Sistemático: Edição 1315 – 23/11/2006


Notícias



ATI APÓIA REALIZAÇÃO DO FÓRUM MERCOSUL

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está sediando, de 20 a 24 de novembro, cinco dos sete eventos internacionais que ocorrem em Belo Horizonte, sob o título Encontros do Mercosul Educacional.

Promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e a UFMG, os Encontros estão reunindo ministros da Educação de dez países da América do Sul, além de especialistas em educação básica, ensino superior, educação tecnológica e educação prisional.

Além de traçar um panorama da educação nos dez países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – o evento deve elaborar pelo menos dois documentos com diretrizes para a educação no Mercosul.

A realização dos Encontros atende à proposta do governo brasileiro de intensificar a liderança do País no processo de integração e dar um salto qualitativo na “agenda cidadã” do Mercosul, por meio do aprofundamento da cooperação educacional. Até dezembro de 2006 o Brasil exerce a presidência pro-tempore do bloco.

Os Encontros do Mercosul Educacional se compõem de sete eventos:LIX Reunião do Comitê Coordenador Educacional do Mercosul; XXXI Reunião de Ministros da Educação – acontece na sexta-feira, 24, no Conservatório UFMG; III Fórum Educacional do Mercosul; Fórum da educação superior no Mercosul: expectativas e desafios; e Educação prisional.
Feiras – abertas ao público, ocorrerão no mesmo período duas exposições de trabalhos. Na Praça de Serviços, no campus Pampulha, haverá a 1ª Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (Fenaceb), com exposição da produção científica elaborada no âmbito de escolas públicas, congregando alunos e professores do ensino fundamental (de 5ª a 8ª séries) e do ensino médio.

A ATI está participando do Fórum Mercosul fornecendo toda a infraestrutura de TI para os eventos. O apoio da ATI inclui serviços de videoconferência, infraestrutura de rede, telefonia e plantões de atendimento aos usuários do evento. O Prof. Paulo Seixas, diretor da ATI, agradece o empenho de todos os funcionários do CECOM e LCC que estiveram de alguma forma envolvidos na organização do evento.

(Fonte: Site da UFMG)

UFMG ASSINA CONTRATO COM HP E ADQUIRE R$ 720 MIL EM EQUIPAMENTOS

Foi assinado, na semana passada, no DSG, contrato com a HP para a compra de 450 microcomputadores para a UFMG. Destes computadores, 200 unidades serão destinadas à primeira etapa do programa Primeiro Computador. Os outros 250 micro-computadores estão sendo adquiridos por orgãos da administração e unidades acadêmicas, como por exemplo: Escola de Engenharia, Pró-Reitoria de Recursos Humanos, DRCA e imprensa. A DAC especificou os computadores e identificou a oportunidade de adesão a uma Ata de Registro de Preços relativa a uma compra de 2500 computadores da marca HP para o estado do Sergipe. Nesta modalidade de compra, a UFMG ficou dispensada de realizar um novo pregão eletrônico e teve a garantia do fornecimento de equipamentos de uma marca de reconhecida qualidade.

Compareceram à cerimônia de assinatura do contrato prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, Carlos Alfeu da Fonseca, diretor do CECOM, Aleixina Maria Lopes Andalécio, da DAC/CECOM, Eliane Aparecida Ferreira Marques, diretora do DSG, Altair Damásio Dias, do DSG, Ana Maria Motta (Pró-Reitora de Administração) e Airam de Abreu Júnior, Leonardo Speziali e Edgar Alcino, da HP.

DAMOVO PROMOVE EVENTO SOBRE TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS

A Damovo e a TeleAlpha promovem, no dia 24 de novembro, em Belo Horizonte, o evento The Way to SIP. O objetivo é a apresentação da migração do sistema MD110 para o mundo SIP, o sistema WebPBX, novidades WiMax, segurança em redes Extreme Networks e os serviços Datacom Damovo. A Damovo é a empresa fabricante dos equipamentos usados pela Universidade em seu sistema de telefonia e estas apresentações são muito úteis para que se possa planejar o futuro desses serviços para a comunidade da UFMG.

