Sistemático: Edição 1322 – 01/02/2007


Notícias



UFMG DIVULGA LISTA DE APROVADOS NO VESTIBULAR 2007

A UFMG divulgou, no dia 29/01,o resultado do Vestibular 2007, cuja segunda etapa aconteceu de 8 a 15 de janeiro, em Belo Horizonte e Montes Claros. Os nomes dos 4.674 aprovados nos 48 cursos de graduação da Universidade foram disponibilizados na internet, através do endereço eletrônico da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve): www.ufmg.br/copeve, e afixados no prédio da Reitoria, no campus Pampulha.

Os candidatos também puderam conferir o resultado do concurso através da tecnologia WAP (Wireless Aplication Protocol), um protocolo para aplicações que permite a consulta em aparelhos sem fio, como celulares e palm tops.

Tecnologia WAP – Para saber o resultado através da tecnologia WAP, o candidato deve acessar, a partir de um celular ou palm top, o endereço eletrônico http://wap.ufmg.br/. Assim que se conectar, precisa informar seu Número de Controle (localizado no canto superior direito de seu comprovante) para visualizar o resultado.

Além de confortável para os candidatos, o sistema WAP, disponibilizado já na primeira etapa do concurso, oferece conforto aos candidatos e, simultaneamente, reduz o acesso ao site da Copeve nos dias de divulgação do resultado.

Registro acadêmico – Todos os candidatos classificados no Vestibular 2007, sem exceção, devem efetuar o Registro Acadêmico na UFMG, no período de 12 a 16 de fevereiro de 2007, nos seguintes locais:

Local 1: Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, no andar térreo do prédio da Reitoria da UFMG, no Campus Pampulha.

Local 2: Núcleo de Ciências Agrárias – NCA / Montes Claros – apenas para os candidatos classificados nos Cursos de Agronomia e de Zootecnia.

O atendimento para o Registro Acadêmico é feito por curso, de acordo com a escala que pode ser consultada no endereço eletrônico http://www.ufmg.br/copeve/vest2007/quadro.html.

O candidato que não efetuar o Registro Acadêmico ou deixar de apresentar a documentação completa, na forma exigida, no período de 12 a 16 de fevereiro de 2007, não poderá fazê-lo posteriormente e será considerado desistente.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005045.shtml – 29 de janeiro/2007)

UFMG SOFRE ASSÉDIO PARA PUBLICAÇÃO EM LISTAS TELEFÔNICAS

Diversas unidades da UFMG têm recebido ligações de empresas que se dizem responsáveis por publicação de listas telefônicas. Devido a estes acontecimentos, o CECOM alerta a todos os funcionários a não responder a nenhuma solicitação de qualquer empresa, uma vez que toda publicação que a UFMG faz é totalmente gratuita e sempre negociada pelo CECOM. A publicação nestas supostas listas, quando são feitas, não agregam qualquer ganho à Instituição. Estes fatos surgiram desde 2004, e ocorrem em função da quebra de monopólio de produção e distribuição dessas informações, seja via catálogos tradicionais ou via Internet.

É sempre bom lembrar que a UFMG não possui relação jurídica com estas empresas. Ressaltamos que todo e qualquer procedimento de contratação de compras e serviços deve ser regido pela Lei nº 8.666/93 e deve ser realizado mediante Processo Licitatório, com análise prévia da Procuradoria Jurídica da Universidade. Assim, nenhum acordo deve ser firmado com estas empresas. Alertamos que elas tem como prática firmar contratação por meio de Fax, envio de e-mails ou apresentação de boletos bancários não solicitados antecipadamente.

Para esclarecimento de dúvidas, a DAA está à disposição no ramal 4545. Caso algum acordo tenha sido firmado, orientamos o encaminhamento da situação para a Procuradoria Jurídica da UFMG.

