Sistemático: Edição 1309 – 28/09/2006


Notícias



ATI FAZ APRESENTAÇÃO PARA CONSELHO DE DIRETORES

No último dia 21, a ATI fez uma apresentação para o Conselho de Diretores sobre a sua estrutura e serviços, durante reunião ordinária.

Foram convidados para a reunião o prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do CECOM. Presente também o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho que, como diretor do LCC, é membro nato do conselho. Na apresentação, mostrou-se a organização interna do CECOM e LCC, destacando-se os projetos que estão em desenvolvimento, como: Diário de Classe, Projetos de VoIP e conexão das centrais do centro ao Campus em fibra ótica, Portal Minha UFMG. Destacou-se também a contratação de novos membros para a equipe de desenvolvimento do CECOM e LCC. A apresentação despertou muito interesse nos presentes e o número de perguntas foi muito grande. A apresentação, prevista para durar 20 minutos, durou 1 hora.

Ontem, dia 27, o prof. Paulo Seixas fez uma outra apresentação, desta vez para a Congregação da Escola de Medicina, com a palestra “Política de Software Livre na UFMG”. O objetivo foi apresentar à comunidade alternativas ao uso do sistema operacional Windows e aplicativos como o Microsoft Office. O sistema operacional Linux foi apresentado como alternativa ao uso do Windows. Foi feita uma demonstração do uso do OpenOffice, da Sun Microsystems, como alternativa ao Office da Microsoft, demonstrando o aproveitamento total de documentos gerados no Word. Destacou-se, também, o papel que os órgãos executivos da ATI podem ter neste processo de migração.

ESTÁ NO AR O NOVO SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Conforme previsto no cronograma de implantação do novo Sistema de Gestão Acadêmica de Pós-Graduação, nesta terça-feira, dia 26/09, o sistema foi liberado para utilização de todos os programas de pós-graduação Stricto sensu.

Nessa fase inicial, de acordo com comunicado do Pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Jaime Arturo Ramirez, os usuários deverão, exclusivamente, conferir as informações relativas à Grade Curricular e ao credenciamento de docentes do respectivo programa.
A partir da próxima semana, sob orientação da PRPG, novas funcionalidades do sistema serão, gradativamente, liberadas para utilização pelo usuário.

DRC PARTICIPA DE EVENTOS EM SEGURANÇA E SERVIÇOS DE REDE

Funcionários da Divisão de Redes de Comunicação (DRC) estão participando de treinamentos em segurança e serviços de Rede.

Adyr Rodrigues Nascimento está no Rio de Janeiro, desde o dia 25/09, participando do treinamento do projeto VoIP4all – Módulo II – Avançado, realizado no Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ. O curso termina amanhã, dia 29. Este módulo encerra o treinamento em tecnologia VoIP oferecido pela RNP para as instituições que participam do projeto VoiP4all. Na UFMG, as duas vagas oferecidas foram ocupadas por Adyr e Emerson Henrique Kfouri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), que completou o treinamento em abril/2006.

No mesmo período, a Escola Superior de Redes da RNP está oferecendo um treinamento em “Segurança de Redes e Sistemas”, que oferece subsídios teóricos e práticos para a administração de redes de computadores. Paulo Couto Lessa está participando deste treinamento, que acontece em João Pessoa, PB.

Na próxima semana, Fernando Frota Machado de Morais, diretor da divisão, estará participando do Fórum Latino-americano de Resposta a Incidentes de Segurança – 2o Colaris, no Rio de Janeiro.
.

DAA PARTICIPA DE TREINAMENTO SOBRE CARTÃO CORPORATIVO

O Depto. de Contabilidade e Finanças convidou os responsáveis pelo Setor Contábil e Financeiro das Unidades Gestoras da UFMG, para a Palestra Referente ao Cartão Corporativo do Governo, proferida no dia 27/09/06, por Marcos Christo, do Banco do Brasil, apresentada na Sala das Sessões, 4º andar do prédio da Reitoria.

O cartão de crédito corporativo é emitido em nome da Unidade Gestora com identificação do portador. É destinado aos representantes do Governo Federal para pagamento de bens, serviços e despesas autorizadas, facilitando o dia-a-dia da administração pública e de seus servidores.

Estiveram presentes, representando o CECOM, as funcionárias Alda Batista e Ana Paula Fonseca de Almeida, da Divisão de Apoio Administrativo (DAA).

MORRE O EX-CECONIANO ANDERSON BORBOLETA

Morreu no último dia 13, o ex-ceconiano Anderson Borboleta de Lima. A notícia atingiu de surpresa seus colegas do CECOM, principalmente aqueles que trabalharam junto com ele no Setor de Hardware.

