Sistemático: Edição 1312 – 26/10/2006


Notícias



CECOM E LCC INICIAM TESTES COM NOTES PARA LINUX

O Notes é a ferramenta de correio e agenda corporativos adotados como padrão pela UFMG e o módulo cliente do programa faz parte do pacote padrão instalado pelo CECOM. Como esse módulo existia apenas para o sistema operacional Windows, isso resultava em uma dificuldade adicional para os testes que o CECOM vem realizando na busca de um ambiente alternativo, baseado em software livre, para substituir a atual estrutura da rede que atende à administração central.

Com o lançamento, pela IBM, do Notes 7.0.1 para Linux, o CECOM e o LCC e iniciaram os testes com esta versão nas distribuições Fedora Core e Ubuntu, respectivamente. Trata-se de um programa escrito em Java que é executado a partir de um outro software, o IBM Workplace Managed Client.

O programa funcionou adequadamente em um ambiente mono-usuário. O próximo passo agora é adaptá-lo para o ambiente multi-usuário, para que possa ser usado numa estrutura como a da Rede Administrativa.

Os responsáveis pelos testes são Emerson Henrique Kfuri Pereira, do CECOM, e Paulo Henrique de Araújo Abreu, do LCC.

CECOM EXPANDE REDE GIGA NA REITORIA

Esta semana, a DRC e a DAC efetuaram a migração de parte da Reitoria para a Rede Giga. Foram ativados os circuitos em fibra do 5o e do 7o andares, que atendem do 3o ao 7o andar. A migração da rede do subsolo (CEDECOM/TV UFMG), saguão e 2o andar ainda não foi efetuada, porque envolve órgãos com necessidades de velocidade e segurança diferentes (TV UFMG, DRCA e COPEVE), além dos pontos que são colocados à disposição de participantes de eventos e da rede sem fio (wi-fi) que cobre o auditório e o saguão. O CECOM está adquirindo 2 novos Access Point WiFi que substituirão o atualmente instalado no auditório, melhorando a cobertura e possibilitando a definição de vários perfis de usuário, cada um com direitos de acesso à rede compatíveis com a sua necessidade. Estes novos equipamentos, além de tornar o acesso mais seguro, deverão propiciar o registro da autenticação dos usuários, exigência que está contida nos projetos de lei em discussão no Congresso Nacional.

CECOM CAPACITA EQUIPE EM PROJETO DE FORMULÁRIOS ÓPTICOS

Com o objetivo de capacitar funcionários do CECOM no projeto de formulários usados para leitura de marcas ópticas, o analista Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da Divisão e Atendimento e Consultoria (DAC), está ministrando o treinamento Projeto de Formulários PICSIS utilizando-se CorelDRAW, na sala de aulas 2 e sala das leitoras PICSIS, no subsolo do prédio da Reitoria.

O treinamento, que teve início no dia 17/10, tem a participação de Elza Maria Guedes Rozinholi (DCP), Helvécio Cossenzo Pinto (DCP) e Ronaldo Araújo Costa (DAS).
Os assuntos que estão sendo tratados são: características técnicas das leitoras e dos formulários PICSIS; uso do CorelDRAW no desenvolvimento de Formulários PICSIS; modelos padronizados preparados em Corel para apoio no desenvolvimento de formulários A4 e A5; utilização do programa LMO utilizado nas PICSIS e uso dos códigos de barras C39.

No final do treinamento os participantes desenvolverão 3 formulários para concursos cujos modelos, atualmente em uso, foram projetados para a leitora LOHS.

O treinamento será encerrado na próxima segunda-feira, dia 30/10.

Helvécio, Elza e Leão

 

PRORH PROMOVE TREINAMENTO EM EXCEL

A ProRH, em parceria com o CECOM, promoverá no mês de novembro, no Campus Saúde, treinamento em Excel nos seguintes dias e horários:

– Faculdade de Medicina: de 06 a14 de novembro/2006, no horário de 13h30 às 17h30
– Hospital das Clínicas: de 20 a 28 de novembro/2006, no horário de 8h30 às 11h30.