ANIVERSÁRIO DE INAUGURAÇÃO DO CECOM

Hoje, dia 1o de fevereiro, o CECOM está completando 36 anos de sua inauguraçao. A Portaria no 569, de 04/11/1970, criou o Centro de Computação em substituição ao Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967. A inauguração do novo centro se deu em fevereiro do ano segunte.

Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos que, ao longo destes anos, contribuíram com seu trabalho para o desenvolvimento da área de informática no âmbito da UFMG.

LÍSIA ABREU RETORNA AO CECOM

A analista Lísia Rocio de Abreu retornou, no mês de janeiro/2007, às suas atividades no CECOM, lotada na Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS).

Lísia entrou para o CECOM em outubro de 1993, transferida da Universidade Federal de Ouro Preto, onde trabalhava no Centro de Processamento de Dados.
Em novembro de 1999, Lísia solicitou licença para tratar de assuntos pessoais, retomando agora às suas atividades na mesma divisão em que sempre esteve lotada no CECOM.

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE DEZEMBRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de dezembro/2006, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
940.128
1.747
579.838
1.521.713
6.596.446
8.118.159

As médias diárias durante o mês de dezembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
30.327
56
18.704
49.088
212.789
261.876

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma dica do Alex, da Medicina, é o Bus Online (http://www.busonline.com.br). Apesar do nome ser em inglês, é o mapa de Belo horizonte com as linhas de ônibus que a circulam. Você define o percurso inicial e o percurso final e, depois, é só clicar no botão OK. A partir daí, serão mostrados quais os ônibus que passam pelo percurso final, preço da passagem, tempo médio total, Cartão BHBUS, caminhada etc. Caso queira ver o mapa do percurso, clique no ícone mapa que fica à direita.

– Se você gosta de cantar, chegou a sua hora. Pela Web você acessa a página http://www.midomi.com/, faz o registro, e testa os alto-falantes e o microfone. Depois é só escolher a música e soltar a voz. (Site em Inglês)

– Para os amantes de música popular brasileira e para aqueles que gostam de fazer estudos e pesquisas, vai uma dica com muita informação e os mais diversos estilos musicais. Os endereços são: http://milvinil.multiply.com/ (em Português) e http://www.loronix.blogspot.com/ (em Inglês com vários links para páginas em Português)

– A Sociedade Brasileira de Dermatologia, a única sociedade da especialidade reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, apresentam o site dermatOnline – Informação ao alcance de todos. No endereço http://www.sbd.org.br/publico/, você encontra informações sobre as principais doenças de pele e as campanhas sociais realizadas pela SBD.

– As ciências Projeciologia (que estuda a Projeção da Consciência ou Experiência Fora do corpo) e a Conscienciologia (que pesquisa a consciência, o ego ou personalidade de maneira integral) foram propostas no Brasil e vêm conquistando espaço internacional, reinserindo a consciência na pesquisa científica. Saiba mais em http://www.iipc.org/.

– Para você que gosta de jogar on line, vai gostar muito dessa dica. O Habbo (http://www.habbo.com.br), com versão em Português, vai deixar você horas na frente do computador participando de várias comunidades sem sair de casa. Registre-se e divirta-se.

– Recebi um e-mail da Alcione, do DSG(Depto. de Serviços Gerais da UFMG/Gestão de Resíduos), e achei muito interessante e quero compartilhar com vocês. É o vídeo do Jerome Murat, hospedado no Dailymotion. É um site Francês para hospedagem de vídeos. Vale a pena conferir! O endereço: http://www.dailymotion.com/visited/search/jerome20murat/video/xf9oo_jerome.

– Fazer dieta não é fácil. Para quem tem a boca nervosa e come tudo que vê pela frente, vai esta dica vai fazer você pensar melhor. Veja quantos gramas equivale a quantas calorias. A página http://www.wisegeek.com%2Fwhat-does-200-calories-look-like.htm é em inglês, mas tem muitas fotos para você saber o tipo de alimento.

