Sistemático: Edição 1313 – 09/11/2006


Notícias



NOVO SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO TEM IMPLANTAÇÃO CONCLUÍDA

Conforme planejamento inicial, nesta última semana foi liberada, para todos os usuários autorizados, o acesso às funcionalidades do menu Histórico do Novo Sistema de Gestão Acadêmica de Pós-Graduação. Como essa era a última etapa de implantação, a partir de então todos os coordenadores e secretárias de colegiados dos programas de pós-graduação passaram a ter acesso, conforme autorização de uso, a todas as funcionalidades implementadas no sistema.

E, ainda para este mês de novembro, já está previsto o início das discussões entre a PRPG, o DRCA e o CECOM para levantamento dos requisitos a serem contemplados na próxima versão do sistema.

NOVAS ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Desde o mês de agosto deste ano, o CECOM começou a divulgar as estatísticas de uso do serviço de proxy HTTP da UFMG, que permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no Grude. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço proxy.

Até o dia 31 de outubro, foram registrados 1.332 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril.

O gráfico abaixo, com o total de registros mensais de acesso, mostra como o serviço tem sido atraente para a comunidade acadêmica.

 

CECOM COMPLETA 36 ANOS

No dia 04 de novembro, o Centro de Computação completou 36 anos. É a data em que saiu a Portaria no 569, de 04/11/1970, criando o Centro de Computação, em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.

São 36 anos de muito trabalho, muitas lutas. Os parabéns para todos aqueles que construíram o CECOM nesse longo caminho na UFMG.

DIRETORA DA DAC FAZ APRESENTAÇÃO NA FAFICH

Aleixina Maria Lopes Andalécio, diretora da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), está hoje, na parte da tarde, no Depto. de Psicologia da FAFICH, apresentando o resumo do seu trabalho “O uso de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação no desenvolvimento da pesquisa”. Esse resumo foi encaminhado para o Pré-Simpósio, atividade que integra o III Simpósio de Saúde Mental: Intervir e pesquisar para transformar, que foi aceito pela comissão científica para publicação na íntegra em CD-Rom.

PRORH MUDA SUA EQUIPE DIRETIVA

A partir de 1º de novembro de 2006, foram designados os seguintes servidores para ocuparem os cargos de Pró-Reitor Adjunto e Diretor de Administração de Pessoal, respectivamente, Cármen Regina Maia como Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos, em substituição à Cristina del Papa; e Olavo Morato de Andrade como Diretor do Departamento de Administração de Pessoal, em substituição à Cármen Regina Maia.

PRORH PRMOVE TREINAMENTO NA MEDICINA

A ProRH, em parceria com o CECOM, está promovendo, desde a segunda-feira, dia 06/11, treinamento em Excel – Módulo II para funcionários da Faculdade de Medicina. Estão participando do treinamento os seguintes funcionários: Anderson Soares da Silva, Edna Fátima dos Santos, Evelin Alves Moreira, Maria das Graças Santos Ribeiro, Marizete Temponi de Souza, Neusa Pereira da Cruz, Renata Ribeiro Viana, Rosângela Gomes Pinali, Rosemary Maria de Oliveira e Valéria Aparecida dos Santos Cabral Solar.
O curso, que será encerrado no dia 14/11, tem como instrutor Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), e está sendo realizado na própria Faculdade de Medicina, no horário de 14h às 17h.

CECOM REFORÇA SUA EQUIPE DE REDES

Começou a executar atividades na Divisão de Redes de Comunicação (DRC), no último dia 06/11, o técnico em telefonia Marcos Antônio Silvestre.

Marcos reforça a equipe da DRC em um momento bastante importante para a ATI. Projetos em andamento estão viabilizando a expansão da infra-estrutura de telefonia da universidade e dos serviços a ela associados. Com isso, está ocorrendo um ampliação significativa dos equipamentos de infra-estrutura instalados, bem como do número de ramais disponíveis para a comunidade. Este crescimento ocorre por diversas razões: pela implantação de mais unidades no projeto Campus 2000, pelo crescimento natural da instituição e pela necessidade de atualização tecnológica. Marcos auxiliará a DRC nesta empreitada, permitindo que este desenvolvimento da instituição possa ser alcançado sem perda da qualidade dos serviços atualmente prestados. Para isso, contribuirão suas experiências anteriores, sendo a última, na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, onde permaneceu durante 13 anos.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

O CECOM está contando, desde o dia 1o de novembro, com o estagiário Rafael Viegas de Carvalho Carlos Gomes, aluno do curso de Engenharia Elétrica.

