Sistemático: Edição 1302 – 03/08/2006


Notícias



CECOM APÓIA IMPLANTAÇÃO DO PINGIFES

Conforme divulgado anteriormente em O Sistemático, foi realizado no CECOM um treinamento para formação de uma equipe de implantação para o Projeto PingIFES. O PingIFES foi idealizado pelo MEC/SESu e está sendo desenvolvido na UFMG. Informações podem ser obtidas no site oficial em http://www.pingifes.lcc.ufmg.br.

A equipe que foi treinada já iniciou atividades, como força tarefa para o auxílio às IFES que encontraram dificuldades no processo de instalação ou configuração das ferramentas. Na equipe de implantação atuam profissionais vinculados ao LCC e, agora, ao CECOM.

Pelo CECOM, coordenados pela analista Letícia Santos Neto, do LCC, estão atuando Antônio Eustáquio Rodrigues, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Josemar Pereira dos Santos. Esta semana, o primeiro esteve no Paraná, implantando o sistema na Universidade Federal do Paraná, e os dois últimos estiveram no Mato Grosso do Sul, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Durante o mês de agosto algumas instituições receberão a visita da equipe de implantação, conforme seleção feita pela gerência do Projeto PingIFES, em conjunto com a SESu/MEC. Para viabilizar a participação do CECOM, nesta fase, será realizada na próxima terça-feira reunião de planejamento para organizar as viagens das próximas semanas já que, em cada visita, são necessários de 2 a 3 dias para a instalação e coleta dos dados de graduação e pós-graduação.

 

DEFINIDO CRONOGRAMA PARA O ENADE DE 2006

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE – foi instituído em 2004 como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, criado pela Lei no 10.861/2004.

Idealizado para substituir o antigo “Provão”, o ENADE é realizado anualmente e tem como principal responsável pela sua elaboração e acompanhamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC. Por ser componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, ele deve ser aplicado a todos os estudantes do final do primeiro e do último ano do curso, conforme critérios e escala de áreas/cursos divulgados anualmente.

Para este ano de 2006, a realização do ENADE já está confirmada para o dia 12 de novembro, quando serão avaliadas as seguintes áreas: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professor (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Conforme correspondência enviada pelo prof. Paulo José Modenesi – coordenador do Setor de Avaliação da PROGRAD – aos coordenadores dos cursos envolvidos neste ano, as principais datas a serem observadas são:

– Cadastramento/inscrição dos estudantes (Colegiados): até 31/08

– Divulgação dos selecionados (INEP): 25/09

– Informação de locais diferentes para prova (Colegiados): 04/10

– Relação de candidatos voluntários (Colegiados): 04/10

– Divulgação dos locais de prova (INEP): 30/10

– Realização da prova: 12/11 (13h)

E, como suporte às atividades inerentes à execução do processo do ENADE de 2006, desde o mês de junho passado o CECOM e o DRCA estão trabalhando em conjunto com a PROGRAD no sentido de facilitar e viabilizar, de forma ágil e segura, a disponibilização, registro e transporte de dados entre a UFMG e o INEP.

 

NCA TESTA UTILIZAÇÃO DE RAMAL VOIP

No dia 18 de julho, a DRC e a administração de redes do NCA instalaram uma cópia do programa ECC, da Ericsson, em um computador do Núcleo de Ciências Agrárias, em Montes Claros. Este programa é um “softphone”, ou seja, ele emula um telefone no computador. No caso do NCA, o softphone foi instalado e configurado para se conectar, através da Internet, à central telefônica do Campus Pampulha. Os testes foram bem sucedidos e a administração de redes do NCA ficou encarregada de instalar o programa, definitivamente, em um microcomputador da administração. O ramal, 7806, poderá ser acessado de qualquer outro ramal do Campus Pampulha e poderá fazer ligações para Belo Horizonte que serão tarifadas como local. Os testes foram realizados por Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, e Frederico Lago, do NCA.

PROTÓTIPO DE CARRO MAIS ECONÔMICO DO BRASIL É DA UFMG

No dia 29 de julho/2006, aconteceu a maratona de eficiência energética, no Campo de Provas de Cruz Alta da General Motors em Indaiatuba (São Paulo), reunindo projetos de universidades de todo o Brasil. O objetivo da maratona é a construção de veículos com motores a gasolina ou com motores elétricos que otimizem o consumo.

