Sistemático: Edição 1324 – 15/02/2007


Notícias



MINHAUFMG É O NOVO PORTAL DA UNIVERSIDADE


Desde o início desta semana, a comunidade universitária passou a dispor de novo espaço virtual que agrega todos os sistemas informatiza-dos da rotina acadêmica disponibilizados pela Diretoria de Tecnologia da Informação. Ao digitar sua senha institucional, alunos, professores e funcionários têm acesso seguro e personalizado à página minhaUFMG, porta de entrada para correio eletrônico, notícias on-line, diários de classe, matrícula, notas das disciplinas, entre outras funções.

Construído em software livre com a tecnologia uPortal – utilizada por grandes instituições de ensino superior do mundo, sobretudo dos Estados Unidos – o serviço baseia-se no trabalho desenvolvido desde 2001 pelo Projeto Grude, com o objetivo de aglutinar as cerca de 40 mil pessoas que compõem a população universitária em torno de uma ferramenta eletrônica que garanta segurança e rapidez no armazenamento e na troca de informações.

O grande trunfo do Projeto é o controle seguro e unificado de usuários. Um diretório central identifica cada pessoa que entra na rede, por meio de senha de segurança.

O minhaUFMG é um serviço desenvolvido em parceria do Centro de Computação (CECOM) com o Laboratório de Computação Científica (LCC), sob a coordenação da Diretoria de Tecnologia da Informação (ATI).

(Fonte: Boletim Informativo da UFMG, no 1565, de 12/02/2007)

DRCA REALIZA REGISTRO ACADÊMICO DOS CALOUROS 2007

Desde o dia 12, e até amanhã, dia 16, o DRCA – Depto. de Registro e Controle Acadêmico – recepciona, no saguão da Reitoria, os 4.674 calouros aprovados no vestibular 2007, que estão fazendo seu registro acadêmico na universidade.

O registro é realizado seguindo uma escala de atendimento aos diversos cursos, o que distribui os calouros ao longo da semana. Nos momentos de pico, que ocorrem normalmente de 10h às 12h e de 14h às 16h, chegam a ser atendidos, em média, 145 calouros por hora.

Nas atividades do registro, a equipe, coordenada pela diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, está contando com 30 pessoas, entre funcionários e estagiários, trabalhando com 20 microcompu-tadores e 4 impressoras de rede e a laser.

Todo esse trabalho de recepção aos calouros foi organizado pelo DRCA, com o apoio do CECOM e da Copeve, e parceria com o LCC, Fump e CEU.

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Desde o mês de agosto/2006, o CECOM começou a divulgar as estatísticas de uso do serviço de proxy HTTP da UFMG, que permite o acesso, de fora da Rede UFMG, a sites não públicos, como é o caso dos apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço proxy.

Até o dia 31 de janeiro/2007, foram registrados 1.622 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril/2006.

O gráfico abaixo, com o total de registros mensais de acesso, mostra como o serviço tem sido atraente para a comunidade acadêmica.

8º FÓRUM INTERNACIONAL DE SOFTWARE LIVRE FAZ CHAMADA DE TRABALHOS

O Workshop de Software Livre é um evento científico integrante do FISL – Fórum Internacional de Software Livre – apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação e, desde a sua primeira edição, se caracteriza por reunir professores, pesquisadores, estudantes e profissionais para a apresentação de trabalhos de pesquisa e desenvolvimento relacionados a Software Livre. Em sua 8a. edição, de 12 a 14/04/2007, em Porto Alegre/RS, o WSL terá três trilhas, cada uma com uma chamada de trabalhos específica:

* Trilha Nacional, com artigos escritos em português;

* Trilha Internacional, com artigos escritos em Inglês;

* Trilha Software Livre na Universidade.

A data limite para submissão de artigos é 20/02/2007. A comunicação dos resultados será no dia 13/03/2007; e 17/03/2007 é a data limite para envio da versão final dos artigos.

O modelo para publicação de artigos que deve ser utilizado está disponível no site da SBC. Para acesso, utilize a URL: https://submissoes.sbc.org.br/templates. Os artigos devem ser escritos em português, nos formatos Postscript (usar generic postscript) ou PDF (Portable Document Format). O arquivo produzido deve ser interpretável pelo ghostscript (ou ghostview). A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica, através da página correspondente no JEMS: https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=457

Maiores informações no endereço http://fisl.softwarelivre.org/8.0/www/?q=pt-BR/wsl.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes de dicas:


– Agora você não precisa ser convidado para abrir uma conta de email no Gmail (http://www.gmail.com). Acesse agora mesmo o site e clique no link para fazer o seu cadastro. São 2 gigabytes de espaço e você não precisa deletar nada. Bom, não é! Eu já estou lá.