Borboleta, como era carinhosamente chamado, entrou para a UFMG em junho de 1993, após Concurso Público para o cargo de Técnico em Eletrônica.
Após licença médica, Borboleta se aposentou em maio de 1995.
Mesmo depois da aposentadoria, ele sempre freqüentou o CECOM, pelo menos uma vez ao mês, principalmente em eventos como aniversários e festas juninas. Dizia que gostava de participar das festas e rever os colegas.

A família enviou, esta semana, o seguinte cartão para todos do CECOM:.

“Caros colegas do Anderson,
Agradecemos as manifestações de solidariedade recebidas quando do sepultamento de nosso querido Anderson.
Pais e irmãos do Anderson Borboleta de Lima.”


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Na ausência do Adyrus, entraram Dôra e Bruno que enviaram as seguintes dicas:

Dizem que em Minas há liberdade de imprensa. O vídeo-documentário “Liberdade, essa palavra” feito como projeto final de curso de jornalismo, na UFMG, por Marcelo Baêta, e apresentado no dia 28 de junho de 2006, mostra que no nosso Estado esta tal liberdade está sendo cerceada. O nome do vídeo vem de um verso de Cecília Meireles: “Liberdade, essa palavra/que o sonho humano alimenta/que não há ninguém que explique/e ninguém que não entenda”. Acesse http://www.amplifique.com/ e tire suas conclusões.

– Você gosta de curtas-metragens? Pois acesse o site Curta o Curta http://www.curtaocurta.com.br/ e fique por dentro da programação dos filmes de pequena duração por todo o Brasil. No site, tem desde a programação de festivais até um acervo on-line de curtas.

JurisWay é um projeto educacional idealizado pelo Instituto Nacional de Educação Profissional (INEPRO), que é uma organização não-governamental (ONG), e desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Consumidores (ABC), também uma ONG. Um grupo de advogados especia-lizados em diversos segmentos do Direito também participa do projeto. A meta é apoiar a formação do trabalhador, promover o desenvolvimento social e valorizar o sentimento de cidadania.O projeto contempla a inserção do cidadão no mundo legal, na medida em que atua como suporte na compreensão de que a cidadania plena pressupõe direitos, deveres e limites. Acesse http://www.jurisway.org.br/

– Você é da década de 1970? Com certeza, já ouviu falar da banda Secos & Molhados, uma explosão musical da época. Se você não é dessa época, mas gosta do estilo do Secos e quer saber mais sobre a banda, acesse http://www2.uol.com.br/secosemolhados/

Pra que serve um político? Esse site foi criado para informar você sobre assuntos que quaisquer cidadãos deviam saber. É um projeto-site, criado por Larissa Veloso e Mariana Congo, estudantes de Comunicação da UFMG, cujo objetivo é “traduzir a Constituição para que todos possam entender, não só advogados e doutores”. Acesse http://praqueserveumpolitico.i-ltda.net/

– Quer ver mais projetos de estudantes? Acesse então o blog http://quemdelirasemterfebre.uniblog.com.br/. Nesse blog, existem desde reflexões opinativas e divulgação de eventos até notícias dos mais variados tipos. Atualizado de duas a três vezes por semana.


CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo publicou, no dia 26/09/2006, notícias sobre turismo na internet, transcritas a seguir:

Tiradentes terá turismo em tempo real – Dentro de um mês, a cidade de Tiradentes terá imagens do centro histórico disponíveis, em tempo real, no seu portal. Segundo Marcelo Gomes, titular da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente da cidade, a expectativa é chamar a atenção do turista, no Brasil e no exterior, e aumentar o fluxo de visitantes. Além da imagem disponível da Internet, a cidade se preparou para oferecer maior segurança na região central, já que o turista pode se conectar à Internet, com um dispositivo móvel, via rede sem-fio pré-WiMAX. Gomes explica que seis câmeras digitais estão interligadas com a Polícia Militar, que monitora e armazena o conteúdo. “Além de proteção para o turista, que fica seguro para abrir seu laptop, o centro será vigiado também para evitar a depredação do patrimônio histórico”, explica. Segundo o secretário, a Cisco, que doou as câmeras, está fazendo os ajustes e a configuração das câmeras com o portal. A iniciativa está dentro do projeto Tiradentes Digital subsidiado pelo Ministério das Comunicações, Ministério da Educação, Correios, Prodabel e Prefeitura de Belo Horizonte. Além da Cisco, são parceiros tecnológicos: Intel, TVA, Internacional Sisty, Telemar e CPM.

