Sistemático: Edição 1323 – 08/02/2007


Notícias



ATI PRPARA INFRA-ESTRUTURA PARA O REGISTRO ACADÊMICO

No período de 12 a 16 de fevereiro, o DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico – recepcionará, no saguão do prédio da Reitoria, os 4.674 calouros aprovados no vestibular de 2007, que farão seu registro acadêmico na universidade. Desde 2003, o registro acadêmico e a matrícula dos calouros são realizados de forma unificada, o que evita o deslocamento dos calouros para as unidades acadêmicas. A escala de atendimento aos diversos cursos, distribuindo-os ao longo da semana por dias e horários específicos, prevê a média de registro de 1.000 calouros por dia e está disponível no link https://www.ufmg.br/drca/escala_registro_2007.htm. Para atender os calouros serão instalados, no saguão da Reitoria, 20 computadores e 5 impressoras a laser.

Desde 2005 o DRCA disponibiliza o sistema que permite ao calouro preencher a ficha de registro acadêmico através da Internet, facilitando assim todo o processo. Calouros que não têm acesso a computadores e Internet poderão fazer o preenchimento utilizando 2 computadores que foram instalados, desde o dia 07/2, no saguão da Reitoria. O link para esse serviço é https://urano.cecom.ufmg.br/formularioCalouro/.

Todo esse trabalho de recepção aos calouros está sendo organizado pelo DRCA, que conta com a colaboração, além do CECOM, da Copeve, da Cooperação Institucional, da Fump, do LCC e do DCE. Pelo CECOM, diversas pessoas estão envolvidas em tarefas relacionadas à preparação do registro acadêmico: Raimundo Natalino Chaves, Mário Magalhães Lara, Diogo Freitas Duarte Magalhães e Thiago Gabriel Diniz, da DAS, e toda a equipe da DAC, sob a coordenação geral de Gilmar Lima Guimarães.

Como já é feito há 2 anos, o LCC estará entregando aos calouros que confirmarem o seu registro um kit. Esse kit servirá para ele obter o seu login e senha na UFMG. Ao contrário dos anos anteriores, neste ano o kit será composto de um cartão plástico personalizado que terá impresso os números NIP e será acompanhado de um folder explicativo dos serviços que são disponibilizados pela ATI. A grande novidade é o portal minhaUFMG que vai reunir, de uma forma personalizada, todos os serviços em um único portal. O acesso ao minhaUFMG será feito através do endereço minha.ufmg.br mediante login e senha. Cada um dos segmentos da comunidade universitária: alunos, funcionários e professores terá uma personalização diferente no minhaUFMG e, no caso dos alunos, o portal apresentará nesse primeiro momento o correio, o diário eletrônico, um espaço específico para cada uma das disciplinas que o aluno estiver matriculado, acesso às informações do seu registro acadêmico, dentre outros. Na semana do registro estarão atuando Paulo Henrique de Araújo Abreu, Benício Alves de Souza, Hugo Santana, Danilo André, Guilherme Guimarães, Diego Ribeiro, Ricardo Marrazzo e André Elias, todos da equipe técnica do LCC.

UNIVERSIDADE RECEBE EQUIPAMENTOS HP

Durante os últimos dias a Universidade está recebendo os equipamentos adquiridos da HP através da adesão ao Registro de Preços realizado originalmente pela Secretaria de Administração do Estado de Sergipe. Está adesão foi pioneira e realizada graças à atuação da PRA – Pró-reitoria de Administração, através do DSG – Departamento de Serviços Gerais e especialmente de sua área de compras. A ATI e o CECOM acompanharam tecnicamente todo o processo.

O caminho da adesão ao registro de Preços é bastante interessante. Além da possibilidade de se garantir bons preços, já que o Registro é viabilizado originalmente através de um Pregão, os custos de execução do processo caem, permitindo também maior agilidade nas atividades. O equipamento adquirido nesse momento vem acompanhado da credibilidade da marca HP e possui garantia de 3 anos. Como o processo foi executado ao longo dos últimos meses, os micros estão chegando com processadores de desempenho superior ao que foi contratado inicialmente.

