Sistemático: Edição 1319 – 21/12/2006


Notícias



UFMG IMPLANTA CONTROLE PARA ALUNOS INTERCAMBISTAS

Com a implantação do instrumento da Mobilidade Acadêmica, instituído em 2003 pela ANDIFES, que prevê o intercâmbio de alunos de graduação entre as IFES; e o aumento acentuado do número de intercâmbios efetuados entre a UFMG e instituições de ensino internacionais, passou-se a ser necessário um maior controle no gerenciamento de informações referentes tanto dos alunos intercambistas da UFMG, quanto dos alunos externos que aqui vêm fazer o seu intercâmbio.

Dentre outros problemas, os alunos externos tinham que efetuar suas matrículas como disciplinas isoladas e os nossos alunos não tinham uma situação em seu histórico escolar que explicitasse a ocorrência de intercâmbios realizados. Também havia problemas na emissão de certificados para alunos externos e no controle do tempo de integralização e cálculo do RSG para os nossos alunos.

No segundo semestre de 2005 os principais órgãos administrativos envolvidos com alunos de intercâmbio, PROGRAD, DRI e DRCA, juntamente com o CECOM, começaram a levantar e mapear esses problemas com o intuito de criar mecanismos que permitissem um maior controle administrativo sobre essa situação. Com a posse do novo reitorado, em março deste ano, o projeto tomou novo impulso culminando com a implantação de diversas funcionalidades no atual Sistema Acadêmico da Graduação, ainda sediado em mainframe. Em reunião realizada no último dia 28/11 entre os órgãos administrativos envolvidos, o projeto foi tido como concluído e encerrado.

Dessa forma, a partir de 2007, a administração central, assim como os colegiados de cursos de graduação, passarão a contar com novos instrumentos para o gerenciamento das informações dos alunos intercambistas internos e externos à UFMG.

Pelo CECOM, participaram do desenvolvimento e implantação do projeto, as analistas Denise Cristina de Assis Moreira e Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, sob a supervisão de seu vice-diretor Gilmar Lima Guimarães.

CECOM REALIZA PREGÕES ELETRÔNICOS

O CECOM realizou, no dia 18/12, segunda-deira, pregão eletrônico para contratação de serviços de lançamento de cabo telefônico em dutos subterrâneos no trecho compreendido entre o prédio da Reitoria e o prédio da Escola de Engenharia, no Campus Pampulha. Foi vencedora a empresa AMC Telecom Ltda e os serviços serão executados em breve.

No dia 20/12, foi realizada a sessão do pregão eletrônico para aquisição de software para implantação de servidores de aplicação na UFMG, no qual saíram vencedoras as empresas Latin e-Ventures Comércio Eletrônico do Brasil Ltda. e Allen Rio Serviços e Comércio de Produtos de Informática Ltda.

Participaram das sessões no dia 18: Márcia Regina Lemos, como pregoeira, com colaboração técnica e administrativa de Antônio Carlos Soares (DRC) e Adriana Heloísa Lima Bittencourt, estagiária da DAA. No dia 20, além de Márcia Lemos, como pregoeira, e Adriana Bittencourt, a sessão contou com Aleixina Maria Lopes Andalécio, da DAC, fazendo parte da equipe técnica.


Antônio Carlos, Adriana e Márcia Lemos


Adriana, Aleixina e Márcia Lemos


ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO

Esta é a última edição do ano de 2006 do Sistemático. Ele retorna no dia 11 de janeiro de 2007.

A Redação agradece a colaboração de todos e espera contar nos próximos doze meses com a mesma disposição de sempre.


Criação de Luiz Carlos Campos


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:


– Quem estiver atrasado com as compras e quiser comprar pela Internet ainda há tempo. Escolha um dos links abaixo e boas compras. Preste atenção porque alguns sites demoram até quatro dias na entrega. Fique esperto quando se trata de compras virtuais. Observe se o site é seguro, com o início do endereço da página começa com “https:”, na barra de endereços do browser (navegador). Visite os endereços: http://www.sedoparking.com/hihappy.com.br, http://www.roxosedoentes.com.br/ e http://www.ofner.com.br/.

– O TecnoPortal é um catálogo eletrônico de livre acesso, com indicações de produtos e serviços de Tecnologia da Informação (TI) do Estado de Minas Gerais. Veja em http://www.tecnoportal.org.br/index.asp.

– Com o lançamento no dia 16/12, ainda em modo teste, do serviço Google Patent Search, fica mais fácil para consultar se uma patente foi registrada. Conforme informações, o serviço inclui todas as invenções aprovadas de 1790 a meados de 2006, nos EUA, e traz algumas imagens. O endereço é http://www.google.com/patents. (Site em Inglês)

– A Kiko’s Fitness Store atua no mercado há 15 anos, sendo a maior importadora de equipamentos de ginástica do país. Atualmente, a Kiko’s possui 18 lojas próprias nas principais capitais do país, consolidando a liderança no segmento de equipamentos de fitness de alto padrão. Saiba mais em http://kikos1.locaweb.com.br/loja/index.asp.