O Protótipo da UFMG foi o mais econômico na categoria gasolina. A partir do projeto que obteve uma boa colocação na competição de 2005, na qual ficou em segundo lugar, o carro CEA M2 recebeu um cuidadoso estudo de aerodinâmica, propulsão e de controle eletrônico do motor. A média alcançada pelo protótipo foi de 598 km com um litro de gasolina, recorde brasileiro homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

A equipe que foi à Indaiatuba com a missão de melhorar a marca anterior estava formada por alunos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Controle &Automação, orientados pelos Professores Paulo Iscold, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC) e Marcos Antônio Severo Mendes, do Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT).

O prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, foi o orientador no doutorado do prof. Marcos Severo, que também é membro do GEP – Grupo de Pesquisas em Eletrônica de Potência da UFMG.

PRORH PROMOVE TREINAMENTO EM INFORMÁTICA

A ProRH, em parceria com o CECOM, promoverá, no período de 09 a 28 de agosto, mais um treinamento em informática para funcionários da Universidade. Será oferecido um curso sobre Word Avançado, ministrado por Eugênio Pacelli Pereira de Souza. O curso será oferecido às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 8h30 às 11h30, na Sala de Aulas da Imprensa Universitária.

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Fernando Iran Fonseca de Souza, da Divisão de Redes de Comunicação, pediu demissão do quadro do CECOM no dia 31 de julho. Fernando Iran foi estagiário da DRC de maio a outubro/2004 e de agosto/2005 até a sua saída no final de julho.

 

NOVO ESTAGIÁRIO

Com a saída de Fernando Iran, a Divisão de Redes de Comunicação selecionou o aluno Sílvio Leonardo Teixeira de Souza Cruz, do curso de Ciência da Computação da UFMG, para ocupar a vaga. Sílvio iniciou o estágio no dia 1o de agosto.

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JULHO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de julho, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
923.328
2.194
152.782
1.078.304
5.306.188
6.384.492

As médias diárias durante o mês de julho foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
29.785
71
4.928
34.784
171.167
205.951

 

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você quer hospedar armazenar, acessar ou compartilhar vídeos, fotos, arquivos, fazer backup etc., vá até ao site Streamload, em
https://www.streamload.com/about/onlinestorage.asp e deixe tudo on line. São só 25 GigaBytes livres para você armazenar o que quiser. Basta fazer o registro. (Site em Inglês)

– Para quem gosta de história sobre serialkiller, nada melhor do que ir no site Crimezzz, no endereço http://www.crimezzz.net/. Todos os casos foram analisados pela ciência forense. (Site em Inglês)

– Sobre alguns casos de serialkiller no Brasil vá até http://www.crimezzz.net/serialkiller_index/by_country/br.php e casos pelo mundo o endereço é http://www.crimezzz.net/serialkiller_index/by_country/index.php.

– Lindinha, mas lindinha mesmo é a página da Erika Machado, compositora e cantora que fez esta página muito legal. Viaje por esta página e ouça um pouco do trabalho e biografia dessa cantora mineira em http://www.erikamachado.com.br/.

– A OSBM tem por objetivo a realização de atividades de interesse social e educacional, treinamento e desenvolvimento além de alimentação, saúde, assistência social etc. Quem puder ajudar, visite a página no endereço http://www.osbm.com.br e dê uma força para este pessoal que luta por um país mais justo no meio de tantas desigualdades.

– A TV Tutorial Especial Microsoft Office vai ajudar você a usar melhor os recursos do Office 2003, da Microsoft®. Com essas dicas, você vai ganhar tempo e vai se organizar melhor, tornando o seu trabalho mais produtivo. Aprenda a utilizar recursos do Outlook, do OneNote, o caderno digital da Microsoft, entre muitos outros! Veja em http://wnews.uol.com.br/site/tvtutorial/index.php.

