Sistemático: Edição 1301 – 27/07/2006


Notícias



TEM INÍCIO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PINGIFES

Nos dias 24 e 25 de Julho/2006, foi realizado no CECOM um treinamento para formação de uma equipe de implantação para o Projeto PingIFES.

Esta equipe atuará como uma força tarefa para o auxílio às IFES que encontrarem dificuldades no processo de instalação ou configuração das ferramentas desenvolvidas pela equipe do projeto.

Participaram do treinamento: Antônio Eustáquio Rodrigues, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Josemar Pereira dos Santos, do CECOM; Daniel Caixeta Barroso, Heber Gonçalves Pereira , Rodrigo Eduardo Silva, Tiago dos Santos, Letícia Santos Neto e Flávio Gonçalves Fernandes, do LCC/ CENAPAD/UFMG.

O instrutor foi César de Almeida Correia, do LCC/CENAPAD, com apoio de Arley Andrada Maria, gerente do projeto.

Durante o mês de agosto, algumas instituições serão selecionadas pela equipe do Projeto PingIFES, em conjunto com a SESu/MEC, para as quais serão encaminhados os implantadores, em visitas de 2 a 3 dias (prazo suficiente para a instalação e coleta dos dados de graduação e pós-graduação), enquanto outras instituições realizarão sozinhas todo o processo com apoio remoto e leitura dos manuais disponibilizados no site oficial do
Projeto PingIFES (http://www.pingifes.lcc.ufmg.br).

O desafio atual é a implantação do projeto em todas as Instituições Federais de Ensino Superior, proporcionando uma evolução tecnológica nos processos de coleta de dados relativos ao sistema de ensino superior brasileiro.


O instrutor César Correia


Os participantes do treinamento

 

PUC-MG VISITA CENTRAL TELEFÔNICA DO CAMPUS PAMPULHA

Nesta quinta-feira, dia 27, Eurimar Gomes Torres e Rafael Marciano, do Departamento de Infra-estrutura da PUC-Minas, estiveram visitando a central telefônica do Campus Pampulha. A PUC-MG está analisando as diversas opções de sistema de telefonia existentes no mercado, visando tomar uma decisão sobre substituição ou ampliação de seu sistema. Os visitantes estavam acompanhados por Maria Lúcia Batista dos Santos, da Embratel, e Luiz Fernando Mazieiro Ribeiro, da Telealpha/Damovo. No CECOM, eles foram recebidos por Antônio Carlos Soares, da DRC, que mostrou as instalações e fez uma apresentação sobre o uso do equipamento Ericsson MD110 na UFMG.

DIVULGADA LISTA DE ENQUADRAMENTO DE SERVIDORES NO PLANO DE CARREIRA

A Pró-reitoria de Recursos Humanos (Pró-RH) divulgou, no dia 20 de julho, listagem com a situação funcional dos servidores técnicos e administrativos da UFMG no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

A listagem, elaborada pela Comissão de Enquadramento, inclui os dados de qualificação fornecidos pelos servidores.

Os recursos podem ser apresentados em até 30 dias. O formulário para a interposição de recurso está disponível no Setor de Pessoal das unidades e na página da Pró-RH.

No CECOM, a DAA (Secretaria), responsável pela abertura dos processos de recursos, colocou à disposição dos fun-cionários os documentos com todas as informações do enquadramento, bem como a listagem de seus funcionários e sua situação. Mais informações podem ser obtidas no endereço http://www.mec.gov.br/canalcggp.

O cronograma de pagamento dos efeitos retroativos da área administrativa é o seguinte:

– na folha de agosto/2006: pagamento equivalente a um mês;

– na folha de setembro/2006: pagamento equivalente a dois meses;

– na folha de outubro/2006: pagamento do restante dos efeitos retroativos.

(Fonte: Site da UFMG)

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites do CECOM, enviou as seguintes dicas:

– Querendo fazer pesquisa no Wikipedia? Agora, tem novidades com a criação da busca em Português. Veja em http://futef.com. (Site em Inglês)

– Se seu negócio na Web é fazer buscas em três sites diferentes e simultâneamente como no Google, Flickr e YouTube, vá até http://www.inquisitorx.com/beta. Para navegar, o usuário deve utilizar o browser Fire Fox.

– O Alternatilha é uma nova ordem musical que visa facilitar a inserção de artistas neste cenário, bem como aproximar o público de seu ídolo e todo o mercado de seus clientes, através da articulação de parcerias em todos os níveis deste setor. Saiba mais visitando o endereço http://www.alternatilha.com.br/.

– Se você tem arquivos grandes e não sabe como levar para casa ou escritório, utilize o drive virtual do Gmail. Crie um e-mail e, a partir daí, é só instalar o programa e pronto. Após a instalação será criado um drive virtual no Windows Explorer (Gmail Drive). Para download entre no seguinte link:
http://www.softpedia.com/progDownload/GMail-Drive-shell-extension-Download-15944.html.