– Prepare-se para conhecer um jogo que provavelmente vai deixar você colocado na tela do seu computador. É o flow. Um jogo super legal com criaturas subaquáticas qu precisa de se alimentar para evoluir. Não esqueça de votar para o flow para ganhar um prêmio em http://intihuatani.usc.edu/cloud/flowing/.

– Aproveite e veja o trailler do Shrek III em http://www.shrekthethird.com/flash/index.html. É a terceira aventura ao lado da Princesa Fiona. (Site em Inglês)

Dica de Glória Picciani: Este é para guardar nos favoritos! As primeiras páginas dos jornais de hoje em todo o mundo. Cada bolinha laranja nos mapas dos continentes são jornais de cidades daquele estado ou País; você clica e todos os dias tem a 1ª página de cada jornal. Ao posicionar sobre a bolinha desejada, ao lado aparece a 1ª página dos jornais. Clicando sobre a bolinha, você tem a página em tamanho maior, para facilitar a sua visualização. E na parte superior da página ampliada está o link para acessar o jornal. Visite http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/.

Dicas do Bruno, da DAA: O site Mnemocine é um lugar dedicado ao ensino e à pesquisa do audiovisual no Brasil. Nesse site você encontra textos sobre audiovisual e um banco de teses com várias dissertações defendidas no Brasil e no mundo. Saiba mais acessando www.mnemocine.com.br .

– Ejazz, o site da música instrumental brasileira. Nesse site você encontra notícias sobre o Jazz que rola pelas cidades brasileiras. Se você gosta desse estilo musical, acesse http://www.ejazz.com.br/ .

– A BOCC – Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação – possui vários textos que tratam de diversas temáticas que a Comunicação abrange no seu meio social. Os tópicos vão desde Comunicação nas Organizações até Retórica e Tecnologias da Informação. Acesse http://bocc.ubi.pt/index.php.

– “Ê, vida besta, meu Deus!” O site Vida Besta é um acervo de várias ilustrações, quadrinhos e tiras do ilustrador Galvão, que desde 1995 trabalha com desenhos, já tendo publicado uns deles em algumas das principais revistas e jornais do país. Confira em www.vidabesta.com

– Lembra-se do jornalista Marcelo Tas, da TV Cultura? Do intrépido repórter Ernesto Varela? Pois bem, agora o Tas também está vivendo para o mundo dos blogs. E trata-se de uma empreitada muito bem sucedida. Fique bem informado de uma forma bem humorada. Acesse http://marcelotas.blog.uol.com.br/ .


COMO EXIBIR EXTENSÕES E ARQUIVOS OCULTOS

Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria, enviou a dica abaixo retirada do site http://www.bpiropo.com.br.

Alguns usuários do Windows Explorer ou do “Meu Computador” reclamam que não acham determinados arquivos ou não vêem as extensões que identificam seu tipo. É porque a instalação padrão de Windows impede que arquivos ocultos ou de sistema apareçam, assim como esconde suas extensões. Se você deseja vê-los nas janelas do Windows Explorer ou do “Meu Computador”, carregue um destes programas e acione a entrada “Opções de pasta” do menu “Ferramentas”. Na janela “Opções de pasta”, passe para a aba “Modo de exibição”, marque a opção “Mostrar todos os arquivos”, desmarque “Ocultar extensões para os tipos de arquivos conhecidos” e saia clicando em OK.

Veja no diagrama abaixo os detalhes da identificação de uma extensão doc.

UFMG FAZ CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO SEU PATRIMÔNIO

Com o objetivo de sensibilizar os servidores e alunos quanto à importância do zelo e conservação do patrimônio móvel da UFMG, o DSG iniciou campanha de valorização e uso adequado desse patrimônio. Os adesivos da campanha estão sendo distribuídos para serem afixados nos prédios da Universidade.

ÔNIBUS INTERNO CIRCULA COM HORÁRIO DE FÉRIAS

No período de 15 de dezembro a 23 de fevereiro de 2007, o Circular Interno – Campus Pampulha, estará atendendo à comunidade universitária de acordo com o quadro de horários de férias. O itinerário e os horários (correspondentes à linha C), descritos abaixo, também podem ser consultados no site da UFMG (http://www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml).
O retorno ao horário normal ocorrerá a partir do dia 26 de fevereiro de 2007.