É bom destacar que todos os micros adquiridos estão vindo com o Windows XP Professional instalado pelo fabricante. Essa modalidade de licenciamento de software, que permite a aquisição a um custo muito mais baixo do que quando a compra é feita após a chegada do equipamento, cria uma associação direta entre o micro e o sistema operacional. Dessa forma, o Windows só pode ser utilizado nesse equipamento, não podendo ser copiado ou transferido.

No caso de uso de programas tipo Office que são normalmente necessários, a ATI orienta a instalação do pacote OpenOffice que substitui satisfatoriamente o MSOffice. Ele pode ser obtido em http://www.openoffice.org.br/download.

Junto com orientações sobre o recebimento do equipamento, que estão sendo repassadas às unidades pelo DSG, está seguindo um check-list, elaborado pela DAC, para facilitar o processo de teste e aceitação dos micros. Ao todo estão sendo recebidos na UFMG 416 micros modelo dx5750, 4 impressoras e 9 notebooks.

Com relação aos micros, 195 deles são destinados ao programa Primeiro Computador, vide informações em https://www.ufmg.br/primeirocomputador/ e os demais 221 a diversas unidades acadêmicas e órgãos administrativos que aderiram ao processo de compra conduzido pelo DSG.

Na ATI/CECOM, a principal responsável pela condução técnica do processo foi Aleixina Maria Lopes Andalécio e no DSG o Diretor da Divisão de Compras, Altair Damásio Dias.


Na assinatura do contrato:
Prof. Paulo seixas (ATI), Ana Maria Motta (Pró-Reitoria de Administração) e Airam de Abreu Júnior (HP).


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:


– Moda é moda e a publicação de vídeo on line é o que rola no momento. Aqui no Brasil você pode publicar o seu filme num site inteiramente nacional. Visite o endereço http://videolog.uol.com.br/.

– Um filme que vai ser lançado em março nos EUA, com a participação do Rodrigo Santoro, é o “300”, que poderá ser um sucesso. Fizeram uma maquiagem no Santoro que mudou totalmente o seu rosto. Para identificar este ator, que está fazendo sucesso nos EUA, fiquei sabendo que ele interpreta o rei Xerxes assim como no poster do filme. Vá até http://www.apple.com/trailers/wb/300/hd/. (Site em Inglês)

– A Radiomec nasceu em 7 de setembro de 1936, a partir de uma doação feita por Roquette-Pinto ao Ministério da Educação. Tem rádios AM e FM com alguns shows e notícias que você pode ouvir on line. Sintonize em http://www.radiomec.com.br/

– O Telecom Online ganhou uma nova versão – revista e ampliada. O site, que há oito anos oferece a melhor cobertura sobre tudo que acontece nas áreas de telecomunicações e tecnologia, está completamente reformulado, mas mantêm o compromisso de levar ao leitor, de forma clara e detalhada, as informações mais relevantes do mercado, o que fez dele uma referência no setor. Não deixe de ver em http://www.telecom online.com.br/v01.

– Se você está querendo fazer um vídeo para ser publicado na Internet com seu celular, agora ficou mais fácil. Nos dois sites http://Jumpcut.com e http://Eyespot.com, você vai encontrar software gratuito para fazer edição de vídeo on line. ( Site em Inglês)

– Para quem lembra do velho filme Batman e Robin, aí vai a história completa do Batmóvel com toda linha de montagem no endereço http://www.exactaexpress.com.br/batmovel.htm.

– Tudo bem, o Oscar premia os melhores de Hollywood. Mas existe uma premiação paralela a ele. É a Framboesa de Ouro, popularmente cunhada de Razzies. Os piores estão lá indicados, visite http://www.razzies.com/ .