REITORIA FAZ ENTREGA SIMBÓLICA DO PRIMEIRO COMPUTADOR DOCENTE

Em uma cerimônia breve, com participação de cerca de 25 professores das diversas Unidades, pró-reitores e representantes da Hewlett Packard – empresa fabricante de computadores -, o reitor Ronaldo Pena, a vice-reitora Heloísa Starling e a pró-reitora de Recursos Humanos, Elizabeth Spangler, realizaram nesta quarta-feira, dia 31, a entrega simbólica do primeiro lote de equipamentos do programa Primeiro Computador Docente.

“Não estamos fazendo mais do que nossa obrigação. É inconcebível que o professor trabalhe sem computador de uso pessoal. Disponibilizar computadores aos docentes é algo básico, por onde se começa. Trata-se de uma questão de infra-estrutura, por isso estamos distribuindo a partir de hoje 193 computadores para os professores admitidos nos últimos dois anos,” comentou o reitor Ronaldo Pena.

Apesar de ficar sob responsabilidade do docente, o computador será patrimoniado pela Universidade. As máquinas têm garantia de três anos, processador de 3Ghz, memória de 512Mb, disco rígido de 80Gb e sistema operacional Windows. Foram investidos R$320 mil na aquisição dos equipamentos.

Contemplados – Cinco professores foram indicados pelos diretores das Unidades para comparecer à cerimônia, representando o grupo de contemplados com o primeiro computador. São eles Cristiano Gurgel Bickel, do Coltec; Magna Maria Inácio, da Fafich; Alexandre Carlos Eduardo, da Escola de Engenharia; Cíntia Lourenço, da Faculdade de Ciência da Informação e Paula Vieira Teixeira a Vidigal, da Faculdade de Medicina.

As máquinas serão entregues pela empresa vendedora diretamente nas Unidades aos docentes contemplados, que deverão assinar um documento declarando que recebeu a máquina e que não possuía computador para seu uso exclusivo, no local de trabalho, adquirido com recursos da Universidade ou de projetos financiados.

Na sua fala, o reitor comentou também que alguns dos docentes antigos ainda continuam sem computador de trabalho. “Por isso, já está na previsão orçamentário da Universidade, para o próximo ano, a compra de mais 200 computadores”, assegurou. Por sua vez, a pró-reitora Elizabeth Spangler disse que as próximas etapas do programa já estão sendo trabalhadas. A Pró-reitoria de RH está agora atualizando a lista de docentes que não dispõem do equipamento, de acordo com informação dos diretores das Unidades.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005059.shtml – 31 de janeiro/2007)

INSTITUIÇÕES AUMENTAM VIGILÂNCIA DE MENSAGENS ELETRÔNICAS

O Globo Online publicou, no dia 25/01/2007, a notícia Instituições aumentam vigilância de mensagens eletrônicas, transcrita a seguir:

Se seu e-mail profissional é usado também para fins pessoais você deve ficar atento com o tipo de informações que troca através dele. A cada dia, cresce o número de empresas que monitoram as mensagens eletrôncas de seus funcionários.

Desta vez foi o INSS. A partir de fevereiro, todos os e-mails dos funcionáriios serão monitorados pelo órgão de segurança do instituto. O INSS alega que as mensagens de seus funcionários são públicas por se tratar de uma instituição pública. Apenas e-mails institucionais ou com fins de trabalho poderão ser trocados. Por fim, se houver uso indevido, o funcionário será encaminhado para a Comissão de Ética.

Em recente entrevista ao Globo Online, o especialista Maurício Tavares, gerente de projetos da empresa de segurança da informação Módulo Security, afirmou que programas de mensagens instantâneas, por exemplo, acabam por se tornar canais para vazamento de informações estratégias das empresas.

