Sistemático: Edição 1318 – 14/12/2006


Notícias



LCC E CECOM DISCUTEM UNIFICAÇÃO DE AUTENTICAÇÃO LDAP

O LCC oferece à UFMG a possibilidade de autenticação de usuários em um diretório LDAP corporativo, do qual fazem parte os usuários cadastrados no Grude. O CECOM utiliza esse serviço para controlar o acesso a algumas de suas aplicações, como o novo sistema acadêmico da pós-graduação, a consulta às informações acadêmicas dos alunos de graduação e o proxy do Portal CAPES.

Como essa autenticação está distribuída em vários servidores com características diferentes, foi realizada hoje, dia 14, pela manhã, reunião conjunta entre LCC e CECOM, para discutir a possibilidade de sua unificação, o que tornaria mais simples a gerência e o controle do serviço. Foram levantadas as alterações necessárias em aplicações do CECOM, de modo a minimizar os efeitos da mudança para os usuários dessas aplicações.

Estiveram presentes à reunião: Aleixina Maria Lopes Andalécio, Fernando Frota Machado de Morais e Diego Freitas Duarte Magalhães, do CECOM; Daniel Caixeta Barroso, Edilson Costa de Oliveira, Edré Quintão Moreira, Gessy Caetano da Silva Júnior, Márcio Migueletto de Andrade, Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, Letícia Santos Neto, Jeroen Antonius Maria van de Graaf e Márcio Luiz Bunte de Carvalho, do LCC.

RNP LANÇA AUTORIDADE CERTIFICADORA RAIZ PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA

Em 10 de novembro, foi lançada, em Campinas (SP), a AC-Raiz do piloto da ICP-EDU, autoridade certificadora do projeto-piloto de infra-estrutura de chaves públicas para a comunidade de educação (ICP-EDU) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A AC Raiz é a autoridade certificadora de mais alto nível na hierarquia de uma ICP. Abaixo dela vinculam-se autoridades certificadoras subordinadas e autoridades de registro (ARs). A idéia é que exista uma autoridade certificadora raiz para toda a comunidade de ensino superior, garantindo que o certificado emitido pela AC de uma determinada universidade seja reconhecido em outra universidade, graças à validação da AC Raiz.

A criptografia de chave pública é um método que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono. Em um algoritmo de criptografia assimétrica, uma mensagem cifrada com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente. Do mesmo modo, uma mensagem cifrada com a chave privada pode somente ser decifrada pela sua chave publica correspondente. Esse método pode ser utilizado para conferir autenticidade e confidencialidade.

Piloto vira serviço em 2007

O primeiro grupo de trabalho (GT) montado para pesquisar chaves públicas na RNP foi criado em 2003. Àquela época, poucas instituições no Brasil investiam em soluções integradas de chaves públicas e seu principal uso estava restrito à autenticação de usuários e de endereços de páginas Web (Web segura, um uso muito comum em sites de bancos, por exemplo). Já se pensava, neste primeiro GT, na criação de uma AC-Raiz na RNP.

No ano seguinte, um segundo GT focou seus estudos no gerenciamento do uso das chaves
privadas nos servidores que usassem certificados emitidos pela ICP-EDU. O GT investiu no desenvolvimento de um Módulo de Hardware Seguro (HSM), um equipamento que funciona como um “cofre” para o armazenamento e uso de uma chave privada. A chave privada nunca aparece em claro fora do HSM e toda transação que exija que ela seja usada é realizada no interior do ambiente de alta segurança por ele provido.

Enquanto os GTs de 2003 e 2004 se preocupavam com soluções de chaves para autoridades certificadoras, o GT criado em 2005 voltou-se para as chaves privadas dos usuários. A questão que se colocava era como garantir a segurança e a confiabilidade de uma chave privada de um usuário. A solução buscada foi o desenvolvimento de um smart card virtual, uma alternativa barata e segura para que alunos, funcionários e professores das universidades pudessem gerar uma chave privada, guardá-la e usá-la com segurança.

