Sistemático: Edição 1308 – 21/09/2006


Notícias



PINGIFES É LANÇADO OFICIALMENTE EM BRASÍLIA

O ministro da Educação, Fernando Haddad, lançou nesta quarta-feira, dia 20, em Brasília, a Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior (PingIfes). Com início de operação no dia 29, a plataforma vai acelerar o processo de coleta de dados das instituições públicas federais. Ela foi criada pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), em parceria com o Laboratório de Computação Científica (LCC) da UFMG.

A plataforma PingIFES começará a operar com a coleta de dados sobre a vida escolar dos alunos – matrículas, transferências, ingressantes, diplomados. Como a plataforma é flexível, pode ser expandida para buscar informações sobre graduação e pós-graduação, como dados acadêmicos, de professores e de pesquisas. Depois de consolidar essa etapa da coleta, a PingIfes será progressivamente ampliada para outras áreas das universidades.

Estiveram presentes no lançamento representantes do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Desenvolvimento (Forplad) e da diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Representando a UFMG estavam: Reitor Ronaldo Tadêu Pena, prof. José Nagib Contrim Árabe, prof. Paulo Fernando Seixas, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho e Arley Andrada.

Junto à equipe técnica do LCC, que fez a apresentação do projeto, atuaram também Márcio Clemes e Sérgio Pinto da Luz, da UFSC; e Fernando Rocha e Ivan Londero, da UFSM.

CECOM CONTRATA MANUTENÇÃO PARA AS CENTRAIS TELEFÔNICAS

O CECOM concluiu o processo de licitação para contratação de empresa para prestar serviço de manutenção e suporte técnico das centrais telefônicas da UFMG. Serão atendidas as centrais do Campus Pampulha, Campus Saúde, Direito, Arquitetura, Engenharia, Face, Conservatório, Museu de História Natural e NCA – Núcleo de Ciências Agrárias, de Montes Claros.

Foi realizado pregão eletrônico no dia 12 de setembro/2006, quando foi vencedora a empresa Damovo do Brasil S.A.

O contrato foi assinado no dia 15/09/2006 e terá vigência de 12 meses.

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

No mês passado, o CECOM começou a divulgar as estatísticas de uso do serviço de proxy HTTP da UFMG, que permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no Grude.

Desde sua instalação, o serviço tem ficado popular na comunidade acadêmica. Até o dia 31 de agosto, foram registrados 1004 usuários diferentes, desde o início de abril.

Mensalmente, foram esses os registros totais de acesso:

As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço proxy.

CECOM PARTICIPA DE CURSO NA UFPB

A RNP estará promovendo, no período de 25 a 29 de setembro/2006, um curso sobre Segurança de redes e sistemas, na Universidade Federal da Paraíba. Entre os participantes de várias universidades federais, estará presente Paulo Couto Lessa, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC) do CECOM.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

André Nogueira Sousa desligou-se do CECOM no dia 08 de setembro/2006. André entrou para o CECOM em abril deste ano, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde ficou até a sua saída.

NOVO ESTAGIÁRIO

O CECOM contratou o estagiário Daniel Lemos de Morais, aluno do curso de Sistemas de Informação. Daniel iniciou o estágio no dia 13 de setembro, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde vai atuar no atendimento aos usuários.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE AGOSTO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de agosto, os números totais analisado pelo sistema foram:

As médias diárias durante o mês de agosto foram as seguintes:

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Um dos maiores problemas que encontramos hoje nos computadores é em relação à fonte de energia elétrica. Isto tem dado muita dor de cabeça para quem trabalha com manutenção de micros. Mas com a variedade de peças encontradas no mercado, especialmente placas de vídeo e processadores, não é fácil calcular com exatidão a potência da fonte de alimentação para o funcionamento do micro. Então, vá até a página Extreme (http://www.extreme.outervision.com/psucalculator.jsp) e faça os cálculos da fonte de alimentação ideal. (Site em Inglês)

– Para quem gostava de gravar músicas em fita-cassete ou quer conhecer este instrumento pré-histórico de gravação, principalmente os mais jovens, é só navegar até o Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fita_cassete) para ficar por dentro do assunto.

– Veja na página http://www.fieggen.com/shoelace/shoelacecalc.php as várias maneiras de amarrar cadarço de seu sapato. Dar nós, trançar o cadarço no tênis das mais variadas formas e vários outros truques. (Site em Inglês)

– O Cietec (Centro Incubador de Empresas Tecnológicas) e a ONG Instituto Eletro-cooperativa encontraram um modo inovador de parceria que une juventude, tecno-logia, arte e geração de renda. Saiba mais em http://www.eletrocooperativa.art.br/.