Falta de legislação específica – O tema é polêmico porque ainda não há uma legislação específica sobre o assunto. Até o momento, apenas dois casos chegaram aos tribunais brasileiros e os magistrados decidiram pelo usuário.

Em um deles, a 6a Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região (São Paulo), ao analisar o envio de um único e-mail do tipo corrente, no horário de café do remetente, decidiu que a empresa não podia demiti-lo por justa causa e que a violação de correspondência, ainda que eletrônica, feria a garantia à intimidade.

A outra decisão da 3a Turma do TRT, também não permitiu que uma seguradora demitisse por justa causa porque entendeu que a prova de mau procedimento (envio de e-mail com conteúdo pornográfico) fora obtida ilicitamente, devido à suposta violação da correspondência (e-mail) do empregado.

Por via das dúvidas, o melhor é usar e-mails gratuitos da Internet. Hoje, há tantos sites que os oferecem, que não é necessário utilizar o da empresa. Entre eles estão BOL (www.bol.com.br – tem anti-spam, antivírus, corretor ortográfico, filtro de mensagens, contas externas e 1Gb gratuito); Universia (www.universia.com.br/webmail – uma conta de e-mail gratuita, com 50 Mb de espaço em disco, antivírus e anti-spam. Para usufruir destes benefícios, basta ser um usuário cadastrado do portal); ZipMail (zipmail.uol.com.br – 1 Mb de espaço para guardar mensagens, organizador de mensagens para separar seus e-mails, filtro para bloquear remetentes indesejados, busca de mensagens em sua caixa postal e capacidade de baixar mensagens de contas de outros provedores); IGMail (webmail.ig.com.br/webmail/index.html – antivírus, antispam, 1GB, agenda, corretor ortográfico, organizador de e-mails, resposta automática e assinatura); GMail (www.gmail.com); e iBest (ibestmail.ibest.com.br – 120MB, POP3 permite que você utilize o Outlook Express, corretor ortográfico, antispam, resposta automática, assinatura e filtros para mover mensagens para pastas).



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 4, de 29/01/1987, publicou notícias sobre recadastramento dos funcionários do CECOM, calendário escolar da UFMG, Sistema Pitágoras de Ensino, responsáveis pela Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CONCURSO DA FUNDAÇAO JOÃO PINHEIRO
No último sábado, foram entregues à Fundação João Pinheiro os comprovantes de inscrição ao Vestibular para o curso superior de Administração Pública daquela fundação.
O Setor de Banco de Dados tem até o dia 06/02 para preparar todo o material para a realização das provas da primeira etapa, que estão marcadas para os dias 07 e 08/02. Devido a similaridade ao Vestibular da UFMG, o SBD está usando como base o sistema da Universidade.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcia Maria Fernandes França, amanhã, dia 02; e Gildete de Jesus, no dia 06. Os parabéns para os ex-ceconianos: João Eduardo de Resende Dantas, hoje, dia 1o; Afonso Correia Domingues e Mauro Siqueira Lopes, no dia 02; Marcos Augusto dos Santos (DCC), no dia 03; Denise Spira e Osmundo Santa Filho, no dia 06; e Márcio Antonio do Carmo Ferreira.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Foram tantas fotos tiradas durante a Festa de Natal dos funcionários do CECOM, que O Sistemático publica mais um lote de fotos para guardar na memória de todos. A Festa de Natal foi realizada no dia 21/12/2006. As fotos são de autoria de Bruno Santos e Lelé.


Uma vista do local do almoço com Vicentina


Denise e Paulo Seixas e Gilmar


Lurdinha, Tatiana, Carlos Alfeu, Denise e Paulo Seixas e Gilmar


Jader, Ronaldo e Adriana Bittencourt.
Ao fundo: Camila, filha da Eliane Pawlovski.


Após o sorteio, Lelé entrega panetone para Carlos Alfeu


Márcia Lemos entregando a cesta nº 2 para Maria Helenda Rodrigues,
no dia seguinte à festa.