bolsas de ajuda financeira a servidores que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação.

Podem se inscrever funcionários ativos e efetivos da UFMG, inclusive os que se encontram em estágio probatório. Está vetada a participação de servidores que já tenham concluído curso superior. Edital e demais informações podem ser acessados no endereço
www.ufmg.br/prorh.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003911.shtml – 17/07/2006)

CEALE RECEBE INSCRIÇÕES PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG recebe, até sexta-feira, dia 21 de julho, inscrições para o Projeto de Educação de Jovens e Adultos (Proef-1) da Universidade. As vagas são para 3ª e a 4ª séries. O curso é gratuito e as aulas ocorrem no turno da noite.

Para se inscrever é necessário apresentar duas fotos 3×4 e cópias da carteira de identidade e de comprovante de residência. Os documentos devem ser entregues pessoalmente a Karen Nery, entre 13h e 17h, na sala 522 do Ceale, na Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha – avenida Antônio Carlos, 6.627. Mais informações: (31) 3499 5334.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003930.shtml – 19/07/2006)

 

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 11/07/2006, notícias sobre informatização das escolas públicas, inclusão digital e computador para todos, transcritas abaixo:

O MEC investe R$ 83 milhões – O Ministério da Educação espera fazer dentro de um mês um pregão eletrônico para comprar equipamentos para informatizar as escolas públicas. Entre os itens a serem licitados estão cerca de 8 mil computadores. Estão reservados R$ 83 milhões ao programa (R$ 63 milhões foram liberados pela Medida Provisória 299 e outros R$ 20 milhões já estavam no orçamento do MEC). Inicialmente, o MEC planejou investir R$ 261 milhões na informatização das escolas públicas e na capacitação de professores. Mas o governo reduziu a verba para R$ 107 milhões e agora para R$ 83 milhões. Com esses recursos, o MEC vai dotar todas as escolas públicas de ensino médio de laboratório de informática, de acordo com Espartaco Madureira, diretor de TI da Secretaria de Ensino a Distância do MEC. A expectativa, entretanto, é que no pregão eletrônico os preços caiam e seja possível adquirir maior número de micros, todos equipados com software livre. De acordo com José Luiz Aquino, assessor da Presidência da República, 45% das 16,6 mil escolas públicas de ensino médio não têm laboratório de informática.

O governo prepara um projeto para levar banda larga aos municípios – O Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República está finalizando um projeto para levar infra-estrutura de banda larga a todos os municípios do país: a idéia é utilizar os recursos do Fust para conectar todas as escolas públicas, inclusive as rurais, em banda larga. Com isso, o governo leva a infra-estrutura necessária aos mais de 2,4 mil municípios que hoje não dispõem do serviço. “É uma maneira de induzir a um novo patamar tecnológico”, afirma Oswaldo Oliva Neto, secretário executivo do NAE. Segundo ele, o projeto, que deve estar pronto em dois meses, conta com apoio dos ministérios das Comunicações, da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Anatel. E também do presidente Lula, que já teria assegurado a liberação de receitas do Fust, em torno de R$ 600 milhões, a partir do próximo ano. Lula encarregou seu assessor especial, Cezar Alvarez, de coordenar o projeto. De acordo com Oliva Neto, serão submetidas ao presidente três propostas de decreto: criar um multiplicador para os 64 Kbps, previstos hoje, de forma a chegar à velocidade da banda larga; criar um serviço de conexão digital para as escolas públicas; e alterar o serviço de comunicação multimídia. Oliva Neto ressalta que a legislação atual já permite a aplicação dos recursos do Fust para conectar escolas públicas. “Vamos dar às escolas uma poderosa ferramenta para melhoria da qualidade da educação básica no país”, afirma Oliva Neto. A meta é conectar 190 mil escolas em cinco anos. Segundo ele, os equipamentos de informática serão tratados como serviço de telecomunicação: a operadora que prestar a conexão vai fornecer os computadores. Ele ressalta, entretanto, que o MEC vai instalar, este ano, laboratórios de informática em todas as escolas do país. O governo não vai estabelecer a tecnologia a ser usada: será escolhida a mais adequada para cada localidade. A Fundação CPqD está preparando um estudo sobre a infra-estrutura necessária a cada tipo de escola. A partir daí, o governo poderá avaliar o custo do programa. Os estudos preliminares apontam que os recursos do Fust são suficientes.