– Para quem nunca viu e quer conhecer os velhos discos rígidos, que hoje estão ficando cada vez menores, vai uma dica para os saudosistas e para os curisos. São 50 anos de história do velho disco rígido no endereço http://news.com.com/2300-1015_3-6110361-1.html. (Site em Inglês)

– A banda Moptop, do Rio de Janeiro, lança seu CD e você pode ouvir pela internet. Baixar não, só ouvir. Caso queira comprar MP3, é só clicar no botão indicado em vermelho. Veja em http://www.moptop.com.br/hotsite/.

– Esse negócio de bruxaria é tão antigo quanto a humanidade e os rituais, as bruxarias e feitiçarias estão sobrevivendo há milênios. Mas se gosta do assunto, bruxaria e mitologia serão um prato feito para você no endereço http://wods.org/.

– “Supostos parapsicólogos dizem que a mente é que registra os contatos. Só que eu nunca vi nenhum deles demonstrar isso na prática. Se tal nunca foi testado, porque dizem um absurdo desses?” Quer saber mais? Visite a página Gravando Vozes do Além, com Sônia Rinaldi, em http://www.gravandovozes.kit.net/tci/index.html.

– Você tem alguma dúvida sobre onde votar? Visite o site do TRE-MG e tenha todas as informações, como também últimas notícias, partidos políticos, urnas eleitorais, concursos, estágios etc. O endereço é http://www.tre-mg.gov.br/. (Dica do Jacó)

WIMAX VIRA CENTRO DE DISPUTAS EM LEILÃO DA ANATEL

O Globo Online publicou, no dia 18/09/2006, a notícia “WiMax vira centro de disputas em leilão da Anatel”, de Agnes Dantas, transcrita a seguir:

Há semanas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia e os provedores de internet se envolvem em um embate no leilão de freqüências de acesso à internet em banda larga no Brasil – ação que foi suspensa pelo Tribunal de Contas da União. Mas que tecnologia pode ser tão disputada? É o WiMax, sigla de cinco letrinhas que, a curto e longo prazo, pode significar cidades inteiras conectadas à internet em alta velocidade e até eletrodomésticos – como geladeiras, máquinas de lavar e televisores – e automóveis conversando entre si.

O WiMax é um padrão de transmissão de dados em alta velocidade, capaz de integrar ainda voz. Ao contrário do Wi-Fi – que já permite o acesso sem fio à internet veloz em lanchonetes e aeroportos – , o WiMax tem alcance maior. Enquanto o Wi-Fi atua em um raio médio de 50 metros com taxas de acesso de até 54Mbps, o WiMax pode superar os 100Mbps e cobrir áreas superiores a 50 quilômetros, bastando que sejam instalados pontos de extensão, como as atuais antenas de telefonia celular (as ERBs).

Segundo José Geraldo de Almeida, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Motorola, o WiMax virou sinônimo de transmissão de dados e de serviços de telecomunicações a um custo mais baixo para as operadoras, o que em longo prazo se traduz em usuários usando dispositivos eletrônicos portáteis para acessar redes em alta velocidade de qualquer lugar da cidade sem que seja preciso estar à frente de um computador.

– O padrão (WiMax) 802.16e permite criar um cobertor de rede sem fio bem maior para que o usuário tenha conexão de dados de alta velocidade, como acontece por exemplo, com uma rede de telefonia celular. Hoje, o WiMax pode oferecer velocidade de acesso à redes sem fio no mínimo 10 vezes e até 40 vezes mais veloz do que o acesso discado à internet – explicou o executivo.

A aposta não é pequena. A Motorola foi uma das primeiras a fechar acordos milionários para levar tecnologia WiMax à Sprint Nextel, operadora americana que cobre 85% dos domicílios dos 100 principais mercados dos EUA. A operadora também fechou acordos com Intel e Samsung para a fabricação de chips WiMax para portáteis (como PCs de mão e celulares). A idéia é ter mais aparelhos eletrôncos compatíveis com WiMax nos Estados Unidos, já que o plano da Sprint é ter uma rede de banda larga sem fio cobrindo 100 milhões de pessoas até 2008.

– Com chips habilitados para WiMax, em um cenário futurístico, podemos pensar em qualquer coisa acessando a internet, como máquinas de refrigerante conversando com a geladeira ou eventualmente com você. Existem grupos de estudos que analisam, por exemplo, diagnósticos de carros à distância, formas de saber se falta Coca-Cola em uma máquina ou de ligar o ar-condicionado de casa remotamente – disse Almeida.

Especialistas internacionais chegam a chamar o WiMax de quarta geração de telefonia e dados (4G), mas na opinião de Marcelo Ceribelli, ditretor de Redes Wireless da Nortel, existge uma certa ilusão sobre a possibilidade de se ter acesso a um ambiente futurista a médio prazo.