– Para quem gosta de bicho, mato, cachoeira, o bom é conferir o que de melhor há na Serra do Cipó. Essa é uma dica para quem quer, de vez em quando, fugir da correria de uma cidade grande e aproveitar um contato maior com a natureza. Acesse http://www.serradocipoturismo.com.br/.

– Se Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim estivesse vivo, completaria, no dia 25 de janeiro, oitenta anos, bem vividos e mergulhados na mais fina Bossa Nova. Descubra um pouco mais quem foi Tom Jobim, consultando seu acervo em http://www.antoniocarlosjobim.org/site/acervo_flash.html .

 


CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 06/02/2007, a seguinte notícia:

O Brasil terá sua fábrica de semicondutores – Wolfgang Sauer mantém o sonho de instalar uma fábrica de semicondutores no Brasil há quase dez anos. É um empresário conhecido, porque já foi o presidente da Autolatina (a união que a Ford e a Volkswagen montaram nas décadas de 80 e 90). Desta vez, depois do PAC, Sauer se arrisca a falar de detalhes. Investidores estrangeiros devem aplicar uns US$ 500 milhões na nova fábrica, que começa a ser construída daqui a quatro meses em Lagoa Santa, perto do aeroporto de Belo Horizonte.

O governo de Minas pretende pôr em prática a idéia de aeroporto-indústria, e Lagoa Santa deve se transformar num parque de empresas do setor eletroeletrônico. “Nossa fábrica será o coração desse parque”, diz Sauer.

A nova fábrica já tem nome, Companhia Brasileira de Semicondutores, e endereço na Internet, www.cbs-semi.com. Com os incentivos fiscais incluídos no PAC, a CBS não vai pagar Imposto sobre Produtos Industrializados, nem Imposto de Importação, nem PIS/Pasep, nem Cofins. Em contrapartida, terá de investir 5% do faturamento em pesquisa – mas isso não é problema, diz Sauer. A CBS já investe em tecnologia, em máquinas e em treinamento. Um exemplo: Sauer pretende matricular 30 engenheiros em cursos de pós-graduação nos Estados Unidos e na Europa. “Esses cursos duram um ano.”

Se tudo der certo, os primeiros chips da CBS saem da linha de produção no primeiro trimestre de 2008. Sauer pretende começar com chips sob medida para a indústria de automóveis, a de eletroeletrônicos, a de celulares e a de equipamentos médicos.
A nova fábrica deve receber também recursos do BNDES, que pode até virar acionista da CBS, como virou acionista da Microsiga. Em 2005, a Microsiga e a Logocenter se fundiram para criar a Totvs, uma nova empresa; o BNDES entrou com R$ 40 milhões e ficou com participação de 16,7% na Microsiga.

Para Sauer, a CBS é um projeto importante para o Brasil. “Vamos desenvolver uma tecnologia que vai dominar nos automóveis, nas comunicações e na medicina.”

HÁBITO DO BRASILEIRO DE PASSAR MUITAS HORAS NA FRENTE DO COMPUTADOR PODE AFETAR CÓRNEA

O Globo Online publicou, no dia 05/02/2007, a notícia Hábito do brasileiro de passar muitas horas na frente do computador pode afetar córnea, transcrita a seguir:

Uma pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings mostrou que os brasileiros não economizam tempo quando estão em frente a um computador: cada internauta permanece, em média, 21 horas ao mês de frente para o monitor, navegando na Internet. O hábito, crescente no país, é uma ameaça à saúde dos olhos.

– É uma relação no mínimo perigosa, principalmente se o ambiente possuir ar condicionado constante, já que diminui a umidade relativa do ar, fazendo com que a lágrima evapore mais rapidamente. E a lágrima é a principal responsável pela oxigenação da córnea – alerta a oftalmologista, Elaine Alarcon, do Vita Check-up Center.

Relaxamento
– De acordo com a médica, lacrimejamento excessivo, ardência ou sensação de corpo estranho também são sintomas que requerem atenção. Ao percebê-los, é preciso buscar orientação médica. Em muitos casos, basta a indicação de uso de lágrimas artificiais para diminuir o desconforto.

