Sistemático: Edição 1305 – 24/08/2006


Notícias



VEJA AS ESTATÍSTICAS DE ACOMPANHAMENTO DAS INSCRIÇÕES AO VESTIBULAR 2007

Conforme divulgado anteriormente em O Sistemático, há este ano incentivo para que os candidatos ao Vestibular 2007 se inscrevam através da Internet. Assim, como era esperado, houve um crescimento significativo do número de inscrições no concurso. Restando um dia para o encerramento desta etapa, veja no gráfico ao lado, dia a dia, qual o volume diário de preenchimento do formulário de inscrição. Vale lembrar, que a inscrição só é efetivada após a comprovação do pagamento do boleto bancário, sendo que esta informação é repassada para a UFMG, posteriormente, pelo sistema de cobrança do Banco do Brasil.

Após o fechamento das estatísticas, na noite da última quarta-feira, o preenchimento acumulado já passa de 48 mil, como pode ser visto no gráfico seguinte.

Outro dado interessante é o perfil, por hora, do volume de inscrições preenchidas. Pode-se perceber que o horário preferido pelos candidatos é o horário do almoço, conforme o gráfico ao lado, produzido por Erlon Charles Thomaz Ferreira, da Copeve, que é o responsável pelo acompanhamento destas estatísticas, sob a coordenação de João Carlos Lages, diretor da Divisão de Aplicativos e Sistemas.


NÚCLEO EXTERNO DA MEDICINA É LIGADO À REDE GIGA

O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico – NUPAD é órgão complementar da Faculdade de Medicina da UFMG e Serviço de Referência em Triagem Neonatal de Minas Gerais, credenciado pelo Ministério da Saúde. O NUPAD desenvolve suas atividades de pesquisa, extensão, ensino e prestação de serviços, centralizando-as em duas grandes áreas: Programa Estadual de Triagem Neonatal de Minas Gerais e Programa de Difusão de Técnicas Moleculares e Citogenéticas na Rede Pública.

O espaço físico utilizado pelo NUPAD há muito ultrapassou a capacidade disponível na Faculdade de Medicina e foi necessário alugar espaços em imóveis próximos. O primeiro espaço utilizado foi o Edifício Medmax, localizado na Av. Alfredo Balena, exatamente em frente ao estacionamento do Campus Saúde.

Nesta quarta-feira, 23 de agosto, foi ativado o circuito de fibra ótica entre as instalações do NUPAD no prédio MedMax e a Faculdade de Medicina. Este circuito está substituindo um link de rádio que apresentava problemas frequentes de queda na conexão. A capacidade de transmissão de dados aumentou de 11 Mbps para 1000 Mbps (1 Gbps). Os serviços de passagem de fibra foram contratados pelo próprio NUPAD e executados pela empresa Sig Engenharia. A próxima etapa de melhoria de serviços de voz e dados no NUPAD/Medmax envolve a conexão da nova central telefônica ao sistema de telefonia da UFMG, também através de fibra ótica.

Participaram das atividades de conexão Jeferson G. de Oliveira, do NUPAD, Carlos Rocha, da Faculdade de Medicina, Paulo Couto Lessa e Fernando Frota Machado de Morais, da DRC/CECOM.

 

DESLIGAMENTO DE ENERGIA NO SUBSOLO

Na próxima quarta-feira, dia 30/08, a chave geral de energia e o ar condicionado do subsolo serão desligados às 7h, com religamento previsto para as 8h.

Esse desligamento fará com que deixem de funcionar: redes locais da Administração Central; acesso à Internet das unidades da Administração Central e da Fundep; sistemas corporativos da UFMG (Acadêmico, INA, SICCA, SICPAT etc.); e sistema de controle do acervo bibliográfico (Pergamum).

Os e-mails externos sofrerão um atraso correspondente ao tempo de parada.