– Mulherinvest (http://www.mulherinvest.com.br/) é uma nova página que ensina a mulher a aplicar bem o seu dinheiro e saber gastar com ponderação. Além dessas dicas, não poderia faltar o estilo de viver, amor e sexo, casa e família etc. Para você mulher, é uma ótima dica. Para as casadas que não trabalham, o marido agradece.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo publicou, nos dias 18 e 25/07/2006, notícias sobre licitações, software livre, compras e pesquisa, transcritas a seguir:

Dia 18/07 – A Assespro quer alterar o processo de contratação de software e criar nova modalidade de compras – A Assespro promove no dia 24, no auditório do BNDES, um seminário para discutir irregularidades nas compras de software pelo setor público e sugerir alterações na Lei de Licitações, a 8.666. A entidade vai reunir representantes do governo e da Frente Parlamentar de Informática para discutir um extenso documento, encomendado pela Associação, que analisa todos os dispositivos legais que tratam da definição da natureza do software e das leis que regulam a contratação pública, além da jurisprudência nos tribunais, no TCU e no CADE. Segundo o documento, ao qual a TI & Governo teve acesso, muitas das falhas decorrem do desconhecimento das diferenças e peculiaridades do software em relação aos demais bens e serviços, o que acaba gerando questionamento das licitações. Lembra que, pela Lei do Software, a forma de contratação se dá por meio de cessão de licença, e não por meio de contrato de compra e venda e questiona a aquisição de software por meio de pregão eletrônico, além de criticar a padronização. O documento argumenta que, sob a justificativa de padronização, a administração pública não pode promover a preferência por marca. Considera também como inconstitucionais as leis ou projetos de lei que tentam dar prefência ao software livre, alegando que não há distinção entre o que seja software livre e software proprietário. A entidade também defende critérios mais rigorosos para a dispensa de licitação e aponta irregularidades em convênios com organizações sociais de interesse público e com fundações universitárias.

O estudo a ser apresentado no seminário é uma reação da Assespro ao avanço do uso do pregão pelo governo. Para a entidade, o pregão só é admissível em duas situações: na contratação de licenças de software e na compra de equipamentos com software embarcado. As contratações de software e serviços devem ser feitas, de acordo com a entidade, por técnica e preço. No documento, a Assespro sugere a criação de uma modalidade específica para licitação no setor de software, a consulta. O processo licitatório seria dividido em duas fases. Na primeira, o órgão contratante apresenta o serviço a ser desenvolvido. Na outra, são selecionadas as empresas com capacidade técnica para executá-lo. A entidade sugere a criação de um comitê técnico, indicado pelo próprio setor, para estabelecer os índices de avaliação das propostas com base em padrões e critérios técnicos. O documento defende também o direito de preferência das empresas nacionais.

O e-Ping vai adotar o ODF como tradutor oficial
– A segunda versão do e-Ping (Padrões de Interoperabilidade) vai incluir o ODF (Open Document Format), adotado nos programas de código aberto, como padrão do governo para a interoperabilidade, informa Renato Martini, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e coordenador do comitê técnico de implementação do software livre. “Vamos consagrar no e-Ping o ODF como o padrão recomendado pelo governo”, anuncia. Segundo Martini, a decisão da Microsoft de criar o OpenXML como padrão não altera a posição do governo. “Quem consagra um padrão é o mercado e o governo brasileiro já fez opção pelo ODF, que é um padrão ISO”, justifica. O ITI integra o consórcio que mantém o ODF e o Serpro deve ser o próximo a aderir ao consórcio. Sérgio Rosa, diretor do Serpro e um dos principais defensores do software livre no governo, acha que a criação do OpenXML é mais uma tentativa da Microsoft de manter o monopólio do mercado. Ele defende a adoção de um padrão único com código aberto. Para Deivi Kuhn, assessor do Serpro, o ODF tem a vantagem de ser um padrão de formato de documentos reconhecido internacionalmente, enquanto o OpenXML nem existe. “É uma tentativa (da Microsoft) de controlar o mercado”, afirma. Martini ressalta que as grandes empresas mundiais de TI, como IBM, Oracle e Sun Microsystems, optaram pelo ODF. A Microsoft, comenta, corre o risco de se isolar do mercado.