Elaine explica que o ressecamento do olho pode ocorrer porque, ao ficarem muito tempo em frente ao computador, muitas pessoas acabam piscando menos, o que prejudica a renovação do oxigênio lacrimal. Além disso, o esforço pode provocar espasmo de acomodação na musculatura intra-ocular, responsável pelo foco para perto, principalmente antes dos 40 anos de idade.

– O ideal é que, a cada hora de uso da visão para perto, a pessoa relaxe a musculatura olhando para longe por cinco minutos – recomenda.

UFMG PROMOVE FESTIVAL DE VERÃO

Os moradores de Belo Horizonte que não apreciam o Carnaval e preferem curtir a tranquilidade oferecida pela cidade durante a folia se queixam de que a programação cultural da capital mineira poderia ser um pouco mais movimentada. Para preencher essa lacuna, a UFMG vai realizar, com o apoio da Belotur/PBH e da Fundep, exatamente no período dos festejos de Momo, de 17 a 21 de fevereiro, o seu 1o Festival de Verão. As atividades programadas – oficinas, palestras e diálogos interdisciplinares – ocorrerão na Escola de Arquitetura da UFMG. Os sentidos do conhecimento é o tema da primeira edição do Festival.

Programação
O carro-chefe da programação são as 13 oficinas que abrangem temas que vão da arte computacional à biodiversidade urbana, passando pela verdade e justiça no cinema, a psicanálise e o empreendedorismo. Também estão previstas palestras abordando assuntos tão diversos quanto neurociência e cultura da inovação.

Outro destaque são os três diálogos interdisciplinares, que reunirão especialistas em filosofia, biologia e literatura, entre outras áreas, discutindo temas como os limites do conhecimento e o papel da literatura na formação das civilizações. Cada assunto será debatido por uma dupla de especialistas.

Palestras e diálogos terão entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia.
As inscrições para as oficinas estão abertas desde o dia de 7 de fevereiro na página da Fundep (www.fundep.ufmg.br). Serão cobrados preços simbólicos.

Oficinas
Arte computacional e Flash – Coordenação: Francisco Marinho, da Escola de Belas-Artes

Cidade: olhares e linguagens – Coordenação: Bruno Viveiros, mestrando da Fafich, e Júnia Mortimer Cambraia, da Escola de Arquitetura

A verdade e a justiça no cinema – Juliana Neuenschwander Magalhães, da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ

Psicanálise e empreendedorismo – Estratégias de escuta dos significantes nos procedimentos de verdade e de produção artístico-cultural – Everardo Alberto Fonseca de Oliveira, psicanalista

Fotografia digital básica – Paulo Baptista, da Escola de Belas-Artes

O gosto da cidade: Triatlho de História, Arquitetura e Educação Física – Heloísa Starling, vice-reitora e professora do depto. de História da Fafich, e Carlos Antônio Leite Brandão, da Escola de Arquitetura

Transgênicos: conhecer para discutir – Mônica Bucciarelli Rodriguez e Adlane Vilas-Boas, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB-UFMG)

Biodiversidade no ambiente urbano – Cleusa Fonseca e Paulina Maia Barbosa, (ICB – UFMG)

Oficina dos sentidos – Leonor Bezerra Guerra e Débora d´Ávila Reis, (ICB – UFMG)

O Corpo na História da Arte e da Medicina – Ana Maria Caetano de Faria, (ICB – UFMG)

Terra: Planeta Vivo (Teoria de Gaia) – Bernardo Machado Gontijo, do Instituto de Geociências da UFMG (IGC-UFMG)

Modelos Computacionais em Ecologia – José Roberto Castilho Piqueira, da Universidade de São Paulo – USP

Ciência da Música e da Fala – Hani Yehia, (Escola de Engenharia UFMG)

Diálogos interdisciplinares
Está próximo o fim do conhecimento? – Nelson Vaz (ICB – UFMG) e Ricardo Fenatti (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich – UFMG)