Esta paralisação é uma tentativa de sanar interferências nas filmagens, que vêm acontecendo no estúdio da TV UFMG, localizado no subsolo do prédio da Reitoria.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A base de dados do GeoBusca contém informações de cidades, vilas, povoados, praias, acidentes geográficos, limites políticos, parques nacionais, APAs, regiões turísticas e terras indígenas. Tudo plotado sobre mapas de satélite de cobertura mundial. Você pode enriquecê-la, enviando os locais que visitou, informações, dicas e roteiros de suas viagens. Veja em http://www.geobusca.net/.

– Se você é ligado na MTV, nesta sexta-feira estará no ar o portal com clipes, programas e vídeos exclusivos para o seu divertimento. Caso você queira enviar vídeo amador, não perca tempo e produza o seu ou da sua banda. Saiba mais em
http://www.mtv.com/overdrive/#/overdrive/.

– Ligado no linux? Então, já pode dar download da segunda versão beta do Mandriva Linux 2007 que é chamada “Odin”. Tem versões em inglês e português de CDs live ou install (KDE ou GNOME, i586 ou x86_64), ou DVD de instalação de arquitetura dupla. Vá até http://www.mandriva.com/en/linux/2007/mandrivalinux2007beta. (Site em Inglês)

 – A SaferNet Brasil é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que reúne cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito com a missão de promover o uso seguro das Tecnologias da Informação e Comunicação, e criar as condições necessárias para garantir a efetiva proteção dos Direitos Humanos na Sociedade da Informação, além de contribuir para uma cultura de responsabilidade e habilitar crianças, jovens e adultos para construírem relações sociais saudáveis e seguras através do uso adequado das tecnologias. Visite o endereço
http://www.denunciar.org.br/twiki/bin/view/SaferNet/WebHome.

– Começou a liqüidação no Shoptime, em http://vitrine.shoptime.com.br/apollo/vitrine.do?method=show&areaName=home. Se você é chegado a ofertas e está querendo comprar, vá até lá e compare os preços.

– Seguindo a tendência da fotografia, tão em voga neste momento, a galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea apresenta pela primeira vez imagens capturadas por telefones celulares. Este trabalho duplamente pioneiro fará parte da próxima exposição com cerca de 60 fotos selecionadas pela galerista, entre inúmeras outras capturadas por Cora Rónai, exclusivamente por câmeras de celulares. Uma coletânea de fotos curiosas, inusitadas, simples e reveladoras em http://www.mercedesviegas.com.br/.

– Está pipocando nos sites da Internet o Web 2.0. Sendo assim, foi criada uma brincadeira usando o Web 2.0 Logo Creator,  e que usa logos super cools. Você pode usar livremente caso queria inserir no seu site. Veja em http://msig.info/web2.php.

 

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDE O FECHAMENTO DO GOOGLE NO BRASIL

O Globo Online, de 21/08/2006, publicou a notícia “Ministério Público Federal pede o fechamento do Google no Brasil”, transcrita seguir:

O Ministério Público Federal anunciou o pedido de fechamento do Google no Brasil por desobediência da empresa no processo de investigação de crimes ligados ao site de relacionamentos Orkut. O Google nega as acusações, alegando estar colaborando com as autoridades brasileiras atendendo ao que lhe cabe: repassar as informações à sua matriz nos EUA, o Google Inc.

O Google reconhece que o Orkut pode ser usado por pedófilos e traficantes, por exemplo, mas admite que, de 85 casos, sua matriz americana se recusou a colaborar em 70 deles, por necessidade de preservar informações. No entanto, o Google Brasil esclarece em nota que todos os dados estão nos servidores da companhia nos Estados Unidos e que a filial nacional não tem acesso a eles.

O caso está em um impasse, pois o site é acessado por brasileiros que estão sujeitos às leis nacionais, mas os dados sobre eles estão nos Estados Unidos, onde a legislação do Brasil não tem poder. Ainda não há legislação no mundo que regule impasses como esse.

Será ajuizada na terça-feira, dia 22, uma ação civil pública, com pedido de liminar, na tentativa de que o Google seja obrigado a cumprir as ordens expedidas pela Justiça Federal de quebra de sigilo de comunidades e perfis criminosos no Orkut, sob pena de multa.