Ouro Preto busca PPP para subsidiar o acesso – A Superintendência de TI de Ouro Preto, MG, está avaliando o modelo de uma Parceria Público-Privada (PPP) para baratear os custos com link de Internet na cidade. Segundo Fernando Júnior, superintendente de TI de Ouro Preto, as PPPs são uma tendência para suprir as necessidades de tecnologia dos municípios. “É uma forma de atender a própria prefeitura e os munícipes, já que as operadoras não estendem seus serviços para as regiões afastadas da capital a um custo razoável”, avalia. Para Júnior, se Ouro Preto se unir a municípios vizinhos para contratar o link e partilhar os custos de infra-estrutura (compra de equipamentos de rede, cabeamento e rede sem-fio), os parceiros podem fazer a gestão e a manutenção da rede, e ganhar com a prestação dos serviços. Ainda não há previsão para o lançamento do projeto, mas Júnior projeta queda de até 50% nos custos. O superintendente explica que estão sendo realizados estudos, internamente, para verificar como é possível estruturar juridicamente um modelo de PPP que beneficie a população, os municípios e seja atraente para os parceiros.

USO DE MENSAGEM INSTANTÂNEA NO TRABALHO PODE ENVOLVER RISCOS, ALERTA ESPECIALISTA

O Globo Online publicou, no dia 25/09/2006, a notícia Uso de mensagem instatânea no trabalho pode envolver riscos, alerta especialista, de Agnes Dantas, transcrita a seguir:

Os programas de mensagens instantâneas – instant messengers ou IM – têm sido reconhecidos como ferramentas práticas e efcientes na comunicação entre usuários residenciais e corporativos. No entanto, em recente pesquisa consultoria Websense descobriu que dois em cada três funcionários (68%) usam mensagens instantâneas no horário de trabalho, 19% deles para assuntos pessoais.

Diantes desta constatação, especialistas alertam para os riscos no uso indevido dos programas de mensagens instantâneas no computador do trabalho, o que pode abrir espaço para ameaças como vazamentos de informações, invasões e contaminação por vírus.

Na opnião de Duval Costa, gerente de suporte técnico da CLM Software, existem sistemas capazes de reduzir estes riscos, mas as empresas devem ter políticas claras de utilização.

– Algumas empresas proibem a instalação de qualquer software nas estações de trabalho e o acesso a qualquer servidor público externo com a ajuda do firewall. Outras permitem o fluxo total ou parcial de mensagens instantâneas que rodam em um servidor próprio (servidor de mensageria), mas existem ferramentas que controlam com criptografia a entrada e saída de mensagens, podendo configurar relatórios de controle de remetentes e destinatários. Neste caso, deve haver clareza organizacional. A empresa deve informar suas regras de monitoramento – destaca.

Na opinião de Maurício Taves, gerente de projetos da empresa de segurança da informação Módulo Security, muitas vezes o vazamento de informações acontece com um descuido dos usuários na divulgação de dados de algum nível de confiabilidade.

Segundo Duval Costa, os debates em torno do uso dos programas de mensagens instantâneas retomam questões que há poucos anos eram levantadas sobre o uso dos e-mails. Costa lembra as diferenças básicas entre os dois veículos: os e-mails surgiram primeiramente como ferramentas baseadas em servidores privados de uma empresa ou de um provedor para, depois, permitir a troca externa de mensagens entre diferentes redes. Já os IMs (Instant messengers) nasceram em servidores públicos e passaram a ser adotados dentro de redes corporativas.

Na prática, explica Costa, quando um funcionário usa um cadastro em um servidor público – de e-mails por exemplo – para ativar o programa de mensagens instantâneas e se comunicar com fornecedores, também troca mensagens com um amigo da sua rede de relacionamento pessoal. Se, eventualmente, anexa arquivos ou aceita um documento que lhe é enviado, abre risco para malwares, spywares e vírus porque, na maioria dos casos, a comunicação não é criptografada.

O especialista compara este novo tipo de monitoria com as ações de empresas em que o funcionário ganha um carro para trabalhar e para onde devem prestar contas sobre quilômetros rodados e atividades exercidas com o veículo.

– Existe quebra de privacidade nisso? A empresa disponibilizou uma ferramenta de trabalho e pede que o funcionário a utilize dentro da linha permitida de uso. Não é dferente do que já acontece, porque o usuário de qualquer programa de mensagem instantânea pode configurá-lo para armazenar as conversas no PC à revelia da pessoa com quem ele está conversando – compara.

PORTAL DA UFMG DIVULGA INFORMAÇÕES DIÁRIAS SOBRE METEOROLOGIA

Desde a segunda-feira, 25/09, os internautas podem acompanhar variações climáticas de Minas Gerais através da página de serviços do Portal da UFMG. Informações cedidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), referentes a Belo Horizonte, Diamantina, Montes Claros e Tiradentes – onde a Universidade mantém unidades instaladas – estão à disposição do público.

Diariamente, na área do site destinada aos serviços, estão publicados os dados sobre previsão do tempo para os próximos três dias, além da relação de tempeturas máximas e mínimas. O usuário do site pode também, através de um mecanismo de busca, selecionar diversas outras cidades do País.