– O Rally dos Sertões 2006 está mais curto com um dia a menos do que no ano passado e cerca de 700 quilômetros menor. Mas, para alguns competidores, isso não quer dizer que a prova está mais fácil. Já vai começar. Saiba mais em http://www.rallydossertoes.com.br.

– O Campeonato Mundial de Rali (World Rally Champioship, ou WRC) é transmitido ao vivo com todas as suas etapas. A próxima etapa acontecerá entre 11 e 13 de agosto. Veja em http://www.wrc.com/page/Home/0,,10111,00.html. (Site em Inglês)

– Um nome forte e astro do Rally é o piloto francês Sebastien Loeb que foi campeão nos dois últimos anos e lidera o mundial de 2006. Entre na página dele em http://www.sebastienloeb.com, que é super legal. (Site em Inglês)

– Em 2006, a Fiat completa 30 de Brasil. Então, concorra a um Fiat IDEA 0km contando seus sonhos, seus medos, suas esperanças. Pode ser vídeo, áudio etc. Veja o endereço http://www.fiat30anos.com.br/br/index.jsp e participe do concurso.

– Resgatar e preservar as músicas populares brasileiras é o objetivo do site Músicas Brasileiras de todos os tempos. Através da internet, o site propicia a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, acesso às belíssimas músicas, muitas delas relegadas ao esquecimento e visitar o endereço http://www.paixaoeromance.com/.

– Mapas do mundo é uma boa dica para quem vai viajar ou fazer pesquisa escolar. Em estilo diferente, Mapas do mundo mostra zonas de tempo do mundo, mapa político detalhado, mapa da geografia do mundo, mapas da economia de mundo, mapas da posição dos aeroportos do mundo e cobre dez países. Veja em
http://www.mapsofworld.com/. (Site em Inglês)

– Se você gosta de boa música e quer, além de ouvir, passear na Antártida, aponte seu navegador para Anetstation.com (http://www.anetstation.com/) e viaje prá valer. Tem imagens lindíssimas. (Site em Inglês)

– “Se não puderes ser um pinheiro no topo de uma colina sê um arbusto no vale, mas sê o melhor arbusto à margem do regato. Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore. Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva, e dá alegria a algum caminho. Se não puderes ser uma estrada, sê apenas uma senda. Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela. Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso… Mas sê o melhor no que quer que sejas. ” (Pablo Neruda) Programas Esótericos em http://www.radiomundial.com.br.

– Em http://www.staticbeats.com/modules.php?name=Webcast tem som dançante para arrebentar as caixas e fazer você dançar pra valer. Techno, house, e eletrônica são os ritmos dançantes. Faça do seu computador a caixa quente de sons dançantes. (Site em Inglês)

 

UNIVERSIDADE INAUGURA INSTALAÇÕES DO CENTRO DE CONVERGÊNCIA DE NOVAS MÍDIAS

A UFMG inaugura, nesta sexta-feira, dia 28, o Centro de convergência de novas mídias, ambiente multidisciplinar que abrigará pesquisas em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Provisoriamente instalado no prédio da Unidade Administrativa 2 (UA2), no campus Pampulha, próximo à entrada da avenida Abraão Caran, o Centro já tem garantido o repasse de R$500 mil, por meio do edital CT-Infra, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para a construção da sede definitiva, em espaço em frente à UA2.

A base de funcionamento do Centro é o Laboratório Visual de Autodesempenho, que será aberto à comunidade acadêmica esta semana.

Trata-se de um conjunto de equipamentos no valor de R$ 1 milhão, doados à UFMG pela IBM. As máquinas são equipadas com placas de vídeo de alta resolução, entre 8 e 13 megapixels, que permitem a visualização de estrutura microscópicas complexas, ou mesmo a execução de plantas de avião e de usinas.

A estação de trabalho terá 23 máquinas e nove monitores, que formarão tela de nove metros quadrados. De acordo com um dos coordenadores do Centro, professor Wagner Meira Júnior, o equipamento será utilizado em diversos projetos que necessitam de imagens de alta resolução. “Inicialmente, cerca de 60 pesquisadores, de 20 projetos de pesquisa da Universidade farão uso das instalações, que também terão uso didático”, afirma.

Como exemplo da abrangência do Centro, o projeto encaminhado à Finep para solicitar os recursos de construção da sede definitiva citava, entre outras, pesquisas de geração de conteúdo multimídia, de planejamento urbano e de bioinformática.