A literatura é a alma das civilizações? – Wander Melo Miranda (Fale – UFMG) e Henrique Estrada (pós-doutorando em História pela Fafich)

Como vem mudando o futuro? – Rodrigo Duarte (Fafich) e Antônio Valadão Cardoso (CETEC – MG)

Palestras
O cérebro nosso de cada dia: a neurociência do cotidiano – Suzana Herculano Houzel – (ICB – UFRJ)

O lema templário e a cultura da inovação – Evando Mirra de Paula e Silva (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial)

Mais informações: www.ufmg.br/festverao.

HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão termina à zero hora do dia 25 de fevereiro/2007



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 05, de 05/02/1987, publicou notícias sobre a chamada de trabalhos para serem incluídos no Relatório Anual do CECOM, Plano Global de Estágio, chegada de impressoras Rima, instalação de KS, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VESTIBULAR DA PUC/MG
O Setor de Banco de Dados e o Setor de Operação realizaram, no último domingo, a leitura das folhas de respostas do Vestibular da PUC/MG para a Engepel. Na segunda e terça-feiras, o trabalho teve continuidade com a equipe da Operação acompanhada pelo usuário.

CONCURSO DA FJP
Esta semana, foram entregues pelo Setor de Banco de Dados à Fundação João Pinheiro os comprovantes de inscrição dos candidatos que tiveram alterações cadastrais. E foram também emitidas e embaladas as folhas de respostas e listas de presença para as provas da primeira etapa do concurso.
Está previsto para segunda-feira o início da leitura das provas que serão realizadas neste fim-de-semana.

DICA DA BIBLIOTECA
Esta semana, o Setor de Treinamento e Divulgação/DAA cita a Revista Tema, do Serpro, de set/out/nov 86, páginas 3 a 9, onde está sendo apresentado o Siafi – Sistema Integrado de Administração Financeira. A matéria aborda a criação da Secretaria do Tesouro Nacional para administração dos recursos da União e seu principal instrumento, o Siafi, para controle da receita e despesa do Governo Federal.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS:“O Sistemático” envia os parabéns para Daniel Lemos de Morais, no dia 15. Os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Ivana da Mata Machado Fernandes, no dia 09; Alri Gonçalves de Oliveira, no dia 10; Maria Alice Capobianco e Vasconcelos, no dia 12; Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13;Newton José Vieira (DCC) e Cristiane Maria Nunes, no dia 14; e Daniel Borges de Figueiredo Santos, no dia 15.

CASAMENTO: Será no dia 03 de março de 2007, o casamento da ex-ceconiana Elizângela de Souza Prado e Gilmar da Silva. A cerimônia está marcada para as 21h, na Igreja Batista Nova Jerusalém, à Rua Carlos Chagas, 637, no Bairro Betim Industrial, na cidade de Betim.

FORMATURA: Alice Lemos de Morais, filha da Márcia Regina Lemos, diretora da DAA, colou grau em Estatística pela UFMG, no último dia 06. A cerimônia foi realizada no Auditório da Reitoria da UFMG.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Xina nunca deixa de comemorar seu aniversário. No dia 17 de dezembro/2006, ela comemeorou mais um aniversário com a turma do CECOM, com torta, salgados, frutas e refrigerantes. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


O parabéns a você com Josemar, Thiago Diniz, Henrique, Xina, Thiago Tadeu e Vicentina


Beth, Matheus, Ana Paula, Paulo Seixas, Daniel, Xina, Márcio Viana, Paulo Lessa e Adyr


Tatiana, Leão, Carlos Alfeu e Bia


Paulo Seixas, Rento (de costas) e Raimundo.
Ao fundo: Rafael, Eustáquio e Daniel


Márcia Lemos, Adriana, Beth, Matheus, Eugênio, Fabrício e Frota


Bia, Renato, Vicentina e Carlos Roberto


Michele, Adriana, Elza e Bia