Nestes três anos, foram criados os parâmetros da infra-estrutura de chaves públicas para o âmbito acadêmico brasileiro, o HSM foi construído e, finalmente, pôde-se inaugurar a AC-Raiz piloto da ICP-EDU. Este piloto deve ser validado até o final deste ano, quando entrarão em operação as autoridades certificadoras intermediárias. Em 2007, terminada a fase de testes, a AC-Raiz da RNP virará mais um serviço oferecido a toda a comunidade de usuários da rede Ipê, infra-estrutura nacional acadêmica multigigabit operada pela RNP.

(Fonte: http://www.rnp.br/noticias/2006/not-061207b.html)

PRÉDIO DA BIBLIOTECA CENTRAL COMEMORA 25 ANOS

Nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro/2006, foram realizadas comemorações pelos 25 anos de funcionamento do prédio da Biblioteca Central, no campus Pampulha.

Com a presença da vice-reitora Heloísa Starling, houve homenagens às diretorias do Sistema de Bibliotecas da UFMG nestes 25 anos, descerramento de placa e exposição de instrumentos que mostram a evolução dos processos técnicos utilizados em bibliotecas, e de fotografias da construção do edifício, projetado pelo arquiteto Cláudio Mafra Mosqueira.

Homenagens – Foram prestadas homenagens ao funcionário Valdemiro Arcanjo dos Santos, do setor de Serviços Gerais; à professora Marília Júnia de Almeida Gardini, diretora no período 1976-1982; à professora Ângela Lage, diretora no período 1986-1990; à professora Maria Augusta da Nóbrega Cesarino (1990); ao professor Pauto Terra Caldeira, diretor de 1990 a 1994; à bibliotecária Maria Helena de Sá Barreto (1994-1998); à professora Júlia Gonçalves da Silveira (1998-2000); à bibliotecária Shirley Maciel da Silva (2000-2001); e à bibliotecária Simone Aparecida dos Santos (2001-2006).

Estiveram presentes à comemoração Aleixina Andalécio e Emerson Kfuri, da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM.

O ÚLTIMO DOS NOVATOS DO DESENVOLVIMENTO

Fechando o ciclo das apresentações feitas nas últimas semanas, com relação aos novos funcioná-rios que compõem a equipe de desenvolvimento, é a vez de O Sistemático apresentar Henrique Velloso Ferreira Melo.

Henrique iniciou suas atividades, assim como seus demais colegas que chegaram recentemente, no mês de setembro de 2006. Ele é formado em Ciência da Computação pela UFMG, turma de 2002. Foi estagiário da Fundep em 2000 e, antes de vir para o CECOM, trabalhou como analista de sistemas no Grupo A&C e na empresa Stefanini, participando, respectivamente, do desenvolvimento do Portal Corpo-ativo do Banco Mercantil e do desenvolvimento de um sistema de cobrança da Telemar.

A contratação de Henrique segue a mesma linha dos demais funcionários. Ele vem reforçar a equipe de desenvolvimento, com o objetivo de resolver uma das principais dificuldades do CECOM nos últimos anos, que era conseguir atender a todas as demandas da Universidade que envolviam o desenvolvimento de novos sistemas e serviços. As razões disso iam do impacto das novas tecnologias de desenvolvimento para ambiente Web às limitações de tamanho da equipe. Para enfrentar estas restrições a Universidade está investindo em suas necessidades de desenvolvimento institucional e ampliando as equipes voltadas para esta finalidade.

Henrique está participando do desenvolvimento de aplicações web. Um dos projetos nos quais estará envolvido é o desenvolvimento de um novo sistema de controle de Processos, que substituirá o antigo AAP e atenderá, de forma mais adequada, diversos órgãos usuários, tais como: DSG, DAP, DRCA, CPPD, ProRH, PJ, SODS, Gabinete etc.

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM contratou, no dia 1o de dezembro/2006, o estagiário Samuel Almeida Cardoso, aluno do curso de Ciência da Computação.

Samuel está lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria, onde já participa das atividades da divisão.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:


– Fim de ano! Férias. Vai viajar? Então, vai uma dica para você escolher um ótimo lugar. O World Travel Guide, em inglês, espanhol, francês e alemão, tem várias ofertas e informações completas. Guia de países, cidades, aeroportos, atrações, eventos, viagens, cruzeiros e do tempo em cada região, com detalhes sobre cada um desses itens. Vá até o endereço http://www.worldtravelguide.net/. (Site em Inglês)

– OctopusTravel é uma marca Travelport Inc. Travelport, uma das maiores e mais diversificadas, geograficamente falando, companhias de viagem, é dedicada a criar uma excepcional experiência de viagens no mundo. Através de mais de 130 países e uma rede de 8.000 profissionais, a Travelport possui ótimas opções de viagens. Veja em http://www.octopustravel.com.br.

