Sistemático: Edição 1316 – 30/11/2006


Notícias



PRIMEIRA ETAPA DO VESTIBULAR UFMG 2007 COMEÇA NESTE SÁBADO

Será realizada no próximo final de semana, dias 2 e 3 de dezembro, a primeira etapa do Vestibular 2007 da UFMG. As provas, que começam às 14h, acontecem, simultaneamente, em Belo Horizonte, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. Nesta edição do concurso, 62.883 candidatos concorrem às 4.674 vagas oferecidas pela UFMG em seus 48 cursos de Graduação.

No sábado, 2 de dezembro, haverá provas de Matemática, Biologia, Geografia e Língua Estrangeira. No domingo, dia 3, os candidatos respondem questões fechadas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Química, História e Física.

Nesta edição do Vestibular da UFMG, os internautas poderão acompanhar o concurso através de site especial (www.ufmg.br/online/vestibular/), que acaba de entrar no ar. A página eletrônica traz notícias, fotos e depoimentos sobre o Vestibular 2007. Durante as provas da primeira etapa, serão divulgadas no site informações minuto-a-minuto. Haverá ainda links diretos para a Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) e a TV UFMG, que realizam cobertura especial do exame.

(Fontes: http://www.ufmg.br/online/arquivos/004747.shtml – 27/11/2006 e http://www.ufmg.br/online/arquivos/004758.shtml – 28/11/2006)

SISTEMA DE MATRÍCULA DA UFMG TEM NOVO SITE

Está no ar o novo site do Sistema de Matrícula da UFMG. A ferramenta, gerenciada pelo Centro de Computação (CECOM), possui agora um novo layout produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom).

Por meio do sistema, os alunos da Universidade podem efetuar a matrícula diretamente pela Internet, de qualquer computador. Além da área para uso dos alunos, o site oferece também telas para os coordenadores de curso, que podem administrar todos os alunos matriculados em suas disciplinas. O responsável técnico pela matrícula online no CECOM é o analista Euler Xavier de Oliveira.

Para conhecer o Sistema de Matrícula, basta acessar o endereço www.matricula.grad.ufmg.br . Os alunos e coordenadores de curso podem acessar o sistema por meio do nome de usuário e senha pessoal.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/004763.shtml – 29/11/2006)

COORDENADORIA DE PROCESSAMENTO DEFINE EQUIPE PARA O VESTIBULAR UFMG 2007

A Coordenadoria de Processamento do Vestibular montou a equipe de desembalagem das provas do concurso de 2007, com os seguintes funcionários:

Desembalador A: Antonino Bosco de Andrade Oliveira, Beatriz do Socorro Trindade, Bruno Vieira dos Santos, Carlos Roberto Alves Rodrigues, Carolina Laureano da Silva, Denise Cristina de Assis Moreira, Geraldo Bonfim Fernandes Teixeira, Haroldo Alves, Juliano Dantas Santos, Marcelo Marcos da Silva Nery, Márcia Regina Lemos, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Patrícia Lúcia Pereira Ferri Véo e Rogério Soares Pinheiro.

Desembalador B: Adriana Heloísa Lima Bittencourt, Alda Batista, Ana Paula Fonseca de Almeida, Antônio Eustáquio Rodri-gues, Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Estêvão Salomão das Virgens, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Ivan Pereira Prado, Jacqueline Pawlowski Oliveira, Maria José Cortezzi, Nilza Maria Mendes e Sílvio Leonardo Teixeira de Souza Cruz.

Desembalador C: Adeise Lucas Pereira, Áurea Domingos, Cleto Boechat Véo, Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, Emerson Henrique Kfuri Pereira, Marcelo Novaes Machado, Márcio da Costa Viana, Maria das Graças Santa Bárbara, Maria de Lourdes de Brito Melo, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Patrícia Ferreira da Silva, Roberto Simone Maciel Júnior, Robson Miranda e Rosa Amélia Santos Froeseler.

As turmas trabalharão nos dias 3, 4 e 5 de dezembro nos horários:
– Turma A: de 8h às 12h
– Turma B: de 13h às 17h
– Turma C: de 17h30 às 22h.

A novidade este ano é a eliminação do horário da noite da turma que trabalha no primeiro dia do vestibular.

