Sistemático: Edição 1307 – 14/09/2006


Notícias



NOVO SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO É LANÇADO OFICIALMENTE

Aconteceu nesta última quarta-feira, dia 13/09, para todos os coordenadores e secretárias de programas de pós-graduação stricto sensu, o lançamento oficial do novo Sistema de Gestão Acadêmica de Pós-Graduação da UFMG, no Anfiteatro 3 do Prédio do Instituto de Ciências Biológicas.

O reitor da UFMG, prof. Ronaldo Tadêu Pena, fez a abertura do evento destacando a importância do novo sistema como instrumento fundamental para uma gestão ágil, eficiente e moderna do desenvolvimento institucional dos programas de pós-graduação da Universidade. Em seguida, a diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), profa. Maria Cristina Lima de Castro, deu as boas vindas aos presentes e passou a palavra para o pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Jaime Arturo Ramirez. O prof. Jaime apresentou as principais funcionalidades do novo sistema e abriu um amplo diálogo com a platéia no intuito de passar as novas idéias e também de demonstrar que o sucesso dessa nova fase dependerá muito da efetiva participação dos envolvidos na coordenação e execução dos programas de pós-graduação. O prof. Jaime salientou também que, nesse momento, somente os programas de pós-graduação stricto sensu serão contemplados no novo sistema, ficando os cursos lato sensu para a próxima etapa.

Outro aspecto ressaltado pelo pró-reitor foi a obrigatoriedade do usuário do novo sistema estar cadastrado no Grude já que, por motivos de segurança, todo acesso ao sistema será feito através da autenticação nele.

O cronograma de implantação do novo sistema ficou assim definido:
– dia 14/09, às 16 horas: desativação do atual sistema (Plenus);
– de 15 a 21/09: conversão das bases de dados para o novo sistema;
– de 19 a 26/09: testes e verificação final do novo sistema;
– dia 27/09, a partir das 08 horas: liberação do novo sistema.


Professora Maria Cristina Lima de Castro (Diretora do ICB),
Professor Ronaldo Tadêu Pena (Reitor da UFMG) e
Professor Jaime Arturo Ramirez (Pró-Reitor de Pós-Graduação)

 


Os participantes do lançamento do novo Sistema de Gestão Acadêmica de Pós-Graduação,
vendo-se Ana Lúcia Ribeiro Diniz, diretora do DRCA e Gilmar Lima Gumarães, Vice-Diretor do CECOM.

 

INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR: CECOM E COPEVE ANALISAM GRÁFICOS FINAIS

Conforme divulgado em edição anterior de O Sistemático, o CECOM e a COPEVE acompanharam com muita atenção o processo de inscrição dos candidatos ao Vestibular 2007. Este ano houve benefício financeiro que estimulou o uso da Internet e já era esperado um crescimento das inscrições por esta opção. Isso ocorreu porquê na inscrição via Internet não foi necessária a compra do caderno do candidato.
Veja ao lado e abaixo os gráficos que mostram o volume total do preenchimento das inscrições via Internet. Neles, são comparados os Vestibulares de 2006 e 2007. O primeiro mostra o acumulado ao final de cada dia. O segundo apresenta o volume de cada dia separadamente.

Vale lembrar, que a inscrição só é efetivada após a comprovação do pagamento do boleto bancário, sendo que esta informação é repassada para a UFMG, posteriormente, pelo sistema de cobrança do Banco do Brasil. Então, no gráfico abaixo, podemos ver o fechamento desta movimentação de pagamentos e de confirmação de inscrição de candidatos isentos.

 

Agora, o que se coloca, é a possibilidade de que o processo de inscrição, no próximo ano, se dê exclusivamente via Internet, conforme já é feito há alguns anos em outras universidades. Como não há impedimentos técnicos e organizacionais para que isso seja feito, a questão fica apenas como opção da universidade em manter, ou não, métodos tradicionais de inscrição. Veja como ficaram, ao final, os percentuais de distribuição de inscritos.

A realização da inscrição via Internet traz ganhos significativos para todos. Esta opção permite:
– menor custo para o candidato no ato da inscrição;
– melhor serviço para o candidato na informação do andamento da confirmação de sua inscrição;
– maior agilidade para a Copeve com redução de 5 semanas no cronograma de atividades do concurso;
– eliminação das atividades relacionadas ao manuseio das fichas de inscrição e dos cadernos dos candidatos, bem como os custos a elas relacionados, tais como:
o produção visual e impressão gráfica do material;
o distribuição e controle da comercialização do material;
o contratação do serviço dos Correios;
o controle do recebimento de lotes de documentos vindos dos Correios;
o montagem de equipe para realização de leitura de ICR dos documentos;
o revisão dos dados lidos e realização dos acertos necessários;
o arquivamento dos documentos preenchidos;
o descarte das fichas e cadernos não utilizados;
– maior confiabilidade dos dados, pois são informados diretamente pelos candidatos no sistema, sem passagem por processos de manuseio e transcrição de documentos em papel.