O Sicaf vai migrar para software livre – A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento vai migrar, até o final do ano, o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) do governo federal para software livre, plataforma baixa e ambiente Web. O novo sistema será desenvolvido pela Poliedro. Com a reestruturação, todas as informações sobre fornecedores e compradores estarão disponíveis na Internet. Desde 1995, quando foi implantado, o Sicaf roda em mainframe, com software proprietário. A migração, segundo a SLTI, vai reduzir os custos de manutenção do sistema.

Dia 25/07 – As universidades criam núcleos para a inovação tecnológica – As instituições de pesquisa, especialmente as universidades federais, estão se movimentando para criar seus núcleos de inovação tecnológica, conforme previsto na Lei de Inovação, e acelerar o desenvolvimento de projetos que tenham aproveitamento na indústria. “Percebe-se um movimento muito forte para criação de núcleos de inovação ou adequação dos núcleos que eram mais voltados para a propriedade intelectual”, diz Nizete Lacerda Araújo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), entidade que presta assessoria aos institutos. No Nordeste, está em criação a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica entre as universidades federais da Bahia, Paraíba e Ceará, informa Marcelo Sobral, da UFPB. O projeto é financiado pelo CNPq e tem apoio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para capacitação de recursos humanos. “Estamos correndo para implantar a cultura da inovação”, afirma Marcelo Sobral. Na UFPB, o núcleo de inovação vai ficar dentro da estrutura da pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa, o que o tornará permanente. De acordo com Marcelo Sobral, a idéia é ter uma postura mais agressiva, a partir de 2007, na formação de parcerias com empresas privadas para captar recursos para pesquisa e desenvolvimento. O núcleo vai mapear as necessidades das indústrias e as oportunidades de captação de recursos. Para Nizete Lacerda, os núcleos de inovação tecnológica vão estimular o desenvolvimento de pesquisas inovadoras, com potencial de aproveitamento industrial. “O grande mérito da Lei de Inovação é chamar a atenção para o conhecimento que tem aplicação industrial”, afirma ela. Tanto que, segundo ela, alguns Estados, como Minas Gerais e São Paulo, estão criando seus próprios programas de inovação, com a concessão de incentivos estaduais acrescidos aos federais.

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 29, de 07/08/1986, publicou notícias sobre a formação de uma comissão de suporte à Biblioteca do CECOM, nova estrutura da Divisão de Tecnologia e Suporte, II Olimpíada Sucessu de Integração, entre outras. A notícia que se destacou foi:

COMUNICAÇÃO DDS/DPR

Será implementado esta semana, novo horário para comunicação de documentos entre a DDS e a DPR. A DAA, através do SSG, dará suporte a este serviço. Diariamente, um funcionário do SSG fará o transporte de documentos (PAM, SSM, listagens etc.) entre o 8o andar e o subsolo. Os horários de prestação destes serviços serão os seguintes: 9h, 11h, 14h, 17h.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03; Evandro de Paula Godoy e Iracema Alves Torres (Engenharia), no dia 04.

MENSAGEM RECEBIDA:
O prof. Roberto Baracat de Araújo enviou a seguinte mensagem para O Sistemático: “Gostaria de parabenizar a equipe responsável pela edição de 1300 números de O Sistemático, por quase três décadas consecutivas. Somente um trabalho competente e perseverante, poderia levar a esses expressivos resultados. Portanto, cumprimentamos toda a equipe do CECOM, ao mesmo tempo que desejamos vida longa a esse canal de divulgação. Nesta oportunidade, manifestamos ainda o nosso agradecimento pela excelente acolhida e receptividade que tivemos por parte da equipe do CECOM, para instalação em seu espaço físico, que esperamos seja temporária, de uma assessoria especial da Reitoria.”

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos do Happy Hour Julino do CECOM, ocorrido no dia 07/07/2006, no Espaço de Convivência do 8o andar. As fotos são de autoria de Sílvio Bueno.


Adyr, Antônio Carlos e Eustáquio


Regininha, Vicentina e Alfredo


Gino, Rosa, Carlos Alfeu, Cláudia e Marcelo Novaes


Natasha (neta do Leão), Vicentina e Lelé


Rubens, Márcia França, Ana Paula, Michele, Alda e Emerson


Selma, Alda e Cristina Queiroz