Segundo o professor Dorgival Guedes, também coordenador do Centro, o equipamento chegou à UFMG em forma de prêmio que a IBM concede a instituições de todo o mundo. “É a primeira vez que esse prêmio é dado para uma universidade na América Latina”, informa.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003992.shtml – 26/07/2006)

ALUNOS DA ESCOLA DA BELAS-ARTES ADEREM À GALERIA VIRTUAL

Desde 2003, internautas e alunos da Escola de Belas-Artes da UFMG (EBA) contam com novo espaço para apreciar e divulgar a produção artística da nova geração. Trata-se da Galeria Virtual da Escola, endereço obrigatório para curiosos, marchands e amantes da arte. Conforme explica o analista de sistemas e idealizador do projeto, Marcos Aurélio Nunes de Morais, a galeria funciona como uma pequena mostra da produção realizada pelos estudantes de graduação e pós-graduação.

Atualmente, o espaço conta um acervo de cerca de 100 imagens. Cada expositor disponibiliza no endereço uma média de três obras. De acordo com Morais, a definição desse número ocorre de maneira informal: “Normalmente, o aluno produz uma série de trabalhos para uma disciplina do curso e, dessa série, escolhe três para serem expostas”, relata.

O acervo da Galeria Virtual está organizado por ordem cronológica, mas, futuramente, pretende-se fazer indexação por autor, o que, segundo Morais, também permitirá acompanhar a evolução do aluno ao longo do curso.

Atualmente, um dos maiores problemas enfrentados pela Galeria – e o que limita o número de imagens expostas – é a falta de espaço. Seu acervo já ocupa 63% dos 2 gigabytes disponíveis para esse fim. O problema, diz Marcos Aurélio, será solucionado, em breve, com a aquisição de equipamento com maior capacidade de processamento e armazenamento.

Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003982.shtml – 25/07/2006)

 

PROJETO MAIORIDADE ABRE INSCRIÇÕES

O Projeto Maioridade da UFMG está com inscrições abertas para atividades do segundo semestre. Podem participar pessoas a partir de 60 anos de idade. O programa é coordenado pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e vai oferecer série de palestras, cursos e atividades culturais sobre os temas: envelhecimento e saúde; movimento e qualidade de vida, aspectos psicológicos e sociais, além de cotidiano e cultura. A conferência de abertura, que ocorre em 7 de agosto, é gratuita.

Esse ano, todas as atividades do Maioridade serão sediadas no Conservatório UFMG e acontecerão às segundas e quintas-feiras, no horário de 14h às 17h, até o mês de dezembro. O valor do curso é R$ 300 e pode ser pago em seis parcelas de R$ 50. Informações e matrículas: (31) 3499-4220 e www.fundep.ufmg.br.

Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003981.shtml – 25/07/2006)

 

TECNOLOGIA NÃO TEM IDADE PARA QUEM PASSOU DOS 50 E TÊM FÔLEGO DE ADOLESCENTE

O Globo Online, de 19 de julho/2006, publicou a notícia Tecnologia não tem idade para quem passou dos 50 e têm fôlego de adolescente, transcrita a seguir:

Eles passam boa parte do dia na internet, usam programas de mensagens instantâneas (instant messenger), como o MSN, e sistemas de voz sobre IP como o Skype, têm páginas e amigos em comunidades como o Orkut e usam novos modelos de aparelhos celulares ou acompanham o que há de novo na internet. Se você pensou em jovens com idade entre 20 e 30 anos, acertou apenas a média de idade dos filhos deles. Estamos falando de internautas com mais de 50 anos, pessoas que quebraram resistências para curtir recursos tecnológicos com o fôlego de adolescentes.

Segundo dados do IBOPE/NetRating, houve um aumento do tempo gasto por pessoas da terceira idade na internet. No início de 2005, por exemplo, pouco mais de 55% dos usuários residenciais ativos eram maiores de 25 anos e o tempo de uso mensal entre os aposentados chegou a 29h45.

A agente de viagens Fátima Rôças, de 53 anos, descobriu o computador há quase dez anos. Filhos criados e carreira em ascensão, Fátima passou rapidamente do básico jogo de Paciência (Solitaire) para o ICQ, considerado programa pioneiro na linha dos instant messenger, e deste para o MSN. “Precisava de algo mais incrementado”, alega a agente de viagens.

– Quando o PC ficou comigo, descobri a internet bisbilhotando as coisas. Daí, conheci o ICQ, depois o MSN e o Skype. A internet ajudou muito a aproximar as pessoas, como fez comigo e com meus filhos – afirma Fátima.

No caso de Fátima, a internet acabou gerando uma espécie de hobby. Além de usar os programas no trabalho – as operadoras de turismo que trabalham com Fátima usam mais Skype e MSN do que telefone convencional – Fátima faz parte de comunidades no Orkut, rede de relacionamentos pessoais e profissionais e participa de redes online de jogos, como a “maioria dos adolescentes dessa idade”, brinca. Das partidas semanais de truco, sueca e buraco na internet, surgiu a agenda de encontros entre amigos virtuais e reais que reúne uma média de 50 pessoas por mês.