Este ano, na intenção de apoiar os candidatos que tivessem dificuldades de acesso à Internet, a COPEVE montou 4 pontos de apoio com equipamentos disponíveis para uso dos candidatos. Entretanto, apenas 473 inscrições foram feitas nesses locais. Esse número equivale a menos de 1% do total de inscritos, ou 0,75%, para ser mais preciso. A baixa procura pelos postos de apoio deve ter ocorrido em função das múltiplas opções de acesso hoje existentes. Os candidatos puderam se inscrever de casa, das escolas, do trabalho e de pontos comerciais, do tipo lan house e cyber café, que cobram em média R$2,00 por um acesso de 1 (uma) hora. Aparentemente, essas alternativas pareceram mais confortáveis, ou mais econômicas, para os candidatos que o deslocamento até os pontos de apoio.

Pelo que mostram os números, a exclusividade das inscrições via Internet, em futuro próximo, não causará problemas para os candidatos. Do total de candidatos inscritos, seja via Internet ou via Correios, 81% possuem e-mail. Os demais 19% não tem e-mail, ou apenas preferiram não informar. Este segundo grupo pode ser subdivido em dois.

O primeiro grupo, responsável por 11% da não informação do e-mail, fez sua inscrição pela Internet. Disso é possível concluir que eles preferiram não informar o e-mail ou que não há grandes transtornos para alguém que não tem e-mail preencher sua inscrição via Internet. Um caso típico similar a esta segunda possibilidade é o da entrega da declaração de imposto de renda, na qual quase a totalidade das declarações é enviada pela rede, apesar de haver um grande número de declarantes que não possuem e-mail.

O segundo grupo, composto por 8% do total das inscrições, é composto pelos que fizeram sua inscrição via Correios e não informaram o e-mail, por opção ou por não possuírem. Neste grupo, 3.603 estavam isentos do pagamento da inscrição.
O gráfico abaixo mostra como se distribuíram os candidatos isentos. Deve ser observado que 8.947 isentos fizeram a inscrição pela Internet. Desses, 2.803 não tinham ou não informaram o e-mail. Este número é bem próximo dos 3.603 citados acima.

De posse desses dados e com a experiência dos últimos anos, a Copeve poderá avaliar o melhor encaminhamento de possíveis evoluções no processo atual de inscrição ao concurso Vestibular.


POP-MG REALIZA WORKSHOP DE SEGURANÇA EM RDES DE COMPUTADORES

O CSIRT PoP-MG, Grupo de Segurança do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Minas Gerais, está realizando durante o dia de hoje, 14/09, Workshop de Segurança em Redes de Computadores, destinado aos técnicos das Intituições Federais de Ensino e Pesquisa do Estado de Minas Gerais responsáveis pela rede de computadores ou pela Segurança da Informação da instituição.

O Workshop 2006, que está tendo lugar no DCC/ICEx, tem os objetivos de:
· Apresentar o novo Grupo de Segurança do PoP-MG (CSIRT PoP-MG) à comunidade;
· Aproximar o CSIRT PoP-MG dos administradores de redes das instituições para um trabalho em conjunto;
· Verificar os problemas mais comuns encontrados nas instituições e discutir soluções para estes;
· Mostrar a real situação da área de segurança na rede acadêmica do estado;
· Divulgar técnicas e ferramentas de segurança que podem ser adotadas nas instituições.

Representando o Centro de Computação, estão presentes ao seminário Fernando Frota Machado de Morais, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC). Fernando Frota apresentará, na parte da tarde, a palestra A proteção contra instrusões na UFMG.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Sílvio Nascimento de Abreu Bueno pediu demisão do quadro do CECOM na última sexta-feira, dia 1º de setembro.


Sílvio entrou para o CECOM em abril deste ano, lotado na Divisão de Apoio Administrativo, onde atuou como Webdesign, responsável pela página do CECOM e junto à Redação de O Sistemático.