– Se você é daqueles que gostam de cinema e quer ficar por dentro de todas as informações, não perca esta oportunidade de verificar a lista de 100 sites que falam sobre cinema. É a sétima arte na Internet no endereço http://fadeinonline.com/cage/topfilmsites.html. (Site em Inglês)

– Quer colocar sua cara na Internet? Pelo menos é isto que propõe o browse faces que quer pôr 1 milhão. Já tem algumas caras por lá e se você quer pôr a sua está em tempo. Tem 900 mil vagas. O endereço é: http://www.everyface.com/. (Site em Inglês)

– Uma super dica da Consuelo, da SODS/UFMG: O Portal Domínio Público é muito bom. Conta com acervo de teses e dissertações, imagens, sons, mapas, fotos, canções, documentários, filmes, entrevistas, obras de arte etc. É possível, por exemplo, ter a imagem da Mona Lisa, obra de Da Vinci, na categoria pintura, ou mesmo textos de psicologia, e de outras áreas, sem necessidade de explicitar o autor ou o título. Vale a pena conferir em http://www.dominiopublico.gov.br.

– O site da Biblioteca Nacional também é chic: http://www.bn.br.

Outro leitor que contribui com as nossas dicas é o Alexandre, da Faculdade de Medicina. Então, estas são as dicas dele:

– Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via Internet: http://www.cartorio24horas.com.br/index.php.

– Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil , por cidade, por faixa de preços, reservas etc.: http://www.hotelinsite.com.br.

– Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários: https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp.

– Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST: http://www.soleis.adv.br.

– Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa, chegadas e partidas: http://www.infraero.gov.br/sivnet/index.php?lang=bra.

– Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas: http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importante.asp.

– Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua cidade: http://www.mapafacil.com.br

– Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades: http://mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp.

Dicas do Bruno, da DAA:

– Os bons tempos podem ter-se ido, mas a gente nunca se esquece deles. Quem que não se lembra de, ao menos uma vez, ter visto um episódio do Chaves? No site Vila do Chaves, tem várias curiosidades sobre o seriado, os personagens e, recentemente, sobre o desenho animado em exibição no SBT. Visite http://www.viladochaves.com e divirta-se!

– E por falar em bons (e velhos) tempos, eis aqui uma dica para quem gosta de relembrar os anos 80. Saudade dos 80 é um blog que fala dessa época, de uma maneira nostálgica e bem próxima. Uma descrição de tudo que foi bom naquela época. Acesse http://saudadedos80.blogger.com.br/ e sinta um cheirinho de mofo ao relembrar o passado.

– Se você gosta de música, fique ligado. A banda da vez chama-se Cordel do Fogo Encantado. Oriundos do Nordeste brasileiro, esse grupo faz uma mistura de letras de impacto e som pesado. Calma, não é heavy metal, é apenas uma banda que você deve ouvir. Saiba mais em http://www.reciferock.com.br/exib-b.php?b=134.

– Você já ouviu falar do grupo britânico Monty Python? Originalmente composto por seis jovens atores britânicos, o grupo implementou um novo estilo de texto e representação, marcadamente anárquico e pautado pelo completo surrealismo das cenas. Saiba mais sobre o sexteto e sobre seus filmes, acessando http://monty-python.sites.uol.com.br/ .

 


CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 13/02/2007, a notícia A SLTI contrata pesquisa sobre pregão eletrônico, transcrita a seguir:

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento contratou três empresas para verificar quanto realmente custa um processo de compra por meio do pregão eletrônico – tanto para o governo quanto para os fornecedores.

O trabalho está a cargo da Fundação Instituto de Administração, vinculada à Universidade de São Paulo; da IDS Scheer Sistemas de Processamento de Dados; e da Sundfeld Advogados.

As três empresas já começaram a ouvir fornecedores do governo federal, e devem ouvir ao todo 26 mil fornecedores. De cara, a SLTI já adianta: pregão eletrônico é a forma mais rápida e barata de licitação. A questão é descobrir pontos críticos para melhorar o sistema.

SISTEMA OPERACIONAL: VALE QUALQUER UM?

No dia 12/02/2007, foi divulgada no endereço http://osx86brasil.blogspot.com/2007/02/otima-noticia-para-usuarios-de-mac-e.html , a notícia transcrita abaixo:

Em anúncio feito ontem (11/2), a International Business Machine (IBM) disse que pretende oferecer ao mercado corporativo sistemas de software aberto cujo custo de manutenção para computadores Macintosh ou PCs com Linux será semelhante àqueles dotados de software Microsoft, o que melhoraria as perspectivas econômicas das alternativas ao Windows.

Segundo Eric Auchard e Michael Kahn, da agência Reuters, o Open Client Offering mescla software da própria IBM com outros desenvolvidos por ela em parceria com Novell e Red Hat. O intuito é esclarecer dúvidas quanto à relação custo-benefício de computadores rodando software Apple ou Linux em redes mistas contendo também máquinas Windows.

