Sistemático: Edição 1314 – 16/11/2006


Notícias



NÚMEROS DE TRONCOS CELULARES DOS CAMPI VÃO MUDAR

Para viabilizar a redução de custos nas ligações que partem das centrais telefônicas do Campus Pampulha e do Campus Saúde e que tem como destino números de aparelhos celulares, foram licitados serviços de “tronco celular” que estão instalados, nestes dois locais, desde o final do ano passado.

Por razões técnicas o fornecedor desses serviços, que é a Telemig Celular, solicitou à UFMG autorização para executar modificações na infra-estrutura instalada. O único impacto causado por essas modificações será a mudança dos números que aparecem na identificação de chamadas das pessoas que recebem ligações que partem da universidade. No mais, o serviço permanecerá ativo normalmente, sem qualquer interrupção e com os mesmos valores de tarifas praticados atualmente e que podem ser consultados em https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_tele_tarifas.shtml.

As mudanças e suas datas de implantação são as seguintes:

Campus Pampulha, dia 23 de novembro, quinta-feira, de 9804.5810 para 9984.5810, com o processo de mudança sendo iniciado às 14h30;

Campus Saúde, dia 24 de novembro, sexta-feira, de 9804.4910 para 9982.9300, a partir das 14h30.

O CECOM sugere que os números sejam salvos na agenda do celular, respectivamente, como “UFMG – Pampulha” e “UFMG – Centro”. No caso, o “Centro” é a denominação mais aconselhável porque, em breve, as centrais telefônicas da Escola de Arquitetura, da Faculdade de Direito e do Conservatório estarão ligadas ao Campus Saúde e por lá sairão suas ligações telefônicas.

ATUALIZAÇÃO DA REDE DO HC

No dia 13 de novembro a equipe da DRC e a equipe de informática do Hospital das Clínicas fizeram a migração de uma de suas redes internas para a Rede Giga UFMG. Esta rede abrange do terceiro ao décimo-primeiro andares do prédio do HC. A migração das outras redes está agendada para a semana que vem. Este trabalho envolveu a criação de infra-estrutura vertical de rede, com a passagem de fibras ópticas, instalação de racks e bandejamento e com ele pretende-se melhorar não apenas a velocidade de acesso mas também todo o serviço de rede oferecido ao pessoal do HC com a separação física de suas redes e melhorando sua distribuição. A rede interna do HC cresceu de forma desordenada e permitia cinco diferentes redes trafegando em todos os switches internos e o uso de hubs e switches em cascata, situação incompatível com as normas técnicas e que será sanada na nova topologia.

PINGIFES É PREMIADO EM CONCURSO NACIONAL

O projeto Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior (PingIFEs, foi contemplado com o Prêmio TI & Governo, na categoria e-Administração Pública. O prêmio foi criado pela Plano Editorial, responsável pela publicação do Anuário TI & Governo, com o objetivo de divulgar e estimular as melhores iniciativas de governo eletrônico.

O prêmio, que consiste em um troféu e um certificado, será entregue em uma solenidade de premiação e lançamento do Anuário TI & Governo 2006 no início de dezembro, quando serão divulgados os outros ganhadores.

O PingIfes é um sistema desenvolvido pelo Laboratório de Computação Científica (LCC/UFMG) e coordenado pelo professor Osvaldo Carvalho, do Depto. de Ciência da Computação da UFMG. Inicialmente, vai operar com a coleta de dados sobre a vida escolar dos alunos – matrículas, transferências, ingressantes, diplomados.
Como a plataforma é flexível, pode ser expandida para buscar qualquer tipo de informações sobre ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão. O projeto é financiado pela Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC).

Caráter inovador – Os 20 projetos premiados nesta edição, dentre os 84 inscritos, foram escolhidos por seu caráter inovador, pelo impacto que produziram na administração pública e por sua relevância social. Para classificar os projetos foram criadas três categorias: e-Serviços Públicos, e-Administração Pública e e-Democracia.

A comissão julgadora foi composta por Rogério Santanna, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, José Luis Bizelli, do departamento de Antropologia Política e Filosofia da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), Maria Alexandra Cunha, da PUC-PR, Norberto Torres, Fundação Getúlio Vargas, e José Zeno Fontana, gerente de projetos e programas da Finep.

Qualidades – Para o professor Osvaldo Carvalho, coordenador do PingIFES e principal arquiteto do sistema, “as principais qualidades do projeto são sua flexibilidade para coexistência com sistemas legados dos mais diversos tipos e formatos, e a introdução de tecnologias como a autorização federativa, onde a gestão de identidades e credenciais dos usuários é feita de forma distribuída, por suas instituições de origem”.
Ele ressalta ainda que, “com isso o sistema permite um aumento significativo da qualidade dos dados coletados, sem exigir reestruturações inviáveis nos sistemas de informação já existentes, e ao mesmo tempo introduz técnicas modernas de gestão de identidades nas universidades federais”.

Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/004661.shtml – 10/11/2006

DIRETORA DA DAC APRESENTA TRABALHO EM EVENTO

No período de 19 a 22 de Novembro, a diretora da DAC, Aleixina Maria Lopes Andalécio, participará do VII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, em São Paulo.

Na manhã de terça-feira, dia 21, Aleixina apresentará o artigo Jovens e violência: construção de informações nos processos de mediação e apropriação de conhecimentos, escrito em co-autoria com sua orientadora no doutorado, a profa. Regina Maria Marteleto, junto ao grupo de trabalho GT3: Mediação, Circulação e Uso da Informação.

O ENANCIB é o principal evento de Ciência da Informação do país e é promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). A edição atual foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

GERÊNCIA DA REDE DE DADOS CONTA COM NOVO ANALISTA

Desde o início do mês de setembro, a Divisão de Redes de Comunicação (DRC) está contando com os trabalhos de Paulo Couto Lessa.

 

Paulo Lessa, que é formado em Ciência da Computação pela UFMG, na turma de 1996, está na universidade desde maio de 2003, quando iniciou atividades como gerente do projeto CTInfra 3, que foi coordenado pela ATI e onde cuidou da implantação do sistema Pergamum, da instalação do sistema de segurança nas bibliotecas setoriais e na Biblioteca Central e, principalmente, no projeto e implantação da Rede Giga, inaugurada este ano.

Antes de vir para a UFMG, Paulo trabalhou em New York, em 2001, na empresa Proteometrics Llc. como gerente de suporte e em 2002, em Florianópolis/SC, como gerente de TI na empresa Webis S.A. Sua experiência será importante para os projetos em curso na ATI.

Em suas atividades na DRC, Paulo viabilizará a consolidação da Rede Giga e dos serviços que por ela trafegam, atuará em projetos relacionados à rede de dados e seus serviços, apoiando a gerência da Divisão em aspectos que garantam a segurança e confiabilidade da infra-estrutura da universidade. Em sua chegada à equipe, Paulo está reorganizando o projeto de implantação do serviço de VoIP, que viabilizará o tráfego de voz pela rede de dados da universidade, bem como a troca deste tráfego com instituições externas.

DSG PROMOVE TREINAMENTO SOBRE O SISTEMA SICPAT

A Divisão de Materiais do DSG está oferecendo, neste mês de novembro, treinamentos sobre o Sistema de Controle Patrimonial – SICPAT.

Esses treinamentos têm por objetivo atualizar os operadores de unidade quanto à operação e novas funcionalidades que vem sendo implantadas no sistema.

Foram criadas as seguintes turmas:
2a turma – 11 a 17/11
3a turma – 20 a 24/11
4a turma – 27/11 a 1/12.

Os funcionários do CECOM Maria Auxiliadora dos Santos e Haroldo Alves estarão participando, na próxima semana, do treinamento da terceira turma, na Sala de Aula da Imprensa Universitária, no horário de 13h às 16h30.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:


– Coletânea livre e gratuita de citações feitas por pessoas como você, em 85 idiomas. Veja em http://en.wikiquote.org/wiki/Main_Page.

– Quantas crianças já não sonharam um dia em ser astronauta e descobrir que a “Terra é azul”, como disse o primeiro homem a ir ao espaço, o russo Yuri Gagarin? O desejo de fazer uma viagem espacial é apenas uma das formas dos jovens demonstrarem o interesse por um tema que tem a capacidade intríseca de atrair as pessoas: as atividades espaciais. Saiba mais no endereço http://www.aeb.gov.br/conteudo.php?ida=24&idc=84.

– O Pequeno Desafio é uma atividade que pode ser resolvida durante um dia, em uma visita da Oficina Ambulante ao ambiente escolar. O exercício pode envolver equipes de uma mesma escola ou turmas inteiras. A idéia é servir como ponto de partida para desenvolvimento de tópicos do currículo de ciências que afloram naturalmente do problema proposto ou das soluções elaboradas pelos alunos. Vá até http://www.mc.unicamp.br/desafio.