– A Hostelling International é a maior rede de hospedagem do mundo, a forma mais prática, divertida, segura e barata de se viajar. É uma entidade com normas de convivência, regulamento próprio, padrão internacional de atendimento e controle de qualidade estabelecida em todos os Hostels (Albergues da Juventude) da rede. O endereço é http://www.albergues.com.br/.

– Esta página é dedicada para as nervosas. Não, não estou falando de pessoas com ataque de nervos. Estou falando de guitarras, estas nervosas que bem tocadas mexem com o sistema nervoso central. São as: Gibson, Fender, Gretsch, Rickenbacker e outros que fazem das guitarras o que são hoje. Visite o endereço http://www.rocknrollvintage.com/. (Site em Inglês)

– Uma idéia muito legal é a pilha pequenas com conexão USB para ser recarregada no computador. Para quem usa laptop vai ser mão na roda ou na pilha. Saiba mais em http://www.usbcell.com/. (Site em Inglês)

– O Portal do Fazendeiro não pretende ser uma entidade de classe, mas sim um canal para a troca de experiências, desenvolvimento de projetos e estímulo à discussão de problemas e estratégias para o desenvolvimentro do setor, considerando as suas necessidades e aproveitando todo o seu potencial. Conheça o portal em http://www.clubedofazendeiro.com.br/.

– Fala-se muito sobre lacres de latas de alumínio que, quando enchem uma garrafa de refrigerante, tem quem compre, pagando bem por isso. Outros dizem que dentistas usam os lacres em obturações. Ou que artesões os compram por um determinado preço. Qual é a verdade? Vá até http://www.sucatas.com/.

– Reunindo virtualmente os acervos de 353 sebos e livreiros, de 90 cidades, a Estante Virtual é a sua chance de encontrar sempre o livro que você procura. E por um preço que você pode pagar! Chega de bater pernas atrás de livros que você nunca acha, chega de levar para casa um livro que não era exatamente aquele que você queria. Acesse www.estantevirtual.com.br .

– Quer saber o que vai ocorrer no fim de semana? E durante a semana também? Acesse www.guiadasemana.com.br e fique por dentro da programação que vai acontecer de BH a Florianópolis.

– A RBI – Revista Brasileira de Inovação, publicação semestral, é uma iniciativa da FINEP com o propósito de servir ao debate acadêmico e institucional sobre a inovação, contribuindo para o avanço da ciência brasileira e para o desenvolvimento nacional. Saiba mais em http://www.finep.gov.br/revista_brasileira_inovacao/revista_ini.asp .

– O site Curtagora é uma iniciativa cultural da Interrogação Filmes em parceria com a ONG Mnemocine com o objetivo de levantar dados sobre a produção audiovisual nacional nos formatos de curta e média metragem durante os últimos 20 anos. É a valorização dos curtas-metragens brasileiros. Acesse http://www.curtagora.com/.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 47, de 11/12/1986, publicou notícias sobre antecipação da primeira parcela do 13º salário, programação de férias, enquadramento, Olimpíada e Festa de Natal do CECOM, utilização dos circuladores de ar, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PERIFÉRICOS NOVOS
Após um longo processo de discussões e negociações, que durou mais de seis meses, foi assinado o contrato de atualização dos periféricos do sistema B6700, no dia 28 de novembro. A partir desta data, a Burroughs se comprometeu a entregar os equipamentos dentro de um prazo máximo de quatro meses.

A atualização se dará da seguinte forma: as três impressoras atuais serão substituídas por duas novas, com velocidade de 1200 linhas por minuto cada; as cinco unidades de fita magnética serão substituídas por quatro unidades da mesma densidade de gravação e serão adquiridas três unidades de disco de capacidade de 400MB cada, sendo que os atuais permanecerão em funcionamento por um prazo de dois anos.

Deve-se ressaltar a importância desta atualização, pois significa mais um passo no sentido de se fazer uma atualização global do aparelhamento do CECOM, com consequente melhoria de funcionamento.