Serão feitas duas apresentações, de idêntico conteúdo, sendo uma no horário de 9h às 12h e outra de 14h às 17h, ambas no Hotel Mercure.
Estarão presentes ao evento, representando o CECOM: Fernando Frota Machado de Morais e Paulo Couto Lessa, no período da manhã; Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Antônio Carlos Soares, no período da tarde.

CECOM AMPLIA EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Ao longo dos últimos anos, uma das principais dificuldades do CECOM era conseguir atender a todas as demandas da universidade que envolviam o desenvolvimento de novos sistemas e serviços. Além do impacto das novas tecnologias de desenvolvimento para ambiente Web, haviam as limitações quantitativas da equipe. Com isso, ocorria a impossibilidade de, simultaneamente, manter a infra-estrutura de sistemas de informação existente, atender a necessidade de crescimento da instituição e, também, buscar a necessária atualização tecnológica dos serviços prestados.

A partir desse ano e, principalmente, a partir do início de setembro, esta história começou a mudar. A Universidade está investindo em suas necessidades de desenvolvimento institucional e ampliando as equipes voltadas para esta finalidade. Desta forma, a equipe da DAS (Divisão de Desenvolvimento de Sistemas) está sendo reforçada.

Como parte desse processo, desde abril de 2006, o analista Fabrício Duarte Nogueira está no CECOM participando de atividades de desenvolvimento de sistemas com interface baseada na web. Fabrício é formado em Ciência da Computação pela PUC-MG, turma de 2003, e tem pós-graduação em Gestão de Projetos utilizando metodologia PMI pelo Instituto de Educação Tecnológica. Antes de vir para o CECOM, Fabrício trabalhou no Laboratório de Computação Científica (LCC) como líder de projeto, durante dois anos, e em outras empresas, tais como: Auge, Unitech e Consist.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:


– Fique sempre atualizado com as notícias relacionadas a saúde e medicina e mande sua notícia. Se ela for selecionada, será publicada com créditos a você. São várias dicas de Sáude para o seu dia a dia e aquelas dicas quentes de retirar graxa das mãos, mofo de tecido, ferrugens em utensílios e outras mais! Veja em http://www.drashirleydecampos.com.br/.

– Além de obras do célebre pintor, o Museu Victor Meirelles possui um espaço cultural para realizar exposições temporárias que visam a divulgação do artista emergente e o reconhecimento do artista consagrado, além da preocupação com períodos e movimentos de relevância histórica e artística nos cenários nacional e internacional. Visite o endereço http://www.guiafloripa.com.br/victormeirelles/.

– O Museu do Índio é uma instituição governamental que se coloca a serviço da sociedade a partir de uma proposta de trabalho baseada na parceria com os povos indígenas. A preservação de suas tradições e o respeito pela diversidade étnica são elementos essenciais para a afirmação da cultura de cada um dos 270 grupos que vivem hoje no Brasil. Saiba mais em http://www.museudoindio.org.br/.

– As notícias são pessimistas para os vôos no Brasil. E para confirmar isto, acesse a página do INFRAERO em http://www.infraero.gov.br/sivnet/index.php?lang=bra. As informações fornecidas diretamente das companhias aéreas. E veja o quadro: Previsto é o campeão de audiência, Atrasado e Confirmado estão também. As informações são em tempo real.

– Quer criar um CD de imagem com programa gratuito? Use o LC ISO Creator. Ele permite a criação de imagens ISO de CDs e DVDs e com simplicidade. Vá até o endereço http://www.lucersoft.com/freeware.php. (Site em Inglês)

– Reunindo virtualmente os acervos de 338 sebos e livreiros, de 87 cidades, a Estante Virtual, em http://www.estantevirtual.com.br/, é a sua chance de encontrar sempre o livro que você procura.

– Sabe aqueles joguinhos da Nintendo que roda em 8 bits? Agora, você pode jogar os mais de 200 jogos do Nintendo no navegador de internet, no endereço http://www.virtualnes.com/. Eles rodam em Java e tem clássicos como Legend of Zelda, Super Mario Bros e Mega Man entre outros. (Site em Inglês)

– Dicas do Bruno, da DAA: “Afinal, melancia é uma comida que se bebe e uma bebida que se come… No dia 26 de novembro, as melancias saem às ruas. Uma forma de protesto, comemoração, diversão, nonsense, e sobretudo vingança.” O Dia da Melancia é o projeto experimental de fim de curso dos formandos em Comunicação Social da UFMG, habilitação em Publicidade. Eles querem mostrar que marketing de guerrilha funciona. Melancias do mundo, uni-vos! Saiba mais em www.diadamelancia.com.br .