”A IBM afirmou que o novo software torna viável para grandes empresas oferecer a seus funcionários a escolha entre software Windows, Linux ou Mac OS em seus computadores usando o mesmo código-base de software. Isso reduz os custos de manutenção do Linux ou dos Apple com relação ao Windows”, dizem Auchard e Kahn.

Ainda segundo eles, o Open Client é uma investida contra a rival de longa data Microsoft, pois desobriga as empresas de pagar licenças de software da Microsoft para produtos que não mais dependem do Windows. A jogada da IBM foi feita no momento em que os tomadores de decisões das empresas estudam quando (ou se) faz sentido migrar para o Windows Vista, da Microsoft, observam Auchard e Kahn.

”Trabalhamos com a comunidade de software open source e descobrimos meios de escrever programas que funcionam não importa o sistema operacional. Os programas rodam em Windows, Macintosh ou Linux”, disse Scott Handy, vice-presidente de Linux e software open source da IBM.

Auchard e Kahn contam também que, como alternativa a produtos Microsoft, a IBM oferecerá seu Open Document Format para tarefas como processamento de texto, planilhas e apresentações, juntamente com programas Lotus de colaboração, mensagens instantâneas e blogs, e ainda o navegador web Mozilla Firefox, principal rival do Internet Explorer da Microsoft.

”A IBM acredita que usar seu software pode reduzir o custo de administração, manutenção e assistência nas redes das empresas que precisam operar não só Windows como outros programas”, disse Handy, conforme citado por Auchard e Kahn. Eles contam também que centrais de atendimento ao cliente da IBM em países como Brasil, Índia, Europa e outros onde há escritórios da IBM tomarão parte no projeto. Pela primeira vez, usuários de computadores Apple na IBM também receberão suporte pelo Open Client.

Fonte: MACPRESS

SAI RESULTADO DOS PEDIDOS DE BOLSAS PARA CURSOS DE LÍNGUAS DA FALE

Já está disponível no endereço http://www.letras.ufmg.br/cenex, o resultado das bolsas novas e as renovações das bolsas de línguas para os servidores da UFMG.

Os critérios para concessão de bolsas novas foram o tempo de efetivo exercício na universidade, relação do curso com o cargo e a área de atuação do servidor e manifestação formal da chefia sobre a necessidade do curso.

Os servidores contemplados deverão fazer a matrícula nos postos da Fundep, até o dia 28 do corrente mês.

Os seguintes funcionários do CECOM foram contemplados com bolsas da Fale:
– Inglês Básico II : Maximiliano Luiz Souza Guimarães
– Inglês Intermediário I: Marcelo Novaes Machado
– ESPANHOL : Alda Batista.

EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Na próxima semana, O Sistemático não será publicado, retornando no 1º de março/ 2007.

HORÁRIO DE VERÃO

Não se esqueçam de que o horário de verão termina à zero hora do dia 25 de fevereiro/2007.

CARNAVAL

Descansem ou caiam na folia.

UM BOM CARNAVAL PARA TODOS!

BAILE DE CARNAVAL A MODA ANTIDA NO CENTRO CULTURAL DA UFMG



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 06, de 12/02/1987, publicou notícias sobre formulário para marcação de férias, vale transporte, treinamento para estagiários na utilização do B6700/Cobol, entre outras. A notícia que se destacou foi:

LINHA DISCADA
Os Setores de Suporte de Hardware e o de Software realizaram, esta semana, os testes finais da linha discada com total êxito. E a partir da semana que vem, o Núcleo de Computação do Hospital das Clínicas estará ligado ao Burroughs através desse sistema.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Daniel Lemos de Morais, hoje, dia 15; e Márcio da Costa Viana, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: Daniel Borges de Figueiredo Santos, hoje, dia 15; Bráulio César de Oliveira, no dia 16; Jane Marie Teichman, no dia 18; Mário Luís Terenzi, no dia 19; Hélio Yohida (Música) e Aline Toledo Silva, no dia 20; Selme Silveira Gonçalves e Blair Bianchini, no dia 25; e Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), no dia 27.

FORMATURA: A colação de grau dos formandos do curso de Tecnologia em Informática do Centro Universitário Newton Paiva será às 21h do dia 03 de março/2007, no MinasCentro. Entre os formandos está Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da DAS.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração do aniversário da Xina, ocorrida no dia 17 de dezembro/2006. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


O momento de apagar a vela com a alegria da Xina, vendo-se também:
Henrique, Thiago Tadeu, Vicentina, Bia e Rafael.


Elza (de costas), Antônio Carlos, Raimundo, Ana Paula, Daniel,
Xina e Paulo Lessa.


Adriana, Matheus, Eugênio, Antônio Carlos, Daniel,
Xina, Paulo Lessa, Vicentina e Renato.


Beth (de costas), Matheus, Eustáquio, Eugênio, Leão,
Carlos Alfeu e Xina.


A mesa com a torta, salgados e frutas.


A mesa dos refrigerantes.