O Planejamento pode remanejar os financiamentos para a expansão – Paralelamente ao trabalho do NAE, a secretaria executiva do Ministério do Planejamento trabalha para instituir um plano nacional de expansão da banda larga no país. A idéia surgiu no Comitê Gestor de Internet e foi levada ao ministério pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna, que também integra o comitê gestor. “Precisamos levar a banda larga às regiões mais pobres”, defende Santanna. Segundo ele, o Ministério do Planejamento deve redirecionar recursos de empréstimos de organismos internacionais para o programa. Rogério Santanna propõe a integração de todas as redes públicas de fibra óptica numa grande infovia de inclusão digital, com a possibilidade de usar outras tecnologias, como WiMAX, onde for mais vantajoso.

O programa continua sem o dual boot – O Ministério da Ciência e Tecnologia vai encaminhar às empresas credenciadas no programa Computador para Todos correspondência ressaltando a exigência do software livre nos equipamentos,informa José Luiz Aquino, assessor da Presidência da República. Com isso, o governo espera colocar um fim à discussão sobre o dual boot nos computadores do programa. O entendimento do governo é que o Anexo II da Portaria 624 de 2005 é claro ao estabelecer os requisitos mínimos do equipamento, que devem ser dotados de software livre de código aberto.

 

YOUTUBE ATINGE A MARCA DE 100 MILHÕES DE VÍDEOS POR DIA

O Globo Online publicou, no dia 17/07/2006,a notícia YouTube atinge a marca de 100 milhões de vídeos por dia, transcrita a seguir:

O site YouTube, principal mecanismo de busca de vídeos na internet, anunciou no dia 16/07 que os usuários já assistem a 100 milhões de vídeos por dia de seus servidores.

Desde que surgiu do nada no ano passado, o YouTube conquistou a liderança no mercado de vídeos online, dominando 29% do mercado multimídia dos Estados Unidos, de acordo com os últimos dados da empresa de monitoramento de acesso na web Hitwise.

Os vídeos do YouTube já são 60% do total de vídeos assistidos online. As imagens são disponibilizadas gratuitamente e a companhia ainda está elaborando maneiras de obter receita com propaganda e outras formas para tornar o negócio lucrativo.

O site é especializado em filmes caseiros curtos, feitos pelos próprios usuários, em geral engraçados e de cerca de 2 minutos de duração. O YouTube serve como um rápido entretenimento para usuários com conexão de banda larga em casa ou no trabalho.

Já o site MySpace, da News Corp, uma rede de contratos sociais popular entre os adolescentes, tem cerca de 19 por cento do mercado de vídeos, segundo o Hitwise. Yahoo, o MSN da Microsoft, Google e AOL têm cada um entre 3% e 5% do mercado de busca de vídeos. Todos esses grandes portais juntos não totalizam o movimento feito pelo MySpace ou YouTube neste setor.

Em junho, 2,5 bilhões de vídeos foram assistidos no YouTube, que tem sede em San Mateo, na California, e conta com pouco mais de 30 funcionários. Mais de 65 mil vídeos têm sido adicionados diariamente ao YouTube, um aumento com relação aos 50 mil diários no mês de maio.

Segundo a Nielsen/NetRatings, o YouTube é acessado por 20 milhões de usuários por mês.

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 27, de 24/07/1986, publicou notícias sobre participação do CECOM no Inforuso, proposta da nova norma de controle de férias, nova estrutura da Divisão de Desenvolvimento e Sistemas, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VISITA AO CECOM

O CECOM recebeu a visita no dia 18/07, dos analistas José Inácio Serafim e Álvaro César Pereira Barbosa, do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal do Espírito Santo, que estavam participando da V Escola de Computação. Eles foram recebidos por Gilmar Lima Guimarães e se mostraram interessados em conhecer o controle acadêmico e a leitora ótica do Sistema Facom. Além do CECOM, eles visitaram também o Depto. de Ciência da Computação e o LCC.

 



Eventos