Para ter acesso às informações meteorológicas, basta ao internauta acessar o endereço eletrônico www.ufmg.br/servicos/meteorologia.shtml. Dia a dia, também a rádio UFMG Educativa (104,5 FM) divulga, a partir das informações do Inmet, a previsão de tempo para Belo Horizonte e outras regiões de Minas Gerais.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/004385.shtml – 25/09/2006)

MUTIRÃO DE LIMPEZA DO CAMPUS PAMPULHA

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando o combate e a prevenção da Dengue em todo o município. A doença, embora controlada, vem apresentando um aumento no número de casos, principalmente no último verão, quando foram notificados 637 casos. Além das atividades de rotina realizadas por Agentes de Zoonoses para o controle do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, o município vem adotando outras ações que envolvem a mobilização da comunidade e a realização de mutirões de limpeza.

Considerando o número de pessoas que freqüentam o Campus Pampulha e pelas condições que favorecem a proliferação e manutenção do vetor ao longo do ano, o DSG julgou necessário que tais ações sejam implementadas em toda a extensão da UFMG, com a participação efetiva de todos os segmentos, incluindo funcionários, estudantes, professores etc. Esta ação vem agregar e reforçar o papel da Universidade na realização de ações que visam a melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade.

Assim, será realizada reunião no Auditório do DSG, no dia 10 de outubro, às 14 h, onde serão discutidas as estratégias e ações para realização de um mutirão de limpeza dentro do Campus Pampulha, com representantes do depto. de Zoonoses da Pampulha e da SLU.


DIA DA SECRETÁRIA

Dia 30 de setembro é o Dia da Secretária. Os parabéns para Michele Marie Ribeiro, da DGE, e Rosa Amélia dos Santos, da ATI.

Não se esquecendo de Cristina Queiroz e Marília Martins, as recepcionistas do CECOM, que também atuam como secretárias de todos nós.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 36, de 25/09/1986, publicou notícias sobre aplicação da prova seleção de bolsistas da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, curso Comportamento Profissional do DP, vestibular simulado do Sistema Pitágoras de Ensino, apresentação do pacote Airton 4-5-6, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

ENSINO DE MICROELETRÔNICA

Os deptos. de Ciência da Computação, de Engenharia Eletrônica e de Física da UFMG estão promovendo hoje, dia 25, no Auditório da Reitoria, palestras e debates sobre o ensino de Microeletrônica, que contam também com o apoio da SID – Microeletrônica.
A participação está aberta a professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação. Do Centro de Computação estão assistindo às palestras: Mário Luís Terenzi, Luciano de Errico e Alexandre Castor de Oliveira Pires, da Divisão de Tecnologia e Suporte.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático” envia os parabéns para Gino Ottoni Durante, amanhã, dia 29; Rosa Amélia dos Santos (ATI), no dia 30; Paulo Inácio Sobrinho, no dia 03; Thiago Gabriel Diniz, no dia 04; e Jader Santos, no dia 05. Os parabéns para os ex-ceconianos: Alexandre Francisco Fonseca de Morais e Allan Ibrahim Peron, no dia 1º de outubro; e Patrícia Lúcia Pereira Ferri, no dia 03.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Agora, sim! A Redação de O Sistemático conseguiu abrir as caixas de fotografias tiradas no CECOM desde 1974. Novamente, vem uma foto da gloriosa equipe de futebol laranja do CECOM, formada por funcionários do Centro e do DCC (e de vez em quando por algum convidado!).

As fotos publicadas hoje foram tiradas durante a Copa UFMG de Futebol de Campo, na partida entre o CECOM e o ICB, no CEU – Centro Esportivo Universitário. Infelizmente, neste ensolarado domingo, dia 25 de maio de 1978, o ICB ganhou de 6 x 0 do CECOM. Entre ganhar e perder, o time laranja terminou a Copa UFMG em 5o lugar (último?) na sua chave. Em compensação, recebeu o troféu Disciplina, como publicado em O Sistemático, Ano II, no 26, de 06/07/1978, na seção Esportivas: “O time de futebol do CECOM/DCC não conseguiu boa classificação na Copa UFMG, mas recebeu o título de equipe mais disciplinada do torneio. Os nossos parabéns a esta valorosa equipe super-educada.” O troféu está até hoje guardado pela Redatora do Sistemático e todos podem vê-lo em sua mesa. A equipe de fotógrafos que se revezava na época era formada por Lelé e Márcio do Carmo.


A equipe de futebol do CECOM/DCC
Em pé: Elidimar, Dudu Gringo, Filipe, convidado, Monteiro, Mauro, Rubinho e Newton Vieira. Agachados: Jorman, Paulo Nélio, Paulinho Brant, Paulo Cortez e Luiz Carlos


Lelé