Horário: Manhã – 5h40 – 6h20 – 7h – 7h50 – 8h35 – 9h35 – 10h20 – 11h05 – 11h50
Tarde – 12h35 – 13h20 – 14h05 – 14h50 – 15h50 – 16h50 – 18h

Itinerário: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – FAFICH – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III (Laboratório de Química/DP/DRH) – Unidade Administrativa II (SAST/FUNDEP) – CEU – Veterinária – Educação Física – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica (CPDEE) – Energia Nuclear (CNEN) – Mecânica – Colégio Técnico – Química – Ciências Exatas – Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Faculdade de Educação – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.

Dúvidas, sugestões ou reclamações poderão ser encaminhadas à Divisão de Transportes, através dos ramais 4601 e 4606 ou para o e-mail: sfrota@dsg.ufmg.br.

PROJETO DE ENSINO FUNDAMENTAL DE JOVENS E ADULTOS RECEBE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS EM JANEIRO

A secretaria do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos – 2° Segmento (Proef-2) informa que, em 22 de janeiro, receberá inscrições de candidatos interessados em participar do processo seletivo do projeto. Podem participar alunos com 18 anos, ou mais, que cursaram até a quarta-série do ensino fundamental, mas ainda não concluíram esse nível de ensino.

As inscrições para a prova devem ser feitas no dia 22, de 13h às 20h, no Centro Pedagógico, localizado no campus Pampulha da UFMG, à avenida Antônio Carlos 6.627. Os candidatos devem apresentar cópia dos seguintes documentos, para realizar a inscrição: carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e comprovantes de vínculo com a UFMG, caso seja servidor da Universidade. As provas serão realizadas nos dias 14 e 15 de fevereiro, no Centro Pedagógico. Mais informações pelo telefone (31) 3499-5187.

Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/004871.shtml – 20/12/2006

NOTA DE AGRADECIMENTO

Nilson José Marinho Vale e família enviaram a seguinte nota de agradecimento:

“Nossos sinceros agradecimentos aos funcionários e amigos do CECOM/UFMG, pela manifestação de pesar e solidariedade, por ocasião do falecimento de nossa querida irmã Lúcia Helena, em 18 de dezembro de 2006.”



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 48, de 18/12/1986, publicou notícias sobre a escala da equipe de controladores da Coordenadoria de Processamento de Dados da apuração da primeira etapa do Vestibular 1987, Olimpíada e Festa de Natal do CECOM, caravana para a Festa de Natal do CECOM, requerimento do 13o salário, publicações recebidas pela Biblioteca do CECOM, brinde Natal para os funcionários da Reitoria, entre outras.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

Hoje, a partir das 12h, será realizada a Festa de Natal dos funcionários do CECOM, com um churrasco de confraternização. O local é o mesmo dos anos anteriores, o Clubinho, localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha.

Os funcionários que não conhecem o local da festa já receberam o mapa para chegar até lá. E a cesta de Natal que será sorteada durante o churrasco já foi montada, com novidade para todos: serão duas cestas, devido ao grande número de contribuições dos partcipantes.

O Sistemático deseja uma boa festa para todos, sem chuva, com muita animação. Um Feliz Natal para todos!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, no dia 24; Raimundo Natalino Chaves, no dia 25; e os primeiros aniversariantes de 2007: Fabiano Teixeira Lana, no dia 02 de janeiro; Ronaldo Araújo Costa, no dia 03; e João Cloves Coelho, no dia 10. Os parabéns para os ex-ceconianos: Esdras Viggiano de Souza e Dimas Afonso de Souza, no dia 22; Grace França Versiani, no dia 23; Sueli de Jesus Ferreira, no dia 25: Luiz Diniz Ferreira, no dia 26; Romildo Monte e Matheus Moreira dos Santos, no dia 27; Cláudio Antônio Mussi, no dia 29; Carlos Ferreira de Vasconcellos, no dia 30; José Antônio de Faria (DCC) e Pedro Luiz Caetano Filho, no dia 1o de janeiro; Rodrigo Cazzeta, no dia 02; Luís Antônio Soares, no dia 03; Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; e prof. João Carlos Pires Bauer, no dia 08.

FORMATURA: Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da DAS, terminou o curso de Tecnologia em Informática, no Unicentro Newton Paiva. A colação de grau será em 02/03/2007. O Sistemático, em nome de todos, envia os parabéns!

NENÉM PARA BREVE: Todos já sabem, mas O Sistemático registra a notícia de que Maira e Max estão à espera de mais um filho. Felicitações para o Max e Maira.

MENSAGEM DE BOAS FESTAS DA ATI E DO CECOM PARA TODOS

“Que esse Natal enfeite a nossa alma para que, nos dias do ano vindouro, façamos da prosperidade o nosso objetivo, do amor o nosso dia-a-dia e da paz a nossa realidade.”

Uma vila no Natal. Decoração de 2006 da entrada do CECOM no 8º andar.
Autora: Lelé
Fotos: Bruno Santos