– Jogo na internet com pessoas da Inglaterra, de Portugal, da Espanha e tem muita gente do Rio. Acabei trazendo isso pro real. Geralmente, a gente se reúne para jogar, bater papo, jogar conversa fora. Este mês teremos até festa julina – garante.
Jogar cartas pela internet, aliás, também é mania da professora Sueli Barreiros, de 64 anos, que lamenta não ter tanto tempo disponível para conhecer mais coisas de tecnologia

– “sinto que estou carente de mais novidades”, diz. Usuária de computadores há pelo menos oito anos, Sueli pulou do e-mail para os programas de mensagens instantâneas e para os jogos de cartas pela internet até se dedicar ao Skype, seu braço direito.

– Meus amigos falavam sobre um telefone que funcionava na internet. Daí descobri que podia falar de graça e ver as pessoas online. Então, descobri que falar para fora com ele (Skype) também é mais barato do que qualquer coisa. Mas ainda não uso Orkut. Acho que vou entrar para procurar minha turma lá – assinalou.

Depois de dominar os recursos do computador com a ajuda de cursinhos e de transformar a internet nos últimos anos em um aliado para a comunicação com as filhas e com a namorada – via webcam e MSN -, o funcionário público Luís Alberto Alves, de 59 anos, garante que não medirá esforços para usar todos os recursos que a telefonia sobre o IP tem a oferecer.

– Hoje estou mais tranqüilo, ainda não sou expert, mas já quebrei muita resistência. Hoje não vivo sem computador nem internet, eles me ajudaram a acabar com uma prateleira de disquetes de backups que eu fazia, mas odeio quando ele (PC) dá problema – diz Alves, que não se separa de sua memória portátil (pen drive).

Já o arquiteto Lutz Quaresma, de 63 anos, confessa que não tem paciência para programas de mensagens instantâneas na internet, mas desde que foi apresentado ao Skype pelo filho, não troca o serviço de telefonia via internet por nada na hora de trabalhar e de conversar com a família. Segundo ele, se não fosse o Skype as “contas telefônicas estariam alucinadas”.

Quanto ao telefone celular, uma conta de cliente corporativa junto à operadora de telefonia garante um modelo novo a cada pouco mais de um ano. Quaresma usa torpedos (SMS) para falar com os filhos na maioria das vezes mas sabe, inclusive, acessar e enviar e-mails na tela do telefone.

– Não sou de correr muito atrás de novidades, mas mando e-mail para o celular do meu filho por exemplo. No meu modelo de aparelho não é muito legal digitar mensagens, mas tenho analisado a chegada do Blackberry. Deve ser mais prático – afirmou, citando o aparelho portátil que reúne funções de PDA e de celular (smartphone).

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 28, de 31/07/1986, publicou notícias sobre relatórios de participação dos funcionários do CECOM no III Inforuso e na V Escola de Computação, entrega dos relatórios finais da Seleção FUNED/SES-CECOM, reforma da biblioteca do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

RELOTAÇÃO

Após quase três anos de empréstimo ao CECOM, a funcionária Rosa Amélia dos Santos foi relotada da Divisão de Planejamento Físico (Pró-Reitoria de Planejamento) para o Centro de Computação. Rosa Amélia continua lotada na Divisão de Apoio Administrativo onde, desde o início, vinha desempenhando suas atividades.

OLIVETTI – ET 121

A partir dessa semana, o Setor de Documentação de Sistemas reforçará seus serviços de datilografia. O SDS passará agora a ter como máquina principal para os serviços de datilografia uma máquina Olivetti ET121, que será usada por Maria Auxiliadora dos Santos.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Haroldo Alves, hoje, dia 27; Diva Corrêa Vieira, no dia 31. Os parabéns para os ex-ceconianos: Pedro Maia da Costa Ribeiro, no dia 29; Edgard Costa de Paiva e Eliane Pawlovski, no dia 31; Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua (DCC), no dia 1o de agosto; e Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Este ano, em substituição à tradicional Festa Junina, o CECOM realizou um Happy Hour Julino em seu espaço de convivência do 8o andar. O evento, ocorreu no dia 07 de julho, contou com a presença dos ceconianos e ex-ceconianos que não deixam de participar das festas. As fotos são de autoria de Sílvio Bueno.


Uma visão do espaço de convivência enfeitado para o Happy Hour Julino


Regininha observando os enfeites do espaço de convivência


Professores Márcio Bunte, Roberto Baracat e Paulo Seixas


Max, Carlos Alfeu, Frota e Eliane Pawlovski


Adriana Bittencourt, a feliz ganhadora do bingo


Vicentina, Cristina Queiroz, Alda, Sílvio, Lelé, Selma, Max, Ana Paula e Leão