Caso a empresa não atenda aos pedidos, o Ministério Público pede, na mesma ação, que a filial do Google em São Paulo seja fechada. A instituição pedirá o pagamento de indenização milionária à sociedade pelos danos causados pelos “sucessivos descumprimentos de ordens judiciais”.

Na segunda-feira, o Google entrou com uma ação na Justiça brasileira pedindo a indicação de um especialista independente que possa atestar que a filial brasileira não tem acesso às informações.

Na terça-feira, dia 22, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Sérgio Gardenghi Suiama, dará esclarecimentos à imprensa sobre a ação civil. Também estará presente à ocasião o presidente da ONG SafereNet Brasil, Thiago Tavares. Segundo a ONG, existem quase 100 mil denúncias de crimes no Orkut, sendo mais de 40% de pedofilia e pornografia infantil.

ACESSO A SITES DE VÍDEOS CRESCE 21% EM JULHO NO BRASIL

O Globo Online publicou, no dia 21/08/2006, a notícia “Acesso a sites de vídeos cresce 21% em julho no Brasil”:

O número de internautas e o tempo de navegação na web no Brasil manteve-se estável em julho em relação ao mês anterior. Apesar disso, o Ibope/NetRating registrou um forte crescimento do acesso de vídeos e filmes no período. Entre junho e julho, o acesso a esse grupo de sites aumentou 21%, passando de 3,4 milhões de visitantes para 4,2 milhões.

O número de internautas brasileiros ativos manteve-se em 13,4 milhões de pessoas, mesmo resultado do mês anterior e uma alta de 17% na comparação com o mesmo mês de 2005.

O tempo de navegação também ficou estável no mês. Mesmo assim, o Brasil manteve-se em primeiro lugar entre os países aferidos pela Nielsen/NetRatings em tempo de navegação em domicílio. Em média, os internautas brasileiros ficaram 20 horas e 39 minutos em casa na internet. O Japão chegou a 18 horas e 11 minutos e agora é segundo, seguido pelos Estados Unidos, que tiveram 17 horas e 19 minutos. A França caiu para terceiro, com 15 horas e 28 minutos.

 

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA ATIVIDADES NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA

O projeto Olhos de Coruja, que oferece caminhadas noturnas na Estação Ecológica da UFMG, está com inscrições abertas. De acordo com os coordenadores, o programa inclui passeio na mata, entre 19h e 22h, acesso a telescópio e aulas com noções de astronomia.

Além desse projeto, a Estação oferece diversas atividades para seus visitantes. Durante o dia, os interessados podem realizar caminhadas em trilhas com acompanhamento de monitores, que estimulam os visitantes a desenvolver sua percepção do meio ambiente de modo mais criativo.

Após concluir o percurso, os inscritos participam de diversas oficinas de educação ambiental. como as de modelagem, criação de cartões ecológicos, plantação, pigmentos, retratação da natureza, água, caminhos do lixo, bicho-pau, leis da natureza, solos e rochas, teia alimentar e conservação de energia.

Outro projeto, inclui atividades em período integral, e oferece almoço no restaurante setorial II, mais conhecido como Bandejão, e no Centro Esportivo Universitário (CEU), na UFMG.

As inscrições para quaisquer dessas modalidades podem ser feitas pelos telefones (31) 3499-2295 e (31) 3499-2296, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Outras informações no site www.estacaoecologica.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/004155.shtml – 22/08/2006)

 

ESPETÁCULO PROMETEU LIBERTO É APRESENTADO NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA

Esta quinta-feira é dia de estréia de nova temporada do espetáculo Prometeu Liberto. Ele foi apresentado pela primeira vez em julho deste ano, na Serra da Piedade, em Caeté. Agora, a peça teatral volta à cena, no campus Pampulha. A montagem será encenada na Olaria da Estação Ecológica, nesta quinta-feira, dia 24, às 17h30. Haverá ainda outras duas apresentações, nesta sexta-feira, 25, e neste sábado, 26, às 19h.