– Se você não sabe dar nó na gravata, vá até a página http://www.bensilver.com/style04/knots_home.htm que você vai aprender. (Site em Inglês)

– Gosta de andar de skate ou está querendo aprender aquelas manobras radicais? Então, aponte seu nevegador para A-Z Skateboard. Caso queira saber como é a manobra, tem animação para ajudar a explicar. Isto tudo está em http://www.dxinteractive.com/skatetricks/. (Site em Inglês)

– Os Simpsons terão uma versão para o cinema. Será “The Simpsons – Movie”. A data de lançamento está marcada para o dia 27/07/2007. Se você não está aguentando esperar, pode ir se divertindo com o trailer que está disponível no site oficial do filme no endereço http://www.thesimpsons.com/. (Site em Inglês)

– Falam que as curvas das belas mulheres que aparecem em revistas são manipuladas digitalmente. Será verdade? Mas sendo ou não, o que eu duvido, o melhor é ver a transformação feita por você em flash em http://demo.fb.se/e/girlpower/retouch/retouch/index.html. (Site em Inglês)

– Muito legal é o que é a Internet. Na página http://www2.b3ta.com/realistic-internet-simulator/, você verá como funciona a internet de forma muuito engraçada com aquelas situações que passamos quase todos os dias. (Site em Inglês).

– Dica do Eugênio, da DAC: Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar 200 anos na fila. O cartório eletrônico já está no ar! Nele, você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis,e protestos também podem ser solicitados pela internet. Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex. Isso tudo em http://www.cartorio24horas.com.br.

– Você gosta de comer? Gosta de brincar na cozinha, de fazer receitas gostosas? Quer algumas sugestões de prato, ou divulgar os seus? Pois acesse http://www.tudogostoso.com.br/, e delicie-se.

– Convenhamos nós, os anos 80 não acabaram. E, pelo visto, nunca acabarão. Se você quer relembrar os hits da época, acesse http://music80s.planetaclix.pt/ .

– Construa um personagem que seja a sua cara. Sim, isso é possível: basta acessar o site http://www.meez.com/ e começar a brincar. Divirta-se!

– O site Kibe Loco é uma piada. Uma não, várias. É um lugar onde “a verdade é ácida e o kibe é cru!”, e que ironiza as imagens e os acontecimentos do dia-a-dia. Vá rir um pouco, acesse http://www.kibeloco.com.br/.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 14/11/2006, notícias sobre debate sobre TI na Câmara, crescimento da Internet no Brasil e software livre, transcritas a seguir:

Os crimes na Internet continuam em pauta – O debate sobre crimes praticados por meio da Internet continua, apesar da retirada do relatório do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) da pauta do Senado. Hoje, 14, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara faz uma sessão para tratar do assunto. Para Sérgio Rosa, diretor do Serpro e um dos formuladores do programa de tecnologia do governo Lula, é preciso realmente criar leis específicas para os crimes eletrônicos. Mas isso, explica ele, tem que partir de uma negociação internacional, já que a Internet não tem fronteira. “A Internet não pode ser instrumento do fascismo, da pedofilia”, comenta. Sérgio Rocha acha que é preciso ter um ponto de equilíbrio entre a liberdade das pessoas e a responsabilidade de cada um. O relatório de Azeredo, porém, foi duramente atacado pelo governo e pelos provedores de serviços. O senador propôs tornar obrigatória a identificação das pessoas que navegam pela Internet, além de transferir responsabilidades aos provedores.

A conexão discada ainda predomina – A falta de renda é um dos principais entraves ao crescimento da Internet no Brasil, de a cordo com os dados de uma pesquisa feita pelo NIC-Br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br). O levantamento deste ano revela que apenas 14,5% das residências dispõem de Internet. No ano passado eram 13%. A conexão à Internet está mais presente nas classes com maior renda e escolaridade, já que os mais pobres têm dificuldades para arcar com o custo do computador e de conexão. A pesquisa revela ainda que a conexão discada predomina nos domicílios nacionais (49,06% usam a conexão discada e apenas 28,64% têm banda larga. De acordo com a pesquisa, 54,4% da população nunca usou um computador e 67% nunca navegou na Internet.

A Sun altera o modelo de licença do Java – A Sun Microsystems anunciou, ontem, dia 13, a abertura do código da plataforma Java. Segundo André Echeverria, diretor de marketing da empresa, as ferramentas de programação Java SE, Java ME e Java EE são, agora, licenciadas no modelo GNU General Public Licence (GPLv2). Antes, essas ferramentas seguiam o modelo Common Development and Distribution Licence (CDDL). “Na prática, os programadores têm agora maior liberdade com os códigos dos nossos produtos Java. Quando usávamos o CDDL como padrão, a abertura era somente parcial”, diz André. A Sun estudava a adoção do modelo GPLv2 há algum tempo. Com o apoio do Java Community Process (grupo de usuários Java, que tem o governo brasileiro como participante), a Sun mudou porque pode fortalecer o uso do Java pelo mundo. E também contribuir com os órgãos públicos, como o brasileiro, que estão em franca expansão na adoção de tecnologias abertas. “Quanto menos barreiras num sistema, maior a adoção pelos usuários, “diz.