INTEL APRESENTA PALESTRA TÉCNICA SOBRE FAMÍLIA DE PROCESSADORES

Intel, a maior fabricante de proces-sadores, acaba de lançar uma nova linha de produtos, a Dual Core, e se ofereceu para fazer uma palestra técnica para a equipe da área de tecnologia da informação da UFMG.

Esta linha de produtos oferece o recurso de dois processadores em um único chip, o que possibilita a execução paralela de programas de uma forma bem mais eficiente. O grande desafio é o de desenvolver programas que consigam fazer uso deste recurso.

Assim, foram apresentadas duas palestras no dia 20 de novembro. A primeira foi às 9h, na Sala de Seminários do Depto. de Física, para funcionários do LCC e do CECOM, com o objetivo de apresentar a linha de produtos e as suas características principais. A segunda palestra foi às 15h30, na Sala de Seminários do Depto. de Ciência da Computação, para professores e alunos do DCC envolvidos com pesquisa na área de processamento paralelo, com o objetivo de apresentar a funcionalidade de processamento paralelo e como um programador pode acessá-las.

As palestras foram proferidas pelo engenheiro da Intel, Antonio Rivera.

DRIVE A E HP PROMOVEM EVENTO EM BH

Foi realizado ontem, dia 29/11, no Hotel Ouro Minas, evento promovido pela Drive A, representante da HP, com a participação da HP e da Intel. Os objetivos foram apresentar as novidades da nova família de processadores Intel, novidades das linhas de notebook e desktop da HP e discutir aspectos sobre a adesão a processos de Registro de Preços.

O diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, esteve presente ao evento.

CONHEÇA MAIS UM REFORÇO DA EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO

Conforme foi publicado na última semana em O Sistemático, uma das principais dificuldades do CECOM era conseguir atender a todas as demandas da Universidade, que envolviam o desenvolvimento de novos sistemas e serviços. As razões iam do impacto das novas tecnologias de desenvolvimento para ambiente Web às limitações quantitativas da equipe.

Mas mudanças ocorreram desde o início de setembro, pois a Universidade está investindo em suas necessidades de desenvolvimento institucional e ampliando as equipes voltadas para esta finalidade, principalmente a equipe da DAS, que é a responsável pelo desenvolvimento de novos sistemas.

Esta semana O Sistemático dá as boas vindas a Euler Xavier de Oliveira que está no CECOM desde setembro. Ele é formado em Ciência da Computação pela UFMG, turma de 1998, e tem Mestrado na área de Sistemas Integrados de Hardware e Software pelo DCC.

Antes de vir para o CECOM, Euler foi professor do curso de Ciência da Computação da Faculdade de Pedro Leopoldo e trabalhou na empresa Engetron como desenvolvedor de software. Atualmente, continua na Faculdade de Pedro Leopoldo orientando trabalhos dos alunos. Além de sua experiência e qualidade profissional, um dos motivos para a contratação de Euler foi sua experiência como analista responsável pelo desenvolvimento do atual sistema de matrícula online da Universidade, orientado pelo Prof. Antônio Otávio Fernandes, do DCC. Com sua chegada, o CECOM assumiu integralmente o sistema de matrícula.

TRINTA ANOS DO DCC

O Depto. de Ciência da Computação da UFMG completará 30 anos no dia 07 de dezembro/2006. A comemoração será às 9h no Auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas.

RNP COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA SEGURANÇA EM INFORMÁTICA

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, através do seu grupo de segurança CAIS/RNP, está comemorando hoje, dia 30/11, o “Dia Internacional da Segurança em Informática (DISI 2006)” (http://www.rnp.br/eventos/disi/2006).

O evento, direcionado a usuários finais de computadores, visa divulgar informações sobre segurança de computadores e boas práticas no uso de sistemas, com uma linguagem acessível a este público e de forma gratuita, lembrando a todos da importância de proteger suas informações e seus recursos computacionais.