– Por falar em marketing… Deseja saber mais sobre as propagandas que você vê na TV? Quer saber um pouco mais de publicidade? Acesse então http://www.portaldapropaganda.com/.

– Nota Independente é um site que tem a intenção de divulgar a arte independente no Brasil. Música, Literatura, Artes Visuais, Teatro, entre outras, têm o seu lugar de divulgação. Saiba mais em www.notaindependente.com.br .

– Descubra mais um pouco sobre o cinema brasileiro, desde a Atlântida até as produções mais contemporâneas. Direcione seu browser para http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/.

– O Blog-se é um serviço de Weblog (diário virtual) desenvolvido por jornalistas e estudantes que querem falar sobre os mais variados temas, desde os aspectos envolvidos na prática da profissão até notícias sobre assuntos de interesse da comunidade. Confira em http://www.blog-se.com.br.


CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 22/11/2006, as seguintes notícias:

Os sites públicos serão padronizados – A coordenação do Governo Eletrônico quer simplificar o acesso a conteúdos dos sites do Governo Federal. Para isso, instituiu a Lista de Assuntos do Governo (LAG), que vai facilitar a navegação nos portais dos órgãos públicos federais. O documento traz uma série de termos simplificados para programas, projetos e serviços disponíveis por meio eletrônico. A proposta foi elaborada com a participação de diversos ministérios, empresas estatais, institutos de pesquisa, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, sob a coordenação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com apoio da coordenação dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING). A LAG ficará em consulta pública até o dia 9 de janeiro no portal www.governoeletronico.gov.br.

A nova versão já está disponível – A versão 2.0 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) já está disponível no endereço www.eping.e.gov.br. Entre as principais novidades está o Catálogo de Padrões de Dados (CPD), que permite padronizar dados, formato e tamanho dos documentos trocados entre os órgãos públicos. A nova versão traz também um catálogo de esquemas XML (conjunto de representações padronizadas da sintaxe de documentos eletrônicos). Esse catálogo permitirá, por exemplo, que órgãos com diferentes soluções de software possam remeter automaticamente informações consolidadas à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. Foram introduzidas melhorias também nas áreas de interconexão, segurança, meios de acesso, organização e intercâmbio de informações, áreas de integração para governo eletrônico. A arquitetura e-Ping será mantida em constante aperfeiçoamento. Uma nova versão será publicada em 2007.

MILHARES DE USUÁRIOS FICAM SEM HOTMAIL EM DIVERSOS PAÍSES

O Globo Online divulgou, no dia 16/11/2006, a notícia Milhares de usuários ficam sem hotmail em diversos países, transcrita a seguir:

Milhares de usuários do serviço de e-mail MSN Hotmail, da Microsoft, em diversos países não conseguiram acessar suas mensagens. O problema ocorreu entre a tarde de quarta-feira e a manhã de quinta-feira.

Usuários que tentaram se conectar no serviço neste período foram redirecionados a uma página com a mensagem “server too busy” (servidor muito ocupado). O site instruía os internautas a esperar alguns minutos e tentar novamente. Apesar da recomendação, o serviço ficou indisponível por horas.

A Microsoft, através de seu porta-voz em Portland, nos Estados Unidos, disse à BBC Brasil que “alguns clientes podem ter passado por dificuldades para se conectar ao Hotmail e ao Windows Live Mail (outro serviço de mail da Microsoft)” e pediu, aos usuários, “desculpas pela inconveniência”.

A empresa não divulgou o motivo da interrupção no serviço, o prazo de duração do problema e nem a quantidade de internautas prejudicados. O serviço voltou ao normal na quinta-feira à tarde.

Mais de 200 milhões de contas
O Hotmail é um dos serviços mais usados de e-mails do mundo, ao lado do Yahoo Mail, segundo dados de março de 2006. São mais de 200 milhões de contas de Hotmail.
Além do Brasil, o problema foi registrado em diversos países, como Argentina, Grã-Bretanha e Espanha.