Montado por várias unidades da UFMG, lideradas pela Faculdade de Letras e pelo programa Artista Visitante, o espetáculo é uma sátira da tragédia grega Prometeu Acorrentado, de Ésquilo.

Originalmente, Prometeu rouba o fogo dos deuses para entregá-lo aos homens. Enfurecido, Zeus o aprisiona no Monte Cáucaso onde, a cada dia, uma águia devora-lhe o fígado, que é regenerado durante a noite. A nova versão, dirigida pelo artista visitante Geraldo Octaviano, é irreverente e explora a simbologia do fogo.

Participam da peça 15 atores, entre profissionais de escolas de teatro e estudantes do curso de Teatro da UFMG. O espetáculo envolve também equipe de 16 músicos, que executam ao vivo a trilha sonora.

O evento é gratuito e as senhas, limitadas, devem ser retiradas na portaria do local com meia hora de antecedência. Outras informações pelo telefone (31) 3499-6002.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/004172.shtml – 23/08/2006)

 

DIVULGADA LISTA DE SERVIDORES BENEFICIADOS COM BOLSA PRÉ-VESTIBULAR

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) divulgou lista (http://www.ufmg.br/prorh/programas_bolsapre.shtml) com os nomes dos servidores que receberão ajuda financeira pelo Programa Bolsa Pré-Vestibular.

As bolsas, no valor mensal de R$130, são pagas na forma de reembolso, mediante apresentação de recibo original quitado e comprovação de freqüência às aulas no mês anterior. Dos 107 servidores efetivos e ativos da UFMG inscritos, foram sorteados 80.

Até 25 de agosto, os servidores contemplados com o benefício devem procurar o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Unidade Administrativa III, no campus Pampulha, com os documentos exigidos.

O servidor contemplado que não apresentar a documentação completa até a data estabelecida será considerado desistente. Nesse caso, a ProRH chamará, até 6 de setembro, os suplentes sorteados.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/004160.shtml – 22/08/2006)

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 32, de 28/08/1986, publicou notícias sobre segurança do prédio da Reitoria, treinamento do Setor de Documentação de Sistemas, chamada de trabalhos para o XX Congresso Nacional de Informática, levantamento do patrimônio, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PC POLYMAX

A partir de segunda-feira, estará em demonstração no CECOM, um PCxt da Polymax, que virá com 512 K de memória, 2 drives de 5 1/4” e impressora PP200. Inicialmente, este micro ficará em testes nos setores de Suporte de Software e Suporte de Hardware, da Divisão de Tecnologia e Suporte.

COMUNICAÇÃO SSS/8o ANDAR

Desde o início da semana passada, o 8o andar está contando com um veículo mais eficiente de comunicação com o SSS (Setor de Suporte de Software). Trata-se de um quadro de avisos afixado no corredor do 8o andar, na parede que dá para a Biblioteca.
O quadro está sendo usado para colocação de pequenas documentações e macetes, possuindo ainda um bloco de sugestões, o qual pode ser utilizado para apresentação de dúvidas e sugestões dirigidas ao SSS.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, no dia 28. Os parabéns para os ex-ceconianos: Luciano de Errico e Carlos Alberto Barbosa França, hoje, dia 24; prof. Nívio Ziviani, no dia 27; Francimara Teixeira Garcia, no dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O último lote de fotos do Happy Hour Julino, ocorrido no dia 07 de julho de 2006, no Espaço de Convivência do 8o andar, com a presença de ceconianos, ex-ceconianos e convidados. As fotos são de autoria de Sílvio Bueno.


Rubens, Márcia França e Ana Paula


Natasha (neta do Leão), Carlos Roberto e Marcus Vinicius


Prof. Paulo Seixas e Carlos Alfeu antes da entrega da cesta ao melhor funcionário avaliado no último semestre


A surpresa do Max (o melhor funcionário), vendo-se Márcia Lemos, Eustáquio e Diva.


A alegria tímida de Adriana Bittencourt ao ganhar o Bingo, vendo-se Márcia Lemos e Lelé


Final da festa: Vicentina, Cristina Queiroz, Selma, Max, Ana Paula e Leão