– A briga principal das operadoras é para ter uma banda para gastar menos para prover acesso à internet ou redes de dados em cidades de porte menor, ou a empresas em distâncias não atendidas por tecnologias atuais. Ainda há dúvida sobre onde estaria o ganho de escala com o usuário final ou até que ponto ele está disposto a pagar para ter WiMax em casa. A maioria não tem sequer banda larga. A tecnologia ainda é cara para usuários, mas é mais barata para interconectar telecentros, escolas públicas e prefeituras, por exemplo – afirmou Ceribelli.

Segundo o especialista, o beneficiado mais imediato será sentido pelo ambiente corporativo, que já pode contar com tráfego veloz de dados em WiMax e sistemas de voz sobre IP (VoIP) em redes não-licenciadas já em oferta por provedores especializados, mas com faixas de alcance limitadas. É esperar para ver.

PROJETO QUARTA DOZE E TRINTA DIVULGA PROGRAMAÇÃO

A programação do Projeto Quarta Doze e Trinta para os meses de outubro e novembro 2006 é a seguinte:

dia 4/10 – Grupo de Seresta Som da Lira. Coordenação de Zenita Ana de Mello Coelho e apoio de Luzia Maurin. Local: Praça de Serviços.

dia 11/10 – Exibição dos filmes: Jardim de Lírios, 29’, (2005) – Direção: Cardes Amâncio; Vem Brincar, 16’, (2006) – Direção: coletiva; Marley, (vídeoclipe), 4’, (2004) – Direção: Cardes Amâncio e André Braga. Produção: Avesso Filmes. Local: Auditório da Reitoria.

dia 18/10 – Papo de Anjo. Espetáculo teatral da Cia. Malarrumada. Direção: Chico Pelúcio e Lydia del Picchia. Local: Praça de Serviços.

dia 25/10 – Candombe System. Anthonio e banda, show musical. Local: Praça de Serviços.

dia 01/11 – Chico Lobo e Pedro Mestre, show musical. Local: Praça de Serviços.

dia 08/11 – Crimes Delicados – espetáculo teatral dos Grupos Fisções e GAP 36. Direção: Luiz Otávio Gonçalves. Local: Auditório da Reitoria.

dia 22/11 – Gerais Big Band, show musical sob a coordenação de Mauro Rodrigues. Local: Praça de Serviços.

dia 29/11 – Yamandú Costa (solo), show musical. Local: Praça de Serviços.

UFMG CRIA LINHAS DE ÔNIBUS PARA LIGAR MORADIAS AO CAMPUS

A partir desta segunda-feira, dia 18, uma linha interna de ônibus vai ligar o campus Pampulha às moradias Ouro Preto I e II. A Linha Moradia fará o percurso sem paradas intermediárias fora do campus.

O itinerário é o seguinte:
Escola de Belas Artes – Faculdade de Educação – Instituto Geociências – Biblioteca Universitária/Reitoria – Escola de Farmácia – Escola de Veterinária – Escola de Educação Física – Moradia Universitária Unidade Ouro Preto I e Moradia Universitária Unidade Ouro Preto II.

Serão seis horários de partida no sentido moradias-campus e outros seis no itinerário inverso.

Saída da moradia: 06h20 – 07h20 – 12h – 17h50 – 19h20 – 22h10.
Saída do campus: 06h50 – 11h30 – 17h20 – 18h50 -21h40 – 22h50.

Mais informações na Divisão de Transportes pelos telefones 3499- 4601/4606 ou pelo e-mail sfrota@dsg.ufmg.br.

O quadro com todas as linhas de ônibus internos da UFMG pode ser encontrado no endereço www.ufmg.br/servicos/onibus. shtml.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/004330.shtml – 15/09/2006)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 35, de 18/09/1986, publicou notícias sobre resultados da avaliação de desempenho dos funcionários do CECOM, XIV SECOP – Seminário Nacional de Informática Pública, seleção de bolsistas para a Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, I Seminário de Saúde na Área de Informática, saída da bolsita Ellaine Campos Valadares, contratação da bolsista Maria Aparecida Silva, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO DE SISTEMAS

O Setor de Sistemas C da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas vai circular entre os demais setores do Centro de Computação um levantamento de alternativas de melhorias e aprimoramento visando aumentar a segurança e eficiência dos sistemas implantados na área.
O documento deverá ser entregue até a próxima segunda-feira. O SSC solicita a participação de todos, com apresentação de outros problemas pertinentes e alternativas de solução.

CURSO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO

O Depto. de Pessoal da UFMG vai promover um curso de Prevenção e Combate a Incêndio para funcionários da Universidade no período de 22 a 25 de setembro, no Auditório do 2o andar da Biblioteca Central, no horário de 13h às 17h.
Os funcionários do CECOM indicados para o curso são os seguintes: Alexandre Castor de Oliveira Pires, Ana Maria da Rocha Oliveira, Jader de Freitas Batista, Jorman Bernardino Soares, Célio Casemiro de Sousa, Rubens Crispim da Silva e Eduardo José Tostes Barbosa.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, hoje, dia 21; Janer Olinto de Andrade. no dia 26; e Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27.