O instrutor será Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Mesmo de férias, Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A gigante Google ataca novamente com editor de texto e planilha eletrônica, para quem não quer pagar nada por isso. A carinha é semelhante à dos programas já conhecidos e isto facilita muito os primeiros passos. Sem conexão com Internet não se faz nada e tem que se registrar. Veja em https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?service=writely&passive=true&continue=http%3A%2F%2Fdocs.google.com%2F&ltmpl=WR_tmp_2_lfty&nui=1. (Site em Inglês)

– Se você quer diminuir o tamanho da daquela foto tirada em uma máquina digital ou celular para enviar por email ou mesmo estando de férias e quer mostrar para os amigos uma bela paisagem, use o Resize, em http://www.resize.com/. Tudo pode ser feito on line e gratuito. (Site em Inglês)

– Está querendo criar imagens ISO de CDs e DVDS? Então, pegue o LC ISO Creator. Simples e fácil de usar, além de ser pequeno é freedownload. Vá até http://www.lucersoft.com/freeware.php. (Site em Inglês)

– Você é um cara que gosta de vestir umas cuecas diferentes ou quer impressionar alguém com modelitos diferentes das tradicionais cuecas? Então, aponte seu navegador para WebUndies e escolha a sua preferida entre cuecas estampadas com desenhos dos jogos Nintendo, Batman, Pacman, Homer Simpson etc. Divirta-se em http://www.webundies.com/ch96670856.htm. (Site em Inglês)

– Se fosse vivo, Picasso estaria com 125 anos. Quer passar um tempinho esbanjando sua criatividade e fazendo um retrato ao seu estilo? Em http://www.mrpicassohead.com/create.html, com alguns cliques, a partir de centenas de modelos de faces, olhos, narizes, lábios e orelhas, você forma um rosto. (Site em Inglês)

– Para quem gosta de eletrônicos, não vai deixar de visitar a página Eletronichouse (http://www.electronichouse.com/). Além da aparelhagem de deixar água na boca, tem artigos técnicos sobre como deixar sua casa hightech. (Site em Inglês)

– Quem é que não gosta de jogar quebra-cabeças? Isto é uma mania, penso que mundial. Então, aproveite e baixe livremente o Sudoku, em http://sourceforge.net/project/showvirtuals.php?group_id=151265&package_id=201474&release_id=441453, no seu micro ou em um pen driver para você jogar durante a sua viagem. Não precisa de instalação. Se gosta de matar uns minutinhos enquanto espera o computador completar a tarefa ou mesmo no aeroporto ou rodoviária, aproveite a dica. (Site em Inglês)

– Dica do Eugênio, da DAC: Precisando provar que nunca deixou de votar ou justificar o voto? Peça a certidão de quitação com a Justiça Eleitoral no site do TSE, indo no site www.tse.gov.br – Serviço do eleitor – Certidão de quitação eleitoral. Basta preencher o número do título do eleitor, seu nome e dos seus pais que a certidão aparece na página seguinte, com um código de autenticidade. Ela vem com a opção de imprimir, mas não dá para salvar. E já que no final de outubro teremos o segundo turno, aproveite a visita ao site para conferir o seu local de votação. Se souber que não estará em seu domicílio eleitoral, neste dia, imprima o requerimento de justificativa eleitoral. Caso esteja fora do país, consulte os locais de votação no exterior. (Adaptação da revista info set/2006 – pág. 59)
– Dica do Gecomob: A Prefeitura de Belo Horizonte informa: “Chegou o OP Digital. Digite http://opdigital.pbh.gov.br.Agora, pela Internet, você opina e decide sobre empreendimentos importantes para toda a cidade.”

– Dicas do Bruno, da DAA: O Canto Coral é um movimento musical que teve grande força nas décadas de 1960 e 1970, mas que decaiu a partir de 1990. No entanto, existem iniciativas para recuperar esse movimento. Um deles é o Festival de Corais de Belo Horizonte, que ocorre anualmente desde 2003 e tem por objetivo resgatar esse belíssimo movimento musical. Se deseja saber mais sobre esse festival, acesse http://www.festivaldecorais.com.br/ .

Led Zeppelin foi uma banda britânica célebre pela sua inovação e influência no heavy blues-rock, além de ter sido uma das mais populares na década de 1970. Era formada por: Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant. Conheça mais essa banda no site http://www.ledzeppelin.com/ . (Site em Inglês)

 

DICA DE SEGURANÇA E PERFORMANCE PARA WINDOWS XP

Aleixina Maria Lopes Andalécio, diretora da DAC, enviou a seguinte dica publicada no Caderno de Informática do Estado de Minas do dia 19/10/2006:

No Windows XP, o usuário pode mudar o local da pasta Meus Documentos e colocá-la em uma unidade de disco que não seja aquela do sistema operacional. Essa mudança ajuda a preservar seus documentos, pois caso tenha que formatar a unidade ou reinstalar o Windows, ele não perderá essa pasta.

Como padrão, a pasta Meus Documentos fica localizada em C:\Documents and Settings\<nomedousuário>\Meus Documentos.

Para alterar a localização dessa pasta, há dois métodos. Um, é usar o editor de registros ou então usar o seguinte método: clique no menu iniciar e, em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre Meus Documentos. Selecione o item propriedades no menu rápido.