Rafael está lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) onde já inciou as atividades de atendimento a usuários.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE OUTUBRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analsado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de outubro, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.004.814
805
465.678
1.471.297
11.633.994
13.105.291

As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:


Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
32.413
26
15.022
47.461
375.290
422.751

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Conheça a Suécia em vários idiomas. Paisagens lindissimas deste maravilhoso país você pode ver em http://www.sweden.se/upload/Sweden_se/english/slides/Flash/sweden050815.swf.

– O Instituto Fitness Brasil também garante a imparcialidade e a alta qualidade do conteúdo das convenções, conferências, publicações, programas de e-learning e educação continuada. Saiba mais em http://www.fitnessbrasil.com.br/.

– A Corpore, fundada em 1982, é uma entidade sem fins lucrativos, que atua como núcleo de representatividade e porta voz do corredor na comunidade. Além de organizar eventos extremamente bem estruturados e proporcionar conforto e segurança aos seus participantes, a instituição é hoje o maior clube de corredores da América Latina e centro de referência para os esportistas. Veja em http://www.corpore.org.br/.

– Cuidar da alimentação é essencial para uma vida saudável e melhor performance esportiva. Neste espaço, a O2 (http://revistao2.uol.com.br/) conta as novidades da nutrição e ajuda você a definir a dieta ideal para cada etapa do treinamento.

– Se você come muito, engorda. Mas se faz o inverso nem sempre emagrece com facilidade. Estas e outras notícias, você pode conferir na Revista Boa Forma no endereço http://boaforma.abril.com.br/.

– Quer uma ferramenta de busca exclusivamente dedicada a eletrônicos? Está pesquisando para comprar uma câmera digital ou uma TV de plasma? Quer links para avaliações técnicas e fóruns publicados na internet sobre determinado aparelho? Então, o seu lugar é http://www.retrevo.com/. Para pesquisar, basta escrever o nome e código do aprelho: “Panasonic Lumix DMC-FX7”, ou “Sony dvd405 connecting to TV”.

– Dica do Ronaldo, da DAS: Imagine um lugar onde você pudesse ler gratuitamente todos os livros de Machado de Assis, de Shakespeare, ou obras como a “A Divina Comédia”. Ou ter acesso a historinhas infantis. Um lugar que lhe mostrasse as grandes obras de Leonardo da Vinci. Ou mesmo, gratuitamente, uma música em MP3 de alta qualidade. Pois o Ministério da Educação disponibilizou tudo isso para nós. Segundo o MEC, o “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Só de literatura em língua portuguesa há 732 obras. Você pode pesquisar muitas obras em imagem, som, texto ou vídeo. Eu acessei: só de música clássica são 1141 obras em mp3 e mid. Basta acessar o site www.dominiopublico.gov.br.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo publicou, no dia 07/11/2006, notícia sobre investimentos, transcrita a seguir:

A USP elabora um plano de TI – A Coordenadoria de Tecnologia da Informação da USP (Universidade de São Paulo) constituiu 11 grupos de trabalho para elaborar um plano estratégico de TI para ser implementado em quatro anos. O resultado do trabalho, que durou seis meses, será divulgado para o mercado e à comunidade acadêmica no dia 20, em evento na CTI da USP. Segundo o titular da Coordenadoria, Gil da Costa Marques, os profissionais que participaram dos grupos desenvolveram propostas para um período de quatro anos, tempo de duração do mandato na USP. Os investimentos programados por ano são de R$ 28 milhões e as áreas definidas como foco de atuação são: rede de dados e telefonia, grid e storage, computação de alto desempenho, segurança, aprendizado eletrônico, política de aquisição de software, aquisição de equipamentos, projetos especiais, treinamento e capacitação e governança de TI. “No dia 22 vamos fazer o detalhamento do que está sendo proposto em cada grupo e quanto será investido em cada uma dessas áreas”, informa Costa Marques. “A idéia é trabalharmos em cima do plano estratégico. Grid, por exemplo, ainda não temos, então, vamos iniciar essa área com um sistema que permita às pessoas fazerem uso compartilhado dos recursos. No caso da rede de dados é investimento, é melhorar a qualidade dos serviços para possibilitar a convergência”, comenta o coordenador. De acordo com Marques, a USP irá ao mercado para adquirir o hardware. Já o desenvolvimento contará com a equipe da própria universidade. “Temos um bom grupo de desenvolvedores e vamos usar as ferramentas que temos, especialmente as voltadas para o ensino a distância”, antecipa.