Segundo a colaboradora da BBC em Madri, Anelise Infante, na Espanha o problema começou na noite de quarta-feira, às 19h (16h no horário de Brasília), e continuou por toda a manhã de quinta.

Na Argentina, de acordo com a colaboradora da BBC em Buenos Aires, Marcia Carmo, o serviço esteve indisponível para diversos usuários durante toda a manhã de quinta-feira.
Neste mês, o MSN Hotmail aumentou a capacidade de armazenamento de e-mails de 250 megabytes para 1 gigabyte em alguns países.

ENCERRAMENTO DO QUARTA DOZE E TRINTA

Na próxima quarta-feira, dia 29/11, a programação 2006 do Projeto Quarta Doze e Trinta será encerrado com show de Yamandú Costa, na Praça de Serviços da UFMG, com acesso livre.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 44, de 20/11/1986, publicou notícias sobre I Encontro Regional de Usuários Burroughs, participação de Mário Luís Terenzi no I Encontro Mineiro de Usuários Burroughs, seleção de bolsistas, participação de Euclídia Leopoldina de Macedo Vale no curso de Redação Oficial, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

ENTRADA DE DADOS
O Setor de Suporte de Software pretende desenvolver um programa genérico de entrada de dados, especialmente para os micros de 16 bits, mas que terá possivelmente uma versão para 8 bits. Para que este programa venha a ser realmente útil, contudo, é importante que a sua definição seja feita por quem vai usá-lo. Por esta razão, o SSS gostaria de receber todo e qualquer tipo de sugestão a respeito de como deveria ser um bom software de entrada de dados.

A idéia inicial é fazer algo baseado no DataStar e no LTD, da Cobra, mas o setor gostaria que todos os interessados se manifestassem, apontando problemas ou dificuldades encontradas na utilização dos programas acima citados, para que os mesmos possam ser corrigidos. O SSS conta com a participação de todos. As sugestões podem ser colocadas no quadro de avisos do setor no 8o andar ou podem ser comunicadas diretamente ao SSS.

1º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA MÉDICA
Dilma Trivelli Pimenta Sandrin e Gino Ottoni Durante vão participar do 1o Congresso Brasileiro de Informática Médica, que será realizado em São Paulo, no período de 21 a 23 de novembro/86. Durante o congresso, eles apresentarão os seguintes trabalhos: Sistema de Controle de Farmácia Hospitalar, Sistema de Banco de Sangue, Sistema de Controle de Radiologia, Sistema de Vigilância Epidemiológica e Sistema de Controle de Infecção.



Eventos



FESTA DE NATAL DOS FUNCIONÁRIOS DO CECOM

A data da Festa de Natal dos funcionários do CECOM foi marcada para o dia 21 de dezembro/2006, com um churrasco a partir das 12h, no mesmo local dos anos anteriores. Tão logo seja fixado o valor da contribuição de cada um, a comissão da festa se encarregará de passar a lista de adesão e divulgar maiores detalhes.

Enquanto isto, está sendo preparada a ornamentação do 8º andar, que deverá ficar pronta na semana que vem, dia 29/11.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Vinícius Henrique Aguilar Silva Teixeira, hoje, dia 23. Os parabéns para os ex-ceconianos: Alex Alves de Souza, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; Frederico Torres Fonseca, no dia 27; Maria Laura Baptista Rodrigues e Pedro Schettini Cunha, no dia 28; e Clélia Camargo Cardoso, no dia 29.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Vinícius de Souza Santos, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, lotado no CECOM, completou 18 anos no dia 21 de novembro/2006. Para comemorar a data, foi preparada uma surpresa para ele com direito a bolo, pão de queijo e refrigerantes. Os ceconianos estiveram em peso participando da comemoração. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


Apagando as velas


O Parabéns a Você com Rafael, Carlos Alfeu,
Alda, Ana Paula, Michele e Max


Rosa, Lelé e Vinícius


Ana Paula, Michele, Lelé, Vinícius, Alda, Beth e Tina


Prof. Paulo Seixas e Vinícius


Carlos Alfeu e Vinícius


Márcia Lemos, Vinícius e Adriana