BRASIL ATINGE UM MILHÃO DE DOMÍNIOS WEB REGISTRADOS

O Globo Online, de 14/11/2006, divulgou a notícia “Brasil atinge um milhão de domínios web registrados”, transcrita a seguir:

O Brasil chegou à marca de um milhão de domínios web (endereços) registrados no final do mês passado, constatou o relatório HostMapper. Nos últimos 12 meses houve um aumento de 163.900 domínios no país, um crescimento de 10% em relação a 2005.

Parte desses domínios não está associada a um site, e também há sites que são apontados por mais de um domínio. O relatório estima que atualmente existam 705 mil sites de fato identificados por domínios.

CONTINUA A VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Sérgio Renato Diniz Araújo, da Pró-Reitoria de Extensão, também está fazendo campanha para a construção do Parque Ecológico no Brejinho (Regional Pampulha). Uma obra que será, para a região dos bairros Liberdade, Jaraguá, Aeroporto, Dona Clara, Indaiá, uma ótima opção de cultura e lazer, além de representar a preservação de cinco nascentes d’água e contribuir para diminuir as enchentes na Av. Magalhães Penido e no Aeroporto da Pampulha.

Todos podem exercer a sua cidadania interferindo na escolha das obras, colocadas em votação no Orçamento Participativo Digital, a serem executadas no próximo ano em Belo Horizonte. Mas só poderão votar eleitores de Belo Horizonte. A votação acontece até 30 de novembro, no site: http://opdigital.pbh.gov.br/.

CLASSIFICADOS

Vende-se Elba 1994, 16v, gasolina, 4 portas, 112000 Km rodados, alarme, trava carneiro, acionamento automático das portas dianteiras. Tratar com Renata ou Regina, telefones: 3278-1393, 91967595 (Renata).



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 43, de 13/11/1986, publicou notícias sobre Concurso PUC/MG – Prefeitura de BH, responáveis pela manutenção dos terminais Burroughs, concurso para escolha do logotipo da Biblioteca Universitária da UFMG, II Olimpíada do CECOM, inscrições para a Creche, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

TREINAMENTO DECRETO 2280
O pessoal do CECOM, que vai ser enquadrado segundo as disposições do decreto 2280, terá um treinamento a partir de quarta-feira, dia 19/11, das 8h às 12h, encerrando no dia 25/11. A freqüência tem que ser integral, não sendo então, permitidas faltas durante o treinamento.

CURSO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
O Depto. de Ciência da Computação concedeu bolsas para os funcionários do CECOM, Rosa Amélia dos Santos e Messias Emanoel Chaves, para o curso de Introdução à Programação de Computadores, que terá início no mês de dezembro/86.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, hoje, dia 16; Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18; Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão), no dia 20; Vinícius de Souza Santos, no dia 21; e Vinícius Henrique Aguilar Silva Teixeira, no dia 23. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marco Túlio da Silva, no dia 16; Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19; José Monteiro da Mata (DCC) e Igor Campos Leal, no dia 22.

FORMATURA I: A formatura do 2º Grau do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos (PEMJA) da UFMG será realizada no dia 28/11/2006, às 19h30, no Auditório da Reitoria. Entre os formandos estão Maria Helena Rodrigues de Araújo, responsável pela limpeza do 8o andar, e Ronan Renato Ferreira Silva, da PRA (Portaria).

FORMATURA II: Os formandos do curso de Direito da UFMG estarão colando grau no dia 08 de dezembro/2006, às 20h, na Serraria Souza Pinto. Entre os formandos, o ex-estagiário do CECOM Ivan Pereira Prado.

PREPARATIVOS PARA O FIM DE ANO

Aguardem as notícias sobre os preparativos para o final de ano dos funcionários do CECOM. Decoração, Festa de Natal, cestas de Natal, surpresas e muito trabalho pela frente. Vamos participar!

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana se referem à memória fotográfica recente, precisamente na última terça-feira, dia 14/11/2006. A DAA (Alda, Beth, Rubens, Lelé, Ana Paula e Michele) comemoraram o aniversário de Márcia Regina Lemos, ocorrido no domingo, dia 12. Foi uma surpresa para ela que acreditou ser chamada para o tradicional lanche das 16h. Estiveram presentes os funcionários da DAA e das demais divisões. As fotos são de autoria de Bruno dos Santos.

 


A mesa com bolos, pão de queijo e bombinhas.
Ao fundo: Lelé, Regina e Tina (à direita) e Beth (à esquerda).


Outro ângulo da mesa.


O Parabéns a Você com Lelé, Ronaldo,
Vinícius, Adriana, Carlos Alfeu, Alda e Michele.


O susto da Márcia com a surpresa!


Cristina Queiroz, Vinícius e Regininha


Márcia e seu filho Daniel