Uma caixa de diálogo é aberta. Digite no campo Local da Pasta de Trabalho, o caminho completo da nova pasta. Em seguida, clique no botão mover para copiar todo o conteúdo da pasta original para a nova localização.

Antes de iniciar esse procedimento, crie a nova pasta e certifique-se de que você tem espaço necessário na nova unidade para acomodar todo o conteúdo da pasta.

Fonte: http://apple.estaminas.com.br/data1/2006/semana_42/quinta/informatica/eif1910p09.pdf.

ANSIEDADE POR CONHECIMENTO

Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria, enviou a dica do artigo “Ansiedade e Conhecimento”, de Frederick Montero Cunha, publicado na coluna “Filosofia Digital”, em http://www.dicas-l.com.br/filosofiadigital.

Um dia desses no meu trabalho, estava comentando com um colega a respeito de uma notícia de jornal sobre clínicas especializadas em viciados em internet, quando brinquei dizendo que o tratamento deveria ser feito com receitas enviadas por email, acompanhamento através de programas de mensagens instantâneas, troca de experiência entre viciados em comunidades do Orkut e leitura de blogs com relatos de ex-viciados. Brincadeiras à parte, o assunto é muito sério, porque o uso compulsivo da internet cresce e se torna gradativamente uma realidade tão preocupante quanto o vício do jogo. E por mais absurdo que venha a parecer, a sociedade incentiva este tipo de compulsão enquanto ela é vista como uma forma das pessoas se manterem informadas a respeito das notícias que acontecem no mundo ou enquanto um meio dos profissionais acompanharem as transformações que ocorrem no seu ramo de atividade. Qualquer um que deseje se manter atualizado através da internet vive em um constante estado de ansiedade, tentando seguir as tendências profissionais ou prever os rumos da economia, da política e da tecnologia. Isso se deriva de uma compulsão obsessiva por informação. De preferência, informação o mais recente e atual possível.

Voltando alguns dias atrás, li o relato de um comentarista sobre tecnologia no qual ele dizia que o seu computador ideal lhe proibiria de executar repetidamente tarefas supérfluas como checar manualmente os emails a cada quinze minutos, acompanhar as notícias através de RSS ou verificar de hora em hora seus recados no Orkut. Ou seja, seu desejo era que a tecnologia o preservasse de adquirir maus hábitos relativos ao seu uso, principalmente aqueles que fossem nocivos à sua saúde mental e que lhe causassem estresse mental. Ocorre que estes hábitos são fruto de uma exigência cada vez maior de respostas rápidas às nossas necessidades e dos outros. Respostas que muitas vezes acabam sendo prejudicadas pela própria ânsia em acumularmos informação, em simplesmente aprender por aprender, sem extrair qualquer resultado prático, esperando que algum dia aquilo venha a ser útil para nós.
Há uma enorme dicotomia em relação à aquisição de conhecimento e o resultado prático deste conhecimento. Pois qualquer ação apenas começa quando acreditamos que temos informação suficiente para justificar o cumprimento da ação. Logo conhecimento e ação prática são extensões de um mesmo princípio. Pois todo conhecimento aspira em ter uma aplicação. Mas não adianta desejarmos ter absolutamente todo o conhecimento em torno de um assunto antes de começarmos a agir neste campo, porque qualquer conhecimento se divide e subdivide em infinitas instâncias e segmentos. Portanto nunca haverá um fim no aprendizado a não ser que acreditemos que o conhecimento que já temos é suficiente para nós. Então onde termina nosso conhecimento, começa a fé em nossas decisões. E onde começa essa fé, também começa a nossa ação.

Acontece que quem busca constantemente por conhecimento nunca tem fé em suas convicções e por isso busca constantemente estar informado no presente para não vir a se arrepender no futuro das ações que ele venha a tomar. A procura interminável por conhecimento se torna uma mera desculpa para não defender qualquer idéia ou executar ao menos algum plano, afinal “ainda não tenho dados suficiente para afirmar qualquer coisa com certeza a respeito disto”. O conhecimento vira um meio e um objetivo em si mesmo. E cada nova notícia publicada na internet, cada nova mensagem divulgada em algum fórum gera um prazer tão grande sobre o compulsivo, que a sua ânsia por informação é tranquilizada momentaneamente. Pelo menos enquanto dura o seu aprendizado. Depois disso, a ânsia por novas informações retorna, talvez ainda maior do que antes.

E para que serve afinal todo esse conhecimento acumulado se nada de novo lhe proporciona que possa ser usado para aprimorar a sua vida? Pelo contrário, o acúmulo incessante de conhecimento serve apenas para aumentar cada vez mais a ansiedade e o stress de um estilo de vida pouco saudável.