Eventos



FSTA DE NATAL DO CECOM

Tudo pronto para a Festa de Natal dos funcionários do CECOM no dia 21 de dezembro/2006. A partir das 12h, todos os participantes deverão se dirigir ao Clubinho, localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha, para o churrasco de confraternização.

Como todos estão sabendo, está sendo montada uma Cesta de Natal para sorteio no dia da festa. Aqueles que contribuírem com itens para a cesta, estarão recebendo um cupom para o sorteio. As primeiras contribuições chegaram através da Selma, Diva, Tina, Carlos Roberto, Márcia, Paulo Lessa, Beth, Maria Helena Rodrigues, Ana Paula e Vinícius.

Muitos funcionários ainda não confirmaram a participação e a Comissão Organizadora solicita a resposta o mais rápido possível como também o pagamento da taxa de contribuição de cada um. Mesmo sendo o local da festa de Natal de anos anteriores, alguns partcipantes não conhecem. Então, na próxima terça-terça, serão entregues mapas indicativos do local.

Quanto à ornamentação do 8º andar, este ano foi idealizada uma cidade para o Natal, hemisfério Norte e hemisfério Sul. Confiram a ornamentação na Recepção do 8º andar.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Aleixina Maria Lopes Andalécio, no dia 17. Os parabéns para os ex-ceconianos: Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e José Arcênio da Silva, no dia 14; Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Pinto, no dia 17.

FORMATURA: Maria Helena Rodrigues de Araújo, responsável pela limpeza do 8o andar, formou-se no 2o Grau do Programa de EducaçãoBásica de Jovens e Adultos (PEMJA) da
UFMG no dia 28/11/2006. Muito feliz com a formatura, Maria Helena não deixou de trazer as fotos da solenidade para mostrar aos ceconianos.


Maria Helena ladeada pelos professores de Artes Cênicas e de Física

CASAMENTO: Pedro Schettini Cunha (ex-estagiário da DAA) e Priscila Alves Ferreira vão se casar amanhã, dia 15/12/2006, às 9h30, no Cartório de Registro Civil do 3o Subdistrito de Belo Horizonte.

PRÊMIO: Os estudantes de Publicidade e Propaganda Alexandre Henrique Cardoso (UFMG) e Luiz Viana (PUC), sob orientação do prof. Paulo Bernardo (UFMG), ganharam o prêmio especial “Estudantes”, no 7o Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa (Sinos 2006), com peça “Alcoólicos Anônimos”, na categoria Imprensa. O festival foi realizado em Cascais Miragem, Portugal, entre os dias 27 a 29 de novembro, e foi aberto a todas as empresas e profissionais da área de publicidade e comunicação e estudantes de cursos de comunicação social. Alexandre (redator) e Luiz (diretor de arte) formam dupla de criação da agência New Comunicação, de Belo Horizonte. Os dois estudantes vão receber um Prêmio Especial do Júri e um estágio não-remunerado numa agência de publicidade portuguesa. (Fonte: Jornal Estado de Minas, 10/12/2006) Alexandre foi estagiário do CECOM, na Redação de O Sistemático.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 04/10/2006, a ATI realizou o 1o Workshop de Desenvolvimento de Sistemas no Museu de História Natural e Jardim Botânico. Além de divulgar informações e ações estratégicas, realizar troca de experiências e gerar entrosamento entre os grupos do CECOM e LCC, o evento deu as boas vindas aos novos contratados dos dois órgãos. Ao final dos trabalhos foi realizado um Happy Hour.

As fotos, tiradas durante o almoço no MHNJB, são de autoria de Fabrício Duarte Nogueira.


Rosa, secretária da ATI, e prof. Paulo Seixas, diretor da ATI


Carlos Alfeu, diretor do CECOM


À esquerda: Carlos Alfeu, Rosa e Prof. Paulo Seixas.
À direita: Gilmar, Diogo e Henrique


À esquerda: Regininha, Denise, Raimundo, Diogo e Charles.
À direita: Marcus Vinícius, Bia, Leão, Josemar e Rogério.


À esquerda: Leão, Marcus Vinícius, Denise e Bia.
À direita: Regininha e Max.


À esquerda: Soraya, Fabiana e Luana.
À direita: prof. Márcio Bunte e Márcio Migueletto.