CONTINUA O PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA – GINÁSTICA NO CEU

A CAC, o CEU e a ProRH continuam com o programa “Qualidade de Vida – ginástica no CEU”, destinado aos servidores técnico-administrativos em Educação e docentes da universidade, com as modalidades alongamento, ginástica localizada, caminhada e hidroginástica.

Os dias e horários são:

– às segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários de 7h às 8h , 11h40 às 12h40 e 17h30 às 18h30;
– e às terças e quintas-feiras, de 11h40 às 12h40, no CEU.

Informações através dos telefones 3499- 2372 (CEU) e 3499-4587 (CAC).



Há 20 anos…

As edições de O Sistemático números 41 e 42 publicaram notícias sobre o 16o aniversário do CECOM, II Olimpíada do CECOM, novos bolsistas na Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, 6o Seminário de Microcomputadores, nova versão do Job de Programas, adaptação do programa WS para utilização de caracteres em Português, entre outras. A notícia que se destacou foi:

ENCONTRO REGIONAL DA ANUB
Eduardo Henrique Lima, diretor do CECOM, e atual representante da ANUB em Minas Gerais, vai promover no dia 21 de novembro, no CECOM, o I Encontro Regional de Usuários Burrouhgs. O objetivo principal do encontro é levantar todos os problemas existentes nas instalações Burroughs e levá-los a debate no Encontro Nacional, que vai ser realizado em São Paulo-Guarujá, no período de 30/11 a 04/12/86.

Foram convidadas para participar do encontro no CECOM as seguintes empresas: CDL-BH, Cia. Indistrial Itaunense, Ical, Ima Tecidos da Moda Ltda., Mannesmann S/A, Precon Engenharia Ltda., Alcan, Banco Mercantil do Brasil, Cerbran, Codiub, Datamec, Promed, FMB, Domingos Costa Ind. Alimentícia, José Alves S/A-Importação e Exportação, Magnesita Mannesmann Demag, Prefeitura Municipal de Uberlândia, Probam, Secrel Prosist S/A e Sindi.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Josemar Pereira dos Santos, no dia 11; Márcia Regina Lemos e Gustavo Moreira da Fonseca, no dia 12; e Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, no dia 16. Os parabéns atrasados e em dia para os ex-ceconianos: Rafael Braga Soares Righi, no dia 05; Efigênio Vieira Ataíde, Marcelo Caetano Batista e Maria Tereza Camargos Diniz França de Abreu, no dia 07; Thiago Souza Ribeiro, no dia 09; Hilmes Almeida Pinhos Caldeira, no dia 11; Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Maria de Fátima Rego de Souza, no dia 13; Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; e Marco Túlio da Silva, no dia 16.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Além da tradicional árvore de Natal, a decoração do 8o andar em dezembro do ano 2000 contou com uma casa de bonecas da era vitoriana, preparada para as festas de final de ano. Já foram publicadas no Sistemático fotos da casinha tiradas pela Beth e, nesta edição, são publicadas fotos de autoria de Renato Righi, encontradas recentemente no baú da Redação.

Foi uma decoração diferente que chamou a atenção de todos pelos detalhes. Parecia uma casa de verdade.

Vale a pena recordar, pois dezembro está chegando e mil idéias estão surgindo.


A casa de bonecas


A sala com a mini árvore de natal e a mesa preparada para a ceia


Na cozinha estavam sendo preparados mais pratos para a ceia


O quarto do casal


O banheiro