NOVO ESTAGIÁRIO

Com a saída de Sílvio Bueno, o CECOM admitu, no dia 04 de setembro/06, o estagiário Bruno Vieira dos Santos, do curso de Comunicação Social. Ele está lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde vai atuar junto à Redação de O Sistemático e na manutenção do site do CECOM.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:


– Aproveite a dica do Eugênio, da DAC, e faça um curso de Francês gratuito pelo Francoclic, no endereço http://www.francoclic.mec.gov.br/. É uma página que dispõe de diversos recursos, de livre acesso particularmente para alunos e professores interessados na aprendizagem e no ensino da língua francesa e de culturas francófonas. É um acordo assinado em 25 de maio de 2006 entre os Ministérios da Educação do Brasil e da França por ocasião da visita do Presidente Jacques Chirac ao Brasil.

– Comemorar os 40 anos de Star Trek (Jornada nas Estrelas) é uma viagem no tempo, com o Capitão James T. Kirk (William Shatner ), Leonard Nimoy, como o alienígena Spock, o médico de bordo Leonard McCoy (DeForest Kelley), o engenheiro Montgomery Scott (James Doohan),o timoneiro Sulu (George Takei), e a oficial de comunicações Uhura (Nichelle Nichols) e o navegador russo Pavel Chekov (Walter Koenig). Estes são alguns dos personagem desta fantástica série que reúne fãs pelo mundo. Não deixe de visitar o endereço em http://www.trekbrasilis.net/.

– Memória Alpha, em http://memory-alpha.org/, reúne vários internautas fanáticos com a série Jornada nas Estrelas. Em vários idiomas, menos o Português, tem links para várias reportagens e para a nova geração.

– Numa iniciativa inédita no Brasil, a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped), de São Paulo, lançou um programa com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência – seja ela física, mental, auditiva, visual, múltipla, surdo-cegueira – ou com mobilidade reduzida. A Seped vai atuar como articuladora de ações governamentais, intersecretariais e intersetoriais que atendam às necessidades desse segmento da população. Saiba mais em http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/deficiencia_mobilidade_reduzida.

– Conheça a história do astronauta brasileiro Marcos Pontes. A sua trajetória, seus sonhos e nota de esclarecimento sobre a falsa notícia sobre a sua candidatura ao senado nas próximas eleições. Veja em http://www.marcospontes.net/.

– Não é brinquedo, não! A top model Kate Moss, vai lançar uma série de comerciais de lingerie da grife Agent Provocateur. O melhor de tudo é que o lançamento será na Internet, no endereço http://www.agentprovocateur.com/. (Site em Inglês)

– Apesar do endereço não ser novo, a página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é um ótimo local para você saber tudo sobre os candidatos às próximas eleições. Tem todas as informações necessárias para você votar e melhorar o nível dos candidatos deste país. Não vote nos velhacos, vote certo. Veja em http://www.tse.gov.br/.

– No AbílioMachado.com (http://www.abiliomachado.com/), da avenida Abílio Machado, você encontra notícias, promoções e tudo o que você precisa sem sair de casa.

– Super dica do Johnny, da DAS: Desde 1996, a página http://www.filmsite.org/ é composta dos milhares de outras das páginas com os clássicos do cinema. Estão incluídas as sinopses, comentários, revisão e material sobre cinema. Página em Inglês.

– Dica de Glória Picciani: Com apenas dois toques podemos conjugar 280.000 verbos. Chega de passar sufoco. Conheça o Conjugador de Verbos em http://linguistica.insite.com.br/cgi-bin/conjugue.

GOOGLE CONCORDA EM CEDER INFORMAÇÕES DO ORKUT

O Google concordou em enviar às autoridades brasileiras dados que identifiquem os autores de mensagens racistas, discriminatórias e ofensivas no Orkut. Os dados serão cedidos pela matriz americana da empresa, a Google Inc.

Até então, o Google Inc. só cedia informações sobre autores de crime de pedofilia no Orkut. Mensagens discriminatórias não tinham seus autores identificados. O Google argumentava que o sigilo dos autores de tais mensagens era protegido pela legislação dos Estados Unidos, país onde estão os servidores do site de relacionamentos Orkut.

Ao mudar sua posição, o Google explicou que os pedidos do Ministério Público brasileiro são pontuais e justificados. Em entrevista ao jornal Washington Post, a diretora do Google Inc., Nicole Wong, explicou que a característica pontual do envio de dados mantém o compromisso do Google com a privacidade de seus usuários.

Perguntada sobre a recusa do Google em ceder dados para o Governo dos Estados Unidos, Nicole afirmou que o caso brasileiro é totalmente diferente.

Na opinião da executiva, o Governo americano solicitou grande volume de dados de buscas, o que fere as regras de privacidade do serviço. Já as autoridades brasileiras fazem pedidos que diferem “em escala e propósito” da demanda americana.