Neste sentido, e buscando apoiar este importante movimento, o CAIS promoveu um “Ciclo de Palestras”, no horário de 8h30 às 12h30, transmitidas publicamente via streaming das instalações do CAIS, em Campinas, SP:

– Contribuindo para a segurança da sua organização – Jácomo Piccolini (CAIS)
– Trabalhando Juntos na Promoção de Direitos Humanos na Internet – Gilmar Santos Jr. (Safernet.org)
– Segurança versus informação: quem tem, tem medo – Omar Kaminski (www.internetlegal.com.br)
– Segurança essencial em redes Wireless – Guilherme Vênere (CAIS)
– Bots Reloaded! – Pedro Bueno (Internet Storm Center)
Outras atividades paralelas também estão previstas para essa data, dentre elas:
– O CAIS em números, divulgação de estatísticas sobre o trabalho do CAIS ao longo de seus 9 anos de existência;
– Divulgação de referências importantes na área de segurança que podem ajudar a usuários domésticos e administradores no seu dia-a-dia;
– Um breve “quiz” com questões básicas relativas à segurança da informação, com direito a premiações às 100 primeiras respostas corretas;
– Incentivo a atividades em comemoração a este dia nas instituições federais e centros de pesquisa de todo o país.

O evento foi transmitido via Internet, através da URL:http://gtvd.rnp.br/d-webtv.jsp?id=DISI1_2006.

PRH PROMOVE CURSO DE EXCEL

A ProRH, em parceria com o CECOM, está promovendo, desde o dia 27/11, mais um curso de Excel – Módulo II para funcionários da Faculdade de Medicina. Estão participando do treinamento os funcionários: Joaquina Emília Vieira Coelho, Márcia R. Vieira, Maria Inês Alves da Silva, Miriam Aparecida dos Santos Silva Borges, Paula G. Lara Rosado, Rosália Mourão e Silvana C. Santos.

O curso, que será encerrado no dia 04/12, tem como instrutor Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), e está sendo realizado na própria faculdade, no horário de 8h30 às 11h30.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Marcus Vinícius Duarte Teixeira, da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), saiu do quadro do CECOM no dia 22 de novembro.

Agora, ele faz parte do quadro de funcionários da UFMG, após ter passado no Concurso Público para o Hospital das Clínicas. Ele obteve a 2a. colocação para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação e vai iniciar seu trabalho no mês de dezembro/2006.
Marcus Vinícius entrou para o CECOM em junho de 2003, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC). Em março de 2003, Marcus Vinícius foi remanejado para a Divisão de Aplicativos e Sistemas, passando a integrar a equipe responsável pelo desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico da Pós-Graduação. Mesmo estando fisicamente na DAS, ele continuou ligado à DAC executando tarefas relativas aos bancos de dados. Em junho de 2006, Marcus foi alocado no Projeto Acadêmico, onde permaneceu até a sua saída.


Informativo



ANATEL DETERMINA QUE TELEMAR CORRIJA INFORMAÇÕES SOBRE CONTAS

O Globo Online publicou, no dia 24/11/2006, a notícia Anatel determina que Telemar corrija informações sobre contas, transcrita a seguir:


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que a Telemar suspenda imediatamente a distribuição do encarte anexo à conta de telefone que promove a venda de seus planos alternativos em minutos. Segundo a Anatel, o texto do folheto distribuído nas últimas contas de telefone contém informações incorretas, induzindo os usuários a erro.

A propaganda da empresa, segundo a Anatel, informava a necessidade de o usuário de optar por um plano alternativo. A agência tomou conhecimento da mensagem incorreta em denúncias recebidas por seu call-center.

A Telemar informou, no entanto, que já havia suspendido a distribuição dos encartes antes mesmo da notificação da Anatel, “quando a empresa percebeu que poderia haver algum mal-entendido por parte dos consumidores”. Segundo nota da empresa, a publicidade tinha o objetivo de “apresentar os seus novos planos alternativos cobrados em minutos, com possibilidade de detalhamento da conta telefônica”.

A Anatel está estudando agora se aplicará multa contra a Telemar. Outra saída seria a concessionária assinar um termo de ajustamento de conduta, que reverta em benefícios para os assinantes.

De acordo com a medida da agência, a operadora de telefonia fixa deverá ainda comunicar corretamente aos assinantes que o processo de conversão da tarifação por pulso (em vigor) pela em minuto lhes assegura os direitos de migrar do plano básico para alternativos a qualquer momento e à receber conta detalhada gratuita.

A Agência também determinou que a Telemar promova a veiculação correta das informações em rádios AM e FM na sua área de concessão, que compreende 16 estados do país: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas, Roraima e Amapá.