Mas agora eu estendo esta pergunta para toda a nossa sociedade e volto a indagar: para onde está nos levando todo esse conhecimento tecnológico? Pois agora podemos ver o espisódio mais recente de “Lost” pela internet sem depender dos horários dos canais de televisão. Ou agora saberemos o que a Daniela Ciccareli faz na praia com seu namorado. Mas quando escuto pessoas baterem no peito com orgulho e dizerem “vivemos na era de maior desenvolvimento da humanidade’, eu sempre me recordo dos aquedutos, das estradas e dos fóruns de justiça que os romanos construiram ao longo de todo o seu império. Os gregos acumularam conhecimento durante sua rica história recheada de filósofos e matemáticos, mas os romanos utilizaram todo esse conhecimento acumulado de modo a aprimorar o bem-estar de todos os povos que conquistavam. O que nos fará mais desenvolvidos não é o conhecimento ao qual teremos acesso e sim o que faremos para aprimorar a humanidade com todo esse conhecimento. Temos a oportunidade de criarmos idéias revolucionárias como um laptop para cada criança no mundo. Ou apenas ficar clicando intermitentemente no botão de atualizar das novidades tecnológicas da semana. Às vezes é preciso dar um salto na humanidade, esquecendo momentaneamente os próximos passos tecnológicos que são oferecidos e utilizar o que já sabemos para melhorar o bem-estar dos seres humanos.

ELEIÇÕES 2006

Neste domingo, dia 29 de outubro, ocorrerá a votação do 2o turno das eleições 2006. A votação começará às 8h terminando às 17h.

HORÁRIO DE VERÃO

Não se esqueçam de que o horário de verão terá início à zero hora do dia 05 de novembro/2006, com término à zero hora do dia 25 de fevereiro/2007!

BREJINHO PODE VIRAR PARQUE LIBERDADE

Os moradores da região do Jaraguá precisam do voto para que a implantação do Parque Liberdade, em uma área de 51 mil m2, no Brejinho, se transforme em realidade. O parque é uma das quatro obras colocadas em votação no Orçamento Participativo Digital na Regional Pampulha, que acontece em novembro de 2006.

O Brejinho é a área em frente à UFMG, do outro lado da Av. Antônio Carlos. O pessoal antigo do CECOM tem muitas histórias para contar, principalmente da pinguela que existia e fazia a ligação com o bairrto Liberdade. Histórias muito engraçadas!

Acesse para votar no Parque Liberdade no endereço http://www.pbh.gov.br/opdigital/pampulha.htm e saiba mais sobre o Brejinho no endereço http://www.parquenobrejinho.com.br.

A ex-ceconiana Lindaura Rosa dos Santos participa ativamente da implantação do parque.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 40, de 23/10/1986, publicou notícias sobre 28º Encontro Nacional dos Usuários Burroughs, serviços de reprografia no CECOM, início do horário de verão com início à zero hora de uma sexta-feira, dia 24/10/86, aquisições da Biblioteca do CECOM, saída do bolsista Wallace de Almeida Rodrigues, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA MÉDICA
Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, chefe da Divisão de Núcleos Computacionais do CECOM, estará em Washington, EUA, no período de 26 a 29 de outubro, assistindo ao MEDINFO 86 – Congresso Internacional de Informática Médica. Dentro da programação do encontro, que acontece de dois em dois anos, Dilma vai visitar alguns hospitais e universidades para colher experiências na área de informática médica.

HOMOLOGAÇÃO DE PCS
Os Setores de Suporte de Software e de Hardware da DTS estão terminando o processo de homologação técnica para aquisição de PCs, faltando apenas a redação do relatório final.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Henrique Velloso Ferreira Melo, no dia 29; Gilmar Lima Guimarães e Vicentina Maria Queiroz, no dia 1o de novembro; e o CECOM, no dia 04. Os parabéns para os ex-ceconianos: Margareth Alves de Almeida, no dia 27; Nilza Magalhães Lara, no dia 29; Ângelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos (DCC), no dia 03 de novembro; e Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, no dia 04.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em 1976, a máquina fotográfica que mais funcionava no CECOM era do Donaldo Chia Fan Miaw. E como ele gostava de fotografar! Revendo as fotos, lembramos de como aquela turma era unida, amiga e despreocupada. As fotos foram tiradas na Reitoria, no CECOM e em uma sala de aula do ICEx. As fotos são de autoria do Donaldo, do Robinho e da Lelé.


À frente: Help e Mauro. Atrás: Robinho e Donaldo.


Robinho, Gerson e Lelé.


Donaldo, Lelé e Gerson.


Lelé e Robinho


Um dos três é o Dojai.
Até subir na cadeira para fotografar o pessoal da DU, em outra sala, valia a pena!


Uma aula com o Milton, no ICEx.