A representação brasileira do Google está ameaçada de receber multas diárias de R$ 50 mil se não enviar os dados pedidos pelo Ministério Público sobre usuários do Orkut. Com a nova decisão do Google, os dados devem ser cedidos, ainda que pela Google Inc.

(Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092006/06092006-2.shl – 06/09/2006)

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 12/09/2006, as seguintes notícias:

O Mercado formal de PCs já responde por mais de 50% das vendas no país – As políticas públicas adotadas nos últimos dois anos no Brasil ajudaram a indústria a reverter o market share desfavorável na venda de computadores, antes dominado pelo chamado mercado cinza, que chegou a responder por 75% das vendas de PCs no país em 2004. Beneficiado pela MP do Bem, medida que reduz em 9,25% a tributação das máquinas com valor de até R$ 2,5 mil, pelas linhas de financiamento e incentivado pelo programa Computador para Todos, o mercado conseguiu não só aumentar as vendas como também reverter um quadro histórico: no ano passado, foram comercializadas 5,5 milhões de computadores, um aumento de 36% nas vendas, e registrada, pela primeira vez nos últimos anos, uma queda na participação do mercado cinza, que caiu para 67%. A expectativa da indústria, de que o mercado legal reverteria o quadro até o final deste ano, respondendo por mais de 50% das vendas, foi concretizada antes da data prevista. Um estudo encomendado à consultoria IT Data pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), que será divulgado hoje, dia 12, mostra que o mercado legal já responde por mais de 50% das vendas de computadores do país. A pesquisa foi encomendada pela Abinee extamente para avaliar os impactos da MP do Bem em toda a cadeia de fabricação e e comercialização de PCs e o programa Computador para Todos; além de uma avaliação das perstivas futuras para o mercado de PCs no país. “Os resultados confirmam as previsões dos empresários e mostram que, às vezes, um incentivo fiscal pode resultar em benefícios e em arrecadação maior”, avalia Augusto Gadelha, titular da Secretaria de Política de Informática (Sepin) do Ministério da Ciência e Tecnologia, fazendo referência à resistência da Receita Federal na concessão de incentivos fiscais. “Para mim é um caso de sucesso, de convencimento da Receita de que incentivos podem reverter em arrecadação maior”, enfatizou.

O Serpro implementa correio open source – O Serviço Federal de Processamen-to de Dados (Serpro) desenvolveu um software de correio eletrônico totalmente de código aberto. Chamado de Carteiro, o programa já é utilizado por cerca de 3 mil usuários do Serpro – antes, esses usuários utilizavam o Lotus Notes. Até o final do ano, conta Adriano Martins, analista de redes do Serpro, os 10 mil profissionais da instituição devem ter o Carteiro como software padrão de correio eletrônico. O Carteiro, desenvolvido em 2005 em parceria com a Microlog, conta com todos os recursos dos softwares de correios mais utilizados do mercado, como o Notes e o Outlook. Por isso, conta com agenda eletrônica, workflow, lista de projetos e de tarefas, além de um sistema de criptografia de mensagens e comunicação com o servidor de e-mail. Segundo Martins, o Carteiro chamou a atenção de vários órgãos do governo, como a Controladoria Geral da União (CGU) e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. “Essas instituições já fizeram pilotos com o software. E, em breve, podem adotá-lo”, diz.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 34, de 11/09/1986, publicou notícias sobre entrega dos relatórios referentes ao Concurso FUNED-SES, seleção de bolsistas para a Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, chegada de um microcomputador PCxt da Polymax para testes, avaliação de desempenho, a participação de Adriana Lima Leonel e João Cloves Coelho no curso de extensão do DCC, Introdução à Programação de Computadores, entre outras.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como “O Sistemático” não foi publicado na semana passada, os parabéns atrasados para Renato Machado Righi, no dia 08; e Rogério Soares Pinheiro, no dia 11. E para os ex-ceconianos: Elidimar Sérgo Soares, no dia 09; Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10; Maria Lúcia Adorno, no dia 12; Aldemar Lopes de Souza, Arnaldo José de Oliveira e Diego Amadeu Duarte de Morais Santana, no dia 13. Os parabéns, em dia, para: Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17; Luiz Henrique Loureiro dos Santos e Ricardo Yokoyama, no dia 18; Ênio Fernando Vilela e André Luís Cioffi, no dia 19; Maria do Carmo Viegas e Edésio Costa e Silva, no dia 20; Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Ameida Marques, no dia 21.