NOVE EM CADA 10 E-MAILS SÃO SPAMS, DIZEM ESPECIALISTAS

O Globo Online publicou, no dia 27/11/2006, a notícia Nove em cada 10 e-mails são spams, dizem especialistas, transcrita a seguir:

Grupos de criminosos digitais estão seqüestrando computadores para, sem o conhecimento do internauta, disparar um inimaginável volume de mensagens indesejadas – spams – com temas como sexo, drogas e ofertas de produtos.

O volume de spams triplicou na internet desde junho e atualmente correspondem a nove em cada dez e-mails enviados pela rede mundial, afirmou a consultoria de segurança Postini. Com a aproximação do Natal – quando o envio de armadilhas duplica – as caixas de e-mails são cada vez mais invadidas por mensagens sobreViagra, créditos pessoais e anúncios sobre sexo e tende a piorar.

A maioria dos spams é disparada a partir de computadores-zumbis (ou botnets): internautas distraídos clicam nas mensagens aparentemente inofensivas e, sem saber, acionam programas que transformam o PC em um centro de distribuição de spams e de arquivos infectados. Existem redes que chegam a reunir 100 mil computadores.
– Os sistemas de e-mails estão sobrecarregados ou não dando conta de funcionar com todo este volume de spams – afirmou Dan Druker, vice-presidengte da Postini.

Somente sua empresa detectou sete bilhões de mensagens indesejadas em novembro, contra os 2,5 bilhões de spams detectados em junho deste ano. Na Grã-Bretanha a circulação de e-mails não solicitados aumentou em 50% somente nos últimos dois meses, segundo a empresa de segurança na Internet SurfControl.

De acordo com a empresa especializada Marshal, os países que lideram a lista de envios de spam são os Estados Unidos, China e Polônia.
Pelo menos 200 grupos de criminosos digitais são responsáveis por mais de 80% dos e-mails não desejados que circulam na Internet.

CLASSIFICADOS

Vende-se Uno Fire 2002/2002, 4 portas, na cor vinho, único dono, com 56.000 Km, com alarme e trava carneiro. Preço: R$ 15.800,00. Tratar com Cláudia (sobrinha da Vicentina, do CECOM), através do telefone 9787-6677.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 45, de 27/11/1986, publicou notícias sobre 27o ENANUB – Encontro Nacional da Associação Nacional de Usuários Burroughs, enquadramento, Vestibular Simulado do Sistema Pitágoras de Ensino, novo almoxarifado do CECOM, Olimpíada e Festa de Natal do CECOM, seleção para estágio, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CONCURSO RESIDÊNCIA MÉDICA
O Setor de Banco de Dados está prestando suporte computacional ao Concurso Residência Médica do Hospital das Clínicas da UFMG. Foram feitos os serviços de: preparação das folhas de resposta para a prova geral; leitura, correção e emissão dos resultados da prova geral, além da preparação para a 2a. etapa do concurso.



Eventos



FESTA DE NATAL DOS FUNCIONÁRIOS DO CECOM

Continuam os preparativos para a Festa de Natal do CECOM, marcada para o dia 21 de dezembro/2006, no mesmo local do ano passado. A lista de adesão será passada na próxima semana e os funcionários serão informados das taxas de contribuição para a festa.

Quanto à decoração de Natal do CECOM, as dependências da DCP, no subsolo, estão enfeitadas desde o início da semana, sob a responsabilidade da Elza. A decoração do 8º andar terá início amanhã, dia 1º de dezembro. Depois de iniciada, muitos ainda poderão contribuir com enfeites. Aguardem!

Na próxima edição de O Sistemático serão divulgadas novidades para a festa de Natal do CECOM.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Ivan Moura Campos, no dia 1o de dezembro; Orlando Laboissière (Escola de Música) e Regina Antônia Diniz Siqueira (FAE), no dia 02; Juarez Mendes Campos, no dia 03; e Ivan de Oliveira Araújo, no dia 06.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica nesta edição mais um lote de fotos tiradas no dia 21 de novembro/2006, na comemoração dos 18 anos de Vinícius de Souza Santos, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


Daniel e Rafael


Rafael, Matheus, Adriana, Michele e Max


A surpresa do Vinícius


Prof. Paulo Seixas, Gilmar e Vinícius


Gilmar e Vinícius


Max, Beth, Vicentina, Emerson, Gilmar, Márcio Viana e Denise


Prof. Paulo Sexas, Lelé, Rosa e Vinícius


Carlos Alfeu, Alda, Max e Márcia Lemos